Cards of Paradise
Procurar carta
 
Fórum da Ligamagic.com > Dúvidas de Magic > Bloqueio com duas ou mais criaturas, fase de combate.
Ninguém  Ninguém
 Tópico: Bloqueio com duas ou mais criaturas, fase de combate.
zveibilmagic

Esquilo
0 referências
Posts: 665
Registro: 03/10/10
Praia Grande - SP

Postado em: 19/10/10 09:48
Depois que mudaram as regras da fase de combate estou um pouco confuso, pois pelo que me informaram o jogador defensor, quando bloqueia com mais de uma criatura, ele escolhe uma ordem de bloqueio, tipo 1, 2 e 3, e para causar dano na criatura 2 tem que ter causado dano letal na 1, e para causar dano na criatura 3 tem que ter cusado dano letal na 2. É isso mesmo?

Exemplo:

Oponente tem um tamorgoyf 4/5, eu tenho um campeão entelhado 2/2, um batracóide 2/2 e um memnito 1/1, dou o block colocando campeão entalhado como 1, batracóide como 2 e memnito como 3, o que acontece?
 
Dragonhaque

Esquilo
5 referências (100% positivas)
Posts: 2542
Registro: 18/01/08
São Paulo - SP

Postado em: 19/10/10 11:29
vc tem q designar 2 de dano no campeão entalhado, 2 no batracóide, e ñ chegara a causar dano no memnito.
 
zveibilmagic

Esquilo
0 referências
Posts: 665
Registro: 03/10/10
Praia Grande - SP

Postado em: 19/10/10 11:34
Quote:
Originalmente postado por Dragonhaque
vc tem q designar 2 de dano no campeão entalhado, 2 no batracóide, e ñ chegara a causar dano no memnito.


Então, mas o campeão entalhado tem proteção contra todas as cores, inclusive o verde, então todo dano causado a ele é reduzido a 0, se vocêm tem que designar 2 de dano nele, você na verdade não acabaria designando 4 de dano nele e causando 0?

Pq assim, vc designa 1 de dano nele e causa 0, +1 de dano nele e causa 0, se não causou dano letal nele ainda, você não teria que designar +1 e +1 nele dinovo?
 
rogeta

Esquilo
1 referências (100% positivas)
Posts: 3044
Registro: 08/09/09
São Paulo - SP

Postado em: 19/10/10 11:48
Você está confundindo o dano letal.

Dano letal para uma criatura com 2 de resistência, é igual a 2, ou seja, se tenho uma criatura com 5 de ataque, você coloca a primeira para bloquear com alguma forma de prevenção de dano (como proteção por exemplo) e 2 de resistência, se eu designar os 2 primeiros pontos de dano nela, poderei direcionar o restante no segundo bloqueador, ou mesmo no jogador defensor caso a minha tenha atropelar, pois 2 pontos de dano bastam para destruir essa criatura, se esse dano será prevenido, redirecionado, "resolvido" (entre aspas, pois não participa mais da pilha para ser resolvido, não achei termo melhor), isso não importa quando eu designo.
 
Usuário VIP Minhoco

Lenda
0 referências
Posts: 12323
Registro: 14/11/05
São Paulo - SP

Postado em: 19/10/10 11:48
Não é o bloqueador q escolhe a ordem do q o dano é causado. Quem diz quanto vai causar de dano é o atacante.

A criatura atacante atribui seu dano de combate àquelas criaturas de acordo com a ordem de atribuição de dano anunciada para ela (ordem escolhida pelo atacante). Ela não pode atribuir dano de combate a uma daquelas criaturas a menos que cada criatura anterior àquela criatura na sua ordem sofra dano letal. Ao verificar a atribuição de dano letal, leve em consideração o dano que já tenha sido causado àquela criatura, bem como o dano de outras criaturas que esteja sendo atribuído durante a mesma fase de dano de combate. Entretanto, ignore qualquer outro efeito que modificaria o modo como o dano seria causado (como habilidades de proteção ou efeitos de prevenção). Um jogador pode escolher atribuir mais do que dano letal a uma criatura.

No seu exemplo, vc escolhe as 3 criaturas q vão blockar e o atacante q diz quanto vai causar em cada um. Nesse exemplo o Goyf pode atribuir 2 pontos de dano ao batracóide e 2 pontos de dano ao memnito (ou vice versa), mas aí não sobrará nenhum ponto de dano pra causar no Campeão Entalhado (e nem adiantaria ele escolhê-lo pq ele tem proteção).

Se quiser o atacante poderá causar mais dano q o necessário a uma criatura na ordem q ele escolher (poderá causar os 4 pontos só no primeiro blocker q ele escolher, por exemplo)

Ambas as criaturas bloqueadoras causarão seus pontos de dano ao Goyf simultaneamente (sem q vc escolha ordem).



Editada em: 19-10-10 11:50:34 por Minhoco.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
zveibilmagic

Esquilo
0 referências
Posts: 665
Registro: 03/10/10
Praia Grande - SP

Postado em: 19/10/10 11:54
Quote:
Originalmente postado por Minhoco
Não é o bloqueador q escolhe a ordem do q o dano é causado. Quem diz quanto vai causar de dano é o atacante.

A criatura atacante atribui seu dano de combate àquelas criaturas de acordo com a ordem de atribuição de dano anunciada para ela (ordem escolhida pelo atacante). Ela não pode atribuir dano de combate a uma daquelas criaturas a menos que cada criatura anterior àquela criatura na sua ordem sofra dano letal. Ao verificar a atribuição de dano letal, leve em consideração o dano que já tenha sido causado àquela criatura, bem como o dano de outras criaturas que esteja sendo atribuído durante a mesma fase de dano de combate. Entretanto, ignore qualquer outro efeito que modificaria o modo como o dano seria causado (como habilidades de proteção ou efeitos de prevenção). Um jogador pode escolher atribuir mais do que dano letal a uma criatura.

No seu exemplo, vc escolhe as 3 criaturas q vão blockar e o atacante q diz quanto vai causar em cada um. Nesse exemplo o Goyf pode atribuir 2 pontos de dano ao batracóide e 2 pontos de dano ao memnito (ou vice versa), mas aí não sobrará nenhum ponto de dano pra causar no Campeão Entalhado (e nem adiantaria ele escolhê-lo pq ele tem proteção).

Se quiser o atacante poderá causar mais dano q o necessário a uma criatura na ordem q ele escolher (poderá causar os 4 pontos só no primeiro blocker q ele escolher, por exemplo)

Ambas as criaturas bloqueadoras causarão seus pontos de dano ao Goyf simultaneamente (sem q vc escolha ordem).



Editada em: 19-10-10 11:50:34 por Minhoco.



Entendi, obrigado, mas então o que mudou da regra antiga para regra nova além de não poder colocar o dano na pilha?

Aproveitando o tópico, se o oponente ataca com uma criatura 5/5 atropelar (vermelha) e eu bloqueio com uma criatura 2/2 proteção contra o vermelho, a 5/5 causará 3 pontos de dano de combate em mim?


Editada em: 19-10-10 11:54:47 por zveibilmagic.
 
Usuário VIP Minhoco

Lenda
0 referências
Posts: 12323
Registro: 14/11/05
São Paulo - SP

Postado em: 19/10/10 12:05
Quote:
Originalmente postado por zveibilmagic
Entendi, obrigado, mas então o que mudou da regra antiga para regra nova além de não poder colocar o dano na pilha?

Aproveitando o tópico, se o oponente ataca com uma criatura 5/5 atropelar (vermelha) e eu bloqueio com uma criatura 2/2 proteção contra o vermelho, a 5/5 causará 3 pontos de dano de combate em mim?



Na prática o q mudou mesmo é a parte q vc define a ordem de como vai causar o dano e q só pode causar dano no próximo blocker se o anterior tiver levado dano letal e o resto não mudou.

Quanto a atropelar vs proteção é isso mesmo. Isso ocorre por causa daquilo q eu escrevi acima: "ignore qualquer outro efeito que modificaria o modo como o dano seria causado (como habilidades de proteção ou efeitos de prevenção)."

Nesse exemplo o atacante 5/5 será obrigado a designar 2 pontos de dano e o resto passa devido ao atropelo.



Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
Usuário VIP Jormund

Besta
8 referências (100% positivas)
Posts: 7283
Registro: 21/10/08
São José - SC

Postado em: 19/10/10 12:13
sim, causa 3, pq ele designa 2 pontos de dano na sua criatura q é o suficiente para causar dano letal, e os outros tres em ti.
a sua criatura por ter proteção contra o vermelho ira previvir o dano e vc levara tres de dano

Da oi pro jacaré ai tambem. :P

Moderador da Seção de Duvidas de Magic.
 
zveibilmagic

Esquilo
0 referências
Posts: 665
Registro: 03/10/10
Praia Grande - SP

Postado em: 19/10/10 12:23
Valeu por tirarem a dúvida galera, estou parado com campeonatos a um tempo, e quando me falaram de novas regras na fase de combate surgiram essas dúvidas.

TKS
 
Usuário VIP Minhoco

Lenda
0 referências
Posts: 12323
Registro: 14/11/05
São Paulo - SP

Postado em: 19/10/10 12:30
Quote:
Originalmente postado por zveibilmagic
Valeu por tirarem a dúvida galera, estou parado com campeonatos a um tempo, e quando me falaram de novas regras na fase de combate surgiram essas dúvidas.

TKS


Normal. Dá uma lida no FAQ de M10 no link abaixo q lá tem uma explicação bem detalhada das mudanças q ocorreram (com exemplos bem fáceis de entender):

Link para o FAQ de M10

Estamos aí se ainda tiver alguma dúvida. ;)


Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
Soze

Dragão
36 referências (100% positivas)
Posts: 2638
Registro: 26/11/09
Itu - SP

Postado em: 12/05/12 23:05
Ola, hj surgiu uma divergência num jogo meu que me deixou intrigado, acho q fui prejudicado, bom essa e a dúvida:

ataquei com o meu geist equipado com um pike totalizando 6 de poder, o oponente usou 2 bixos 1/1 e um titan verde pra blockar, ele arrumou as criaturas de uma forma que formassem uma "filinha" e colocou o titan por último, quando fui designar o dano da iniciativa do geist no titan pra matá-lo ele disse q eu tinha q dar o dano na ordem da fila de bixos, argumentei q era eu q decidia a ordem e fui "convencido" que a ordem dele tinha que ser respeitada.

Essa forma de bloqueio tá certa, o argumento usado foi q as regras mudaram esse ano, q eu saiba essa "filinha" funciona em gigante de duas cabeças ou commander...

Alguém pode me esclarecer essa dúvida?

Editada em: 12-05-12 23:08:00 por Soze.
 
Carnage_MMC

Esquilo
7 referências (100% positivas)
Posts: 1061
Registro: 28/01/05
Sorocaba - SP

Postado em: 12/05/12 23:22
Como já falaram ai encima, quem escolhe como vai ser distribuido o dano é o atacante e não o bloqueador porém para acertar uma segunda criatura vc tem de causar dano letal na primeira e assim por diante. Ai vão vir e perguntar qual a diferença do antigo para o novo, vamos imaginar que você esta com um piroclasma, whipflare ou semelhantes na mão e uma criatura 4/4 em jogo e o oponente esta com 2 2/4, no ataque do jeito antigo caso ele bloqueasse com as 2 vc poderia desginar 2 de dano em cada uma e na segunda main phase usar o piroclasma e limpar a mesa, porém no atual meio vc teria de designar os 4 de dano em 1 e a outra sairia ilesa. Claro que tem outras mudanças mas este foi só um exemplo.
 
Soze

Dragão
36 referências (100% positivas)
Posts: 2638
Registro: 26/11/09
Itu - SP

Postado em: 12/05/12 23:33
Quote:
Originalmente postado por Carnage_MMC
Como já falaram ai encima, quem escolhe como vai ser distribuido o dano é o atacante e não o bloqueador porém para acertar uma segunda criatura vc tem de causar dano letal na primeira e assim por diante. Ai vão vir e perguntar qual a diferença do antigo para o novo, vamos imaginar que você esta com um piroclasma, whipflare ou semelhantes na mão e uma criatura 4/4 em jogo e o oponente esta com 2 2/4, no ataque do jeito antigo caso ele bloqueasse com as 2 vc poderia desginar 2 de dano em cada uma e na segunda main phase usar o piroclasma e limpar a mesa, porém no atual meio vc teria de designar os 4 de dano em 1 e a outra sairia ilesa. Claro que tem outras mudanças mas este foi só um exemplo.


Esse seu exemplo explica bem e tira todas as minhas dúvidas, resumo da ópera... fui prejudicado...

 
Usuário VIP Jormund

Besta
8 referências (100% positivas)
Posts: 7283
Registro: 21/10/08
São José - SC

Postado em: 14/05/12 08:37
confirmando @Carnage_MMC

Da oi pro jacaré ai tambem. :P

Moderador da Seção de Duvidas de Magic.
 
Luancassano

Esquilo
0 referências
Posts: 50
Registro: 29/08/12
Teresópolis - RJ

Postado em: 29/08/12 02:49
Se eu ataco com uma criatura com atropelar 5/5 e o jogador defensor a bloqueia com duas criaturas, uma 2/2 e uma 3/3, eu posso atribuir 2 de dano a criatura 2/2 e 3 de dano direto no jogador defensor, sem precisar atribui-lo na segunda criatura bloqueadora? Nesse caso, a criatura 2/2 e a minha 5/5 morreriam, enquanto a 3/3 continuaria viva?

Exemplo: Meu Bôifalo Titânico (7/4 Atropelar) ataca. O Jogador declara o Trol de Skyshroud (3/3) e o Druida da Mata (1/2) como bloqueadores do Bôifalo Titânico. Eu posso definir a ordem de dano como primeiro no Druida da Mata e segundo direto no jogador defensor, levando em conta a habilidade de atropelar? Ou eu teria de dar o dano no Druida da Mata, depois no Trol de Skyshroud e só então no jogador? No primeiro caso eu daria 5 de dano no jogador. No segundo caso eu daria apenas 2. Como funciona? Em todo o caso, o meu Bôifalo morreria?
 
lgmercadante

Esquilo
0 referências
Posts: 4175
Registro: 22/01/12
São Paulo - SP

Postado em: 29/08/12 08:45
Quote:
Originalmente postado por Luancassano
Se eu ataco com uma criatura com atropelar 5/5 e o jogador defensor a bloqueia com duas criaturas, uma 2/2 e uma 3/3, eu posso atribuir 2 de dano a criatura 2/2 e 3 de dano direto no jogador defensor, sem precisar atribui-lo na segunda criatura bloqueadora? Nesse caso, a criatura 2/2 e a minha 5/5 morreriam, enquanto a 3/3 continuaria viva?

Exemplo: Meu Bôifalo Titânico (7/4 Atropelar) ataca. O Jogador declara o Trol de Skyshroud (3/3) e o Druida da Mata (1/2) como bloqueadores do Bôifalo Titânico. Eu posso definir a ordem de dano como primeiro no Druida da Mata e segundo direto no jogador defensor, levando em conta a habilidade de atropelar? Ou eu teria de dar o dano no Druida da Mata, depois no Trol de Skyshroud e só então no jogador? No primeiro caso eu daria 5 de dano no jogador. No segundo caso eu daria apenas 2. Como funciona? Em todo o caso, o meu Bôifalo morreria?


A segunda opção. Você, obrigatoriamente, deverá causar dano letal em todas as criaturas que estão bloqueando a sua criatura atacante com atropelar e o dano que "sobrar" você causará no player.

No caso, você deverá causar, no mínimo, 2 no Druida e 3 no Troll para assim poder causar 2 pontos de dano no player.

Obviamente, o Druida, o Troll e o Bôifalo irão morrer.

510.1c A blocked creature assigns its combat damage to the creatures blocking it. If no creatures are currently blocking it (if, for example, they were destroyed or removed from combat), it assigns no combat damage. If exactly one creature is blocking it, it assigns all its combat damage to that creature. If two or more creatures are blocking it, it assigns its combat damage to those creatures according to the damage assignment order announced for it. This may allow the blocked creature to divide its combat damage. However, it can’t assign combat damage to a creature that’s blocking it unless, when combat damage assignments are complete, each creature that precedes that blocking creature in its order is assigned lethal damage. When checking for assigned lethal damage, take into account damage already marked on the creature and damage from other creatures that’s being assigned during the same combat damage step, but not any abilities or effects that might change the amount of damage that’s actually dealt. An amount of damage that’s greater than a creature’s lethal damage may be assigned to it.

702.18b The controller of an attacking creature with trample first assigns damage to the creature(s) blocking it. Once all those blocking creatures are assigned lethal damage, any remaining damage is assigned as its controller chooses among those blocking creatures and the player or planeswalker the creature is attacking. When checking for assigned lethal damage, take into account damage already marked on the creature and damage from other creatures that’s being assigned during the same combat damage step, but not any abilities or effects that might change the amount of damage that’s actually dealt. The attacking creature’s controller need not assign lethal damage to all those blocking creatures but in that case can’t assign any damage to the player or planeswalker it’s attacking.
 
Luancassano

Esquilo
0 referências
Posts: 50
Registro: 29/08/12
Teresópolis - RJ

Postado em: 29/08/12 14:14
Beleza, entendi. Obrigado.
 






  Nós jogamos o seu jogo!


UG Card Shop



UPOnline


 


- Equipe LigaMagic
- Fale Conosco
- Anuncie na LigaMagic
- Política de Privacidade
- Aviso Legal
- Condições de uso
- Usuários online: 634
UG Card Shop

Nenhuma parcela deste Website pode ser usada sem consentimento escrito expressado.
Magic: The Gathering e Copyrighted por Wizards of the Coast Inc.
Todos direitos reservados.