Load or Cast
Aether Revolt e o Pauper Legacy
Impactos no formato.
Por
02/02/2017 15:20 - 3.192 visualizações - 5 comentários
Load or Cast

Olá magos e feiticeiras!

 

No meu primeiro artigo de 2017 eu gostaria de trocar uma ideia com vocês a respeito de algumas cartas comuns da nova edição recém lançada: Aether Revolt!

 

Será que alguma carta da nova coleção encontrará jogo no Pauper Legacy? Será que alguma carta vai “balançar” o formato? É uma boa edição para o formato? Vou expor para vocês minha opinião e conto com os seus comentários para enriquecer a discussão.

 

Bom, amigos e amigas. Durante o período dos spoilers eu li alguns comentários, acompanhei alguns fóruns, assisti alguns vídeos no youtube sobre o assunto e cheguei a uma conclusão: essa nova edição não vai trazer impactos relevantes para o formato, diferente de outras edições passadas.

 

Obviamente que uma carta ou outra são interessantes e são perfeitamente utilizáveis, mais também eu acredito que nada do que foi lançado virá para substituir alguma carta relevante que já está em jogo. Para ser sincero o que mais havia me chamado atenção durante os spoilers foram algumas cartas que apresentavam a mecânica de energia. Eu gostaria muito de ver um deck baseado nessa habilidade jogando o Pauper Legacy, mas, com tudo que foi editado nas últimas duas edições acredito que nenhum deck competitivo possa surgir em torno dessa estratégia.

 

Feito esse comentário inicial, apresento algumas cartas que acredito que possa encontrar “um lugar ao sol” no formato, embora, conforme eu disse, nada que modifique o ambiente atual. 

 

 

A primeira carta que me chamou a atenção foi a Countless Gears Renegade. Essa carta possui um card advantage muito forte, pois você pode colocar em jogo duas criaturas pelo preço de uma, em razão da nova habilidade de Revolt. Essa vantagem de colocar uma criatura adicional pode ser bem utilizada no deck RW Tokens, para ampliar o field e fortalecer o ataque com aquele maroto Rally the Peasants. A habilidade de Revolt pode ser perfeitamente encadeada nesse deck.

 

 

Outra carta que eu gostei foi a Leave in the Dust. O fato de a carta lhe proporcionar um bounce e um draw é também um card advantage interessante. Talvez essa carta possa ser utilizada num sideboard do UB Teachings, já que esse deck é bem customizável.

 

 

Uma das cartas mais comentadas que eu vi foi a Metallic Rebuke, muitos dos comentários que eu acompanhei eram no sentido de que essa carta encontraria jogo no Affinity, em razão da nova habilidade de Improvise e, pelo fato de o Affinity ser baseado em artefato, seria bem fácil conjurar a Metallic Rebuke. Eu concordo com esse ponto de vista, mas se ela for utilizada será no sideboard. Não vejo ela jogando de main deck.

 

 

Por falar em Affinity, outra carta muito comentada e que muitos diziam ser viável sua utilização é a Fen Hauler, que acabou sendo por muitos chamada de o “novo Gurmag Angler”. Sinceramente, eu acho um pouco exagerado. Fen Hauler é realmente uma criatura forte, com corpo 5/5 parecido com o do Gurmag Angler e possui a nova habilidade de Improvise, o que facilitaria, em tese, a conjuração dessa criatura. Por que eu digo em tese? Te respondo com outra pergunta: O que é mais fácil, conjurar Gurmag Angler, com a habilidade de Delve, ou o Fen Hauler, com a habilidade de Improvise? Me parece que a habilidade Delve permite o Gurmag Angler ser melhor entre as duas criaturas. 

 

 

Acho que o Fen não vai encontrar jogo no Affinity, porque as criaturas já utilizadas hoje nesse deck são mais consistentes com a estratégia baseada em artefatos. Por outro lado, acho que duas cartas podem sim ser utilizada num deck de estratégia affinity: a Resourceful Return e o Foundry Assembler, que me parece ser uma criatura bem mais fácil de conjurar do que o Fen Hauler, por não ter em seu custo mana de cor específica, embora eu ressalto que as criaturas que hoje são utilizadas no Affinity são mais consistentes.

 

 

Outra carta que eu vi bastante comentário também foi sobre a Universal Solvent. Apesar de ser uma carta interessante, eu não vejo muito jogo para ela, por causa de seu custo elevado para ativar sua habilidade (7 manas incolor). Talvez num deck mais control ela possa ser utilizada, mas eu tenho dúvidas quanto a isso. 

 

 

Por fim, a última carta que me chamou a atenção e eu também gostei muito foi a Lifecraft Cavalry, por causa de sua habilidade de Trample e Revolt. Essa criatura de 5 manas pode entrar em jogo como uma criatura 6/6 e atropelar! Uma excelente criatura para decks baseados em ramp.

 

Bom pessoal, essas são as cartas comuns da nova edição de Aether Revolt que eu acredito que possam ser utilizadas em algum deck pauper legacy, porém, sem trazer grandes impactos ao formato. O que vocês pensam a respeito? Concordam? Discordam? Deixe seus comentários.

 

Grande abraço!

 

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 03/02/2017 19:12
Parabéns Fabião.... Sempre com artigos para aumentar o nosso cenário Pauper Legacy!!
(Quote)
- 02/02/2017 22:46

Concordo com vc com relação ao improvise.
Obrigado pelo seu comentário. É sempre bom ter o feedback de jogadores experientes.
Abs

(Quote)
- 02/02/2017 20:44
Viagem achar que esses improvises de custo mais alto vêem jogo no affinity, enquanto existem cartas com a própria habilidade de affinity que entram realmente de graça. A única que me parece viável é o counter. E comparar Fen Hauler com Gurmag Angler é de uma noobice ímpar. Mas foi um bom artigo, sempre bom ficar de olho nas possíveis novidades do formato.
(Quote)
- 02/02/2017 16:49
Você viu errado, habilidade do Universal Solvent custa "vire urza tron, sacrifique:"

Alguns outros me chamaram a atenção:

Fourth Bridge Prowler - um concorrente pra Fume Spitter que deixa um corpo 1/1 em vez do marcador, esse eu pretendo testar em um BG que estou usando agora.

Wrangle - Tirar um block da frente e ainda bater com ele parece bem útil pra monored aggro e gobbos, custar só 2 é uma grande vantagem pra esse tipo de card.

Unbridled Growth - Mais um corretor de mana pro auras, que pode virar um draw quando levar hate.

Consulate Turret - Eu vejo isso como uma kc mais rápida para o grixis control que o encantamento de milar. E fazem seus bolt/firebolt te darem alcance.
(Quote)
- 02/02/2017 15:45
Bom artigo, só precisa consertar que Leave in the Dust não é card advantage, mas sim tempo advantage. =]
Últimos artigos de
Antes e depois do Drake
Como era e como ficou o metagame Pauper.
6.829 views
Antes e depois do Drake
Como era e como ficou o metagame Pauper.
6.829 views
31/12/2016 10:00 — Por Fábio Ricardo Panzoldo
Fortalecendo o Pauper no Brasil
O Nacional Pauper Legacy.
4.076 views
Fortalecendo o Pauper no Brasil
O Nacional Pauper Legacy.
4.076 views
28/11/2016 18:00 — Por Fábio Ricardo Panzoldo
Os 3 pilares do Pauper Legacy (IRL)
Terceiro Pilar — Goblin
7.588 views
Os 3 pilares do Pauper Legacy (IRL)
Terceiro Pilar — Goblin
7.588 views
28/10/2016 08:00 — Por Fábio Ricardo Panzoldo
3.716 views
O Segundo Pilar do Pauper Legacy
O Mono Blue!
3.716 views
28/09/2016 12:00 — Por Fábio Ricardo Panzoldo
Os 3 pilares do Pauper Legacy (IRL)
Primeiro pilar — Mono Black Control
9.773 views
Os 3 pilares do Pauper Legacy (IRL)
Primeiro pilar — Mono Black Control
9.773 views
01/09/2016 08:00 — Por Fábio Ricardo Panzoldo