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Operações Mecânicas: Informações
Eu sei que você sabe, que eu sei que você sabe.
Por
16/12/2016 16:30 - 5.024 visualizações - 8 comentários
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Quando iniciamos um jogo de magic temos alguns tipos de informação. Sabemos que ambos os jogadores têm 20 de vida, tem direito a 15 cartas para o sideboard e meu deck e o do oponente tem ao menos 60 cartas. No decorrer do jogo, no entanto, podemos, e quase sempre vamos, nos deparar com outras informações. Saber como manejar essa informação pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Vamos analisar aqui alguns dos tipos de informação que podemos obter ao longo do jogo e como podemos tirar proveito delas:

 

Deck utilizado
 

Essa informação é clássica e quase sempre utilizamos ela subconscientemente. Quando conhecemos bem um formato é fácil descobrir do que meu oponente está jogando e já começar a traçar um plano de jogo para vencer aquele deck. 
 

Se estamos jogando modern e no primeiro turno meu oponente jogou apenas um Inkmoth Nexus, temos uma chance alta de ser um infect e uma pequena chance de ser um affinity (pois se fosse o caso, ele provavelmente teria baixado mais coisas). Dessa maneira já posso começar a desenhar um plano para vencer o jogo contra um infect. 

 


Por outro lado, se ele abre de pântano seguido de Inquisition of Kozilek, ainda não temos a confirmação, mas teremos uma boa suspeita que ele esteja de BGx. E podemos traçar um plano para tal.


Como abusar desse tipo de informação? Tentar conhecer o formato e as jogadas iniciais de cada deck mais presente nele. Traçar um plano de jogo logo no começo dele nos deixa uns turnos mais preparados que nosso oponente e isso muitas vezes nos garante uma posição melhor.


Como impedir que meu oponente encontre essa informação? Aqui é uma parte complicada pois por mais que consigamos camuflar, hora ou outra, o oponente irá reconhecer. O que pode ser feito, caso sua mão permita, é jogar turnos ambíguos, que decks diferentes poderiam estar realizando.

 

Por exemplo começar de floresta-seguido de Hierarca Nobre, poderia indicar uma série de decks e não te entregar no primeiro turno. Porém, os próximos turnos te entregariam de qualquer forma, portanto não acredito que seja uma boa estratégia a ser seguida (apesar de outros autores acreditarem ser uma escolha viável).


Outra maneira é utilizar um deck fora do meta. O oponente desconhecer seu deck te dá uma vantagem enorme. Porém, o modern não costuma ser um local muito agradável para decks Rogues. O standard, quando ainda não tão fixado ou com decks mais amenos pode ser um bom lugar para se testar isso.

 

 

Sideboard


Tendo em vista que conhecemos o deck de nosso oponente, já sabemos o que queremos contra seu main deck. Mas podemos utilizar nossa informação prévia e estudo do formato para conhecer o que os decks costumam utilizar nos sides para sidebordear contra o sideboard deles. 


Para isso basta conhecer o deck do oponente. Estamos jogando de Dredge contra um deck com branco? Melhor subir minhas Destructive Revelry para os Rest in Peace.  Contra um deck mais control com vermelho? Melhor me preparar para ver alguns Anger of the Gods  Nesse momento estar um passo à frente pode nos ajudar a saber sidear melhor, mulligar melhor e até mesmo seguir linhas de jogo melhores no decorrer dos jogos.

 


Outro detalhe importante que muitos jogadores esquecem: ver quantas cartas seus oponentes estão tirando e colocando no deck. A grande maioria dos jogadores tem o costume de separar as cartas do side que quer colocar e então olhar o deck buscando o que tirar. Com isso é muito fácil contar quantas cartas eles estão colocando e tirando. 


Para que isso? Bem, podemos descobrir que nosso oponente pode estar mudando drasticamente a linha de jogo como vimos em “Sideboards transformistas”, podemos descobrir que nosso oponente pode não estar tão bem preparado para a match caso ele tire poucas cartas quando era esperado que ele tirasse mais. 


Como evitar que nosso oponente saiba o que estamos fazendo em contrapartida? Eu gosto de seguir o método abordado por Patrick Chapin em seu livro “Next Level Magic”. Embaralhar todo o meu sideboard no deck e a seguir retirar 15 cartas. Assim meu oponente viu eu colocando 15 e tirando 15, não saberá quantas eu de fato mantive e quantas do side entraram. Você pode ainda fazer isso em menor escala, colocando 8 e depois tirando as 5 que queria de fato sidear e pegando 3 do side de volta, enganando seu oponente. Em geral a dica é: coloque as cartas antes e depois tire. Eles não vão ter certeza de quantas de fato você subiu. 

 

Blefar
 

“Enganar ou buscar enganar o adversário, apostando mais do que se tem, para fazer com que ele desista do jogo: no pôquer, ele costuma blefar. Enganar; fingir ou fazer alguém acreditar em mentiras” (fonte, Dicio).
 

Muitas vezes nos encontramos em situações em que não temos nada para fazer e mantemos a postura de que nós podemos. Tentar enganar o oponente que temos aquele counter na mão quando na verdade estamos segurando apenas lands, ou então aquele removal que vai quebrar o ataque dele. Ou alguma coisa relevante em geral.


Minha principal dica para que seus blefes sejam bem-sucedidos: Não exagere.
 

O ponto do blefe é você fazer o oponente pensar que ele descobriu algo da sua mão. Se toda mágica que ele fizer você falar: “pera...” mexer numas lands, pensar um pouco mais e falar: Ok. Vai transparecer que você não tem nada e o oponente vai sacar. 
A não ser que você realmente tenha um counter e dessa maneira de blefar ruim está tentando fazer o oponente achar que não. Se estiver fazendo isso, parabéns você provavelmente me pegou com sua ladainha. 


Mas em geral, quando não temos as cartas para tal, exagerar no blefe é entregar que não tem nada. Seu oponente sabe que se você pudesse teria anulado a Nahiri, the Harbinger dele. Que se tivesse um removal teria matado o Tarmogoyf que te bateu sete, e assim por diante. 

 


O jogo mental está no midgame onde cada jogada pode ter uma resposta de fato. É nesse momento que você ainda tem uma quantidade boa de cartas na mão para convencer seu oponente que você tem resposta para as coisas dele. E não quando você tem apenas 1. 


E o como não cair no blefe?
 

Algumas pessoas vão mais a fundo e estudam leitura corporal para ajudar nesses casos. Por outro lado, existe a filosofia do “Se ele tiver, ele tem” e simplesmente ignorar as mensagens que seu oponente está passando.
 

Ainda existes as famosas “baits” que são armadilhas para descobrir se o seu oponente tem ou não o que parece. Por exemplo, baixar uma criatura mediana invés da mais forte para ver se atrai o removal. Usar uma mágica menos poderosa para engolir o counter antes de jogar a mágica decisiva, e assim por diante.

 

Continuar o jogo perdido
 

Muitas vezes quando estamos jogando percebemos que o jogo está perdido e simplesmente recolhemos e vamos para o side. Se o tempo da rodada não for um empecilho para o seu jogo, continue jogando para ver se o oponente continua jogando mais mágicas e saber mais sobre o deck dele e possíveis cartas foras do padrão que ele possa ter. 


Esse tipo de estratégia é ainda mais válido quando jogamos com descartes pois podemos ver a mão deles e ter ainda mais informações. 
 

Basta lembrar de duas coisas: 
 

1) Só faça isso se o jogo realmente estiver perdido e lembre-se de não mostras mais informações para o seu oponente. O objetivo é você ganhar informação e não ele.
 

2) Ficar de olho no relógio. Se o tempo estiver curto apenas recolha e tente vencer os próximos jogos. Ninguém gosta de empates em um torneio. 

 

Mull it or keep it
 

No último mull it or keep it...
 

Na última vez vimos uma mão, um tanto quanto arriscada, que o vencedor do último jogo da Copa do Mundo de Magic keepou. 
Logo de cara muitas pessoas disseram que mulligariam a mão sem nem pestanejar. Vou aqui expor o porquê acredito que a escolha dele foi boa.


Primeiramente, sabemos a decklist completa de nosso oponente. Sabemos que é um deck que pode combar nos turnos 3-5 facilmente e que com 5 cartas, a chance de que consigamos explodir rapidamente é baixíssima. 


Se já sabemos que não teremos gás para combater a velocidade dele então nos resta tentar torcer para que ele não exploda em velocidade e combater o que ele possa ter para impedir ainda mais nosso jogo! E temos uma maneira de combater o side principal dele em nossa mão! Para começarmos a jogar basta comprar uma land com vermelho que 18 de nossas 20 lands fornecem.


Teremos uma chance boa de encontrar essa land com nosso scry+draw. E ao encontrar ela, teremos o Faithless Looting e o Cathartic Reunion para moldarmos melhor nossa mão e colocar as coisas nos trilhos.
 

Como sabemos que mulligar novamente piora ainda mais a velocidade de nosso deck, não temos a garantia de comprar algo para lutar de volta e ainda temos em nossa mão uma maneira de enfrentar as Leyline of the Void, aliado ainda ao fato de estarmos 1-0 e com scry +draw para procurar a land, essa mão é um keep sim!
 

Veredito: Keep it.
 

Para essa semana, vamos analisar uma mão dos favoritos do modern:
 

 
08/12/2016
R$ 2.027,89
R$ 8.158,34
R$ 102.301,40
 
08/12/2016
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (14)
1   Lavamante Implacável  0,59
4   Confidente Sombrio   39,51
3   Lodo Necrófago   0,49
4   Tarmogoyf   46,79
2   Kalitas, Traidor de Ghet    37,95
Planeswalkers (4)
4   Liliana do Véu    89,90
Mágicas (17)
2   Capturar Pensamento  66,99
4   Inquisição de Kozilek  1,18
4   Raio  4,67
2   Denegeração Abrupta   8,46
2   Findar   1,25
2   Comando de Kolaghan    5,00
1   Pulsar do Maelstrom    3,15
Encantamentos (1)
1   Selo do Fogo  0,79
Terrenos (24)
4   Catacumbas Verdejantes 79,88
1   Contraforte Arborizado 88,99
1   Cripta de Sangue 51,95
1   Floresta 0,00
4   Lamaçal Ensangüentado 80,75
1   Lodaçal do Crepúsculo 17,45
2   Pântano 0,00
4   Penhascos de Fenda Negra 14,00
3   Ravina Enfurecida 1,00
1   Solo Pisoteado 29,98
2   Tumba Abandonada 29,50
60 cards total

Sideboard (15)
1   Explosivos Fabricados  53,78
2   Jaula do Escavador de Túmulos  7,13
2   Brutalidade Coletiva   9,95
2   Rancor Antigo   0,18
2   Fúria dos Deuses    1,14
2   Informantes de Cozinha    0,50
3   Mago Fulminador    3,59
1   Pulsar do Maelstrom    3,15

 

Estamos jogando contra um infect, no game 1 e estamos no draw. Abrimos a seguinte mão:

 

 

E aí? Keep it? Mull it?

 

Nos vemos semana que verm!

 

 

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 30/12/2016 15:24:17
Mull, jogar contra infect sem bolt ou sem inquisition é pedir para perder
(Quote)
- 20/12/2016 14:43:11

Anotado! =)

(Quote)
- 20/12/2016 08:59:33
Excelente artigo, parabéns Gabriel!

Gostaria de deixar apenas uma sugestão: Quando postar as fotos dos cards de Keep it/Mull it, escreve os nomes também, pois aqui no meu trabalho as figuras da Ligamagic nem sempre abrem, e daí eu (e provavelmente mais usuários) não consigo interagir com essa cereja do bolo.

Abraço!
(Quote)
- 19/12/2016 12:07:40
Mulligan nesse aew sim, ja teve situações parecidas nessa seção, mão muito lenta e não interativa.
O cara q keepou essa mão e ganhou de infect teve sorte como o do dredge.
Sobre o dredge, eh importante ressaltar q ele estava 1x0, isso q o permitiu keepar aquela mão; ele tinha o hateside, tinha uma mao boa e precisava do land - q se nao viesse teria mais um game e agora no play - se ele estivesse 0x1 ele iria a 5 com certeza
(Quote)
- 17/12/2016 01:30:23
Muligan
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