Aloha, cremosos! Sejam muito bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep XLIII. Hoje na Ala de Testes teremos, finalmente, a presença de um general incolor. Esse tipo de comandante já foi pedido pelo LeoLoukinho, com o Ulamog, a Fome Interminavel, também já foi sugerido um Karn, Golem de Prata pelo ChapO, mas é a sugestão do Raytek que estampa nossa coluna hoje. Ele mesmo, o príncipe da distorção, aquele capaz de causar confusão e pânico com um simples olhar em sua direção. Causador das alucinações espaço-temporais em General Tazri, deem boas vindas ao Kozilek, a Grande Distorcao.
Acredito que a história de Zendikar, e dos Eldrazi, ainda está bastante fresca na cabeça de todos, uma vez que voltamos ao bloco recentemente. Em todo caso, Kozilek é uma manifestação material de uma entidade nascida nas Eternidades Cegas, que não possui forma física, tampouco alinhamento de mana, apenas sede de destruição. Os Eldrazi "se alimentam" do mana presente nos planos, sugando-o por completo até destruir o plano em que estão e então partirem para o próximo. Os Eldrazi existem nas Eternidades Cegas e suas manifestações nos planos acontecem quando eles querem se alimentar. Kozilek é uma dessas manifestações, de um dos três Eldrazi que chegaram em Zendikar há muito tempo. Com o passar do tempo, e após seu aprisionamento por Sorin, Nahiri e Ugin, as lendas sobre os três titãs foram se distorcendo, até que eles foram comparados a deuses, e ganharam novas formas sob os nomes de Cosi (Kozilek), Ula (Ulamog) e Emeria (Emrakul) - você pode ver suas representações na carta Santuario dos Deuses Esquecidos. Após serem libertos por Nissa Revane, o destino dos três era um tanto quanto incerto, tendo-se acreditado, por muito tempo, que Kozilek havia se retirado de Zendikar. Contudo, logo após Ob Nixilis recuperar sua partícula, é mostrado que o Eldrazi estava escondido no solo do plano, consumindo a mana dele. No fim das contas, os Power Rangers da Wizards se juntaram, prenderam Ulamog e e Kozilek em linhas de força, e Chandra os queimou, acabando de vez com a manifestação física de ambos.
Historinha contada, hora de lembrá-los que nosso Laboratório de Commander tem por objetivo mostrar que o Magic pode ser, ao mesmo tempo, acessível e divertido. Com um limite de R$200,00, e levando em consideração o preço das cartas no mínimo da Liga, minha proposta é montar um deck para o Commander Mesão. Hoje nossa lista está avaliada em R$188,22. E vamos vê-la.
Começando pelo nosso general, que custa 8CC e é uma criatura 12/12 com Ameaçar. Bastante convidativo, logo de início, para descer a porrada na galera. Esse, aliás, pode ser uma de suas formas de vencer, causando os 21 pontos de comandante nos cremosinhos que jogam com você; caso Ameaçar não seja o suficiente para impedirem de bloqueá-lo, a lista também tem Manto de Seda Ruflante, Passagem do Ladino e Botas Pe-ligeiro.
Nosso general tem um ponto desejado por todos os jogadores de Mesão: ele é extremamente recursivo. Com seu grande poder e Ameaçar, ele é um monstro; sua habilidade desencadeada faz com que compremos cartas, tornando-o um ótimo card advantage; e sua habilidade ativada é uma anulação, ajudando-nos a controlar o jogo. Um general 3 em 1, praticamente um “marido de aluguel”. Como nosso deck tem criaturas grandes, você pode contar com a ajuda de outros companheiros para sair na porrada, mas as habilidades do Kozilek o tornam único, e extremamente forte. É desejado que ele esteja em campo durante a maior quantidade de tempo possível, afinal nunca saberemos quando será preciso anular alguma coisa. Dica: não abuse dessa habilidade, use-a com sabedoria.
Decks incolores, no geral, costumam ter uma curva de mana maior do que os outros, tendo criaturas, mágicas e artefatos com custos mais altos, sendo necessário a ajuda de vários mana rocks para fazer com que o deck rode tranquilamente. Não se assuste com a quantidade deles no deck, serão necessários ao longo de toda a partida, e alguns ainda tem funções extras, como compra de cartas, transformando-os em recursos no late game. Nossa lista tem 18 ramps, a maioria velhos conhecidos nossos, como Anel Solar, Arquivo de Edro e Simulacro Solene, e também conta com outros que são menos comuns de entrarem em listas, mas se fazem úteis quando não temos opções clássicas, como ramps coloridos e sinetes, sendo assim, minha sugestão na lista é que você tenha a companhia de Canalizador de Kozilek, Olho do Peregrino e Urna de Mosco-Lumes, te deixando mais à frente no quesito geração de mana.
Nossos artefatos, logicamente, fazem muito mais do que apenas gerar mana, e não é para menos, afinal temos artefatos lançados desde os primórdios do Magic, e eles tem espaço garantido no Mesão, ainda mais em decks incolores. Minha ideia, ao colocá-los no deck, é trazer funções que podem ser complicadas de serem efetuadas pelas cartas incolores, então esses artefatos devem tentar trazer alguma vantagem, ainda que por um preço caro, que é muito mais fácil de ser encontrada em outras cores. Diario de Tamiyo , por exemplo, cria uma ficha de Pista em cada uma de nossas Fase de Manutenção; para o azul comprar cartas é fácil, mas esse é um bom jeito de fazer isso quando não temos acesso a essa cor de mana. Além disso, ao sacrificar três Pistas, podemos tutorar qualquer carta do deck e colocá-la em nossa mão, algo que fariamos por poucas manas no preto, mas que aqui precisamos de mais esforço, ainda assim a carta é bastante versátil e, caindo na mesa cedo, deve ser muito útil.
Espinha Dorsal de Ish Sah e Unstable Obelisk fazem o papel de remoções de permanentes, já que o incolor tem certa dificuldade com isso, apesar da sensacional Varrer da Existencia. Os dois artefatos que citei, apesar de custarem bastante mana, são essenciais caso alguma coisa fuja do controle. Para lidar com criaturas, além deles, também temos Efigie Fragil, sendo capaz de tirar de jogo até mesmo criaturas com Indestrutível, e duas cartas que se encaixam em decks como esse, cheio de criaturas com poder alto, que são Presenca do Tita e Massacre Horrendo, essa última podendo varrer o campo tranquilamente, com quatro ou cinco bichos, até mesmo, medianos, em jogo.
Para as criaturas, temos monstros de presença, que devem dar um pouco de trabalho na mesa, principalmente levando em conta que, com a quantidade de ramps no deck, eles devem cair logo em jogo, tornando-se problemas desde o early-mid game. Aquilo que Trai , Artesao de Kozilek, Colosso de Serralheria, Enganador de Formas, Gemeo da Desolacao, Peneirador do Vacuo, Raspador de Soro e Bane of Bala Ged são todas criaturas com poder maior, ou igual, a 7, com habilidades que Aniquilam permanentes, reanimam criaturas, controlam o jogo dos oponentes, e até podem deixar suas criaturas maiores (utilizando a habilidade do Enganador). Esses colossos, junto com o nosso general, são a artilharia pesada do deck, causando estrago e destruição sem pensar duas vezes.
"Ah, mas nossa, tem dez criaturas grandes só, e se elas não vierem?"
Calma, cremosildo. Esses são os bichos realmente bitelos, mas o deck tem mais criaturas feitas para agredir, apesar de seu poder ser mais baixo, quando comparado ao desses monstros. Alma de Nova Phyrexia tem Atropelar, e ainda pode deixar nossas criaturas indestrutíveis, o que é uma habilidade e tanto! Andarilho dos Ermos pode crescer facilmente ao longo do jogo, uma vez que metade dos nossos terrenos são Ermo, ficando, facilmente, 7/7 no mid game. Dragao Averneo de Aco, além de ser um estraçalhador de lares, ainda pode dizimar o campo dos amiguinhos. Semeador do Oblivio é uma parede, com a capacidade de tirar recursos dos oponentes e nos dar terrenos. Temos mais exemplos na lista, mas esses são os mais importantes no momento. Plagiando Simone, chora não, coleguinha! Sem criaturas grandes você não vai ficar.
É importante lembrar que mesmo as criaturas pequenas da lista tem grande utilidade. Anjo de Platina, por exemplo, é um pé no saco, principalmente se equipado com algo com Botas Pe-ligeiro. Como o deck tem dificuldade com tutorar cartas, Condutor da Ruina pode ser uma boa pedida para encontrar os Eldrazi grandes. Esfera de Batalha Myr cria blocks, que ainda podem pumpá-la. Remoldador da Materia funciona como card advantage em um deck com dificuldades para comprar cartas; assim como Sandstone Oracle, que tem a mesma função. Revogador Phyrexiano pode tirar de cena generais como Roon of the Hidden Realm, Mayael, a Anima, Tasigur, a Presa de Ouro, Prossh, Skyraider of Kher ou Riku of Two Reflections. A lista segue com algumas criaturas que facilitam a conjuração de artefatos, como Myr da Cintilacao e Inspetor da Fundicao, bem como as que os recuperam, como Myr de Busca e Mergulhador da Sucata.
Uma das cartas com mais potencial no deck é Ponte Planar, capaz de trazer cartas excelentes direto do deck para o campo de batalha. Se você tiver acesso a bastante mana, pode até fazer seu efeito mais de uma vez no mesmo turno, utilizando-se de Chave Voltaica e Relogio de Agouros. Minha sugestão é que você não pense apenas em buscar os maiores e mais pesados bichos do deck. Algumas cartas podem ser essenciais, e a Ponte é o tutor perfeito para você encontrá-las. Planetario dos Vedalkeanos, Cajado de Nin, Disco de Nevinyrral, e até mesmo Engrenagem de Espelhos podem ser as cartas certas a serem buscadas, dependendo da situação do jogo. Em alguns momentos, talvez seja preciso buscar cartas extremamente pequenas, ou baratas, como Cripta de Tormod, contra uma Meren of Clan Nel Toth, ou Manto de Seda Ruflante, para proteger alguma criatura sua; não hesite em fazê-lo. É melhor pensar na jogada, e ter "saldo negativo" de mana (pagar 8 para buscar algo que custe 2) na busca pelas cartas, do que apenas encher a mesa com bichos enormes e acabar se perdendo no jogo.
Os terrenos na lista servem a diversos propósitos, então você irá encontrar recurso neles também, desde ganho de vida (Tumba do Dragao Espirito), passando por compra de cartas (Escombros de Portao Marinho, Sanatorio da Cordilheira de Geier), até tutor (Santuario de Ugin) e cópia de cartas (Poco-espelho). Como o deck incolor pode ter dificuldade com algumas habilidades, nada melhor do que contar com os terrenos para te ajudar.
E, como de costume, antes de encerrar o Laboratório de Commander de hoje, vamos dar uma olhada no que investir no deck, caso decidamos deixá-lo um pouco mais forte. Logo de início, claro, os titãs Eldrazi são os primeiros a serem lembrados: Ulamog, a Fome Interminavel, Ulamog, o Vortice Infinito, Kozilek, Carniceiro da Verdade e Emrakul, o Fim Prometido. Em seguida, a remoção clássica para esse tipo de deck, Tudo e Poeira. Templo dos Eldrazi e Olho de Ugin são dois terrenos perfeitos para listas com vários Eldrazi, então também vale a pena investir neles. Já que falamos do Elder Dragon, Ugin, o Dragao Espirito não poderia faltar nessa lista, sua carta de planinauta é monstruosamente forte. Alguns ramps melhores podem te ajudar também, você pode testar Dinamo Thran, Cofre de Mana, Cubo Duplicador e Cripta de Mana. Para melhorar o aproveitamento de nossos artefatos, Relogio Reversor e até mesmo Motor do Paradoxo (que deve fazer muito estrago no deck!). Você também pode acrescenta Memorial de Akroma , para deixar suas criaturas ainda mais absurdas, e Amuleto de Prata Fluida, facilitando a forma como elas entrarão em jogo.
E, dessa forma, encerramos o Laboratório de Commander - Ala de Testes de hoje, cremosos. Ao Raytek, o meu muito obrigado por acompanhar a coluna, e pela sugestão do general. Espero que você, e todos os cremosos que estão semanalmente por aqui, tenham gostado da lista. Eu costumo buscar cartas alternativas para compor o deck, às vezes desenterrando algo bem antigo, mas, infelizmente, no incolor, isso é muito mais difícil, pois as staples da "cor" são muito bem definidas, e substituí-las sem prejuízo não é tão simples como nas outras cores. Em todo caso, apesar de não ser absurdamente inovadora, é uma lista possível de ser feita, divertida, e que deve alcançar bons resultados nos Mesões do Amor afora.
PS: Sobre os bans do Commander no MOL, que foram anunciados ontem, e é interessante falar sobre.
Primeiro de tudo, vale ressaltar a ótima iniciativa da Wizards em padronizar e incentivar o formato em sua plataforma online, afinal o Commander é um formato que cresce a passos largos.
Contudo, precisamos lembrar que se trata da toda-poderosa e, apesar de acertar por um lado, comete um erro infantil, tolo: mesclar as banidas do formato 1x1 com a do Multiplayer. É impossível comparar um formato com o outro, que só tem em comum o formato dos decks, e a Wizards poderia ter feito listas exclusivas para cada formato. Mas, como não ocorreu, vamos ver os erros e acertos.
Começando com as bolas dentro:
- Power Nine: obviamente necessitam ser banidas pelo absurdo desbalanceamento causado por elas, tanto no x1 quanto no Multiplayer, indiscutível
- Berco de Geia e Academia Tolariana: muito absurdas, infelizmente, desbalanceando decks nos quais elas se encaixam e oferecendo vantagens absurdas a quem as pode ter.
- Os facilitadores de combo fazem sentido serem banidos no 1x1, sem sombra de dúvidas. Minha única ressalva são Sepultar e Sobrevivencia do Mais Apto, que poderiam jogar Multiplayer sem problemas.
- Comandantes: para o 1x1, banimentos corretos, com exceção de Griselbrand, que é pesado para o formato e pode ser contornado. No Multiplayer, minha dúvida fica quanto ao Arcum Dagsson, mas sei que muita gente está absurdamente feliz com esse ban.
- Categoria outros: acertos no x1, no geral. No Multiplayer, Ordem Natural e Necropotencia são facilmente contornáveis, uma perda e tanto aos jogadores.
- Bans focados no Multiplayer: sem novidades, banimentos necessários.
Partindo para os erros:
- Sol Ring/ Mana Crypt/ Mana Vault: bans totalmente desnecessários no Multiplayer, o formato suporta esses rocks tranquilamente, e a facilidade em lidar com qualquer que saia fora da curva deixa ainda mais triste essa perda. Sinto muito aos Meseiros do MOL.
- CADE BANIMENTO DE Tasigur, a Presa de Ouro DO 1x1, DO MULTIPLAYER, DO MAGIC, DA VIDA, DO UNIVERSO E TUDO MAIS? Bicho chato da porra!
- Primordial Silvestre e Tita Primordial precisam ser retirados do Multiplayer por causar desbalanceamento absurdo no verde. Vamos rever isso aí, Wizards.
- Sublevacao: BAN NOW! Outra carta extremamente frustrante de se jogar contra. Favor retirá-la de circulação. Obrigado, de nada.
É isso, cremosos! Para vocês que jogam MOL, o que acharam? A Wizards pesou demais ou de menos o banhammer?
Obrigado por ficarem comigo até aqui.
See ya!
tmj! :D
De fato, profeta é muito forte, mas ela causa bem mais estrago no Mesão do que no x1, talvez por isso ainda não seja banida. Quem sabe uma lista separada vem em breve?
Que bom, man! :D feliz que curtiu o deck e as opções. abração!
Pode investir no Kozi que o bicho vai ficar destruidor, haha. Sobre os Fractius, anotado ;D
YAY! Lab é só amor, cara 3 hahaha quando tiver pronto, me diz como tá sendo jogar com ele ;D
de fato, duas coisas insuportaveis no x1. a wizards precisa fazer duas listas e prestar atenção nelas no duel
parecido, só que UG haha :D
de fato, tenho essa sensação também. o pessoal da wizards não entende de commander, infelizmente :/
Laboratório só traz alegria! Já comecei a montar o deckoso!