Decks da Semana #14 do CLM9: UR Control
12/06/2017 10:00 / 3,409 visualizações / 5 comentários

 

 

Olá, tudo bem?

 

Hoje vamos falar sobre um baralho que foi apresentado aqui no site, uma versão do famoso UR Control do Standard. A lista é do Matheus Akio Yanagiura, da Magic Domain / Domain Games, de São Paulo/SP.

 

Visitas

3467

Código Fórum

[deck=603034]

 

Matheus Akio Yanagiura, também conhecido aqui na Ligamagic como sandoiche_13 escreveu faz poucos dias sobre o UR Consciente, um control usando o deus Kefnet, o Consciente. No seu artigo, Sanduba apresentava o deck, falava de suas escolhas para o baralho, incluindo as de side para o metagame esperado.

 

Pelo baralho ser muito bem-apresentado no artigo do Matheus, eu vou abordar o texto hoje mais de um forma opinativa do que o normal.

 

Começo já deixando claro que não gosto do UR Control nesse Standard,o deck tem pouco card selection, a lista do Sandoiche tem 2 Antecipar e é a que tem mais, e estamos falando de um baralho que tem um lote de counters e outro de remoções, se vier a resposta errada para a ameaça, gg. E boa parte do seu plano para chegar em mais respostas é só comprar massivamente cartas, não ir atrás realmente de algo (no máximo, com scry). Ou seja, ás vezes você vai engolir um Parasita de Sucata com counters na mão, ou um Gideon, Aliado de Zendikar, com a mão cheia de remoções. Então acho o early do deck bem fraco, mas o mid/late é forte e Mecanotita Torrencial brilha.

 

A grande sacada dessa lista é o Kefnet, o Consciente, que locka Gideon, Aliado de Zendikar muito bem e ajuda contra Marvel. Eu gosto muito do deus azul, as ele tem o problema de ou ser muito bom, que são os casos citados no artigo sobre o UR, ou ser muito ruim, basicamente quando você tem ele no começo do jogo versus um aggro e fica morto, assistindo você ser explodido. Então você já tem um early ruim e coloca outra carta que aumenta isso, é o tipo de situação que me incomoda. Esse Kefnet raramente vai bloquear no começo, ainda mais estando no play, ao menos que você comece com ene ações pro ativas, para sempre ter 7 na mão, e em casos assim, seu deck vira quase um tempo e existem opções melhores para esse plano.

 

Em um ambiente de Marvel, a tech até que faz sentido, já que é uma match lenta, mas com um ban iminente, a boa parece ser voltara a vestir a camisa de hard control.

 

Para terminar, eu amo esse side cheio de criaturas que trickam violentamente o oponente.

 

Vou ficando por aqui, e até mais!

Ruda

TAGS:  CLMStandard

Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter

ARTIGOS RELACIONADOS

Decks da Semana #5 do CLM10: Sultai Delver

Legacy: Sultai Delver, por Frederico Matias Lemos.


Escolhas e o Nacional 2017

Standard e Draft para o evento e preparação.


Decks da Semana #4 do CLM10: Grixis Tezzeret

Standard: Grixis Tezzeret, por Renan F. Cartier.


Decks da Semana #5 do CLM10: UW Approach

Standard: UW Approach, por Sidnei J. Rocha.


Decks da Semana #4 do CLM10: UW Gideon

Modern: UW Gideon, por Guilherme Amaral.

MTG Cards





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

AnafenzaLegends (14/06/2017 13:53:24)

Fumigate, Fulgor, Aliança Abençoada, Campo de Quarentena, Dovin...

VIP STAFF sandoiche_13 (12/06/2017 14:05:40)

O Kefnet realmente é uma meta call para um ambiente com bastante Marvel, Mirror de U/R e agora B/G Delírio. Ele também é OK contra algumas mãos do Mardu (principalmente as pós-side cheias de Gideon, Ob Nixilis e PWs). Estabilizando o early/mid game, no primeiro turno que o oponente deixa de fazer coisas ele "gira a chavinha" muito rápido. Contra alguns decks mais agressivos, como G/x Energy e R/W Humans concordo, ele é bem fraco e utilizar Pull ou outras interações seriam melhores, mas para isso o sideboard está aí e de maneira geral o saldo pro Deus MD é positivo.

Essa dificuldade que você citou de o deck estar com a resposta errada na hora errada (Spray/Harnessed contra Gideon, Counters contra bichos rápidos) costuma acontecer mais e ser mais gritante quando o deck não encontra os Glimmers - geralmente no early game você pode até aceitar alguns 1-1 mais desfavoráveis (como não exilar um Scrapheap Scrounger, ou gastar um Disallow em algum bicho curva 2/3), só que se não achar o Glimmer realmente não consegue manter o fluxo de respostas para os turnos mais adiante do jogo e até mesmo flooda alguns jogos e perde sem ter nenhuma resposta. Nesse ponto acho importante ter os Commit/Memory ou Brutal Expulsion no MD para lidar com ameaças genéricas e difíceis de responder, como Gideon ou Deuses.


Acredito que não tem necessidade de splash para branco/preto, apesar de já ter visto algumas listas no MTGO com Disposses/Transgress the Mind/Fatal Push. Uma das principais vantagens do deck é uma base de mana limpa, com uma alta quantidade de terrenos que entram desvirados.

Atualmente a lista que joguei no PPTQ nesse final de semana estava com -1 Censor +1 Disallow e -1 Incendiary Flow +1 Essence Scatter em relação à do Top 8 da Domain.

VIP STAFF Ruda (12/06/2017 12:37:14)

Branco para quais cartas?

Kodo (12/06/2017 12:18:04)

Essa ilustração da coisa no Gelo e Sow.

AnafenzaLegends (12/06/2017 11:41:54)

Seria viável uma versão jeskai?

Participe de um dos maiores eventos de Magic: The Gathering da América Latina