Banner LigaMagic
Laboratório de Commander – Biblioteca do Planeswalker
Guia de Remoções Globais no Branco.
02/02/2017 10:00 - 11.901 visualizações - 9 comentários
 Banner LigaMagic

 

Bom dia, boa tarde e boa noite, cremosos! Bem-vindos ao Laboratório de Commander! Hoje vamos adentrar novamente à Biblioteca do Planeswalker e aprender um pouco mais sobre Remoções Globais na cor Branca. Para os que não se lembram, mês passado trouxe o primeiro Guia da Biblioteca, com tutores verdes de criaturas, e hoje vamos explorar mais um pouco da nossa pilha livros.

 

A cor branca, por color pie, é a mais versátil na remoção de permanentes do jogo, conseguindo lidar com todos quase todos os tipos, criaturas, terrenos, artefatos e encantamentos, tendo dificuldade apenas de lidar diretamente com planinautas. Ainda assim, é a única cor que tem remoção para esses quatro tipos de permanentes e é por isso que, hoje, é sobre ela que estudaremos na Biblioteca do Planeswalker. Vamos olhar para as remoções globais da cor e ver o que elas podem fazer.

 

Para facilitar a experiência na Biblioteca do Planeswalker, as cartas do guia seguem este padrão:
 

- Nome da Carta (em ordem alfabética e em PT-BR, caso haja)


- Faixa de Preço 
 

$ - R$0,01 a R$20,00
$$ - R$20,01 a R$45,00
$$$ - de R$45,01 a R$80,00
$$$$ - acima de R$80,01
 

- Comentário
 

- Nota


0 - Péssima - o que a carta faz não compensa seu custo financeiro e/ou de mana.
1 - Ruim - em decks específicos ela pode realizar sua função, mas existem opções melhores.
2 - Regular - a carta é justa no que se propõe a fazer.
3 - Boa - pelo que se propõe a fazer, a carta se sobressai.
4 - Ótima - uma must-have! seu custo-benefício é excelente e ela tende a fazer a diferença nos jogos.
5 - Excepcional - a carta excede expectativas no que se propõe a fazer, encaixa em praticamente todos os decks que rodam sua cor e pode ser considerada até mesmo overpowered.

 

Ajuste de Contas Divino

 


Faixa de Preço: $
Perfeita em decks Voltron e em vários outros que não tenham tantas criaturas no deck. Apesar de deixar os oponentes escolherem também o que vão perder, o estrago que ela deixa para trás e o benefício que ela nos proporciona são maiores que seu drawback.
Nota: 3

 

Ampulheta Purificadora

 


Faixa de Preço: $
Uma das famosas cartas que entram com um clock na mesa, dando aos oponentes a chance de removê-la antes que seja tarde. Bastante eficaz, rodando perfeitamente em decks como Sharuum, a Hegemonica, Breya, Moldadora de Etherium e Trigemeas Sen. A nota só não é maior por ser uma carta bastante específica.
Nota: 2

 

Anjo da Explosao Solar

 


Faixa de Preço: $
O que faz essa carta ser interessante é o fato de ser uma criatura, podendo reanimada, atacar/bloquear e até servir como sacrifício posteriormente. A reutilização dela a deixa acima da média, mesmo com a restrição das criaturas destruídas.
Nota: 2

 

Arbitrio Rigoroso

 


Faixa de Preço:
$
Quem tem deck tribal sabe que essa carta é essencial. Aliado, Fractius, Soldado, Anão, Anjo, são todas tribos que se beneficiam absurdamente dessa carta no Mesão do Amor. Seu custo baixo é outro fator importante a ser ressaltado. A carta só não é melhor porque os oponentes também escolhem o que querem perder. Contudo, em um jogo político, essa carta é especialmente forte.
Nota: 2

 

Armagedom

 

Faixa de Preço: $
A melhor destruição de terrenos da cor, talvez até do jogo. Sensacional quando combinado com Avacyn, Anjo da Esperanca, fazendo os oponentes ficarem bem descontentes. Seu custo, facilmente splashável, deixa-a ainda mais sensacional.
Nota: 5

 

Cair sobre os Pecadores

 


Faixa de Preço:
$
Eu tenho a impressão de que essa carta é um pouco subestimada. Exilar tudo que está te enchendo o saco, com a possibilidade de deixar um Anjo 4/4 Voar em jogo é algo que eu gosto bastante de fazer.
Nota: 2

 

Calcificar em Massa

 


Faixa de Preço:
$
A carta é uma ótima opção para decks monowhite, talvez para alguns Selesnya, até mesmo pode ser que algum Voltron com branco se beneficie (acho difícil) mas fora isso, não vê jogo.
Nota: 1

 

Cataastrofe

 


Faixa de Preço:
$
A carta tem um custo um pouco mais alto que o normal pela sua versatilidade de destruir terrenos ou criaturas, mas seria excelente mesmo se pudessemos escolher ambos os efeitos. Quem usa essa carta, no geral, acaba escolhendo destruir os terrenos, pois a destruição de criaturas conta com cartas mais eficientes.
Nota: 3

 

Cleanse

 


Faixa de Preço
: $$
Muito específica para ter lugar no Mesão do Amor. É possível encontrar sinergia com ela utilizando Hora da Escuridao e Avacyn, Anjo da Esperanca? Sim, é. Mas se você já tem Avacyn, Anjo da Esperanca em jogo, não precisa se preocupar em colocar essa carta no deck e pode utilizar algumas bem melhores.
Nota: 0

 

Clerigo da Nova

 

 
Faixa de Preço:
$
Não imagino porque alguém utilizaria essa carta em um deck, muito sinceramente. Bastante específica no que se propõe a destruir, existem opções bem melhores.
Nota: 0

 

Colapso Planar

 


Faixa de Preço:
$
Essa carta é pura história do nosso querido Magic, uma pequena introdução aos que não conhecem: ela é a representação da destruição do plano de Serra por Urza (o melhor personagem de todos), foi esse colapso que abasteceu a powerstone da Nau Voadora Bons Ventos e deu a ela boa parte de seu poder. Olhando agora para o efeito dela, ele deixa bastante a desejar por não escolhermos o momento em que acontece, podendo nos causar bastante dor de cabeça. O que é mais interessante nela é seu baixíssimo custo.
Nota: 2

 

Colera de Deus

 


Faixa de Preço:
$
Um clássico do Magic, uma das cartas com maior número de reprints, um dos nomes que deixavam as nossas mães mais doidas quando eramos pequenos e jogavamos com os amigos. Eficiente e eficaz!
Nota: 5

 

Comando Austero

 


Faixa de Preço:
$$
Essa é uma carta muito forte principalmente por sua versatilidade. Ao invés de ter uma remoção de cada dessas no deck ocupando slots preciosos, Comando Austero te permite escolher quaisquer dois de seus efeitos no momento em que é jogada. Excelente custo-benefício e perfeita no que faz.
Nota: 5

 

Derrotar

 


Faixa de Preço: $
Essa é uma das minhas favoritas quando crio listas budget para a Ala de Testes do Laboratório de Commander. O fato dela abrir possibilidades é o que a deixa atraente, já que você pode optar como prefere jogá-la, dependendo de como o jogo está. Custo bastante justo devido suas possibilidades.
Nota: 3

 

Desforra dos Humildes

 


Faixa de Preço:
$
Tenho visto essa carta jogar muito em decks com criaturas de poder baixo, como Doran, a Torre de Cerco , Zedruu do Grande Coracao ou Alesha, a Que Sorri Para a Morte. Extremamente forte nesses decks e ainda forte em muitos outros, já que criaturas grandes são bem comuns no Mesão.
Nota: 3

 

Desprezo de Compatricio

 


Faixa de Preço:
$
Acho interessante pensar em uma destruição de encatamentos em velocidade de instantânea, que pode ser jogada sem custo. Seu único problema, no Commander, é que manter um slot para uma carta que destroi encantamentos pode ser um desperdício.
Nota: 2

 

Dia do Julgamento

 


Faixa de Preço:
$
Versão um pouquinho piorada de Colera de Deus. Mesmo com essa abaixada no power level, as remoções globais de custo 4 são muito bem vindas pela economia de mana que geram.
Nota: 3

 

Eviccao Impiedosa

 


Faixa de Preço:
$
Extremamente forte no Mesão, já que nos permite escolher o que exilar com base no que está nos causando mais problemas. Quanto mais versátil é uma carta, mais importante seu papel. Não leva 5 porque a mana preta restringe sua utilização. 
Nota: 4

 

Exalacao Sublime

 


Faixa de Preço:
$
Quanto maior o Mesão, menor o custo da mágica. Bastante promissora. Em um jogo padrão, com quatro viciados, ela sai custando quatro, por um custo menos impeditivo que a maioria das outras, já que pede apenas uma mana branca, mas permite a regeneração. Ao meu ver, acertaram na carta.
Nota: 3

 

Falso Profeta

 


Faixa de Preço
: $
A carta é pior do que aparenta, infelizmente, por um motivo simples: ela é imprevisível. A partir do momento que entra em jogo, se ele morrer em um momento que você não gostaria, pode ser o fim da linha. É preciso muita cautela ao usá-lo.
Nota: 1

 

Fell the Mighty

 


Faixa de Preço:
$
Essa carta tem um ponto positivo muito importante, que é sua facilidade de encaixar-se em decks que rodem mais de três cores, já que custa apenas uma mana branca, mas seu efeito, no geral, é útil justamente nos monowhite da vida, geralmente alguns tribais de Soldado ou decks de Fichas. No deck certo, a carta tem uma forte presença na mesa, mas no geral não é uma escolha comum nos decks do Mesão do Amor.
Nota: 1

 

Findar Hostilidades

 


Faixa de preço:
$
Pelo seu custo de 5 manas, acredito que ela poderia, pelo menos, não permitir que as criaturas destruídas fossem regeneradas. "Ah, mas ela destroi as permanentes anexadas", de fato, mas quando uma criatura é destruída, no geral, as auras que estão com ela vão para o cemitério também, então o bônus, no fim das contas, são os equipamentos destruídos. Não que a carta seja ruim, mas fica faltando um pouquinho para ser realmente boa.
Nota: 2

 

Fumigar

 


Faixa de preço:
$
Essa tem se tornado uma das minhas remoções favoritas desde que foi lançada. Apesar de permitir a regeneração das criaturas destruídas, seu efeito secundário é excelente em um Mesão com vários jogadores, e esse ganho de vida acaba sendo um bom diferencial em momentos de dificuldade.
Nota: 4

 

Golpe Marcial

 


Faixa de Preço:
$
Para se tornar uma remoção global, ela tem que custar, pelo menos, sete manas, o que é um custo alto para uma carta assim, mas seu efeito primário, de por fichas em jogo, é extremamente útil. Cartas assim no late game são uma ótima pedida.
Nota: 3

 

Guan Yu's 1,000-Li March

 


Faixa de Preço:
$$$$
A carta faz o mesmo efeito que Anjo da Explosao Solar mas as notas são bem diferentes por vários motivos. Essa é um feitiço, que saiu em apenas uma edição, difícil de ser encontrado e muito caro. Por quantidades de mana bem menores, é possível encontrar cartas melhores, sem a condicional e que não permitem a regeneração.
Nota: 0

 

Hora de Avaliacao

 


Faixa de Preço:
$
Mais uma carta bastante específica em seu efeito, já que beneficia decks como Trostani, Voz dos Selesnya, Rhys, o Redimido ou Marath, Will of the Wild. Seu custo é bastante justo, já que possui Convocar, e deixa as queridas tokens em jogo. Perfeita para esses decks, péssima para os outros.
Nota: 1

 

Ira de Kirtar

 


Faixa de Preço:
$
É... se a carta deixasse uma ficha grande, como um Anjo 5/5 ou várias pequenas, como cinco Espíritos 1/1 ela seria muito boa, mas não é o caso. 
Nota: 1

 

Irrupcao Planar

 


Faixa de Preço:
$
Duas coisas importantes de serem citadas: nunca vi deck que realmente utilizasse Despertar no Mesão; que arte mais absurda. Dito isso, é só mais uma carta de destruição global, que permite regeneração, e que custa cinco manas. Justa? Sim. Boa? Não.
Nota: 2

 

Julgamento Final

 


Faixa de Preço:
$
Faz praticamente a mesma coisa que Cair sobre os Pecadores, apenas não tem a possibilidade de deixar a ficha em jogo.
Nota: 2

 

Limpeza Solar

 


Faixa de Preço:
$
O que a diferencia das outras é, exclusivamente, a opção de jogá-la sem pagar seu custo de mana. Agora, perder duas cartas da mão para jogar uma que permite regeneração e que ainda pode ser anulada, não vejo como vantagem.
Nota: 0

 

Mageta, o Leao

 


Faixa de Preço:
$
É interessante pensar que uma criatura faça esse efeito, principalmente pelo seu reaproveitamento, mas ter que descartar duas cartas fod* com a vontade de usá-la. Eu, sinceramente, não vejo potencial para esse bicho no Mesão do Amor, mas tenho certeza que alguém vai discordar de mim.
Nota: 0

 

Magister of Worth 

 


Faixa de Preço:

Já tentei utilizar esse Anjo na minha Kaalia of the Vast mas não rodou muito bem. Seu efeito é melhor na teoria do que na prática, mas ainda assim não pode ser deixado de lado pelo fato de ser uma criatura, permitindo seu reaproveitamento fácil do cemitério. O real problema dele é que você não escolhe o que ele faz (é uma votação e podemos perder), então o feitiço pode virar contra o feiticeiro.
Nota: 1

 

Mago do Disco

 


Faixa de Preço
: $
Esse é um excelente ciclo lançado pela Wizards, para quem não conhece, esse Mago é um "reprint funcional" de Disco de Nevinyrral. Gosto dele, acho seu efeito bastante útil e, para os que jogam Mesão, sabem que cartas como essa, que entram em jogo com um clock, te deixam alerta e te fazem pensar, o que é ótimo. Entrar virado é, infelizmente, seu maior problema.
Nota: 2

 

Marcha de Almas

 


Faixa de Preço:
$
Em um formato multiplayer, essa carta é melhor do que parece. O fato de trocar as criaturas monstruosas dos oponentes por bichos 1/1, e dá-los a nós também, deixa o jogo pareado, e a ideia de perder criaturas, mas ainda assim ter um "benefício" ajuda com a politicagem durante o jogo.
Nota: 2

 

Mare Solar

 


Faixa de Preço:
$
Nossa, não. Só não. "Ah, mas em decks de fichas 1/1..." Não. "Mas eu posso usar isso com..." Não. NÃO!
Nota: 0

 

Martyr's Cry

 

Faixa de Preço: $
Específica, mas de uma forma não funcional no Mesão, já que é um deck branco utilizando-a. Se você quiser trocar as suas criaturas por cartas, pode ser uma boa maneira de utilizá-la, fora isso, não tem serventia.
Nota: 1

 

Meditacao Purificadora

 


Faixa de Preço:
$
Carta interessante, mas que empaca no fato de que nem todos utilizam vários encantamentos no Commander. Para decks que abusem de cartas como Anel do Esquecimento e Luz Banidora, talvez seja uma opção interessante, renovando-os.
Nota: 1

 

Myojin do Fogo Purificador

 


Faixa de preço:
$
Teria tudo para ser uma carta excelente, mas precisa ser jogado da mão para entrar com o marcador de divindade e fazer o efeito de destruição. Se não fosse por isso, jogaria muito em decks com Unhas e Dentes ou Padrao de Renascimento. Aliás, se não fosse esse detalhe, todos os Myojin seriam muito fortes no Mesão.
Nota: 1

 

Parasselenio

 


Faixa de Preço:
$
Se essa carta destruísse também os artefatos, seria sensacional. Uma pena ser apenas encantamentos. Seu ganho de vida é bacana, contudo.
Nota: 1

 

Purificar

 


Faixa de Preço:
$
Limpar uma mesa de seus artefatos e encantamentos, principalmente em um formato abarrotado de mana rocks é sensacional.
Nota: 4

 

Queda Purificadora

 


Faixa de Preço:
$
Como encantamentos são menos comuns no Mesão do que outras permanentes, como criaturas e artefatos, não vejo como compensador manter um slot do deck ocupado com essa carta. Existem alternativas mais versáteis caso queiramos o mesmo efeito.
Nota: 1

 

Ravages of War

 


Faixa de Preço
: $$$$
Reprint funcional de Armagedom, que aparece em uma única edição bem restrita de tiragem e depois como parte do programa de presentes para juízes. Receberia a mesma nota se não fosse seu preço exorbitante.
Nota: 4

 

Renascimento Phyrexiano

 


Faixa de Preço:
$
A carta tem potencial a ser explorado. Seu custo é justo pelo seu efeito e a ficha que fica em jogo costuma ser grande nos formatos multiplayer, fazendo com que seja uma dor de cabeça para os oponentes.
Nota: 3

 

Retaliar

 


Faixa de Preço:
$
A carta tem um grande problema: você precisa deixar quatro manas abertas, no turno dos oponentes, ser atacado e ainda tomar o dano para que ela funciona. Muitas condições fazem dela bastante ineficiente.
Nota: 0

 

Retribuicao Predestinada

 


Faixa de Preço:
$
Pelo que sei, é a única remoção branca capaz de lidar com planinautas, porém é bastante específica, custando três manas brancas, e pesada, custando um total de sete manas. O fato de ser Mágica Instantânea é um bônus considerável, mas esse custo ainda a torna muito impeditiva para a maioria dos decks e a Vidência 2 ainda não compensa o esforço para usá-la.
Nota: 2

 

Righteous Fury
 

Faixa de Preço: $$
Mais uma carta bem difícil de ser encontrada. Seu efeito é interessante pelo ganho de vida, mas como somente as viradas são destruidas, ela fica menos atraente, principalmente por seis manas.
Nota: 1

 

Serenidade

 


Faixa de Preço:
$
Outra carta que entra com um clock na mesa. O fato de não escolhermos o momento em que será ativada é um problema, já que dá tempo dos oponentes responderem, mas seu baixo custo a torna bastante atrativa.
Nota: 2

 

Tempestade de Luz

 


Faixa de Preço:
$
Um pouco mais útil que sua prima Queda Purificadora por ser Mágica Instantânea, levando nota melhor por conta disso. Ainda assim, nada realmente relevante.
Nota: 2

 

Ventos de Rath

 


Faixa de Preço:
$
Existem várias maneiras de se aproveitar dessa carta, e quem faz seu melhor uso são alguns Voltron, como Uril, Espreitador das Brumas e Bruna, Luz do Bando Alabastro. O fato dela não permitir regeneração é um ótimo diferencial.
Nota: 2

 

Vinganca de Akroma

 


Faixa de Preço:
$
A carta pode ser, ao mesmo tempo, um problema e uma solução. Quando a compramos, se estamos na frente do jogo e gostaríamos de lidar apenas com as criaturas, teremos um sério problema; por outro lado, se estamos perdendo e ela chega à nossa mão, recebemos um fôlego para continuar. Na minha experiência, a carta sempre foi muito mais benéfica do que problemática. Além de tudo ela tem Reciclar, que pode nos dar uma carta nova se ela estiver parada em nossa mão.
Nota: 5

 

E assim vamos encerrando nosso Guia de hoje, cremosos! A Biblioteca do Planeswalker continuará aberta e em breve voltaremos a visitá-la. Se esqueci de alguma carta, não esqueçam de me lembrar nos comentários. Espero que tenham curtido, pra mim é sempre um prazer estar com vocês.

 

Obrigado por ficarem comigo até aqui.


See ya!

 

Lucas dos Santos Loterio ( loterio)
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 03/02/2017 18:30:04

Brother..Vc tem deck Commander de clérigo? Se sim, me passa o link? É um tribal que adoraria montar...

(Quote)
- 03/02/2017 01:00:58
Adorei o artigo, muito bem feito. So não concordei com a nota do Falso profeta porque ele em um reanimator ou deck clerigo faz a festa, usa-se também o palace e outros encantamentos fazendo você ganhar um bom tempo no mesão.
(Quote)
- 02/02/2017 21:21:33
Assim como o post de tutores verdes, mais um post excelente!
(Quote)
- 02/02/2017 16:46:24

Eu acho que seria melhor ordenar por power level (do menor pro maior, criando expectativa do leitor -a minha foi frustrado) e DEPOIS valor. Motivo: Eu mesmo não gasto mto nas minhas compras de cartas, mas pra chegar no nível de me preocupar em ler um artigo desses, considero o Power level antes do valor, com certeza.

(Quote)
- 02/02/2017 13:38:52
[/quote]

Achei relevantes suas críticas, apesar da maneira desdenhosa como as expôs. Também me senti um pouco perdido durante a leitura e concordo com você sobre as faixas de preço. Achei também que o tema "tutores" seria estendido por todas as cores e aí sim seria mudado o tema da biblioteca do planeswalker.

Enfim..gosto bastante de ter material em português sobre esse formato incrível que é o commander. Parabéns pela biblioteca e pelo laboratório, este que me levou a construir dois decks. (Rakdos e Yahenni, ambos em construção)
Bom trabalho xD
Últimos artigos de Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLVI
Agora nós temos um tipal de Soldados Boros que é o sonho de todo jogador de Magic fanático nesse tipo.
4.877 views
Laboratório de Commander – Ep CXLVI
Agora nós temos um tipal de Soldados Boros que é o sonho de todo jogador de Magic fanático nesse tipo.
4.877 views
26/01/2024 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLV
Tivit é um Commander com mecânica de votos que vai deixar os oponentes irritados. Vamos montar?
4.595 views
Laboratório de Commander – Ep CXLV
Tivit é um Commander com mecânica de votos que vai deixar os oponentes irritados. Vamos montar?
4.595 views
02/01/2024 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLIV
Saprófitas e Fungos formam um tipal que interage com cemitério neste deck. Vem conferir.
4.266 views
Laboratório de Commander – Ep CXLIV
Saprófitas e Fungos formam um tipal que interage com cemitério neste deck. Vem conferir.
4.266 views
29/11/2023 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLIII
Se você quer um deck Bant diferente, que gere muita mana mas ganhe de forma agressiva, seu pedido foi atendido
4.117 views
Laboratório de Commander – Ep CXLIII
Se você quer um deck Bant diferente, que gere muita mana mas ganhe de forma agressiva, seu pedido foi atendido
4.117 views
26/10/2023 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLII
A junção das mecânicas de Golem e Comida nesse deck vai surpreender você.
4.064 views
Laboratório de Commander – Ep CXLII
A junção das mecânicas de Golem e Comida nesse deck vai surpreender você.
4.064 views
28/09/2023 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio