Olá, tudo bem?
Midranges tem se tornado cada vez mais importantes no Magic, faz um tempo que em formatos mais lentos, como o Standard, temos sempre um representante forte desse arquétipo, então saber como esses baralhos funcionam é o tipo de conhecimento importante para se ter.
Em plena temporada de PPTQs e WMCQ Modern alguns podiam esperar que esse conhecimento ficaria mais de lado, já que falamos sobre um formato rápido. Mas não é bem assim, a dupla BGx, Jund e Abzan (ou Junk), faz a felicidade de quem gosta de jogos mais longos e com trocas, fazendo com que saber fazer um bom jogo midrange seja importante também na terra do Mago da Conjuracao-relampago.
Esse artigo nasceu de diversas discussões sobre uma match que considero fundamental para quem quer jogar de BGx, o mirror. No último CLM o baralho mais jogado era Jund, no WMCQ Modern de Curitiba a final foi entre dois Junds, e, em boa parte dos PPTQs existe uma boa quantidade desses baralhos baseados em Tarmogoyf e Liliana do Veu. Saber jogar o mirror deixou de ser apenas uma opção e se tornou um dos degraus básicos para vencer um torneio.
Separei o artigo em duas partes, o pré-side e o pós-side. Isso porque os jogos são um tanto diferentes.
Pré-Side - O Mundo com descartes.
Aqui vou abordar aspectos gerais do match, que podem ser aproveitados antes e depois do side, assim o pós-side pode focar mais em questões de in e out.
O mirror de BGx pode ser comparado à uma maratona, não é quem sai mais rápido, mas quem chega mais inteiro ao final. Traduzindo, não é quem bate mais no começo, ou gasta mais recurso, mas quem chega mais forte no mid/late game, ou na hora dos topdraws. Porque é uma realidade que você chegará em uma batalha de topdraws, cartas como Liliana do Veu garantem que isso acontecerá logo. A pergunta aqui é como não sofrer nessa hora.
Play e Draw
"Começando pelo começo", o play e o draw determinam sua postura no começo da partida. Estar no play, nessa match, significa ser quem dita as ações do jogo, você é quem faz a primeira ameaça e mais importante, quem faz a primeira Liliana do Veu, um dos MVPs do match. Isso é mais forte nos primeiros turnos, que são repletos de trocas importantes. Após o quarto/quinto turno, começa ser mais sobre o que sobrou na sua mão e quais seus draws.
Com os primeiros turnos sendo importantes o Keep e Mulligan são importantes.
Keep e Mulligan
É claro que se você está contra um oponente desconhecido essa parte é para ser ignorada, mas se você souber que está frente a frente com outro BGx, hora de pensar.
Com os primeiros turnos sendo importantes, é bom que você tenha ações no começo da partida, mãos lentas podem te colocar muito atrás. Outro ponto importante são os terrenos, dois é o mínimo possível, mesmo que sua mão esteja cheia de drops 1, já que você quer acompanhar a escalada de power level das cartas do seu oponente e isso não é possível se você só faz descarte e Raio/ Caminho para o Exilio, então mantenha mãos com dois terrenos e no ideal. três.
Normalmente por estar no play sua mão deve ter mais ameaças, e no draw mais remoçõess, mas isso não precisa necessariamente ser uma regra, um mix entre os dois costuma ser muito bom.
Os descartes
Muitas vezes, descartes são ruins em mirrors de bgx por serem jogos longos onde comprar um descarte na batalha de topdarws é sinônimo de draw nulo. Como no G1 você não pode evitar comprar descartes, é preciso pensar neles já a partir do keep e mull, onde ter agum descarte na mão inicial é sim interessante. Aqui eles tem o valor de ser uma ação de uma mana que anula uma ação de um custo maior, sendo também uma das maneiras de adequar a mão do adversário à sua, tirando uma remoção quando você tem mais ameças; tirando uma ameaça quando você tem poucas respostas; evitando o dois por um de uma Liliana do Veu; ou, simplesmente, e em geral uma boa escolha, impedindo o ganho de informação pelo adversário, tirando o descarte dele.
Principalmente no Abzan eu considero o descarte importante no G1 contra BGx, o baralho não tem uma remoção de custo um que você faça no turno, então esse descarte é sua melhor tempo play contra Confidente Sombrio, ainda mais se você é um Abzan no draw. É devastador o que um Bob feito no play pode fazer com o jogo inicial de um Abzan que está no draw, Caminho para o Exilio é uma péssima opção para se usar no passe e mesmo voltar com Denegeracao Abrupta no seu próprio turno não é a jogada que mais agrada em termos de tempo. Brutalidade Coletiva pode ser um pouco melhor, já que permite mais de um efeito, então mtara um Bob e tirar uma remoção pode ser ok, em termos de tempo.
Mas o descarte joga lindamente nesses casos. Pós side você abre mão dessa ação, em troca de um jogo melhor a partir dos próximos turnos, deixando a opção da remoção no turno dois em cima do Bob mais valorosa, já que ok, você perdeu seu turno fazendo a remoção, mas o jogo mais longo te favorece mais, então tudo bem gastar seus turnos iniciais apenas respondendo. Para o Jund, esse descarte, em algumas ocasiões,, pode ser substituído por Raio, mesmo assim, eu sempre prefiro os descartes na mão inicial, porque é um descarte à menos no meu mid/late game.
No geral podemos pensar uma mão inicial boa assim:
Abzan - descarte, Tarmogoyf/ Esfolador Macabro, Liliana do Veu, dois ou três terrenos, algo genérico.
Jund - Raio /descarte, Confidente Sombrio, Liliana do Veu, lands e algo genérico.
Play e draw trabalham no que seria o card genérico, no play posso querer desde mais ameaças, até mais descartes para evitar respostas do adversário. No draw costumo querer mais respostas.
O jogo.
O que aponto aqui serve como geral para a match, não apenas no G1.
Como já comentei, nos primeiros turnos são feitos muitas trocas, vale muito aqui saber usar o tempo de maneira inteligente, usar sua mana da melhor maneira possível. Um bom exemplo é feito pelo Jund, onde mesmo estando no draw ele pode, usar um Raio no Confidente Sombrio feito pelo adversário no turno dois, para então, na volta, conjurar o próprio Bob, fazendo o adversário precisar de uma resposta. Um problema do Abzan é não poder fazer isso, já que sua remoção de uma mana é o Caminho para o Exilio, que feito tão cedo, pode colocar seu adversário extremamente na frente.
No geral os primeiros turnos são "quem deixa algo na mesa", faço uma ameaça, você responde ou no passe ou no seu turno, ou então faz uma ameça tão grande quanto ou maior. Vence essa parte do jogo quem ficar com algo importante na mesa, por isso Liliana do Veu é tão forte, além dela poder entrar matando algo, se fica na mesa temos um motor de card advantage em ação. Cartas como Liliana do Veu, Esfolador Macabro e Confidente Sombrio são o foco, você TEM que tirar isso do jogo, ou, no caso da liliana, anular ela com algumas Almas Penadas, ou, no caso do Esfolador Macabro, segurá-lô com uma ameaça maior que ele. O ponto é, board é importante aqui e principalmente, bord que faça card advantage, vale muito a pena dar Denegeracao Abrupta em um Confidente Sombrio e deixar um Tarmogoyf.
Turno quatro em diante.
A partir daqui você colhe o que fez nos primeiros turnos, você tem menos cards na mão, mas mais mana, permitindo várias ações no turno. Se saiu na frente na board, você vai depender menos dos draws e pode coloca presão no adversário, em casos assim Esfolador Macabro é mortal, ele vai alinhar seus draws à sua postura. Caso você tenha saído atras, um Confidente Sombrio é uma das melhores cartas , você não precisa bater, como no caso do Esfolador Macabro e vai tentar afogar seu adversário em card avantage até o ponto que vai virar o jogo.
Pós-side - Lento e constante.
Aqui chegamos ao ponto onde algumas pessoas se perdem, achando que o G2 e o G3 são parecidos com o G1, o que não é verdade.
Primeira coisa básica em todo mirro de BGx quando o assunto é side, FORA DESCARTES!
Inquisicao de Kozilek e Capturar Pensamento sao ruins pós side, simplesmente por que a linha de jogo é de uma partida mais longa, onde o que mais vai acontecer é batalha de topdraw.
Mas e se eu resolver sair rushando, os descartes não são bons?
Na teoria, sim, já que você quer um jogo mais curto, onde a mão inciial importa mais. Mas, esse jogo não vai funcionar, você não tem ameaças suficientees, Esfolador Macabro e Tarmogoyf são cartas boas nessa situação, mas você só tem, na melhor das hipoteses, apenas 8 cartas de pressão, contra um batalhão de remoções. Para piorar, você tenta gastar mais recursos para ganahr vantagens imediatas. O resultado é o mesmo de um maratonista que sai correndo na largda e após 5km é ultrapassado pelo pelotão.
E se eu só diminuir os descartes? Assim, se eles vierem na mão inciial eu só aproveito a parte boa.
Digamos que você mantenha só dois descartes, quando você abrir sua mão inicial saberá que, caso ele esteja na mão você pode ter uma vantagem até o midgame, mas o jogo é longo e essa vantagem pode se perder. Se você não abrir na mão inicial esse card pode vir nas suas próximas compras e quando você comprar isso enquanto seu adversário compra planeswalker, o jogo acabou. Seu oponente precisa sair muito fraco para essa opção ser boa e analisar apenas por esse primas é analisar pelo melhor cenario possível.
Brutalidade
Brutality também é um descarte, então devíamos tirá-lô? Só se você tiver mais cartas para dar side in, o que não é tão comum. Brutalidade Coletiva ainda tem seu valor na briga de topdraw, podendo matar um Confidente Sombrio (ou matando ele no turno dois e jogando muito bem), ajudando em algumas trocas e mesmo o drenar tem seu valor, ainda mais na match vs Jund. O ponto é, a carta não é tão morta quanto um simples descarte, ela tão também não é boa, mas ainda faaz algo
Já sabemos o que tirar, em geral 6 slots, vou agora comentar algumas opções comuns que o pessoal da side in, inclusive algumas que não gosto.
Tipico card coringa dos sides do bgx, ele esta lá pelo match contra tron, mas serve contra varios midranges, controls e Titã decks. Ele entra nessa match principalmente para ocupar slot, você nao quer tanto assim lidar com mainlands, mas ja usou espaços precioso do side para tentar vencer o tron, logo faltaram slots. Mago Fulminador não é ruim, ele tem seus momentos na match, mas também não é bom.
Planeswalkers no geral
Aqui estão as principais cartas que você quer no mirror, o jogo será longo e um gerador de card advantage é um sonho. Ainda mais os que tem custo acima de 3, fugindo de Denegeracao Abrupta e só saindo na porrada ou no Pulsar do Maelstrom . Basicamente todo planes no side do bgx é bom nessa match, desde Gideon, Aliado de Zendikar que começou agora e pode acelerar o jogo, ate coisas mais voltadas só para a match, como Ob Nixilis Reaceso, Garruk, Cacador Primal e Elspeth, Campea do Sol, que podem acabar com a partida.
Carta que é mais comum conforme azul está bom no formato. Ele tem sim seu valor no match, sendo um block eterno e te ganhando tempo contra algum Tarmogoyf adversário.
Nessa match você quer card advantage, então card advatange você terá. Simples e direta. E não tenha medo de perder vida, em geral isso é mais perigoso contra Jund, mas costuma valer o risco.
Eu não gosto do Baloth Obstinado, seu corpo 4/4 é intulizado rapidamente por Tarmogoyf, Tasigur, a Presa de Ouro e Rinoceronte de Cerco, e seus 4 de vida não são tão significativos. O grande ponto aqui é o cenário ideal onde seu oponente usa a primeira habilidade da Liliana do Veu e já manda descatar, te dando um belo 4/4. Primerio que analisar uma carta a partir do melhor caso é um erro, na minha opoinião, ainda mais quando nos outros casos ele é um card de mediano para baixo. Outro ponto,em muitos ocasições essa Liliana entrará matando uma criatura e só depois descartando, ela já gerou alguma vantagem, Baloth é uma das piores respostas, só funcionando se não tem algum block para segurá-lo. Se quer segurar a Liliana do Veu, use Almas Penadas, que trava as duas habilidades da planeswalker muito bem, por sinal, @almas penadas é a maior vantagem do Abzan em cima do Jund, além da carta quebrar a Liliana alheia, ela passa por mesas travadas e quebra races.
Algo interessante sobre o Baloth Obstinado, decks de Titã ou Metapaisagem usam o 4/4 vs Liliana do Veu e nesses casos sou muto a favor. Ele tem um corpo e ganha vida, o que pode significar duplo tempo extra,e quando vc é um combo, tempo é algo muito valioso. Ou seja, acho Baloth bom aqui porque ele é bom não apenas no melhor cenário possível.
Costumo gostar dela mais qquando estou no draw e sei que não sairei muito na frente. É uma situação engraçado quando você sai na rente e depois compra uma cólera.
Minha célera favorita na match, mata o que preciso matar e pode gerar boas situações. Tenho Tarmogoyf e você tokens, Explosivos Fabricados para zero, situação contraria, Explosivos Fabricados pra dois. Em ambos os casos so limpei sua mesa. Claro que Explosivos Fabricados nem sempre sera bom em topdraw mode, ás vezes vai matar apenas uma criatutra, mas com Esfolador Macabro no meta, estou ok com esse remoção artefato no deck.
Tem uma ideia parecida com as listas que usam Condado de Gavony , aquele 1 de ataque é o que você precisa para passar por cima. Gosto mais no match Abzan x Abzan onde a briga de espíritos é determinante para vencer.
Carta que costuma estar no slots para deck agressivos. A ideia aqui é parecida com as Almas Penadas, segura a segunda habilidade da Liliana do Veu e ajuda na race. Pode piorar confome Lodo Necrofago esteja na mesa, ainda sim, tem um valor interessante na match.
Chato de lidar e com poder para virar uma race facilmente, alem de ser uma das poucas cartas que bate em cima de Tarmogoyf se medo de ser feliz.
Extremamente 8 ou 80, pode ganhar o jogo solo ou fazer absolutamente nada caso não tenha tempo e mana para jogar. Pela instabilidade eu descartei a carta, até porque ela é mais para o mirror de bgx apenas. Faz o papel de slot de planeswalkers em alguns sides de Jund.
Essas são algumas opções de side, também tem aqueles que gostam de cartas mais especificas, como Night of Souls' Betrayal, que eu não gosto tanto, por mais que responda Almas Penadas ela não vai te colocar na frente ou resolver várias situações. Se quer tanto segurar os 1/1s, Pia e Kiran Nalaar, ou até um Amuleto Golgari, podem ser melhores..
Conclusão
Dando aquela resumida:
- A mão inicial é importante, pense no keep sabendo que trocas no começo são importantes;.
- Mate o que dá card advantage;
- No Rush!
- Tire descartes pós side;
- Coloque cards que deem mais card advantage.
Jogue muito essa match, para se acostumar e principalmente jogar mais rapido, porque são jogos demorados e você tem apenas 50 min.
Vou ficando por aqui, até a próxima!
Ruda