Magic para Iniciantes - Construção de decks
12/09/2012 17:11 / 82,876 visualizações / 51 comentários
Para você que começou a jogar Magic agora e não tem a menor idéia de como se faz um deck, este artigo irá proporcionar-lhe algumas dicas básicas para se fazer um. Eu diria que esse deck será estratégia para um deck genérico, pois não serão aprofundadas explicações para fazer apenas um único tipo de deck, como controls e aggro (Isso será explicado mais tarde). Bem, digamos que você acabou de voltar da banquinha do seu Zé, com uns boosters na mão, ou acaba de ganhar a coleção inteira do seu amigo Elesbão, e não sabe nem pra onde ir. Não sabe como montar um deck, nem mesmo o que é isso... ok, então vamos ao trabalho!

Primeiramente, o que é um deck? Rpgístcamente falando, um Deck, também chamado Grimório, é um livro onde estão anotadas todas as magias, feitiços e fórmulas de um Mago. À medida que ele aprende novas magias, novas páginas são preenchidas. Em Magic, um deck/Grimório nada mais é que o conjunto de cartas que você utilizará para jogar. Ou seja, seu livro de feitiços. Claro que, para que um livro funcione, ele deve estar limpo e organizado, um deck de Magic também deve estar organizado e bem estruturado, para se dar bem em uma disputa. Eis algumas dicas para que você construa um bom deck:

1º) A estrutura básica de um deck é: Ele deve ter preferencialmente 60 cartas; Não podem haver mais de 4 cópias de cada carta, que não sejam terrenos básicos (Pântano, Ilha, Floresta, Planície e Montanha) no deck e aproximadamente 1/3 do deck deve ser composto por terrenos (cartas geradoras de mana). Assim, se você tem um deck de 60 cartas, mais ou menos 20 cartas deverão ser de terrenos.

2º) Pense numa estratégia para seu deck. Pense como você irá vencer o jogo. O que você irá fazer para atrapalhar seu oponente e/ou evitar que ele lhe atrapalhe. São comuns os jogadores iniciantes construírem decks empestiados de criaturas, com algumas magias que auxiliem o dano delas e não pensarem nas diferentes reações que os oponentes podem ter, levando na maioria das vezes a derrota. Eis aqui algumas estratégias para lhe ajudar:
- Descarte - A estratégia principal destes decks é não permitir que o oponente mantenha muitas cartas na mão (às vezes ele chega ficar rodadas e rodadas sem NENHUMA!!!). Essa é uma boa estratégia, pois com isso ele não tem uma variedade de mágicas e acaba travando...
- Rápido: Estes decks são formados por criaturas pequenas e de baixo custo, ou seja, que possuem como custo de mana uma mana, duas ou três (normalmente, o máximo é três). A idéia é empestar a mesa com estas criaturas, fortalecendo seus poderes com alguns encantamentos e artefatos, para no final provocar um ataque maçante, sem que o oponente consiga ter bloqueadores.
- Pesado: Este deck é composto por criaturas extremamente pesadas, ou seja, com um custo elevado (como seis manas, sete, oito...), e tem um poder altamente alto (6/6, 7/7, 11/11...). Entretanto, para que estas criaturas possam ser postas em jogo, existem também cartas auxiliares, que facilitam a entrada destas criaturas por uma quantidade de mana mínima, ou até de graça! Entretanto, devo alertar que normalmente estes tipos de decks são lentos para se desenvolverem no jogo.
- Dano direto: Estes tipos de decks possuem normalmente cartas que causem Danos diretamente ao oponente ou às criaturas dele (como Raio, Choque, Erupção Violenta, Martelo Vulcânico...).
- Anulação: Tem como objetivo principal evitar que o oponente jogue qualquer coisa! Esses decks são empestados de mágicas de anulações, ou seja, mágicas que impedem que outras mágicas sejam lançadas.
- Destruição de Terrenos: Tem como objetivo a destruição em massa dos terrenos geradores de mana do oponente, afinal, sem mana um deck não joga...

3º) Pense nas cores que você irá usar no deck. No mundo do Magic existem cinco cores, mas isso não significa que você tem que usar todas, ou apenas uma. Um deck de várias cores requer vários tipos de geradores de mana diferentes. Quanto maior a variedade de cores no seu deck, maior a variedade de cores de mana você deverá possuir. Mas isto não quer dizer que um deck de cinco cores não funcione, pelo contrário, pode funcionar muito bem, basta saber construí-lo. Normalmente, usam-se duas cores, três no máximo dos máximos. Você pode, também, procurar escolher uma cor para defesa, e uma para o ataque. Por exemplo, você pode fazer um deck vermelho e azul, onde os danos diretos do lado vermelho são o ataque, e as anulações azuis a defesa. Se você for usar um deck de duas cores, procure usar cores que combinem. Essas, a meu ver, são as melhores combinações: Verde/Branco; Vermelho/Verde, Branco/Azul, Vermelho/Preto. Podem existir outras combinações, a gosto do jogador. Artefatos também são bons em decks, e uma das vantagens deles é que eles não possuem cor, ou seja, pode-se usar mana de qualquer cor para usá-los.

4º) Use por volta de sessenta cartas. Se você usar menos, virão as cartas que você quer, porém você estará menos preparado para um ataque. Se usar demais, as chances de vir aquela carta serão muito menores, obrigando-o a contar apenas com aquela sorte extra. Um deck com sessenta cards é o ideal, pois assim você aumenta suas chances de comprar as cartas que precisa, podendo com isso diminuir ao máximo o fator Sorte, portanto aqui fica a sugestão: Faça decks com 60 cartas.

5º) Teste bem seu deck, ou seja, jogue muitas vezes com ele, pois assim, você pode desenvolver novas táticas com ele. Um deck deve estar preparado para qualquer tipo de situação. Não adianta jogar sempre com a mesma pessoa, pois senão vão ficar sempre os dois jogando as mesmas estratégias. Jogue com decks diferentes e com pessoas diferentes, para estar mais bem preparado para novas situações e novos jogadores.

6º) Leia todas as cartas que você ver pela frente, suas e de seus oponentes. Tenha certeza do que cada carta faz. Isso é útil para que você possa saber o que está acontecendo no jogo, e as suas possibilidades em jogo. As cartas fazem exatamente o que está escrito nelas (com exceção daquelas que possuem erros de impressão).

7º) Lembre-se do ditado: O importante não é ganhar, mas competir. Não fique decepcionado caso o seu deck que durou mais de meses para ser formado perder várias vezes ou não ganhar nenhum jogo em um campeonato. Certa vez um sábio me disse: Para cada derrota que você levar, duas novas vitórias você garantirá (na verdade foi meu pai quem disse isso quando eu tava com raiva porque meu deck perdeu pro dele várias vezes). Se você perder uma, duas ou três vezes, reveja seu deck, veja o que deu errado, o que pode ser melhorado, veja se as cartas estão realmente em harmonia. Mude sua estratégia se for necessário!

8º) Cuide de suas cartas. Principalmente se você for participar de campeonatos. Cartas mal cuidadas se estragam facilmente, apresentando marcas, arranhões entre outras características. Cartas desse jeito são proibidas em campeonatos, pois são consideradas cartas marcadas. A dica é tratar suas cartas como se fossem cartas de ouro. Mantenham-nas sempre novas.

9º) A cada 4 meses ocorre o lançamento de uma nova série, e cada série apresenta novas habilidades que podem mudar completamente o ambiente de jogo. Por exemplo: no bloco de Mirrodin foram trazidos nos cards de artefato que mudaram completamente os decks. Em Odisséia era fundamental mexer com os cards no descarte para ativar as cartas com limiar. Veja quais as habilidades de cada série e procure unir cards de um mesmo bloco de séries. Você irá perceber que as cartas se complementam em mesmo bloco (um bloco é um conjunto de três séries).

Com isso concluímos a primeira parte de uma série de artigos feitos para vocês, iniciantes, que tem acessado, com uma freqüência cada vez maior, o site da Ligamagic. Não deixem de ler os outros artigos. Obrigado e até o próximo artigo.

LigaMagic (VIP STAFF LigaMagic)
Maior site especializado em Magic: The Gathering.
Nossa meta é trazer o máximo de conteúdo para todos os jogadores e aumentar cada vez mais a comunidade de jogadores apaixonados por este jogo.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter

ARTIGOS RELACIONADOS

Montando um Deck Consistente de Fractius

Quer aprender a montar um deck de fractius?!


Um mundo chamado magic online MOL

Longa introduçao

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Crcadu (09/07/2013 12:26:47)

Olá pessoal, sou novo aqui na Ligamagic, e estou tentando reiniciar minha vida de jogador que abandonei desde 2009.Alias, mesmo em 2009 eu ainda já vinha de um tempo sem jogar (mais ou menos uns 2 anos na época).Fora este "detalhe" heheh, jogo desde 1999, quando o magic ainda engatinhava por aqui na minha cidade, e a unica loja que ainda vendia esse tipo de jogo bombava.
O mais interessante lendo o artigo, foi pegar minha caixa de cartas ( umas 3,4 mil cartas , e acreditem , tem carta que eu pensei que nunca ia voltar e voltou ^^ ) ver a nostalgia voltar , e relembrar todos aqueles dias de glória do magic que eu tive no passado hauahua.

O que mais me chamou a atenção nesse artigo, foi justamente o fato de que quanto iniciei no magic, eu passei por tudo isso.Troquei carta boa por ruim, troquei ruim por boa , vi as primeiras black lotus e pensava que não passava de balela o valor que elas tinha na época.
O pior eram os ladrões de cartas.Conheço uns até hoje que ainda jogam.

Magic é fo#@! , simplesmente fo@!3da !

Vamos ver quanto tempo dura essa nova empreitada no magic ! hehehe

JrrTolkien (02/07/2013 00:15:11)

Muito bom me ajudou muito

TassisFrois (12/09/2012 17:11:36)

Gostei muito do artigo!!
Eu tava aqui penando pra conseguir construir um deck, comecei agora e gostei muito da jogabilidade de duas cores; Branco e Azul..tava tentando montar um deck assim com uns boosters que comprei mas nada dava certo, até que um dia o Robson (um grande camarada que me mostrou Magic e vem me dado umas dicas desde então...na verdade é ele quem faz o Magic acontecer aqui na minha cidade) olhou meus cards e me ajudou montando um deck com o que eu tinha na época, mas foi só depois de seguir o conselho dele e comprar um Event Deck que deu uma melhorada.

Fica a dica:

Você não faz a menor idéia de como começar a montar aquela estratégia de jogo baseada na jogabilidade que você deseja pro seu deck?
Adquira um Event Deck que jogue daquele jeito que você quer (controle/agros/rápidos/pesados) e monte algo em cima dele depois (se realmente precisar..tem Event Decks que já vem tão bons que quase não precisa tirar nada). Arrisque...Jogue bastante (principalmente com jogadores bem mais experientes que você), para cada "sacolada" que você levar, pare, analise sua estratégia, veja onde errou, onde pode melhorar seu jogo e seu deck e jogue mais ainda com uma variedade ainda maior de jogadores.

Negrello (08/12/2011 23:15:10)

a 10 anos atras eu tinha lido algo assim , na liga magic..rssrsr

Elemental_do_Magic (19/08/2009 20:50:22)

TEXTO Achei mto legal o artigo, e acho tbm qe os principais erros dos noobs são tocar cartas fodasdicas por lixo.


Exemplo:um guri de 10 anos conseguiu nm booster uma ave do paraíso por uma criatura com 4 de resistência e força(a minha "barra" n ta funcionando).
Olá qe toscoo guri,pois é tem gente assim,e o guri fico achando o cara qe troco um idiota

posimoh (25/07/2009 22:31:04)

Muito bom, parabéns.

ropecual (22/06/2009 17:18:50)

Amigo, vc disse q estava com duvida a respeito de que deck comprar ou se compensava comprar booster de uma edição ou varias,

Tudo depende do que você vai querer, vc qer jogar T2? ( jogo em que só entram as edições mais recentes) ou Extended? ou ainda um T1?

A respeito de decks, se for para aprender a desenvolver suas habilidades, eu aconselho, essa é minha opinião, a fazer como eu faço com as pessoas que eu ensino:

faça algumas perguntas basicas a você mesmo:

Eu quero bater sem me preocupar com o oponente?
Eu quero brincar com o oponente?
Eu quero acabar com o grimorio do oponente?

Perguntas que, embora pareçam imbecis, ajudam a ver como é seu estilo de jogo, eu sempre faço um pequeno questionarios com os iniciantes e, no final da contrução do deck eles acabam se identificando e muito com o deck.

Outra coisa é tenha um deck 4fun, que vc use o que quizer nele, monte um deck como vc sonha, nem q demore anos, esse será, depois de um tempo, sem duvida o deck com a sua cara.

E, por ultimo, decks vem e vão, é que nem mulher cara, vc se apega mas depois cança, e só o tempo te dá experiencia do que é bom e do que não presta


Jogo magic desde os 10 anos, tenho 21, e nunca vou parar.

JohnMagnus (15/04/2009 01:09:28)

Oi. Eu quero aprender a jogar magic, mas sou semi-analfabeto nesse assunto. Tô devorando todos os artigos que vejo na net, mas só sei o básico.

Minha idéia principal é montar ou comprar um deck Azul e Preto, porque nas definições que achei sobre as cores das cartas essa encaixou mais com o jeito que eu gostaria de jogar.

Minhas dúvidas são basicamente essas:
Que tipo de deck eu devo comprar?
E sobre os boosters, eu vi que tem de várias coleções. Seria mais vantajoso comprar de uma só coleção, ou não tem problema se eu comprar de qualquer uma?

E o que quer dizer o formato do deck?

Editada em: 15/04/09 00:11:26 por JohnMagnus.

jumanedu (03/10/2006 13:24:19)

gostei pacas do artigo ..


tem um monte de msg repetidas ...¬¬

vbeck (20/09/2006 13:32:01)

Eu gostei do artigo e concordo com o que alguns disseram. Eu tô aprendendo a jogar. Geralmente, pego decks prontos ou que alguém monta para mim, pois, já tentei umas combinações, mas ainda sou muito sem noção.

JorgeTNT (02/08/2006 04:57:51)

muito bom seu artigo.
o pessoal iniciante tem que se informar bem, ler para saber sobre os decks e o principal, não ficar preso a idéias de outras pessoas.
criatividade é a chave para se tornar um melhor jogador.

juan_juanlotus (22/01/2006 14:12:34)

B/G Constellation - TESTE - Standard
2014-05-05  
Jogador

coolidge
Visitas

27491
Código Fórum

[deck=28839]

juan_juanlotus (22/01/2006 14:12:32)

B/G Constellation - TESTE - Standard
2014-05-05  
Jogador

coolidge
Visitas

27492
Código Fórum

[deck=28839]

Palareti (10/01/2006 11:14:20)

ficou muito bom gostei

Cambraia (31/12/2005 01:08:26)

Disconfie sempre que possivel na hora de mostrar seu deck pra galera faminta. Eles vão ver que você é iniciante e tentar furar o olho.

Quando comecei a jogar, meus amigos falaram: - Compra deck de elfo que é facil de montar. - Faça um deck counter que ele sempre vence. - Deck de dragão é deck de noob!

Pois bem, fui na livraria aonde vende os caras. Na epoca o bloco era investida. Pensei.. Tinha lá o deck de elfo pré montado. Tinha de clérigo, que eu vi um cara jogando. Mas olhei pensei... Examinei. Pronto! Comprei o deck turba de goblins.

Cheguei na minha escola. Já fui loco pra jogar com os caras!! Primeiro falei com meu colega rico. Ele foi logo me dizendo - Credo cara, que deck cheio de carta estupida e fraca... Deck bom é deck besta vacilão!(Até hoje o cara é um token exibido!)Tambem falei com meu amigo que hoje é meu mestre e trainer, e ele falou - Poxa cara legal esse deck, o fundamento dele é empestiar rapidamente o campo e tirar life do cara!

Ótimo, fui lá em cima (biblioteca) e os cara pareciam urubú: - Opa deck goblin! Na epoca eu tinha 13 anos e todos tinha na faixa de 15, 16, 17. Lembro bem, só um cara me falou dicas e truques. E avisou pra tomar cuidado com os ladrãozinho. Ok, depois daquele dia um cara falou pra mim: - OU TE DOU 40 CARTAS NESSE SEU COMANDANETE DO GRUPO DO CERCO! Dai falei que não trocava cartas do meu deck. Felismente hoje eu tenho 2 dele e ainda todos os tops (iclusive 4 lacaio! xD).

A dica é. Nunque troque cartas antes de saber uma segunda opnião e saber o preço.

Nunca escute caras que falam que o deck deles é o melhor que tem!

Valeus ae! Topico nota 1000!

Dungeons (22/12/2005 17:16:04)

Artigo mmttoo bom, muito bom msm!
Explica perfeitamente o começo no Magic!
Acho que os principais erros dos iniciantes são:

1º Comprar booster, vem uma carta que não é da cor do seu deck ou então vc acha ruim e vc passa a preço de banana, sendo que a carta valia mto!
2º Montar decks com cartas antigas pra caramba só pq são boas...
3º Preferir criaturas 7/7, 6/6 e achar que só decks assim ganham os jogos!

Editada em: 22/12/05 17:16:44 por Dungeons.

Dark_Gaara (19/12/2005 01:34:49)

Aew cara , vlw pelo Artigo ... Começei a jogar Magic faiz alguns dias , depois dessa explicação sua deu pra intender bastante coisa q eu naum intendia muito bem .
VLW !!!! 5 ESTRELAS !!!

robsonferreirasp (19/08/2005 20:34:57)

Eu acho que um iniciante deve pensar primeiro em conhecer aquilo que as cores das cartas representam (tem outro tópico que fala disso, muito legal), com certeza eu me identifico mais com a cor vermelha e preta, tem a ver com minha personalidade e acho que é desestimulante pra uma pessoa começar a jogar com uma cor do baralho que ela venha achar sem graça. Eu jamais jogaria de branco e se começasse jogando por essa cor, não jogaria mais o jogo.

O segundo passo seria começar a comprar as cartas de uma série só básica, talvez cartas usadas de gente que está parando, para ir sentindo a dinâmica do jogo, do comércio de cartas entre jogadores, lembrando que a mais cara nem sempre é a melhor e depois começar a investir pesado em cartas específicas e de séries específicas adequando essas cartas novas ao tipo de formato de jogo que ele pretende seguir (T1, T1.x, T1.5, etc...)

O terceiro passo é conhecer o maior número de cartas usando o MWS e ler muito. Primeiro para poder adicionar novas cartas e estratégias ao deck e segundo para saber como derrotar o oponente. Claro que é impossível conhecer muito bem aproximadamente 12 mil cartas, mas estudar decks famosos já é um bom ponto de partida.

O quarto passo que eu acho fundamental é ir a campeonatos de Magic para aprender com quem joga e aperfeiçoar seu conhecimento do regulamento do jogo. Queira ou não, até no futebol isso funciona. Entrar em um ou outro torneio de nível mais fraco, para sentir o clima da competição, ganhar uma ou duas e fazer novos amigos é muito produtivo e vai fazer vc querer crescer no jogo.

O post ficou meio grande, mas acho que são dicas interessantes para quem está voltando (como eu no caso) e para iniciantes para não perderem o foco.

Rodo (17/07/2005 22:37:05)

Eu acho q esse artigo eh mto ultil pra quem quer CONHECER o jogo de magic...nao pra montar seu deck, mas sim para saber do q se trata o jogo e descobrir se desperta, ou nao, seu interesse...

Medhooza (17/07/2005 17:53:54)

Pelo amor de Deus !!
Montar decks e não copiar decks !
Vc quer aprender a montar ou simplesmente copiar para ganhar ??
Ouse, pois precisamos inventar novas estratégias e não simplesmente copiar, se não não passaremos de jogadores fracos.

Scoppio (12/07/2005 14:21:03)

meu primeiro deck sério foi um MB Mecgrin, 100% descarte, Ratos vorazes, Megrim, e toneladas de descartes e alguns terror+sangues dos inocentes para controlar o jogo, vai me dizer que esse não é um deck baseado em descarte?

como ja fora dito
esse é um artigo para INICIANTES aprenderem a montar decks por si só, atenção gente desinformada MONTAR DECKS

sim, faltou coisa, mas ta bom isso, eu gosto pacas de ver esse tipo de artigo pq sempre relembro as coisas

Mercelo (04/07/2005 19:56:26)

kra gostei do artigo. eu concordo com tdo mundo q eh bem melhor fzer os seus proprios decks, pq inevitavelmente vai chega aquela q vc começa a fze decks melhores, se interessa por champs e sabe oq eh bom ou ruim, eu lembro da minha epoca d iniciante q eu axava q contramagica soh anulava feitiço e instant e eu trocava qqer coisa por um um bixaum 8/8. eu axava q anular era inutil pq eu nao ganhava nda gastando mana pra anular enquanto eu podia gasta mana pra coloca bixo na mesa.
com o passar do tempo eu percebi q o kra tava gastando magicas caras e importantes pro deck enquanto eu pagava 2 manas e mandava os combinhos dele pra pqp. enfim, se eu tivesse lido algo assim eu n teria demorado ateh o bloco d invasao pra começa a entra em champs e talz
flw

Morgul_Lord (04/07/2005 15:28:00)

Eu posso dar uma dica para quem pretende começar a jogar: Pegue um deck pre montado que te agrade, jogue com ele e compre boosters para melhora-lo e amenisar as fraquesas do mesmo. Não fique indo atras de decklists que assim você só vai aprender a jogar com aquele deck. Se você quer realmente aprender, monte você seu proprio deck e vá aprendendo com os jogos, só assim você realmente vai aprender a jogar. Evite ficar copiando decks prontos e tente criar o seu proprio deck, afinal de contas, os grandes combos são criados assim, e não sendo copiados de listas de decks. Tambem não ligue muito para o que disserem, coisas como "magic hoje em dia tá um lixo", "só tem carta apelativa" esse tipo de comentario, pois isso é coisa de jogador velho que fica tentando viver nostalgia da época em que ele começou a jogar...

Uramesh (28/06/2005 22:33:34)

Opini�o de Iniciante

Muito bom, de f�cil entendimento e vai me ser muito �til. Tenho muitas d�vidas sobre como adotar uma estrat�gia para meus decks, principalmente onde procurar as cartas. � mais vi�vel comprar cards � parte ou decks monntados e ir modificando com o tempo?

Sobre os decks tem�ticos, como fico sabendo a estrat�gia utilizada neles?

Porque o Leviathan disse pra n�o usar shied transparente? Qaul a desvantagem?

Valew!!!

Cambraia (26/06/2005 13:38:29)

Muito bom, principalmente porque as regras não tem a nossa linguagem e para jogadores novatos isso é um bixo de sete cabeças.

Quando comecei a duelar, aprendi muitas regras, mas muitas eram mal explicadas ou até mesmo erradas, os duelistas se descutiam entre os outros, até mesmo algumas regras foram criadas pelo um grupo de jogadores e outros não aceitavam.

Vou imprimir isso para um colega porque é muito complicado explicar as regras para um pessoa e haja paciencia!

Jacaum (29/01/2005 16:54:24)

cara bom esse seu artigo ,se tivesse lido um quando comecei
a jogar talvez tivesse tido uma ascenção mais rápida.
5*.

Degolador (25/01/2005 14:11:11)

Bom acho que vocês não conseguiram entender o que eu quis disser, eu acredito que o artigo ficaria melhor se tivesse uma visão mais para o Magic de campeonatos. Num é preciso um artigo para fazer um deck malucão, e inclusive isso num tem como ser ensinado, nem escrito.
Embora muitos digam que preferem fazer seu deck e ficar jogando casual, eu adoro o desafio de fazer um deck bom o suficiente para ganhar campeonatos e talz, principalmente com o T2 que está sempre mudando.

Editada em: 25/01/05 14:26:16 por Degolador.

LD (25/01/2005 00:08:54)

Perfect, cara!!!muito bom o artigo!!!se cada jogador começasse dessa forma seria mais facil para eles terem suas ideias e ñ serem influenciados por decks postados na net q ele montam mas nem sabem como se usa!!!F.S.!!!

Dungeons (24/01/2005 13:07:50)

Artigo simplesmente APAVORANTE! Muito bom mesmo... merece 5! Curto, bem explicativo, interessante e linguagem simples, tudo o que um Artigo deve ter... Parabéns mesmo!

Kronos (22/01/2005 17:12:01)

Achei instrutivo seu artigo. Com ele, um jogador que está começando pode ter uma melhor noção do jogo, pois só as regras ñ é o suficiente: é necessário um amigo mais experiente ou um artigo explicativo, exemplos.
Mesmo assim, seu artigo ñ está ótimo, porque como disse anteriormente, é necessário exemplos, fatos, listas simples de deck que encaixam nas propriedades citadas.
Dê exemplos de cartas que muitas vezes os iniciantes acham ruim, como os terrenos ñ-básicos Cidade de Bronze e Vácuo Tremeluzente, coisas do tipo.

4 estrelas pro seu artigo, flw.

Kronos, The Legend.

dead (22/01/2005 04:02:45)

Pra criticar tem que saber o que fala

Chinini (21/01/2005 15:20:17)

para os iniciantes! NÃO saiam trocando suas cartas desesperadamente por cartas que impressionam! isso já aconteceu com muita gente, o pessoal só se arrepende depois, pois trocou muita carta util por lixo.

Ckallz (21/01/2005 14:14:49)

KEJO_NACHO, valeu, vc tá certo pq assim desse jeito dá prá realmente aprender, pode demorar mas o cara aprende, além de ser MUITO MAIS criativo e divertido do que ficar copiando decks por aí. VALEU MUITO.

TheHardware (21/01/2005 01:52:59)

Kra, vc falou tudo, num tem coisa mais divertida do q vc criar decks malucos. Eu, pelo menos, sempre criodecks que ninguém jamais tentou(Como o deck q estou testando agora, que chamei d Fist).
E quanto aos caras q copiam decks da internet e se acham o máximo, um conselho: tentem fazer um deck sem copiá-lo de lugar nenhum, vcs vão ver como é difícil montar um bom deck.

VIP OURO Sism (21/01/2005 00:24:29)

O topico ficou mtu bom alem de qualquer comentario de alguem que queria ter feito o mesmo mas naum teve a iniciativa, além ler as postagens dos outros faz com que se faça encontrar muitas coisas interessantes tais como verdades sobre os "veradeiros jogadores de magic"
"nosso pais deve mto aos outros paises em deckbuilding (construção de deck)" e isso é uma verdade fora do comum quantos decks hoje em dia podem bater outros decks sem q sejam cópias de campeões??????
Acho q alguns jogadores têm potecial pra criar um bom deck basta tentar...e pesquisar ( não copiar), mas voltando ao assunto, o tópico ficou realmente bom.

KEJO_NACHO (20/01/2005 23:55:59)

Meu deus, tem uns kras mto noias aki, achando q token vai realmetnec preocupar com frescura tipo formato, metagame ou coisas do tipo! Acorda, povão! Vcs não lembram d vcs mesmos no começo? eu, pelo menos morria de raiva qdo vinha algum jogador mais experiente, bancando o espertão e falando um monte de coisas a respeito de fomarto do meu deck! Eu naum tava nem ai! Kiria mais eh fazer o meus combinhos felizes de lampada d aladim com animar artefato!.

Conselho d ouro pra galera q ta começando: Ousem! Independente doq os outros t falarem, tente e experiemnte o qto vc kizer! C, realmente oq os kras tão dizendo for verdade, vc acaba descobrindo d qualquer jeito e pode aprender com os erros nesse meio tempo... Só não faça q nem 80% dos jogadores d hj em dia q c acham mta coisa copiando deck da internet, devorando o manual e achando q podem... Na verdade, d tanto jogador exatamente assim q tem aki no brasil, nosso pais deve mto aos outros paises em deckbuilding (construção de deck)!

Edit:sem palavrões

Editada em: 21/01/05 00:14:53 por Bira.

Zorakl (20/01/2005 22:46:24)

n adianta todo mundo no magic vai passar por aquela fazem "adormecida".. bem todos jah foram token alguns demoram 3 anos pra "despertar" outros 6 meses depende das companias, condições (inclusive financeiras hehehe)

Degolador (20/01/2005 17:42:52)

Foi assim que eu comecei tambem, se você não conhece o ambiente competitivo, como vc espera fazer um deck competitivo? Desse jeito vc vai vendo qual deck joga, porque e como ele joga. No começo principalmente no t1 é quase impossivel fazer o seu deck.

jc_whitecap (20/01/2005 16:05:07)

esqueci as estrelas.

jc_whitecap (20/01/2005 16:01:26)

parabéns cara!! seu artigo está muito bom!! (já que o foco é para os iniciantes(e tem gente que nunca vai entender certas coisas)) já tou mandando pros meus amigos que tao começando.

muito bom e esclarece bem a forma que deve ser construido um deck.

parabólios!


Participe de um dos maiores eventos de Magic: The Gathering da América Latina