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O Submundo do Modern - Marvelous Energy
Ele ainda está vivo!
16/11/2017 10:00 - 5.386 visualizações - 4 comentários
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Fala, galera! Beleza? Aposto que vocês não esperavam me ver por aqui tão cedo novamente, não é? Pois bem, cá estou e com mas um deck cheio de nostalgia para a galera que curte um Standard, mas não tira os olhos do Modern também. Posso estar até um pouco atrasado para postar esse deck aqui, mas antes tarde do que mais tarde ainda, então bora aproveitar de mais uma carta banida do T2 recentemente.
 
Aetherworks Marvel foi uma das que rodaram esse ano com os vários bans no Standard, coisa que não era pra ser comum, como foi no primeiro semestre, mas assim como Felidar Guardian, ela também encontrou um espacinho no Modern depois que foi chutado do T2, esse artefato também pode ter um novo formato para chamar de "lar", como mostra o deck abaixo, posicionado entre os 8 melhores jogadores de um PPTQ na Itália, pilotado pelo jogador Luca Cinti.

 

Marvelous Energy
 
15/11/2017
R$ 1.558,22
R$ 4.841,96
R$ 35.651,32
 
15/11/2017
Visualização:
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Cor
Custo
Raridade
Visual
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CMC
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Criaturas (8)
4   Emrakul, o Fragmento dos Éons  71,89
4   Refinador Clandestino    0,07
Planeswalkers (5)
3   Nahiri, a Anunciadora    2,48
1   Gideon Jura    0,45
1   Elspeth, Campeã do Sol    6,39
Mágicas (18)
4   Caminho para o Exílio  3,00
4   Harmonizar-se com o Éter  0,04
4   Visões do Soro  1,79
2   Amuleto Izzet   0,20
2   Aprisionar   1,49
2   Veredito Supremo     15,99
Artefatos (7)
3   Quebra-cabeça do Lenhotecedor  0,04
4   Maravilha do Sistema Eteráulico  19,99
Encantamentos (1)
1   Esfera de Detenção    0,50
Terrenos (21)
1   Bueiros de Vapor 45,00
1   Charco da Procriação 46,00
1   Floresta 0,00
4   Floresta Tropical Nebulosa 120,00
2   Fonte Santificada 32,59
1   Ilha 0,00
1   Jardim do Templo 31,99
1   Montanha 0,00
4   Núcleo do Éter 0,10
1   Planície 0,00
4   Praia Inundada 92,95
60 cards total

Sideboard (15)
1   Explosivos Fabricados  54,57
2   Delir  0,45
3   Descanse em Paz   4,46
1   Golpe Desdenhoso   0,05
1   Negar   0,07
1   Piroclasma   0,10
2   Rancor Antigo   0,18
1   Linha de Força da Santidade    5,99
1   Ruir em Pó   0,05
2   Desgastar // Rasgar    //  2,50
 

 

A estratégia é bem simples: coseguir pelo menos 6 energias, conjurar uma Aetherworks Marvel e encontrar um Emrakul, the Aeons Torn ao ativar sua habilidade. O Emrakul que era usado no Standard controlava o turno do oponente, mas esse aqui nos garante um turno extra, então a vitória é bem mais certa, pois atacamos com o grandão e ainda fazemos o oponente sacrificar uma porrada de permanentes. Para chegar a isso precisamos então de boas fontes de geração de energia e tempo, já que não compensa tanto investir em aceleração para uma permanente de 4 manas, porém não da pra ignorar o oponente até o 4º turno, contando que as nossas cartas estejam certinhas.
 
Para geração de energia temos Aether Hub, Attune with Aether, Woodweaver's Puzzleknot, Rogue Refiner e, claro, a própria Aetherworks Marvel.
 

 
Aether Hub é uma inclusão bem óbvia, já que mesmo sem ser em um deck que dependa de energia, o fato de gerar uma mana de qualquer cor, nem que seja apenas uma vez, e não entrar virado é de grande potencial. Aqui dificilmente usaremos sua energia para, de fato, gerar alguma mana colorida, pois a base de mana do Modern com Fetchlands e Shocklands já é boa o suficiente para servir de alicerce para um deck de três cores. Nossa principal intenção é juntar 6 energias, como já disse, então cada uma delas conta.
 

 
Attune with Aether torna a nossa base de mana, que acabei de citar, mais consistente ainda. Ainda que só procure por terrenos básicos e os coloque em nossa mão, em um ambiente cheio de Blood Moon isso está longe de se tornar uma desvantagem, mesmo não acelerando, ela garante que teremos land drop para os próximos turnos, não deixando que nosso jogo atrase e, no meio de tudo isso, nos oferece ainda 2 energias. Levando em conta ainda aquelas contas de filtrar o deck de terrenos, ainda mais aqui onde dependemos de um determinado número de cards certos do topo de nosso grimório, uma Fetchland e um Attune with Aether no primeiro turno já significa dois terrenos a menos no nosso deck. Ainda que a margem de acerto de acharmos um Emrakul aumente quase nada, ainda sim, temos uma melhora então, acaba sendo relevante a longo prazo.
 

 
Woodweaver's Puzzleknot pode parecer fraco para muitos, pois a única coisa que faz é garantir 3 pontos de vida junto com 3 energias. Porém, devemos levar em consideração que queremos aquele precioso tempo que mencionei anteriormente e, só nessa permanente, conseguimos 6 pontos de vida de uma vez com 5 manas, ou 6 pontos de vida, parcelados em dois pagamentos de 2 e 3 manas em turnos diferentes. De qualquer maneira, ainda conseguimos também só nisso 6 energias, exatamente o que precisamos para ativar nossa Aetherworks Marvel. Ainda que não encontremos nada gigante nessa ativação, se encontramos um Woodweaver's Puzzleknot, no próximo turno já conseguimos ativar nosso artefato novamente e procurar em mais seis cartas pela nossa bomba.
 


Por último, temos Rogue Refiner, uma criatura que nos oferece 2 energias e uma carta extra, se tornando uma ferramenta perfeita para atrasar o ataque de uma criatura ou até mesmo parar o ataque, pois muitas vezes o oponente não vê vantagem alguma em trocar algo relevante por um mero 3/2 que não faz mais nada depois que entra no campo de batalha, sem querer desmerecer ele...
 
Ah, claro! Temos ainda a própria Aetherworks Marvel para geração de energia, não é? Com ela, sempre que sacrificamos uma Fetchland nós ganhamos 1 energia, assim como quando sacrificamos um Woodweaver's Puzzleknot ou eventualmente quando alguma ficha de nossa Elspeth, Sun's Champion ou nosso Rogue Refiner venham a falecer. Por mais lenta que a produção de energia com a própria Aetherworks possa parecer nessa lista, com a ajuda de todos esses outros geradores precisaremos de apenas uma ou outra através desse artefato, isso quando realmente precisarmos, então ainda assim é bem relevante.

 

 

Agora, quando precisamos ganhar tempo, nada melhor do que contar com remoções e anulações. Temos então Path to Exile cuidando de criaturas grandes e pontuais, ou de criaturas que precisam de uma resposta rápida; Supreme Verdict para limpar a mesa de vez e de qualquer ameaça; e Detention Sphere para acabar com qualquer tipo de problema vindo de qualquer permanente, ainda mais coisas que impedem nosso principal artefato de funcionar, como um Stony Silence, Grafdigger's Cage ou uma Ensnaring Bridge, que impediria nosso Emrakul de atacar.
 
Para essas funções temos até mesmo Elspeth, Sun's Champion, quando sua segunda habilidade for útil para limpar alguma coisa no campo de batalha, ou até mesmo Nahiri, the Harbinger, também com sua segunda habilidade, exilando algo importante. Remand na lista principal consegue nos proteger temporariamente de qualquer ameaça, ou mesmo de outras anulações, sem ser tão restrito, como Negate e Spell Pierce, que geralmente aparecem no sideboard (e somente no sideboard), além de nos oferecer mais recursos no processo para ajudar no nosso "combo".
 
Outra função das planeswalkers que citei é serem alvos secundários para o nosso Marvel, claro que Emrakul, the Aeons Torn é infinitamente melhor, mas Elspeth e Nahiri podem fazer muita coisa também.
 

 
As segundas habilidades de nossas planeswalkers já foram citadas, mas a primeira de cada uma ainda são muito úteis também, onde conseguimos criar fichas para nos defender (e até gerar algumas energias extra, como já mencionado), ou cavar nosso deck a procura de coisas realmente úteis, respectivamente, contribuindo para a estratégia de maneira exemplar. Por último, Gideon Jura, que também possui uma forma de remoção em sua segunda habilidade, brilha mais ainda por conta da primeira, pois junto com esse monte de remoções em forma de mágicas, podemos conseguir sem muitos problemas uma mesa bem tranquila, o suficiente para que ele pare os ataques de qualquer criatura que sobrar por vários turnos sem precisarmos nos preocupar em gastar mais recursos com isso.
 
Izzet Charm poderia ter sido citado como uma anulação também, porém, ele serve ainda como remoção e até mesmo cantrip para cavarmos em nosso deck, então nada mais justo do que uma menção única aqui para ele. Serum Visions ainda é uma staple no formato quando falamos em "cavar no deck", podendo ainda otimizar as ativações de nossa Aetherworks Marvel, ao nos oferecer vidência 2 logo depois de comprarmos uma carta, onde podemos então eliminar até três cartas do topo de nosso deck em busca de um Emrakul.
 
Uma das coisas importantes aqui é, dependendo de contra o que estamos jogando, conjurar uma Aetherworks Marvel apenas quando já conseguirmos ativar sua habilidade, evitando hates de artefatos, ainda mais a partir do segundo jogo onde é certeza que eles irão aparecer. Caso realmente não haja nenhum perigo de ela ser removida, aí podemos mandar ela para o jogo e ir conseguindo algumas energias com as nossas permanentes. No caso de mais de uma Aetherworks Marvel vir em nossa mão, é sempre bom lembrar que quando uma segunda entrar no campo de batalha a regra de lendas irá se aplicar e uma terá de ser sacrificada, porém, como duas estavam no campo de batalha na hora de sacrifício, saímos dessa com 2 energias, então pode ser uma boa opção para gerarmos energia e aproveitar uma carta "inútil".
 
É improvável que conseguiremos conjurar uma Emrakul, the Aeons Torn normalmente, então é sempre bom mandar ele de volta para nosso grimório com a ajuda de Izzet Charm e sua BFF, Nahiri, the Harbinger, aproveitando ainda para reembaralhar recursos já usados, como geradores de energia e possíveis Aetherworks Marvel que tenham sido destruídas, o que pode ser muito importante em um jogo bem longo. Aproveitando que já fizemos a ligação entre Emrakul e Nahiri, não há vergonha alguma em botar esse grandão em jogo através dessa planeswalker também, é até bom mesmo termos outras opções, visto que o deck consegue proteger muito bem nossa Nahiri até que ela alcance os marcadores necessários para invocar esse Eldrazi.

 
A lista toda me parece bem consistente, onde a única coisa que me preocupa mesmo é ter Emrakuls parados em nossa mão, quando o que mais precisamos são cópias dele em nosso grimório para a ativação do nosso artefato. Claro que nem tudo pode ser perfeito e temos opções para embaralhar eles no deck, como já mencionei, mas ainda assim... Recentemente o jogador americano Caleb Durward explorou uma lista com essa estratégia e, enquanto ela não era tão interativa assim com o oponente, se focando muito mais em "combar" e sempre ter energia disponível para isso, literalmente, a inclusão de Through the Breach no deck feita por ele é bem interessante.
 

 
Com ela nós conseguimos resolver o problema do Eldrazi parado em nossa mão. Além disso, até quando encontramos um Through the Breach através da ativação de nossa Aetherworks Marvel, podemos conjurar ela no processo e também botar nosso Emrakul no campo de batalha direto de nossa mão, então as chances de uma ativação desse artefato "dar certo" acaba se tornando bem maior em determinadas situações. Além disso, contra controles nossa partida se torna bem melhor, já que sendo uma mágica instantânea, podemos conjurar ela no final do turno do nosso oponente forçando uma anulação para que ele vire seus terrenos. Caso seja anulada, podemos conjurar mais coisas no nosso turno e, se não for anulada, nosso Emrakul entra lindamente e pode atacar no nosso turno. De qualquer maneira é vantagem.
 
Para incluir algumas cópias de Through the Breach na lista provavelmente teríamos de mudar muitas coisas nela e, se fosse para essa linha, tiraria talvez as cópias de Gideon Jurae Elspeth, Sun's Champion, além de um Path to Exile ou Supreme Verdict, dependendo muito do que espero encontrar por aí.
 
É isso aí, galera! Espero que tenham curtido mais esse deck, ainda mais os amantes do Standard que ainda não passaram adiante suas cópias de Aetherworks Marvel desde que ela foi banida, pois está aí a chance de vocês reaproveitarem ela com uma estratégia muito divertida.
 
Vou ficando por aqui e até mais em outro Submundo do Modern! Abraços!

 

 

Paulo Alessandro Sante ( Teddy_Bear_X)
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Comentários
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(Quote)
- 05/12/2017 11:42:46
Ahh entendi, obg!
(Quote)
- 05/12/2017 10:12:52

Opa! A carta meio que mudou de texto com as regras que foram sendo atualizadas, então o correto é "Sacrifice that creature at the beginning of the next end step". Como o famoso "no passe" já é depois do início da etapa final do seu oponente, ela será sacrificada apenas na próxima etapa final, que será a do seu turno.

(Quote)
- 19/11/2017 11:36:27
" Caso seja anulada, podemos conjurar mais coisas no nosso turno e, se não for anulada, nosso Emrakul entra lindamente e pode atacar no nosso turno. De qualquer maneira é vantagem."
A carta "Through the Breach" manda sacrificar a criatura no final do turno, como tu atacaria com o emrakul no teu turno? Acho que isso só serviria pro emrakul voltar para o deck, ou não?
(Quote)
- 17/11/2017 15:53:43
Bom cara! Faz um de Norin sisters, com ideias para side!
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