Load or Cast
As Tribos - Fadas
Sonhos de uma Noite de Magic.
30/04/2017 14:00 - 10.897 visualizações - 5 comentários
Load or Cast


“Nos densos cerrados, no bosque fagueiro, nos belos gramados por tudo me esgueiro mais apressada que a lua quando na mata flutua. Contente, sirvo à rainha das fadas, senhora minha e sobre o relvado faço de seus círculos o traço. As altivas primaveras ela as adora deveras; em seu doirado vestido de traçado mui garrido, há rubis, muito perfume, de que as fadas têm ciúme. Ora sacudo as pétalas das rosas à procura das pérolas donosas porque às orelhas ponha redolentes primaveras lúcidos pingentes. Adeus, espírito travesso; é hora; já vem a fada e os elfos; vou-me embora."
-William Shakespeare, Sonho de Uma Noite de Verão

 

Não, você não está em um site sobre literatura inglesa. Ainda estamos na LigaMagic, porém, Shakespeare tem muita coisa a ver com as fadas, por isso o poema. As fadas estão presentes em várias histórias, das mais variadas formas, representações e características. Nas histórias shakespearianas temos o rei das fadas, Oberon, esposo da rainha das fadas, Titania. Temos várias cartas de Magic que fazem referência a várias obras de Shakespeare, inclusive uma fada que faz referência a Sonho de Uma Noite de Verão.

 

                

As fadas também estão presentes em vários contos, geralmente ajudando o personagem principal da história, como no caso dos contos de fadas: Cinderela e A Bela Adormecida. Até a Kéfera já viveu uma fada nos cinemas, é fada mesmo. Temos também Sininho, a leal companheira de Peter Pan. As fadas também aparecem nas lendas Arturianas. Ainda estão presentes nos folclores de países de cultura celta, anglo-saxões e mitologia grega. Em alguns casos, as fadas são mulheres de estatura normal, feiticeiras que possuem a capacidade de interferir no destino das pessoas, porém, não possuem características que estamos acostumados a ver. São consideradas fadas justamente pelo fato de interferirem no destino, inclusive é daí que vem o significado da palavra fada, originária do latim fatum, que significa destino. Na maioria das vezes, no entanto, as fadas são descritas como criaturas de estatura pequena, possuindo asas semelhantes às de borboletas, são capazes de voar, possuem uma grande beleza e na maioria das vezes são mostradas como mulheres.

 


Já no universo de Magic as fadas são geralmente pequenas, medindo cerca de 30 cm ou menos, possuem aparências variadas, são travessas e estão espalhadas por vários planos como Alara, Lorwyn, Ulgrotha, Dominaria, Ravnica. A primeira fada apareceu em Alpha, era verde e também a única criatura do tipo na expansão. De fato as primeiras fadas que apareceram em Magic eram verdes e possuíam aparências variadas. Em Homelands apareceu o primeiro lorde das fadas. 

 

            

Com o passar dos anos, a cor primária das fadas passou a ser o azul, seguido do preto, e o verde foi praticamente deixado de lado. Ainda existem fadas com branco e vermelho, combinados com outras cores. 
 

 
As fadas não possuem uma habilidade em comum, com exceção de Voar, que está presente em quase todas as fadas, mas com o lançamento de Lorwyn a tribo ganhou grandes armas, se tornando de fato uma tribo. Foram lançadas mágicas instantâneas, encantamento, terreno e criaturas que se beneficiavam do fato de você estar jogando com fadas.
                                 
Como não são muitos os planos que possuem fadas, e como um retorno à Lorwyn parece meio improvável, devido à baixa popularidade com os jogadores, ficamos no aguardo de um novo plano que possua as fadas, e que a Wizards dê um bom suporte a tribo, coisa que anda em falta ultimamente com todas as tribos. Mas, por hora, vamos nos focar na história das fadas e nos planos em que elas estão presentes. 

 

Dominaria

 

Em Dominaria existem as fadas do fogo, que são capazes de conjurar feitiços de fogo, além de estarem envoltas em uma aura de fogo. Na Floresta Branca de Corondor, os elfos de Kieryn e os elfos de Calthyn batalhavam entre si pelo direito de se comunicar com o Grande Espírito. E os elfos Kieryn evocavam essas fadas para ajudar nas batalhas. 

 


                                        

Em Dominaria temos a carta lendária de Rubinia Soulsinger.

 

               

Rubinia é uma fada com a capacidade de ver o que é certo, mesmo nas situações mais adversas, e de poder influenciar os outros e fazê-los se juntar a sua causa, mesmo o guerreiro mais poderoso prontamente se rende a ela. Ela também possui a capacidade de tomar as almas daqueles que entram em seu reino, e os prende assinando com pena e tinta. 


Existe uma história que na verdade o nome da carta deveria ser Rubinia Soulsigner para justificar isso de assinar e entregar-se à Rubinia, mas ocorreu um erro e o nome ficou Rubinia Soulsinger


Ulgrotha


O líder das fadas em Ulgrotha é Devin, conhecido com Nobre das Fadas. As fadas viviam na Grande Floresta e protegiam a floresta e a passagem criada pela Sálix do Outono de qualquer um que tentasse invadí-la.
                                

 

Lorwyn


Em 2007 foi lançada a expansão Lorwyn e com ela vieram cartas para várias tribos, incluindo as fadas, que foi a tribo de mais sucesso da época, inclusive com grande destaue no cenário competitivo, pelas mãos do brasileiro Paulo Vitor Damo da Rosa.


As fadas de Lorwyn vivem em busca fofocas, intrigas e diversões. Algumas vezes podem ser cruéis, caprichosas e vingativas. Viajam em pequenos grupos, geralmente de três ou seis, chamado de facção. É dito que poucas das fadas de Lorwyn conseguem sonhar, o que explicaria o fato de elas passarem a maior parte de seus tempos roubando os sonhos dos outros seres do plano. As fadas ainda conseguem refinar o que foi roubado e transformar em uma energia brilhante que elas carregam com elas. Em Lorwyn, as fadas vivem em Glen Elendra, um refúgio isolado alinhado à mana azul e preta, governado pela rainha Oona. O refúgio é protegido pelas fadas e por magia, a fim de enganar possíveis intrusos. O nome Glen Elendra é famoso por todo o plano, embora muitos acreditem que se trata apenas de uma brincadeira inventada pelas fadas. Graças à magia de Oona, o refúgio das fadas foi o único lugar que não foi afetado pela transformação do plano em Shadowmoor (Pântano Sombrio), logo as fadas foram as únicas criaturas que se viram livre do alcance da Grande Aurora.
 

 

Em Lorwyn/Shadowmoor temos três cartas lendárias de fadas.

 


Pouco se sabe sobre a históra de Wydwen, exceto que ela gosta de ser o centro das atenções no meio das fadas, não liga muito para as outras fadas ou seus objetivos, vive indo e vindo insultando todos em seu caminho e não ligando para ninguém.

 

                                


Facção Vendilion é uma facção formada pelo trio de irmãos Veesa, Endry e Iliona. Iliona é a mais velha dos irmãos, e a líder da Facção. Várias vezes cabe a ela a função de acalmar seus irmãos, que são imprudentes demais, até mesmo para fadas. Nos eventos de Lorwyn a Facção salva a elemental Ashling e um grupo de kithkins que estavam sendo atacados. Logo após eles se encontram com os elfos Rhys e Maralen, e após seguirem com os elfos, a Facção termina por sequestrar Maralen para a rainha Oona. Após esse evento a Facção fica mais calma e até mesmo obedece a ordens e sugestões de Maralen. Eles ajudaram Rhys a retornar para Kinsbaile e ajudaram Ashling, que estava prestes a ter sua chama extinta. Por último ajudaram Maralen a derrotar os caçadores elfos de Folha D'Ouro, que foram enviados para matá-la. 

 

 

Durante o tempo da Grande Aurora e o nascimento da Muda de Colfenor, Veesa e Iliona permaneceram com Maralen seguindo as ordens da elfa. Endry foi enviado para salvar Brigid dos elfos de Folha D'Ouro e mais tarde para guiar e acompanhar a Muda até o Monte Tanufel, para um ritual que deveria acontecer lá envolvendo a Muda, Ashling e uma grande força elemental, porém, Ashling, cansada de ser usada, acabou dando outros rumos para esses eventos. A separação de Endry de suas irmãs acabou por desenvolver nele um grande senso de singularidade, independência e individualidade. 

 

 

A Facção Vendilion desempenhou um importante papel permitindo que Rhys e Maralen encontrassem a sábia gigante Rosheen através de sua magia dos sonhos. Rosheen era famosa pelas suas profecias e Rhys a buscava para tentar encontrar uma forma de evitar a Grande Aurora que se aproximava, mas Rosheen lhe disse que esse era um evento natural e como tal não poderia ser evitado. Após a Aurora os irmãos continuaram a serviço de Maralen, porém Endry desenvolveu uma forte lealdade a Muda de Colfenor, como resultado nem sempre ele seguia as ordens da elfa. Veesa e Iliona ajudaram Jack Chierdagh de Nevoplanície a retirar Rosheen do local. Endry permaneceu com a Muda e seu exército de papa-terra que eram fadas de Lorwyn que não possuíam asas. Quando a guerra entre Maralen e Oona estourou a Facção lutou ao lado de Maralen. Mais tarde, Oona conseguiu trazer Veesa de volta para seu lado, neste momento começava o fim da Facção. A batalha de Cayr Ulios colocou as duas irmãs fadas em lados opostos, de um lado Iliona, como general dos exércitos livres, e do outro Veesa como comandante dos leais a Oona. Após a tentativa fracassada de Veesa tentar trazer Iliona para o lado de Oona, Iliona empalou sua irmã com sua espada de cristal e assim começou a batalha de Cayr Ulios. Enquanto isso, Endry acompanhou Rhys, Kiel que era irmão de Rosheen, e Ashling, até o coração de Glen Elendra onde eles pretendiam acabar com Oona de uma vez por todas. Porém, Oona com toda sua força revidou e acabou destruindo a Muda e todo o seu exército, com exceção de Endry, que acabou perdendo uma de suas asas. Quando Maralen retornou de sua luta com a cópia Oona em Cayr Ulios, ela, Rhys e Ashling destruíram Oona combinando suas forças. Endry assistiu friamente à morte de sua mãe, recusando-se a ajudá-la. Após a destruição da rainha, Endry, que não podia mais voa,r encantou um pássaro para levá-lo até Cayr Ulios somente para encontrar o terrível destino que caiu sobre suas irmãs. Ele as encontrou mortas uma pela outra. Ele então, cuidadosamente, recolheu seus corpos do meio da carnificina e os levou para a floresta, onde se deitou ao lado dos corpos de suas irmãs e, sonhando com elas, decidiu nunca mais acordar. 

 

 

Oona é a rainha e mãe das fadas de Lorwyn, todas as fadas do plano se originaram dela. Vive reclusa em Glen Elendra e enxerga o mundo através dos sonhos que suas fadas lhe trazem. Foi uma das poucas criaturas capazes de manter suas memórias mesmo após a Grande Aurora. É chamada pelas fadas de Mãe das Fadas e a Grande Mãe. Oona era a responsável por causar a Grande Aurora, evento que transformaria o dia em noite no plano, cada ciclo de dia e noite durava cerca de um século. Porém, uma Grande Aurora não planejada por Oona se aproximava e ela temeu perder sua consciência e memórias como acontecia com as outras criaturas. Oona então transforma a elfa Maralen em sua avatar e transfere parte de seus poderes e memórias para a elfa se preparando para quando a Aurora acontecesse. Oona também tramou e espiou Colfenor, que estava tentando acabar com o crescente controle da fada sobre Lorwyn, mas os planos de Oona deram errado quando Maralen recusou-se a trabalhar para ela e se tornou consciente, levando a um conflito. 

 

 

Quando Lorwyn se tornou Shadowmoor, Oona permaneceu com seus poderes e memórias. Ela então partiu em busca da elemental Ashling para tentar tomar o poder dela, mas seu plano foi frustrado por Maralen, Brigid Baeli e Sygg. É importante notar que mesmo em um plano repleto de figuras poderosas, Oona era a mais poderosa naquele momento, por possuir uma grande rede de servos que lhe serviam de olhos e ouvidos e assim podia espalhar sua influência por todo o plano. Após ver seu plano interrompido, ela se volta para Cayr Ulios, lar dos elfos Folha Seca, assumindo o controle do rei e da rainha elfos para usar as habilidades mágicas dos elfos, além de drenar a força vital deles. Lá ela cria uma réplica sua. Oona então atrai Maralen e suas forças para o lar dos elfos a fim de dar um final a elfa. Durante a batalha entre os que apoiavam Maralen e os que apoiavam a fada, um elfo chamado Gryffid se sacrificou para quebrar a ligação entre Oona e os reis de Cayr Ulios, privando a fada do poder que ela estava extraindo dos elfos e a enfraquecendo bastante. Enquanto isso Rhys, Ashling e a Muda de Colfenor conseguem entrar no refúgio de Oona para acabar com a fada direto na fonte de seus poderes. A Muda de Colfenor foi destruída por Oona, mas a rainha foi destruída pelas forças combinadas de Maralen, Ashling e Rhys. Coube a Maralen então assumir o papel de rainha das fadas e restaurar o ciclo normal de dia/noite do plano, de forma que a partir de agora o ciclo aconteceria diariamente, ao invés do que ocorria quando era controlado por Oona, onde dias e noites poderiam durar séculos. 
                                                                                                           
                                                                
Para as listas, decidi trazer duas de Commander por haver comandantes de cores diferentes e uma de Modern.

A primeira tem como comandante a Rubinia Soulsinger e eu a escolhi por se tratar de cores diferentes e por usar fadas mais antigas.

 

Rubinia Soulsinger
Por Ruda
10007 visualizações
30/04/2017
R$ 164,79
R$ 382,35
R$ 1.256,39
10007 visualizações
30/04/2017
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (30)
1  Fada Impostora 0,05
1  Sílfide das Nuvens 0,10
1  Sílfides da Scryb 0,09
1  Silfo Zéfiro 0,14
1  Coorte de Briarberry  0,14
1  Duende Vigilante  0,06
1  Fada do Mar  0,14
1  Ligeirídeo  0,39
1  Nuvem de Fadas  3,00
1  Sílfide Magioclasta  14,75
1  Semeanuvem  0,10
1  Batedora Asa-de-Seda  0,08
1  Chatonilda  0,95
1  Espiã da Gota de Orvalho   0,05
1  Fada Laço-de-Seda  0,10
1  Fadas da Semente dos Ventos  0,10
1  Fadas do Vento Cortante   0,10
1  Ladra de Sonho  0,10
1  Nobre Sílfide   0,35
1  Nobre das Fadas  22,50
1  Prole de Oona  16,90
1  Anunciadora Feérica  0,75
1  Enxame de Fadas  0,70
1  Facção Esgrimista   0,05
1  Facção do Serrote  4,98
1  Fada das Chaves  0,05
1  Sílfide Inspirada  0,10
1  Sacerdotisa de Sálix   39,00
1  Traquinas do Vale de Elendra  0,20
1  Pivotantes de Glamir  0,10
Mágicas (22)
1  Desvio Nebular 0,14
1  Amuleto Azorius  0,15
1  Amuleto Selesnya  0,19
1  Amuleto Simic  1,34
1  Ausência Inesperada   0,71
1  Bumerangue  0,05
1  Crescimento Exuberante  0,20
1  Jornada de Além-Túmulo  0,04
1  Naturalizar  0,02
1  Resgate Dramático  0,08
1  Alcance do Kodama  3,50
1  Assembléia ao Alvorecer   6,90
1  Bruxuleio Fantasmagórico  1,99
1  Cultivar  1,00
1  Medalhão de Bant   0,45
1  Medalhão de Treva   0,15
1  Trapaça Feérica   0,22
1  Dormir   0,10
1  Adquirir   3,89
1  Batida do Martelo   0,10
1  Evolução Urbana   0,05
1  Transformar em Brumas   0,10
Artefatos (5)
1  Santuário do Sínodo 0,15
1  Sinete Azorius 2,93
1  Sinete Selesnya 1,50
1  Sinete Simic 0,45
1  Obelisco de Bant 0,04
Encantamentos (5)
1  Roubar Encantamento  10,00
1  Controlar Mágica   0,25
1  Roubar Artefato   0,20
1  Desvio Gravitacional   14,85
1  Abraço de Yavimaya    0,10
Terrenos (37)
1  Câmara de Crescimento Simic0,25
1  Chancelaria Azorius0,25
1  Cidadela à Beira-Mar2,25
1  Conclave Feérico1,00
7  Floresta0,00
12  Ilha0,00
1  Panorama de Bant2,25
7  Planície0,00
1  Portão da Guilda Azorius0,03
1  Portão da Guilda Selesnya0,05
1  Portão da Guilda Simic0,05
1  Santuário Selesnya0,10
1  Terras em Desenvolvimento0,05
1  Vastidão Morfoterrena0,05
99 cards total

Sideboard (1)
1  Rubinia Soulsinger    0,50


A segunda lista traz Wydwen, a Ventania Mordaz como comandante.

 

Wydwen, a Ventania Mordaz
Por Ruda
9296 visualizações
30/04/2017
R$ 5.519,34
R$ 8.616,01
R$ 33.804,04
9296 visualizações
30/04/2017
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (21)
1  Duende Vigilante  0,06
1  Fada Nectárea  0,20
1  Ligeirídeo  0,39
1  Sílfide Magioclasta  14,75
1  Chatonilda  0,95
1  Facção Vendilion   36,00
1  Fada Macabra   2,44
1  Nobre Sílfide   0,35
1  Prole de Oona  16,90
1  Silfo Larápio  0,08
1  Anunciadora Feérica  0,75
1  Arquimaga de Glen Elendra  24,99
1  Enxame de Fadas  0,70
1  Facção Laço de Brumas  18,00
1  Facção do Serrote  4,98
1  Fada das Chaves  0,05
1  Sílfide Inspirada  0,10
1  Semeadora de Tentação   6,99
1  Soberano de Glen Elendra    4,00
1  Traquinas do Vale de Elendra  0,20
1  Oona, Rainha das Fadinas    11,50
Mágicas (26)
1  Extrair 34,90
1  Aprisionar  6,00
1  Contradição Arcana  2,33
1  Contramágica  2,50
1  Tutor Demoníaco  149,90
1  Furto de Sonhos  0,04
1  Garras do Pretor   27,00
1  Sacramento Sadista   3,60
1  Trapaça Feérica   0,22
1  Zênite do Sol Azul    6,00
1  Comando Críptico    63,00
1  Ensinamentos Místicos  0,35
1  Multidão Infame  6,00
1  Saquear Memória    3,42
1  Adquirir   3,89
1  Desencaminhar   4,20
1  Deserção   9,90
1  Evacuação   11,90
1  Força de Vontade   298,90
1  Suborno   50,00
1  Desvio de Mágica    3,50
1  Fim da Vida   5,00
1  Suplicar à Rainha   11,90
1  Exploração da Sabedoria   43,83
1  Furto Espalhafatoso    15,52
1  Requisitar   39,00
Artefatos (7)
1  Anel Solar 6,99
1  Barril de Mímica 1,00
1  Pedra do Oblívio 9,00
1  Elmo da Possessão 5,90
1  Gorro do Bufão 6,74
1  Planetário dos Vedalkeanos 95,00
1  Porta dos Destinos 25,20
Encantamentos (7)
1  Florescência Amarga  106,35
1  Arena Phyrexiana   83,90
1  Bidente de Tassa   3,50
1  Controlar Mágica   0,25
1  Correia dos Sonhos   0,40
1  Deslealdade   180,00
1  Tomar Posse   0,25
Terrenos (38)
1  Aqueduto Dimir0,48
1  Catacumba Submersa9,50
1  Caverna das Almas275,00
1  Delta Poluído137,25
1  Gerador de Terrenos13,50
15  Ilha0,00
1  Ilha Remota0,21
1  Laboratório da Rebentação6,17
1  Lamaçal Poluído0,09
8  Pântano0,00
1  Profundezas de Halimar1,15
1  Quarteirão Fantasma1,76
1  Ruínas Submersas39,90
1  Túmulo Aquático43,00
1  Torre do Relicário6,70
1  Underground Sea3.499,98
1  Vale Apartado12,35
99 cards total

Sideboard (1)
1  Wydwen, a Ventania Mordaz   0,64


E por fim, a lista Modern é do PV, um UB Fadas, provavelmente é o deck preferido dele, e desse assunto, ele entende.

 

UB Faeries
Por Ruda
9323 visualizações
30/04/2017
R$ 3.408,60
R$ 5.628,49
R$ 16.923,41
9323 visualizações
30/04/2017
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (12)
2  Mago da Conjuração-relâmpago  149,99
4  Sílfide Magioclasta  14,75
3  Facção Vendilion   36,00
3  Facção Laço de Brumas  18,00
Mágicas (19)
4  Visão Ancestral10,00
1  Cilada Mágica 2,44
4  Empurrão Fatal 6,30
2  Atacar na Jugular  1,99
2  Brutalidade Coletiva  22,90
2  Fuga de Mana  0,12
4  Comando Críptico    63,00
Encantamentos (4)
4  Florescência Amarga  106,35
Terrenos (25)
4  Caverna Mutável56,04
4  Delta Poluído137,25
1  Floresta Tropical Nebulosa167,35
4  Ilha0,00
4  Litorais de Mancha Negra109,90
1  Pântano0,00
1  Pendelhaven8,10
3  Poço de Piche Rastejante10,00
1  Túmulo Aquático43,00
2  Vale Apartado12,35
60 cards total

Sideboard (15)
3  Capturar Pensamento 84,38
1  Brutalidade Coletiva  22,90
2  Contraventania  0,75
1  Negar  0,02
2  Sufocamento  0,02
1  Liliana, a Última Esperança   137,75
3  Armadilha Voraz   1,10
2  Danação   94,00

 

E com isso termino esse artigo, espero que gostem e nos vemos no próximo.

Bruno Martins da Silva ( Wessels)
Aficionado pelo lore, pelas artes e pelas tribos (sendo kor a preferida delas), começou a jogar por um breve período durante o bloco de Onslaught e só retornou durante Return to Ravnica. Jogador casual, adora passar o tempo criando decks de todas as tribos possíveis e sempre torce a favor quando tem alguém jogando com alguma tribo.
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 01/05/2017 20:37
Bateu saudades da minha Oona 3
Aliás, a lindona estrelou o Lab ano passado: https://www.ligamagic.com.br/?view=artigos/view&aid=1011
Pena que precisou ser desmontada :3 #saudadesOona
(Quote)
- 01/05/2017 10:56
Essa lista modern deu vontade de montar para o gp!
(Quote)
- 30/04/2017 18:32

*pauper

(Quote)
- 30/04/2017 18:32
Ficou faltando só a lista do Lauper, mas ficou top o artigo.
(Quote)
- 30/04/2017 15:26
Seus textos são muito bons - sempre os coloco na sessão Storyline por serem tão informativos! =]

Se não me engano o nome de Rubinia teria sido Titania, Queen of Faeries, de "Sonho de Uma Noite de Verão" mas por questões de direitos autorais, acabou não sendo...

...e que Rob Alexander, o ilustrador da primeira carta, teria usado uma gerente (?) da WotC naquela época, Carol Monahan, como modelo para a arte.

Parabéns e que venham muitas mais tribos! o/
Últimos artigos de Bruno Martins da Silva
As Tribos - Kor
A força de Zendikar!
7.367 views
As Tribos - Kor
A força de Zendikar!
7.367 views
03/09/2017 10:00 — Por Bruno Martins da Silva
As Tribos - Anjos
A raça celestial.
18.708 views
As Tribos - Anjos
A raça celestial.
18.708 views
26/08/2017 10:00 — Por Bruno Martins da Silva
As Tribos - Ladinos
O poder de ter versus o poder de tomar.
7.053 views
As Tribos - Ladinos
O poder de ter versus o poder de tomar.
7.053 views
02/07/2017 10:00 — Por Bruno Martins da Silva
As Tribos - Aliados
Juntos somos mais fortes!
11.107 views
As Tribos - Aliados
Juntos somos mais fortes!
11.107 views
04/06/2017 20:00 — Por Bruno Martins da Silva
As Tribos - Zumbis
Cééééérebros!!!!!
12.845 views
As Tribos - Zumbis
Cééééérebros!!!!!
12.845 views
30/03/2017 14:00 — Por Bruno Martins da Silva