Road to CLM: A Final
07/02/2017 14:13 / 3,873 visualizações / 4 comentários

 

Olá, tudo bem?

 

Ao menos que você não tenha acessado muito a internet nesse fim de semana, deve saber que tivemos dois grandes eventos, desse lado do Atlântico, a final do Circuito Ligamagic e do lado de lá, o Pro Tour.

 

Começando pelo CLM, o evento teve 137 jogadores e mostrou a influência dos principais eventos das últimas semanas, então tivemos um número grande de BGs Conscritor e Jeskai Saheeli, mostrando que quem viu muito SCG Open já tinha uma escolha, mas também um número alto de Mardu Veículos, uma escolha para os que procuravam "a boa" de última hora.

 

De fato, após as 5 primeiras rodadas, as primeiras mesas, que definem o top8, estavam bem equilibradas, 5 Mardus, 4 Jeskais Saheeli e 4 BG Conscritor. O top8 seguiu essa linha, 2 Mardu, 2 BG e 3 Jeskai, a surpresa foi o RG, pilotado por Paulo "Loxodontes" Ramos.

 

Jogador

Paulo Ramos

Visitas

4113

Código Fórum

[deck=510965]

 

A grande sacada dessa lista é como ela se transforma, não estamos falando mais do RG estilo Infect, que joga quase que combando, focado em atacar o mais rápido possível. Com menos pumps e mais interações, esse deck é mais um Abzan Aggro, do Standard de Khans, do que um deck All In e isso ajudou muito contra esse ambiente diverso, você ainda tem ameças perigosas para forçar o jogo do Jeskai, mas também consegue controlar o jogo de um Mardu, que virá bem mais rápido que você.

 

O RG é uma lista para quem quer tentar jogar diferente, sair do PT e do CLM, mas se você quer ir com o melhor da semana, então o CLM te dá a lista do campeão, Filipe "Aracaju" Pacheco:

Visitas

4049

Código Fórum

[deck=513062]

 

Simples, direto, letal. Um deck que poderia não se dar bem se o ambiente fosse cheio de Balista Ambulante, mas que triturou os Jeskais que encontrou, e que estavam em bom número na final do CLM.

 

O que mais me chamou atenção quando vi os jogos do Filipe é como o side e o maindeck conseguem bater o mirro, já no primeiro game ele tem muitas remoções. como Empurrao Fatal, resposta importante para Coracao de Kiran, um MVP no mirror, e mais do que iosso, respostas que custam pouca mana e te ajudam no tempo advantage. Pós side o baralho quase vira um midrange e pode pegar de surpresa quem achar que ainda enfrenta apenas um aggro de criaturas pequenas.

 

Pro Tour

 

O que dizer de um evento que tem dois brasileiros no top8 (ou dois e meio, se pensarmos no Márcio Carvalho) e um dos caras mais sensacionais que já vi, como campeão? Parabéns Bertu, tentei manter ao máximo meu foco no CLM, mas durante os dois últimos jogos da final, eu, e diversas outras pessoas do coverage, paramos o que estávamos fazendo para ver os jogos, E QUE JOGOS. Fazia tempo que não vibrava com uma jogada como vibrei com aquele Soltar os Gremlins do G3. Bertu é a eterna prova de que esforço e dedicação valem a pena.

 

Jogador

Lucas Mardu Berthoud

Visitas

5249

Código Fórum

[deck=513563]

 

Uma das melhores versões do baralho, se quiser algo forte para o Game Day esse fim de semana, é a boa.

 

 

E agora?

 

Os resultados do fim de semana são bem significativos por diversos motivos:

 

 - Mostra como o público do CLM se prepara, a maioria dos jogadores focou em montar seus decks bem antes da final, tendo mais tempo para treinar, por isso tantos Jeskais e BGs. Poucos jogadores esperaram o Pro Tour para decidir.

 

 - O Metagame tem um novo começo, assim como o Pro Tour Kaladesh, voltamos a um ambiente pedra-papel-tesoura, Mardu vence Jeskai, que vence midranges, que vencem Mardu. O novo desafio é esse meta se manter e novos baralhos apenas irem se adequando, tornando o formato diverso.

 

 - Saheeli decks foram atropelados no Pro Tour, o que torna mais fracos argumentos para um banimento daqui algumas semanas, entretanto, se o ambiente não se desenvolver e ficar Saheeli decks x baralhos agressivos, o ban ainda pode acontecer.

 

 

Vou ficando por aqui, essa coluna se encerra, mas continuarei a falar sobre Standard semanalmente, já que ainda temos Game Day, PTQs no MOL, RPTQ e um GP Tupiniquim, todos Standard.

 

Até a próxima!!!

Ruda


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter

ARTIGOS RELACIONADOS

Você viu?

Cartas de Hora de Devastação para ficar de olho.


Decks da Semana #16 do CLM9: Vizir Counters Company

Modern: Vizir Counters Company, por Bruno Rodrigues .


Decks da Semana #15 do CLM9: New Perspectives

Standard: New Perspectives, por Isadora Ribeiro.


Decks da Semana #14 do CLM9: Bant Knightfall

Modern: Bant Knightfall, por João Lelis.


Decks da Semana #14 do CLM9: BR Aggro

Standard: BR Aggro, por Diego R. Silva.

MTG Cards





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

STANDARD patocards (09/02/2017 17:03:10)

:(

Acabamos não pegando a lista de decks do Commander (falha nossa).

Isto será melhorado para a próxima Final, podexá :)

marcioneris (09/02/2017 16:50:58)

Cade o resultado do comander?

ShiroCtba (07/02/2017 16:25:32)

Meu deus, como esse PT foi emocionante. Apesar do T2 ser um ambiente, para mim, muito miraculoso (muita zica, muito topdeck), o Bartu foi muito competente, sobrevivendo mesmo tendo - como ele mesmo admitiu - errado algumas vezes. Para mim isso é a diferença do jogador acima do nível: resiliência. E isso ele teve de sobra. Vibrei DEMAIS na final.

Vou chorar sangue se banirem alguma coisa de Kaladesh. A coleção foi divertida, e embora o standard esteja mesmo meio pedra-papel-tesoura, ainda há possibilidades de novos decks - além do RG sensacional ali de cima, temos BR, por exemplo...

chandler (07/02/2017 15:06:00)

Aee um RG rogue! Parabéns!