Que a Revolta comece!!!
11/01/2017 10:05 / 3,797 visualizações / 5 comentários

 

Salve WebWalkers! O Consulado confiscou todas as nossas criações, e agora é hora do troco! Os Renegados me passaram todas as orientações necessárias para chegar ao topo nesse Pré Release, e agora as repasso pra vocês. ;)
 

Portanto, neste artigo trago as análises das mecânicas para o Pré-Release da nova edição REVOLTA DO ÉTER, onde novas mecânicas nos encontrarão esse fim de semana junto com as já conhecidas, sendo assim, algumas cartas de KALADESH também serão pontuadas aqui. Vamos lá! 

 

REVOLTA
 

    


REVOLTA é uma mecânica presente nas cartas Brancas, Pretas e Verdes, que checa uma condição atingida. No caso, se qualquer permanente (criatura, encantamento, artefato, terreno, planeswalker) que você controla deixou o Campo de Batalha (não importa a zona para qual ela foi movida: exílio, mão, cemitério, etc.) a carta com esta habilidade terá um efeito adicional ao ser resolvida. 


Ou seja, quando um card com REVOLTA é resolvido, ele checará se o efeito indicado acontece ou não, e como ele acontece. Por exemplo: Se uma ficha de Servus 1/1 morreu após combate, e na sua segunda principal você conjura Cavalaria Vivideira, ela entrará em campo com dois marcadores +1/+1 adicionais, devido sua habilidade de ter checado que o Servus deixou o Campo de Batalha.


O jeito mais comum e provável para que a habilidade em questão seja explorada é pós Fase de Combate, onde na sua Segunda Fase Principal você pode conjurar outras permanentes e feitiços, e podendo usar então a REVOLTA após suas criaturas morrerem devido a bloqueios e outros efeitos do combate.


Porém tanto REVOLTA DO ÉTER, quanto KALADESH, trazem cartas que te ajudam a explorar a habilidade sem depender somente da morte das suas criaturas: Sacrifícios de suas próprias permanentes, exílio temporário (famoso Piscar/Blink), devolver sua permanente para mão do dono, etc. Inclusive cartas como Guardiao Felidar e Manobra Acrobatica (esta de KALADESH) podem exilar sua própria criatura com REVOLTA (Cavalaria Vivideira, por ex.) que ao voltar ao Campo de Batalha verificará com sucesso a própria habilidade.

 


    

IMPROVISAR

 

     

IMPROVISAR é uma habilidade presente nos cards Azuis, Pretos, Vermelhos e Artefatos. Ela permite que você reduza o custo genérico de um card ao conjurá-lo. Para isso, deve-se virar uma quantidade de artefatos desvirados equivalente ao número desejado e possível.
 

Por exemplo: Ao se conjurar Engenharia Reversa foram viradas 2 fichas de Servus artefatos 1/1, portando o custo em manas a ser pago será 1UU (uma genérica e duas azuis). Esta habilidade não reduz o custo colorido do card, porém um artefato como Montador da Fundicao pode ser conjurado por 0 (zero), já que seu custo é apenas incolor.


Equipamentos, Veículos e quaisquer artefatos desvirados podem ser usados para reduzir o custo com IMPROVISAR, inclusive criaturas artefatos enjoadas (que acabaram de entrar no Campo de Batalha). 
 

No caso particular de Equipamentos, estes ainda podem ser equipados mesmo virados, o que garante uma boa vantagem em seu uso. Por exemplo, se virarmos o card Oculos do Inventor, da coleção KALADESH, para ajudar no custo de Rufia da Serralheria Clandestina, podemos colocá-la no terceiro turno e de quebra devido ao seu tipo Artesão, equipar o próprio Óculos nela de graça. Ou seja, uma criatura 4/5 Ameaçar no terceiro turno!!!!! BOMBA!

 

ENERGIA, VEÍCULOS e FABRICAR

 

ENERGIA e VEÍCULOS retornam em REVOLTA DO ÉTER, já FABRICAR estará presente devido aos dois boosters de KALADESH os quais farão parte do kit. Para dominar estas mecânicas, acesse meu artigo do Pré anterior, disponível aqui. Já para a interação delas com as novas cartas e mecânicas, aqui vamos nós!

 

Com mais cartas que fornecem ENERGIA, temos mais suporte para estes novos tipos de marcadores introduzidos desde KALADESH. Inclusive um ciclo de comuns totalmente jogáveis e potencialmente problemáticas para o oponente (principalmente as das cores Azul, Preta e Vermelha, que têm habilidades evasivas e entram bem cedo em campo).
 

 

Já os VEÍCULOS, vieram em um pacote bem inusitado. No caso, darei três exemplos que podem ser combinados com as habilidades presentes no Selado: Como Segadeira da Eteresfera (ótimo tanto como controlador quanto agressor, além de oferecer ENERGIA), Dragster dos Destemidos (agroo que te dá compra de cartas e de bônus funciona com REVOLTA) e Encouracado do Consulado (Cai cedo para um deck baseado em IMPROVISAR, e apesar do TRIPULAR caro, pode vir a ser uma bomba absurda). 

 

 

     


Acredito que o FABRICAR de KALADESH será mais relevante neste Selado na produção de Fichas de Servus (a não ser que você crie um deck baseado em marcadores +1/+1), pois as fichas podem funcionar tanto para IMPROVISAR, quanto serem peões de sacrifício para REVOLTA.

 

O que é isso WOTC?!?!

 

REVOLTA DO ÉTER nos traz também um ciclo de cartas raras nomeadas “Especialidade de ...”, onde além do efeito próprio de cada uma, elas permitem que conjuremos uma carta de 1 (Um) custo menor ou inferior DE GRAÇA!!!! E acredito fielmente que qualquer uma delas possa virar o jogo a favor de seu dono.

 

Cada cor tem a sua e com certeza serão bombas no seu Pré Release.

    

    

Conclusão

 

Poucas coleções secundárias mexem tanto com os arquétipos selados do bloco as quais estão inseridas, e REVOLTA DO ÉTER com certeza é uma dessas, já que temos além de todas as interações que eu citei, também as que eu não citei, mas você pode digitar aqui nos comentários e contribuir com as informações.


Também faço aqui a análise de uma das maiores ameaças que eu acredito ser para esse pré: Kari Zev, Incursora das Aeronaus
Se ela cair no segundo turno, que o oponente dessa carta reze muito à Urza, já que com seu ameaçar combinado com iniciativa o 1 de dano facilmente irá direto ao oponente a partir de seus ataques, ou os bloqueadores iniciais serão todos eliminados. Não bastasse isso ela ainda coloca seu macaco fofinho de estimação com 2 de ataque.  Resumindo: uma criatura de custo 2, que é 3/4 e só pode ser bloqueada por 3 criaturas ou mais (2 para o ameaçar dela, mais 1 para o macaco). Parece razoável né?

 

E por fim, porém não menos absurdo, é o combo já bem especulado de Saheeli Rai (de KALADESH) + Guardiao Felidar: Sim amigos, isso pode acontecer no pré-release, então cuidado.
    

E, como sempre, minhas últimas dicas:

 
1. Acesse e estude os cards na galeria de imagens
2. DIVIRTA-SE!!! É a melhor coisa a se fazer num pré-release! 

 

Despeço-me aqui, e boa jogatina!

 

 


Felipe Bracco (VIP STAFF Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.
Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
Redes Sociais: Facebook

ARTIGOS RELACIONADOS

Sala de Comando - Review Revolta do Éter

Pt2 - R&G


Sua escolha para o PPTQ

Listas para o fim de semana.


AER e o Standard

Analisando cartas que podem ter impacto no formato.


Combos OTK no Standard

Em um turno, tudo muda.


Road to CLM: Emrakul tem que morrer

Metagame Standard e Spoilers.

MTG Cards





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

mviniciusdm (12/01/2017 09:43:00)

Essa mecânica de revolt ainda vai dar o que falar, vai combar muito!!! Hahaha

predador800 (11/01/2017 23:31:38)

so um detalhe improvisar não reduz o custo do card, e sim os artefatos ajudam a pagar o custo tem essa pequena diferença

master-blaster (11/01/2017 10:31:07)

gostei da coleção pq a MTG etá diminuindo os reprints de porcaria e trazendo mecânicas novas...mt bom.

Bolsan (11/01/2017 10:29:02)

Ficou bem descrito as habilidades e possiveis combos que veremos .
Só achei que faltou descrever as Master Pieces que caso saiam podem ser usadas no Pre-release , dando uma vantagem absurda !

TimeEL (11/01/2017 10:18:58)

Combar no pré é sacanagem ein pessoal!!! Quem fizer isso poste ibagens!!!

Participe de um dos maiores eventos de Magic: The Gathering da América Latina