As Top 10 Cartas do Standard Atual
26/12/2016 14:00 / 4,593 visualizações / 9 comentários

 

 

10 - Chave da Cidade 

 

Uma das cartas menos conhecidas da lista, mas que dá evasão para muitos baralhos agressivos. Para  o BR Aggro existe um antes e depois dessa carta, antes, você atacava com tudo e usava algumas criaturas para tentar usar a habilidade de Loucura, o baralho não era consistente. Com Chave da Cidade isso mudou, ela é um motor sensacional para a Loucura, sendo difícil de remover no game 1 e garantindo uma chuva de card advantage. Cada turno com ela na mesa significa um turno para usar a Loucura de uma maneira nada justa.

 

 

Outro ponto, e que fez ela jogar em outras listas de decks agressivos, ela é uma maneira de driblar a Ishkanah, Viuva-do-cemiterio. Se você abre rápido, pode acabar sendo travado pela aranha justamente quando faltam aqueles últimos pontos de dano, e seja contra a aranha, ou contra outras cartas que travem a mesa, a chave é o que você precisa para dar o finish him.

 

9 – Raio Domesticado

 

 

Por mais que tenhamos Temperamento Explosivo e Fluxo Incendiario, que além tirar um block, também podem acertar o oponente. A velocidade e falta de restrição do Raio Domesticado o deram destaque. Seja contra aquele aggro cheio de criaturas pequenas, ou contra um midrange com criaturas maiores, ele vai bem. Sua sinergia com decks que usem várias cartas baseadas em Energia tornou ele bem popular, seja ele mesmo como fonte de energia, ou se alimentando da de outros. É carta-chave em diversos decks, sejam em aggros, como o Mardu Veículos, até o RG Energy, Temur Marvel e várias listas de controles.

 

8 – Chandra, Chama da Rebeldia

 

 

 

Há tempos um planeswalker vermelho não fazia bem o seu papel em um deck aggro. Sua versatilidade de ou remover uma criatura, ou acelerar, ou começar um clock agradam e muitos aos red aggros do Standard. Chandra faz bem o papel de um gerador de card advantage pós side na match aggro x midrange, cada turno dela na mesa significa um adversário mais atrás na partida.

 

7 – Mecanotita Torrencial

 

E falando em card advantage, que tal o Snapcaster Mage versão monstro? A final do Pro Tour não foi entre dois controles a toa, tanto o japonês, Shoota Yasooka, como o brasileiro, Jabaiano, perceberam que um corpo 5/6 no passe, trazendo aquela remoção, aquele anula, ou aquele draw, é muita vantagem. 

 

 

O Titã é uma das melhores opções para decks com azul no Standard e a carta que trouxe o controle de volta ao formato. É o tipo de carta chamada de “bandeira”, você constrói algo em volta dele para tirar o máximo de proveito, no caso, colocar o máximo de mágicas instantâneas possíveis e só esperar a hora certa para o 5/6 começar o clock.

 

6 – Inspetor de Thraben

 

Esse ½ na frente de planeswalker e cartas míticas? Sim. O Inspetor assumiu uma posição importante no formato, mais do que uma simples criatura ½, ele é a cola para que alguns decks funcionem. O UW flash tem nele uma de suas aberturas importantes, o baralho vê nele o drop 1 perfeito, já que o deck precisa às vezes sair com mais presença de mesa, mas não pode abrir mão de sua consistência de midgame. Como resolver? Fácil, uma criatura que tem algum corpo para o começo da partida, inclusive ativando o Coptero do Contrabandista, e que ainda te dá aquele draw no mid/late game, sendo quase um cycle.

 

 

No Mardu Veículos o Inspetor ganha mais importância, porque, melhor do que te permitir comprar uma carta, ele te dá uma Pista, ou seja, um artefato, aumentando sua contagem desse tipo de permanente e melhorando suas aberturas explosivas com Ferramenteiro Exemplar e Aprendiz do Inventor. Ter o Inspetor te permite jogar com mais criaturas, o que é ótimo.

 

5 - Ishkanah, Viuva-do-cemiterio

 

 

Uma das criaturas mais amadas e odiadas do Standard atual, Ishkanah, Viuva-do-cemiterio pode ser desde a criatura que marca a virada do jogo do Midrange, travando a mesa, como marca para o aggro o momento que ele  precisa desesperadamente achar um burn. Um dos decks que melhor usa a aranha é o BG Delirium, que facilmente atinge o Delírio antes do turno 5 e tira o máximo proveito da 3/5. Mas outros midranges, como o RG e o Temur Mravel, também gostam da consistência que a aranha dá contra aggros e contra o UW Flash, sendo, por sinal, uma das melhores cartas contra o deck.


4 – Gideon, Aliado de Zendikar

 

 

Aggro, control ou midrange, não importa, se tiver branco, você vai querer usar o Gideon. A versatilidade dele, por um custo baixo, o torna carta importante em diversas estratégias. Quer fazer a mesa para ações ofensivas ou defensivas? Gideon. Subir seu poder e ficar com criaturas maiores? Gideon. Quer um clock rápido? Gideon. Ele é um dos grandes culpados da cor branca jogar muito bem no Standard, UW Flash. Mardu, Jeskai Control, todos decks que contam com esse cara.

 

3 – Maravilha do Sistema Eteraulico

 

 

Lembra quando falei de bandeiras, cartas que você constrói em volta e formam novos baralhos? Pois então, Maravilha do Sistema Eteraulico é uma das melhores bandeiras do Standard. Começou como um baralho full combo, você fazia muita energia e zás, Emrakul, o Fim Prometido ou Ulamog, a Fome Interminavel no turno 4. Esse deck explodiu no Pro Tour Honolulu, mas depois foi engolido pelo UW Flash. Só que a Maravilha do Sistema Eteraulico é tao sensacional que pode tanto ser protagonista, uma lista apenas de combo, como pode servir de apoio, em listas mais midrange, onde você gera energia com outras cartas e tem múltiplas ameaças, que são as listas atuais de RG, BG, Temur e Naya Marvel. Todos decks que tem planos midrange de jogo, mas que veem nesse artefato sua jogada mais injusta. A força de fazer uma bomba tão cedo e “praticamente” de graça torna essa carta um dos pilares do formato.

 

2 – Coptero do Contrabandista

 

 

Chave da Cidade foi uma carta importante para os aggros, dando uma engine de descarte e gerando evasão. Mas nada comparado com o Coptero do Contrabandista. Ele começou em decks aggros, como o RW, e depois se espalhou pelo formato, jogando em midranges, como as listas agressivas de BG, e em decks tempo, caso do UW Flash. O ponto é que, 3/3 voar é forte, Tripular um é quase nada, e o loot é absurdo, você faz a sua mão para o game, filtrando o que quer. Isso somado a estratégias de cemitério ou Loucura, e temos uma carta que joga em todos os decks agressivos do formato.

 

1 – Emrakul, o Fim Prometido

 

 

E chegamos ao monstro supremo, aquele que consegue ser temido seja pelo cara do competitivo, seja pelo aficionado por Lore. Ele definiu como é jogado o Standard, ou você joga por baixo dele (mardu veiculos, uw flash e br aggro), ou joga com ele (bg delirio, variações do marvel), ou por cima (hard controls). Não é possível um baralho que pense “ah, se ele fizer Emrakul eu não tenho plano”, isso é automaticamente conceder para o formato. 

 

Um 13/13 que foge de remoções instantâneas é muito bom, ainda mais se consigo fazer ele turno 6 ou 7, mas o Escraviza-Mentes é que é a parte brutal, controlando o turno do oponente você dá uma aula de card advantage, é remoção na cara de criatura, tutor que não encontra nada, planeswalker que coloca o sorvete na testa...Toda a estratégia adversária vai para o espaço. “Ah, mas o cara joga um turno depois”. Sim, depois de ver toda sua mesa ser dizimada e tendo que encarar aquele belo 13/13 que, com certeza, não tem boas intenções. 

 

-

 

Gostou do nosso top10? Achou que faltou algo? Queria Liliana, a Ultima Esperanca? Fala qual a sua lista!

Ah, e não esquece do like no vídeo.

 


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFFRuda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter

ARTIGOS RELACIONADOS

GP Porto Alegre e 4C Saheeli

Gatos, Veículos e Eterogêneos.


Decks da Semana #2 do CLM9: Mono Red

Standard: Mono Red Aggro, por André L. Godoi.


Decks da Semana #2 do CLM9: Gabriel H Nunes

Standard: BG Aggro, por Gabriel H. Nunes.


Decks da Semana #1 do CLM9: BG Delirium

Standard: BG Delirium, por Fabio Moreira.


Real Rogues – Vamp Madness

Morder, sugar, matar!

MTG Cards





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

HinaLyka (05/01/2017 22:33:49)

Rudá, os decks UR em geral (Colossus, Dynamo, ThermoThing) tem resposta pra Emrakul? Tô achando que não tenho plano se o oponente fizer Emrakul >.<

pedro13 (27/12/2016 09:22:11)

Cadê o grim flayer?? Esse carinha entrou lindo nos decks BGx.

tattoowalker (27/12/2016 02:00:08)

Os caras agora sismaram de fazer walker diferenciado dos da colecao.. Nao ro ducidando de mais nada..

VIP STAFF Sol_Badguy (26/12/2016 22:34:55)

As cartas de planinautas de Duel Deck são iguais às da coleção. Provavelmente vai ter outros eldrazis pra ela puxar. Mas nenhum dos míticos.

tattoowalker (26/12/2016 17:13:24)

Liliana tinha que estar na lista.. Nahiri so esta nease preco prq muita gente ta esperando ela no duel deck.. Mas to comecando a desconfiar de que ela vai vir nerfada.. Pense comigo.. Um duel deck pra ter ela e emrakul nao e o tipo de produto que ficara em conta. O que bate de frente com a politica dos caras de querer fazer preco no DD pra iniciante.. To achando que vem uma nahiri que estoura colocando uma token de emrakul.. Quer valer?

Shoyo (26/12/2016 16:40:18)

Concordo com o Bolsan na questao da Chandra, parece que a Hype dessa carta ainda está fazendo que exista esse over value nela.
Nao acho ela melhor do que Liliana por exemplo, que não está na lista.
Honestamente, Chandra era pra ser planeswalker de 40 reais, a Hype mantém ela alta.

Não faz sentido ela ser mais cara que a Nahiri por exemplo, que viabilizou um deck no Modern e entra no Jeskai em standard.

davidbaron (26/12/2016 15:38:56)

Faltou Spell Queller e Reflector Mage. :)

Poderiam fazer um vídeo sobre as cartas mais legais e que ainda não tem jogado muito no Standard.

Parabéns pelo vídeo! Espero por mais iguais a este.

Bolsan (26/12/2016 14:22:36)

Bela lista , realmente estão as cartas com impacto , tem ainda muitas outras que ficaram de fora como Colossus, Elder, Nahiri , SpellQueller ,Kalitas ,Avacyn ,Thing ,Tracker, e por ai vai .O que mostra como o T2 está bem forte .
Eu só mudaria uma coisa
Sai Chandra e entre aether hub !
Chandra é boa , mas ainda não brilhou , já o Hub joga em todos os baralhos ele arrumar curva , ajuda com Energy , penso que mereça estar na lista!

STANDARD patocards (26/12/2016 14:21:42)

Eu sou parcial para falar, mas eu achei a gravação que o Jorge fez muito top. Um dos melhores vídeos que eu vi de magic na internet brasileira (em relação a qualidade e capricho). :) hehe