Definição sobre o estado dos cards utilizado pela LigaMagic
18/05/2012 22:39 / 105,573 visualizações / 0 comentários

Sempre que você for realizar uma troca, venda, leilão ou qualquer negociação que envolva cartas, caso seja necessário, utilize este guia para descrever o produto dentro da negociação.

As definições atuais são feitas baseadas na definição geral, que a maioria das lojas Brasileiras utilizam.
Vários outros sites estrangeiros possuem suas próprias definições e siglas, mas para toda e qualquer negociação feita aqui dentro da LigaMagic, as definições que contam são essas e nenhuma outra.

As cartas utilizadas aqui servirão de exemplo para que você avalie suas cartas antes de colocar para venda e/ou trocas.
Sempre fique atento ao estado dos seus cards. E lembre-se de ter cuidado com os mesmos, pois você pagou por eles! =)

 


MINT (M)


A Classificação Mint significa Nova. A mesma surgiu da classificação das Moedas que nunca foram colocadas em circulação - que estão em posse da 'Casa da Moeda' - Que se traduz em inglês para Mint (Mint também pode significar 'Menta', mas estamos falando de estado de cartas, rs).  

Cartas classificadas como Mint são aquelas que acabaram de sair do booster, nunca foram sequer tocadas. Também conhecidas por "Booster Mint" esse é o melhor estado que uma carta pode ser encontrar. Nova, limpa e sem marcas.




 

Near Mint (NM)


Assim como a Mint, a nominação também vêm do Inglês, e pode ser traduzida como 'Quase Nova'.
Se uma coisa é quase nova, significa que foi muito pouco utilizada. Elas podem ser cartas que foram usadas, manuseadas e movimentadas algumas vezes, mas é difícil notar suas falhas e gasto. Se possuírem alguma marcação por gasto será mínimo e dificilmente notado sem muito observar. Também será bem difícil de perceber seus sinais de maus tratos ou de envelhecimento.
Elas costumam ser indistinguíveis de cards que acabaram de sair do booster, possuem bordas e cantos limpos e sem danificação e superfície sem arranhões e ainda com brilho.
É aquela carta que saindo do booster, o dono cuidou bem e quase nunca usou.
 


 

Slightly Played (SP)


Cartas classificadas como Slightly Played - 'Ligeiramente jogadas' -  mostram alguns poucos sinais de uso e desgaste. Leves sinais brancos de desgaste nas bordas e nos cantos, pequenos arranhões na superfície da carta e/ou diminuição do brilho na carta (carta pouco turva).
São cartas com 'sinais', não com desgaste.

Cartas assinadas por artistas, jogadores famosos ou outras celebridades e com carimbos de eventos (como os de Draft/Selado) também são classificados como Slightly Played, desde que sejam devidamente especificado que estão assinadas/carimbadas - preferencialmente colocando foto no anúncio. 
Na maioria dos casos o uso de protetores (sleeves) pode ser necessário para jogar com este card - Para não ser 'marcado'.

 

 


 

Moderately Playerd (MP)


Cartas classificadas como Moderately Played - Moderadamente Jogada - mostram sinais de DESGASTE.
Os cantos e bordas possuem sinais de desgaste brancos, marcas de embaralhamento constante e pequenas rachaduras. A superfície da carta possui notável clareamento como se tivesse sido 'usada' sem playmat/shield, ou mesmo, os desgastes da borda terem sido 'arrumados' com leve tintura. As bordas brancas estão muito sujas, com marcas visíveis de desgaste.
Cartas alteradas - ou Altered Arts -  também são consideradas MP, e devem ser especificadas que estão alteradas na venda (com foto).
Mesmo as cartas estando 'inteiras', são vendidas abaixo do preço de mercado, e o uso de shield é obrigatório em qualquer competição.
 

 

Heavily Played (HP)


Cartas classificadas como Heavily Played - jogada DEMAIS - são cartas que apresentam desgaste visível e prejudicial no uso da carta.
Em alguns torneios, o estado da carta está tão deplorável, que é palpável, tornando-a não legal em um torneio.
Este tipo de carta pode conter escritas/tinta aleatória, grandes sinais de desgaste nas bordas e nos cantos, marcas de embaralhamento/vários bend tests,  cartas com deformação leve por ter sido molhada, grandes marcas brancas de desgaste na superfície, marcas pretas de sujeira, bordas pintadas, cartas foil com marcas do 'foil' aparecendo

Evitem fazer negócios com esse tipo de cartas na LigaMagic / online. Negócios que são feitos sem que você veja o dano real em que a carta está, nunca é um bom negócio.
 

 

Damage (DM)


Cards Damage são os mais complicados de lidar com troca/vendas. Evitem fazer negócios de quaisquer tipo quando o card é Damage - Damage pode ser traduzido como danificado, o que são realmente os cards neste caso.
Os cartões danificados são cards rasgados, com furos, mordidas de animais, que possuem danos significativos causados ​​pela água em todo o cartão (como quando um card vai parar na máquina de lavar), ou que são dobrados ou entortados com curvas severas. Cards 'abrindo a boca', ou mesmo cards antigos com a película foil descolando também são considerados damage.
Não vendam cartões danificados on-line e, tomem muito cuidado ao vender/comprar este tipo de cards em eventos/pessoalmente. O card Damage não possui valor comercial, então se você comprar, esteja ciente de que uma possível venda poderá não ser concretizada.

 


LigaMagic (VIP STAFF LigaMagic)
Maior site especializado em Magic: The Gathering.
Nossa meta é trazer o máximo de conteúdo para todos os jogadores e aumentar cada vez mais a comunidade de jogadores apaixonados por este jogo.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de Partidas do Commander no CLM10

Número de partidas jogadas no Commander nas lojas e na Final do CLM10


Pro Tour Ixalan - Decklists Top 8

Decklists e cards mais utilizados no Top 8


Novidades sobre o Store Championship

Datas, spoilers e mais sobre Rivais!


Stands da Final do CLM10

Nesta temporada teremos 5 stands na Final: Bazar Magic, Epic Game, MTG Ideal, Mulligan Geek Store e Power 9, entre e veja mais a respeito ....


O Campeão Voltou!

Natz 2017

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
Participe de um dos maiores eventos de Magic: The Gathering da América Latina