Banner LigaMagic
Laboratório de Commander
Amonkhet: Especulações sob a ótica do Mesão do Amor.
30/03/2017 10:00 - 3.458 visualizações - 3 comentários
 Banner LigaMagic

 

Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander. Hoje vamos fazer algo que todos nós adoramos: especular em cima da próxima coleção, Amonkhet.

 

Primeiramente, o que nós sabemos sobre o plano?


Amonkhet é um plano inspirado na antiga cultura egípcia, criado pelo Nicol Bolas, Planeswalker, e que, ao que tudo indica, é regido por deuses, também criados pelo nosso planinauta dragão favorito. No plano existem dois sóis, sendo que um deles marca o tempo para a volta do poderoso Deus-Faraó, que é ninguém menos que Nicol Bolas, e esse momento deve ser atingido quando esse sol posicionar-se bem no meio dos chifres que são vistos do plano todo, imitando o aspecto de seu criador. Em uma das imagens lançadas até agora (esta aqui), podemos ver um pouco do plano, um dos deuses dele, e também seus habitantes, que parecem ser humanos, avianos, seres que parecem minotauros, e uma raça que lembra carneiros.

 

A partir do que já foi dito sobre o plano, e do que já se tem especulado em cima dele, comecei a pensar no que podemos esperar dessa edição para o Mesão do Amor. Nosso querido Nihil redigiu um artigo excepcional, que você pode encontrar aqui, contextualizando um pouco da cultura egípcia e pegando aspectos que podem aparecer na coleção. Eu, a partir dos spoilers que já começaram a aparecer, e do que seria interessante para o Commander, vou fazer uma lista do que podemos esperar dessa edição.

 

1. Deuses

 

 

Sim, esse item é bem óbvio. Nós já sabemos que existem cinco deuses no plano, e que há um "Desafio dos Deuses", no qual guerreiros adentram a fim de obter glória e reconhecimento tanto na vida, quanto no pós-morte. Agora, qual o intuito de Bolas ao inventar esse desafio? Nosso planinauta tem plena convicção de que os tempos atuais são outros, e os poderes que os planinautas possuem hoje não são nada, comparados aos que eles tinham no pré-mending. Naquela época era muito comum que os planinautas criassem planos, civilizações e culturas, nas quais faziam experimentos, refugiavam-se, e eram até mesmo cultuados (como parece ser o caso de Amonkhet).

 

O fato é que Nicol Bolas sabe que, depois da derrota dos Eldrazi em Zendikar e Innistrad, alguma coisa está mudando no Multiverso e, agora que Tezzeret se deparou com as Sentinelas e, provavelmente, fugiu para Amonkhet com o propósito de avisar o dragão sobre isso, nosso Elder Dragon deve ficar atento ao que está surgindo e precisa preparar-se.

 

Por sorte, o dragão parece estar, há um bom tempo, reunindo um grupo de guerreiros (planinautas?) poderosos, selecionados através do Desafio dos Deuses, que devem lutar ao seu lado, jurando lealdade e garantindo glória no além-vida. Em um primeiro momento, eu esperava que os Deuses pudessem ser planinautas nesse plano, mas como seres artificiais não podem ter centelha, ficaria bem difícil dessa teoria se concretizar; sendo assim, o mais provável é que eles venham como criaturas lendárias (tricolores, nas combinações de Alara) e figurem como generais nos Mesões por aí. Se tivermos uma mecânica parecida com a de Theros, na qual os Deuses precisam tornar-se criaturas a partir de uma condição, eu diria que essa condição seria o seu desafio, ou seja, suprida a condição para o desafio ser realizado, aquele Deus torna-se uma criatura para lutar ao nosso lado. Por exemplo: acumular marcadores; toda vez que você anular uma mágica/comprar uma carta/atacar com uma criatura/destruir uma criatura/e por aí vai, você recebe um marcador de "heroísmo", quando você tiver X ou mais marcadores, tal Deus torna-se uma criatura, além de seus outros tipos. É uma suposição, sim, mas se eu tivesse que chutar, seria algo assim.

 

Para o Mesão, é exatamente o que queremos! Criaturas lendárias que poderão se tornar nossos generais.

 

2. Planinautas

 

A Wizards tem lançado cada vez mais planinautas, e há um grande acúmulo deles no T2, não há como esperar menos de cinco ou seis nesse bloco, levando em conta que foram seis no bloco de Kaladesh, mais dois no Duel Deck Ajani vs Tezzeret, além da Nissa e Chandra dos decks de planeswalker. Para se ter noção do aumento do número deles, em Tarkir e Batalha por Zendikar nós tivemos cinco planinautas em cada bloco; em Sombras em Innistrad foram seis, e no bloco todo de Kaladesh, foram dez. Até o momento já temos Gideon, Martial Paragon e Liliana, Death Wielder, que serão as cartas dos decks de iniciantes, o que nos diz que os veremos em cartas de Amonkhet, Nicol Bolas também dará as caras, seja na primeira ou segunda edição do bloco; meu chute é que veremos uma versão de Ashiok, Tecedor de Pesadelos por aqui, já que muito tem se falado sobre Amonkhet ser seu plano natal, e imagino que devemos ter o surgimento de, pelo menos, uma carta de planinauta novo, levando em consideração a ideia de que o Bolas está reunindo um exército.

 

 

No Mesão, nem todos os planeswalker brilham como em formatos selados e, dos dois lançados até o momento, já posso adiantar que a Liliana não fará muita diferença no formato, mas vejo Gideon aparecendo em diversas listas monowhite, pela sua capacidade de desvirar criaturas e aumentar seus poderes.

 

3. Mecânicas

 

Sobre mecânicas que retornam, temos até agora Reciclar e marcadores -1/-1, que podem ser muito bem aproveitadas. No exemplo lançado, Archfiend of Ifnir, a combinação das duas causa grande impacto na mesa, que pode ser usado perfeitamente no Mesão, principalmente se combinado com cartas como Flutuador e Deslizamento Astral (espero que, pelo menos, a segunda ganhe um reprint na coleção). Decks com a mecânica de Reciclar não são novidades no Commander, me parece agora que eles ganharão mais força.

Sobre mecânicas novas, temos três spoilers até aqui:

 

- Embalm (Embalsamar): A mecânica permite que, ao pagar um custo de mana e exilá-la do cemitério, uma ficha de criatura seja colocada em jogo sob nosso controle, sendo que essa ficha é uma cópia exata da carta embalsamada, com a diferença de que ela será branca (múmias nesse caso nada mais serão do que Zumbis brancos) e não possui custo de mana. A habilidade pode ser ativada a qualquer momento em que poderíamos conjurar um feitiço, ou seja, durante as nossas fases principais, desde que a pilha esteja vazia. Muito interessante a mecânica, já que não estamos conjurando a criatura, tornando a anulação muito mais difícil (a menos que você tenha Desautorizar ou Asfixiar).

 

 

O que eu espero: além de tribal de múmias (quero MUITO!), espero uma criatura lendária com Embalm, cujo efeito possa ser amplamente explorado, facilitando tê-la em jogo mais vezes, pagando menos mana do que os dois adicionais por cada vez que a conjuramos da zona de comando. Tenho certeza que se vier uma lendária assim, será um faraó muito importante, com referências e lore incríveis.

 

- Exert (Exercer, Influenciar): Mecânica presente em criaturas feitas para atacar, o que me remete principalmente ao verde, vermelho e branco. Exert permite que, ao declarar uma criatura atacante, você possa escolher desencadear essa habilidade, fazendo com que um efeito a mais seja causado, mas deixando a criatura "cansada", e impedindo-a de desvirar durante sua próxima etapa de desvirar. A mecânica é perigosa, pode deixar-nos vulneráveis, mas em alguns casos o efeito deverá compensá-la. Além disso, a Wizards já mostrou que deve trazer meios de desvirar as criaturas que tenham sofrido o drawback do Exert, como é mostrado no efeito +1 do Gideon, Martial Paragon.

 

 

O que eu espero: criaturas com habilidades do Exert que influenciem a mesa como um todo, como por exemplo, colocando marcadores -1/-1 nas criaturas dos oponentes, impedindo que as que sofreram dano desvirem, ou adicionando habilidades (Toque Mortífero, Alcance, Iniciativa) às criaturas que estão atacando junto com a que possui Exert; meu chute é que essa habilidade torne o ataque mais eficaz e compense o efeito de deixar uma criatura virada durante um turno. 

 

- Aftermath (Consequências): Primeiramente, que template péssimo de carta. Tirando isso, eu sou muito fã de mecânicas que são utilizadas a partir do cemitério, pois te permitem aumentar a utilidade das cartas do deck, fornecendo mais recursos ao longo do jogo. Tanto Consequências, quanto Embalsamar entram para o grupo de habilidades de reaproveitamento, fazendo companhia para Recapitular e Limiar. A carta revelada até agora me parece ter utilidade em decks monowhite, sendo que no late game, devolver as criaturas para a mão é algo muito prazeroso.

 

 

O que eu espero: No momento, cartas com essa habilidade que realmente façam a diferença. Já que as metades parecem se complementar, talvez investir em combinação de cores, como a metade de cima vermelha causando dano no oponente, e a metade debaixo nos fazendo ganhar pontos de vida (útil durante o late game); ou uma carta azul que anule uma mágica na parte de cima, e devolva algo do cemitério para a mão na parte de baixo. Não sei direito que caminho a Wizards vai tomar, mas essas são coisas que eu gostaria de ver.

 

4. Habitantes do Plano

 

 

Nessa parte é mais uma divagação, a partir do que a imagem acima me desperta. Como podemos ver, é provável que as tribos que aparecerão tenham color identity semelhantes aos deuses que levam suas características. Eu chutaria Avianos no branco-azul (meio clichê, mas é o mais provável); Minotauros no preto-vermelho, assim como foi em Theros, ou em vermelho-verde; Humanos no branco-verde, lembrando um pouco da Sigarda, Graca das Garcas, ou na combinação branco-preto; carneiros no verde-branco, ou branco-vermelho (alô Cabrito Montes, Carneiro Velocino-de-Nyx); e chacais (Tattered Mummy) no preto-vermelho, ou preto-verde. Eu sei que não contemplei uma ordem razoável de combinações, mas é pura especulação. Vocês tem algum palpite?

 

Contudo, o habitante mais importante do plano, e que estou muito interessado em conhecer, é Razaketh, um dos quatro demônios com os quais Liliana, Curandeira Herege fez seu pacto de juventude e imortalidade, e que agora ela terá a chance de encontrar (e, ao que tudo indica, destruir). Esse é um dos temas mais importantes de Amonkhet, na minha opinião, por dois motivos:

 

- Liliana vai precisar da ajuda das Sentinelas para destruir o demônio, mas como convencê-los a ajudá-la sem que isso soe como uma fraqueza, e tampouco denuncie seus reais interesses?

 

- Depois de matar Razaketh, o último demônio restante é Belzenlok, cujo paradeiro eu não tenho a mínima noção, mas tenho a impressão de que podemos descobrir em breve, talvez até mesmo no próximo plano a ser visitado, caso Liliana seja obrigada a contar sua história às Sentinelas, e eles decidam ajudá-la a por fim em seu pacto com os demônios.

 

O que me interessa nisso tudo: as cartas. Eu coleciono Anjos e Demônios, e ter os quatro representantes do pacto dela em cartas é algo que me deixa muito animado. Além disso, temos ilustrações do pacto de Liliana com Griselbrand, em Peticao Obscura, e com Kothophed, Acumulador de Almas em uma das artes de Demonic Tutor; o que me leva a ter esperanças de que mais um tutor se aproxima (o Commander agradece!), e dessa vez com a arte dela realizando o pacto com Razaketh, ou ao menos confrontando-o. Vale lembrar que quem tem grande interesse na nossa planinauta preta é o misterioso Homem dos Corvos, e não sabemos sua real influência e intenções (tampouco seu paradeiro), tanto com Liliana quanto com os demônios.

 

5. Hora da Devastação

 

A próxima coleção do bloco, Hour of Devastation, parece indicar que vai dar alguma merda no plano do Nicol Bolas. Pode ser que tenha chegado a hora dele retornar a Amonkhet, mas perceba que as Sentinelas fizeram coisas que ele não esperava; pode ser que tenhamos algo no estilo "as pragas do Egito", servindo como provação ou, até mesmo, destruição do plano; e podemos ter o que temos esperado desde Nova Phyrexia (com a especulação não concretizada da morte de Koth do Martelo, que reapareceu na ilustração de Arena Phyrexiana), e de Theros, com o mistério envolvendo a morte de Elspeth: uma baixa entre os planinautas do grupo das Sentinelas, e eu chutaria que essa morte pode ser a do Ajani. É claro que são especulações, mas esse é justamente o nosso intuito.

 

Além disso, falando em planeswalkers, alguém sabe por onde anda Ob Nixilis Reaceso? Não me espantaria vê-lo por aqui, ao lado de Nicol Bolas e Tezzeret, tentando reconquistar espaço e poder, após a surra que ele levou da Chandra, Invocadora do Fogo. Ob não é do tipo que se esconde à toa, ele sempre buscou poder e, agora que reacendeu sua centelha, pode ser que tenha encontrado junto ao titio Bolas, uma maneira de aprimorar seus poderes, depois de passar tantos séculos preso em Zendikar.

 

O que eu espero: conflitos reais, sem super heroísmo, afinal Nicol Bolas tem mais idade que todas as Sentinelas e os habitantes de seu plano somados. Os Power Rangers da Wizards já derrotaram, de forma até forçada, os três titãs Eldrazi, e fizeram o fim de Tezzeret, o Maquinador, em Kaladesh parecer brincadeira de criança, devido a diferença de poder entre eles. Espero que Amonkhet traga um pouco mais de emoção, e cartas de planinautas fortes o suficientes para serem relevantes no Mesão, sem desbalancearem os formatos construídos.

 

6. Invocations

 

Pelo que deu para entender de seu design, e conversando com alguns amigos, a ideia é que essas cartas são magias preciosas, escritas em pergaminhos e guardados a sete-chaves, seja pelos Deuses do plano, ou mesmo por Nicol Bolas, a fim de que os habitantes não tenham acesso a esse tipo de conhecimento. Até agora, no momento que finalizo este artigo, foram lançadas 16 masterpieces, e grande parte delas tem os Deuses em suas ilustrações, como em Forca de Vontade, Vindicar, Pulsar do Maelstrom e Adoracao, confirmando previamente a suspeita de que esse conhecimento é restrito, e precisaria ser desvendado. Com um design que parece muito carregado, pelo menos ao vê-las pelo computador, suas versões in real life são bem mais agradáveis, com a dose certa de camadas foil, tornando-as obras de arte (Informação inútil: as ilustrações são impecáveis e me deixaram babando, estou desejando fortemente todos os anulas que apareceram até agora).

 

Será que os vencedores dos Desafios dos Deuses tem acesso a esses pergaminhos de magia? São apenas planeswalkers que podem participar dos desafios, ou cidadãos comuns também podem tentar a sorte e até mesmo tornar-se planinautas ao completá-los? Nicol Bolas teria algum tipo de poder para despertar a centelha nos vencedores/merecedores?

 

Esse ponto me deixa com várias questões na cabeça, mas achei pertinente compartilhá-las para ouvir as opiniões de vocês.

 

7. Terrenos

 

QUE ARTES MARAVILHOSAS. QUERO TODAS!

Só isso mesmo, obrigado.


Vamos chegando ao fim do Laboratório de Commander de hoje, cremosos. Assim que o spoiler completo for liberado, farei uma avaliação das melhores cartas para o Commander e de estratégias que podem ser utilizadas a partir das novas adições ao Magic.

Obrigado por ficarem comigo até aqui.
 

See ya!


 

Lucas dos Santos Loterio ( loterio)
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 31/03/2017 13:11:54
Ótimo artigo, queria deixar uma ideia será que garruk deve estar no plano, seria legal o bolas ter "capturado" ele feito uma lavagem cerebral e Tal e ter um porradeiro entre ele é os rangers ate por que ele é o ranger verde do mal kkkkk
(Quote)
- 31/03/2017 00:22:06
Obrigado pela menção e pelo ótimo texto, Loterio! Abraço!
(Quote)
- 30/03/2017 11:45:34
Vou deixar isso aqui sobre a lore:

http://imgur.com/a/rip5M
Últimos artigos de Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLVI
Agora nós temos um tipal de Soldados Boros que é o sonho de todo jogador de Magic fanático nesse tipo.
4.890 views
Laboratório de Commander – Ep CXLVI
Agora nós temos um tipal de Soldados Boros que é o sonho de todo jogador de Magic fanático nesse tipo.
4.890 views
26/01/2024 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLV
Tivit é um Commander com mecânica de votos que vai deixar os oponentes irritados. Vamos montar?
4.598 views
Laboratório de Commander – Ep CXLV
Tivit é um Commander com mecânica de votos que vai deixar os oponentes irritados. Vamos montar?
4.598 views
02/01/2024 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLIV
Saprófitas e Fungos formam um tipal que interage com cemitério neste deck. Vem conferir.
4.266 views
Laboratório de Commander – Ep CXLIV
Saprófitas e Fungos formam um tipal que interage com cemitério neste deck. Vem conferir.
4.266 views
29/11/2023 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLIII
Se você quer um deck Bant diferente, que gere muita mana mas ganhe de forma agressiva, seu pedido foi atendido
4.117 views
Laboratório de Commander – Ep CXLIII
Se você quer um deck Bant diferente, que gere muita mana mas ganhe de forma agressiva, seu pedido foi atendido
4.117 views
26/10/2023 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio
Laboratório de Commander – Ep CXLII
A junção das mecânicas de Golem e Comida nesse deck vai surpreender você.
4.065 views
Laboratório de Commander – Ep CXLII
A junção das mecânicas de Golem e Comida nesse deck vai surpreender você.
4.065 views
28/09/2023 10:05 — Por Lucas dos Santos Loterio