As Cobras, os Anões e o Gato.
14/02/2017 14:24 / 3,492 visualizações / 0 comentários

 

Olá, tudo bem?

 

Dias 3,4 e 5 tivemo o Pro Tour, marcando o apogeu do Mardu e a queda do combo de Saheeli Rai, esse é, de longe o capítulo mais importante dessa temporada de Standard, ele mostra um ambiente que consegue responder suas ameaças e cria novos desafios aqueles que tentam se manter no topo, tornando mais difícil o tier zero.

 

Pittsburgh seria um novo capítulo desse desenvolvimento, temos um aggro no topo e a dúvida é como os outros decks vão responder `esse aggro, e sem perder o olho no Copycat, que sempre está esperando uma falha para atacar novamente.

 

Magic Online

 

Se você quer acompanhar o desenvolvimento do Standard, o MOL é um dever de casa constante, entre o PT e o GP temos uma semana de jogadores do mundo todo criando um ambiente novo e é lá que teremos spoilers de como a coisa vai se desenvolver.

 

Acompanhando as Ligas Competitivas nós tínhamos o seguinte:

 

 - Mardu ainda jogaria muito, o BR aggro foi engolido e deixou apenas o Mardu como aggro explosivo.

 

 - BG ressurge, algumas versões agressivas, com vários drops 2, incluindo Gifted Aetherborn, e Fatal Push, e outras mais midrange.

 

 -  Ishkanah, Grafwidow está de volta, ele ficou sumida (oooooooi sumida) por conta do Copycat, que te punia se você ficasse full tapped no 5, mas contra Mardu, a aranha joga muito.

 

 - Builds com Aetherworks MarvelIshkanah, Grafwidow,Chandra, Torch of Defiance e Kozilek's Return voltam a jogar, lembrando o fim de 2016.

 

 - Não estava sendo fácil para os controles, mas o Jeskai aparece como grande predador de BGs.

 

 - UR Zombies é o rogue do momento.

 

Pittsburgh

 

O GP nao decepcionou quem acompanhou o MOL, o top32 foi dominado por BGs e Mardu, com a presença de um Jeskai no top8.

 

Jogador

Daniel Fournier

Visitas

4097

Código Fórum

[deck=519697]

 

A lista foca em interações 1 por 1 e não em tentar um Fumigate ou Radiant Flames, o plano é fazer trocas e depois recompor com Glimmer of Genius. Eu espero mais Jeskais agora, o baralho tem uma match ok contra BG e com mais interações ela pode melhorar vs Mardu.

 

A lista do campeão:

 

Golgari Constrictor - Standard

Jogador

Ryan Hare

Visitas

7237

Código Fórum

[deck=519702]

 

Possíveis 15 drops 2, para acompanhar o Mardu e sua curva, além de Fatal Push e um plano de jogar grande com Catacomb Sifter, Rishkar, Peema Renegade e Verdurous Gearhulk

 

Com esses dois planos você ataca o Mardu, segurando até o turno 3 e depois crescendo, e ataca outros BGs, jogando maior que eles. O side é quase que todo feito de interações maiores, seja o Ob Nixilis Reignited, que vai bem no mirror, até Distended Mindbender e Transgress the Mind, para vencer os Jeskais.

 

Jogador

Bronson Gervasi

Visitas

5328

Código Fórum

[deck=519701]

 

A lista do segundo colocado, Bronson Gervasi, é bem padrão, mas queria comentar do Fumigate no side. Pós side contra decks que jogam maiores que você, seu plano vai ser jogar um pouco maior, com planeswalkers, remoções e Skysovereign, Consul Flagship, você não vai lotar tanto a mesa. Nesse sentido, esse Fumigate até que faz sentido, por mais que ele pareça o "botão do desespero", em caso de tudo dar errado, aperte o botão.

 

Para terminar, o GP teve duas listas que eu queria ressaltar:

 

UR Zombie, por Steve Rubin - Standard
2017-02-14

Jogador

Ruda

Visitas

8786

Código Fórum

[deck=519997]

 

Comentei dos URs, Steve Rubin abriu 8-1 com essa lista. Você tem acesso a 6 burns pontuais e à Kozilek's Return, isso te dá muita vantagem em um ambiente de criaturas. E esse é o interessante da UR contra a lista de BR Zombies, você lida melhor com criaturas pequenas. 

 

Na teoria é tudo lindo, mas a inconsistência do baralho, que teria tudo para ir bem nese GP, pune um pouco. O jogador é obrigado a  mulligar agressivamente, procurando pelo descarte, o zumbi que vai voltar e de preferência algum Prized Amalgam

 

Ainda sim, é um baralho para se focar de olho, masterizado e no ambiente certo, vai parecer que você está jogando Legacy e seus oponentes estão jogando Bloco Conctructed.

 

Jogador

Robert Graves

Visitas

3975

Código Fórum

[deck=519694]

 

O 4C foi popular nos SCG Open antes do Pro Tour, apesar de que as listas não me agradam muito, várias eram literalmente four collors, e a base de mana era horrível, sempre preferi o Temur com splash, já que o baralho consegue lidar bem melhor com a mana assime  boa parte dos splash para branco não eram necessários, os gatos e mais uma carta sempre me pareceu suficiente. 

 

Robert Graves ficou em 9º no GP e segue a linha de raciocínio que eu também sigo e ele foi além, deixando suas 60 do main uma máquina de ganhar de Mardu e BG, 7 burns de maindeck, 3 Chandra, Torch of Defiance e o Cloudblazer para estabilizar. 

 

Essa lista não usa Aetherworks Marvel, carta comum no 4C, e também não usa Elder Deep-Fiend, deixando o deck mais midrange puro. No side, destaco o Release the Gremlins, tech dos Mardus pro mirror, e que ajuda muito e o Lifecrafter's Bestiary, que é sensacional em qualquer jogo lento, uma tech que veio dos BGs.

 

E agora?

 

Entramos em hiato com os GPs Standard, mas no MOL o formato não para, fora que em breve teremos os RPTQs. Para as próximas semanas o auge do BG deve ser sentido com força, ajudando baralhos como o Jeskai e quem sabe as builds de Aetherworks Marvel, que quebrando o quebra-cabeça do Ulamog, the Ceaseless Hunger que vem na mão inicial, terão uma lista forte para vencer baralhos midranges 

 

O Standard não para, começamos com um ambiente dominado pelos gatos, agora entramos em tríade, gato, anão e cobra, e podemos ganhar a presença dos Eldrazis, e sim, para um formato mega competitivo, é um ambiente razoável. 

 

Até mais, que o Mol chama!

 

Ruda


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Decks da Semana #11 do CLM10: GW Gatos

Standardr: GW Gatos, por Renato Issamu Takeya.


Meu Mundo Caiu

Report da Copa do Mundo de Magic.


Decks da Semana #10 do CLM10: Ramunap Red

Standard: Ramunap Red , por Vinicius D. Araujo.


Existe Harmonia no T2 com Éter?

A dominância da mecânica de Energia pode levar a um ban?


Decks da Semana #9 do CLM10: UB Control

Standard: UB Control, por Márcio D. Preto.

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.