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Laboratório de Commander – Ep XL
Explosão TchakaZurgo, toma conta do Mesão.
06/04/2017 10:00 - 6.181 visualizações - 5 comentários
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Aloha, cremosos! É nesse clima pré-Páscoa que chegamos ao nosso Laboratório de Commander - Ala de Testes de número XL (40)! E, para comemorar, estou trazendo a sugestão do (não tão) querido usuário TalesWandscheer, que me perturba diariamente, mas de quem eu ainda consigo gostar. O deck de hoje é um Voltron, com jeito do que o Rudá chama de "Protect the Queen", ou seja, aquele deck que roda, basicamente, em volta de uma criatura, e todas as outras cartas servem para protegê-lo, ou dar mais poder a ele.

 

Nesse caso, com Zurgo Quebra-elmo, a vida de quem pilota seu deck é bem simples: destruição em massa atrás de destruição em massa, coroadas com remoções pontuais e equipamentos para deixar Zurgo gigantesco. Enfim, antes de entrar para a análise do deck, quero lembrá-los que meu objetivo nessa coluna é trazer listas de decks para o Mesão do Amor que não ultrapassem um valor total de R$200,00, levando em consideração o preço das cartas no mínimo da Liga. O deck de hoje, enquanto escrevo este artigo, está cotado em R$191,71.

 

E, assim, vamos à lista do deck

 

[BUDGET] Zurgo Helmsmasher
 
04/04/2017
R$ 351,14
R$ 1.173,09
R$ 13.903,89
 
04/04/2017
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
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Criaturas (8)
1   Madre das Runas  17,00
1   Buscador de Relíquias   0,25
1   Sram, Edificador Sênior   0,81
1   Cervo Brunido  0,10
1   Paladino da Espada de Prata    0,75
1   Iroas, Deus da Vitória    29,48
1   Gigante Talha-Pedra    9,29
1   Titã de Sol    1,99
Mágicas (25)
1   Explosão Vandálica  7,31
1   Abrir o Arsenal   2,99
1   Fúria de Batalha Temur   0,26
1   Findar   1,25
1   Desfazer Angustiado    8,88
1   Distorção Caótica   0,90
1   Fim Crepitante    0,20
1   Mortificar    0,20
1   Oblação   0,49
1   Cólera de Deus    7,99
1   Fim Absoluto    0,44
1   Tutor Diabólico    2,80
1   Voltar ao Pó    0,10
1   Cerne do Destino    7,29
1   Colusão Demoníaca    6,22
1   Combustão de Chandra    13,25
1   Desgastar // Rasgar    //  2,50
1   Findar Hostilidades    0,44
1   Fumigar    0,99
1   Irrupção Planar    0,22
1   Petição Obscura    24,70
1   Tempestade Mortífera    2,25
1   Exalação Sublime   1,32
1   Decreto de Dor    3,59
1   Ato Blasfemo   9,75
Artefatos (24)
1   Anel Solar  4,80
1   Obra-prima da Engenhosidade  1,86
1   Botas Pé-ligeiro  4,04
1   Espada da Animista  21,90
1   Lâmina do Herói  0,08
1   Mangual do Conquistador  8,49
1   Pedra da Mente  0,75
1   Sinete Boros  1,80
1   Sinete Orzhov  1,99
1   Sinete Rakdos  2,60
1   Esfera do Comandante  0,28
1   Espada da Vingança  2,55
1   Estandarte Mardu  0,05
1   Forjador de Sol  2,41
1   Jorra-Fogo  0,20
1   Lingote de Aço Negro  0,38
1   Manto de Seda Ruflante  7,99
1   Martelo de Batalha dos Loxodontes  1,48
1   Pedra de Energia Gasta  2,99
1   Tenza, o Malho de Godo  1,99
1   Arquivo de Edro  0,20
1   Traje de Assalto  0,10
1   Finda-Mundo  6,95
1   Armadura de Argento  1,75
Encantamentos (7)
1   Auxílio de Sigarda  33,98
1   Anel do Esquecimento   0,10
1   Arena Phyrexiana    17,99
1   Autoridade Incontestada   1,25
1   Dádiva da Imortalidade   14,40
1   Chicote de Érebo    17,00
1   Investida dos Amoques    4,00
Terrenos (35)
1   Câmara do Arcanjo 2,75
1   Fortaleza dos Matadores 0,79
6   Montanha 0,00
1   Morada do Sol, Fortaleza da Legião 0,49
7   Pântano 0,00
1   Pântano de Bojuka 5,99
1   Passagem do Ladino 0,95
1   Pico da Caveira de Dragão 3,99
10   Planície 0,00
1   Posto Avançado Nômade 0,24
1   Templo da Maleficência 0,75
1   Templo do Falso Deus 0,48
1   Templo do Silêncio 0,71
1   Templo do Triunfo 0,25
1   Torre de Comando 0,95
99 cards total

Sideboard (1)
1   Zurgo Quebra-elmo     0,45

 

Logo de cara, nosso principal componente da lista: Zurgo Quebra-elmo é uma criatura 7/2 pelo singelo custo de 2RWB. O menino tem Ímpeto, ataca a todo combate se estiver apto, tem Indestrutível enquanto for nosso turno, e ainda ganha um marcador +1/+1 toda vez que uma criatura, que tiver sofrido dano dele neste turno, morrer. O que eu considero mais divertido nesse comandante é o fato de que ele tem tudo para ser um Aggro, mas com tanto controle que impõe, não dá para chamá-lo assim, encaixando-se muito mais no arquétipo Control.

 

Para deixar nosso general maior, com mais habilidades, e menos vulnerável às investidas de nossos oponentes contra ele, a lista conta com Equipamentos e Auras, divididos em duas funções principais: Proteção e Pancada. Vamos dar uma olhada nessas listas?
 

- Proteção: Autoridade Incontestada, Botas Pe-ligeiro, Dadiva da Imortalidade, Mangual do Conquistador, Manto de Seda Ruflante.
 

- Pancada: Armadura de Argento, Espada da Vinganca, Furia de Batalha Temur, Jorra-Fogo, Lamina do Heroi, Martelo de Batalha dos Loxodontes, Tenza, o Malho de Godo.
 

- Miscelânea: Espada da Animista, Finda-Mundo, Forjador de Sol, Masterwork of Ingenuity, Traje de Assalto.


A ideia, com essas 17 cartas, é que seja possível traçar uma estratégia consistente, que supra os objetivos de quem esteja pilotando o deck, nos mais variados momentos do jogo, e nos diversos fields no qual ele possa jogar. Por exemplo, contra decks com muitas criaturas, Dadiva da Imortalidade pode ajuudar a fazer com que nosso ataque atinja direto o oponente; já se o problema for o excesso de controle, Mangual do Conquistador impede que eles te interrompam no seu turno, e Finda-Mundo  deixará em jogo apenas ela mesma e nosso general, (provavelmente) encerrando o jogo. Além disso, para um pouco mais de diversão, Traje de Assalto deve trazer a dose necessária de política para seus adversários, já que as negociações sobre quem receberá Zurgo, e sobre quem será atacado, podem ser muito vantajosas para nós.

 

 

Como esses pumps podem se perder no meio das 99 cartas do deck, a lista tem tutores, capazes de caçar o que precisamos, tentando facilitar nosso jogo. Logo no começo do jogo, Buscador de Reliquias é um ótimo tutor, já que mais pelo mid-late game, pode ser difícil fazer com que ele cause dano de combante a um oponente, para tornar-se Renomado. Abrir o Arsenal busca, especificamente, por um Equipamento ou Aura no deck, o que já é suficiente para nós. Além deles, os clássicos tutores pretos de qualquer carta também entram no deck, representados por Colusao Demoniaca, Peticao Obscura e Tutor Diabolico. Para ajudar a jogar nossos Equipamentos e Auras, Auxilio de Sigarda é um ótimo recurso, caindo como uma luva em decks Voltron, tanto no nosso Zurgo, como em Uril, Espreitador das Brumas, Ruhan of the Fomori, ou mesmo, Kemba, Regente Kha. Falando em tutores, não posso deixar de citar uma carta que tem papel fundamental no deck, mesmo custando um pouquinho mais de dinheiro, encontrei espaço para colocá-la, tamanha sua força: Gigante Talha-Pedra, que não é apenas um tutor de Equipamentos, ele já busca o Artefato e o anexa a nossa criatura (no caso, o Zurgo Quebra-elmo); podendo ser utilizada em tempo de instantânea, sua habilidade faz toda diferença nas fases de combate, tornando-se essencial ao deck.

 

 

As outras criaturas do deck servem como suporte ao nosso general, sendo que Madre das Runas o protege contra eventuais ameaças, Paladino da Espada de Prata e Iroas, Deus da Vitoria fornecem habilidades extras, Cervo Brunido rampa, Tita de Sol devolve recursos do cemitério ao jogo, e Sram, Edificador Senior nos fornece um pouco de card-advantage, já que o deck tem dificuldade nesse quesito.

Para os nossos oponentes é uma grande lástima que Zurgo seja Indestrutível durante nosso turno, já que isso prevê a utilização de remoções globais, o máximo que pudermos. Se eu contei corretamente, são dez no total, o que pode ser ampliado, conforme a vontade do piloto do deck. Da lista, as mais interessantes são Combustao de Chandra, Decreto de Dor (nos fazendo comprar várias cartas) e Exalacao Sublime, que tem menor custo conforme mais oponentes. Além delas, não poderia deixar de lado Fumigar, uma das minhas cartas favoritas quando se trata de remoção global.

 

O que difere essa lista das outras, talvez seja a grande quantidade de remoções pontuais, que são colocadas estrategicamente no deck, caso enfrentemos problemas grandes. Minha preocupação, ao utilizá-las, é que o Zurgo pode se tornar alvo de remoções como Caminho para o Exilio e Espadas em Arados, facilmente, deixando nossa estratégia muito cara (pelo seu alto custo de mana). Isso nos deixaria vulneráveis a ataques, portanto coloquei várias remoções pontuais que podem nos livrar de problemas como Avacyn, Anjo da Esperanca, Ulamog, o Vortice Infinito ou as criaturas de um Xenagos, Deus da Festanca. Sendo assim, temos Desfazer Angustiado, Distorcao Caotica, Fim Absoluto, Oblacao, dentre outras coisas, capazes também de remover artefatos e encantamentos que estejam nos atrapalhando (Mortificar, Explosao Vandalica, Voltar ao Po).

 

 

Antes de encerrarmos, cremosos, vamos dar uma olhada na famosa lista de cartas que podem ser inseridas no deck, se resolvermos desembolsar um pouco mais de dinheiro. Começando pelas destruições em massa mais efetivas, temos Comando Austero e Catastrophe. Quando o assunto são os tutores, além dos já clássicos Demonic Tutor e Vampiric Tutor, nossa querida Mistico Litoforjador encaixa perfeitamente na estratégia do deck, assim como Nahiri, a Anunciadora, sua versão mais light Nahiri, the Lithomancer (que não tutora, mas cria um Equipamento legal) e também Tutor Esclarecido e Presente do Molda-aco. Quando o assunto são os Equipamentos, talvez você possa ir pelo lado das Swords, principalmente com Espada de Fogo e Gelo, Espada de Banquete e Fome e Espada de Guerra e Paz. Além delas, eu gosto muito de Champion's Helm, e o trio de Kaldra (Espada de Kaldra, Escudo de Kaldra, Elmo de Kaldra).

 

E, dessa forma, cremosos, encerramos o Laboratório de Commander - Ala de Testes de hoje. Ao meu querido Tales e a todos vocês, espero que tenham gostado do deck. Essa é uma das minhas combinações de cores favoritas para se criar listas, eu mesmo tenho a Kaalia of the Vast, já pensei várias vezes em montar uma Alesha, a Que Sorri Para a Morte, e até mesmo nosso Zurgão aqui já fez parte dos meus ímpetos criativos para tomar parte como um dos meus decks. Agora nós também temos Queen Marchesa, e a ótima combinação Ravos, Protetor das Almas e Bruse Tarl, Pastor Rustico. Enfim, Mardu é uma combinação fortíssima no Mesão do Amor.

 

Obrigado por ficarem comigo até aqui.
 

See ya!

Lucas dos Santos Loterio ( loterio)
Depois de um hiato de oito anos, voltou a jogar Magic em 2014, e foi conquistado pelo Commander. Esboça escritos desde a adolescência e decidiu unir suas paixões trabalhando como redator. Adora criar listas de decks que sabe que nunca vai montar, sua combinação de cores favorita é Orzhov, tem xodó por sua Kaalia e está sempre pronto para um Mesão do Amor.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
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(Quote)
- 28/03/2018 23:49:24

Pode parecer q sim, mas a ideia do deck é ganhar com dano de comandante, então a única criatura q vc realmente precisa é o Zurgo. O resto é pra segurar o deck ou pra aumentar o power level dele.

(Quote)
- 03/05/2017 12:00:45
Boa Tarde, você conhece alguem que consegui vender para min esse deck completo ??
(Quote)
- 17/04/2017 01:48:25

Tymna é bem legal mesmo, mas nunca testei ela em um deck. talvez funcione aqui

o deck é voltron, então a ideia é deixar o zurgo grande pra ele causar estrago na mesa e vencer dando os 21 de comandante nos oponentes. as criaturas aqui só servem como backup pra ele.

(Quote)
- 06/04/2017 13:25:37
Gostei muito das dicas de cartas que aceleram o deck, mas tenho uma pergunta. Não tem pouca criatura no deck não?
(Quote)
- 06/04/2017 10:22:54
Muito feroz esse baralho do Zurgo.

No mesão, um card que pode ajudar um pouco com a questão do card advantage é Tymna the Weaver, mas o deck teria que ser um pouco modificado (distribuição de dano pra todos na mesa) para que surta efeito de maneira legal.
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