Adeus Marvel
13/06/2017 14:37 / 4,439 visualizações / 19 comentários

 

Olá, tudo bem?

 

Aetherworks Marvel is banned.

 

Sim amigos, Maravilha do Sistema Eteraulico não vale mais nesse lindo formato de meu deus e cara, isso é maravilhoso para o Standard.

 

A Wizards apontou muito bem no seu anúncio do banimento os motivos para tirar essa carta do formato. Marvel não era exatamente um deck dominante, na verdade, com os últimos resultados nos GPs, diversos decks conseguiam vencê-lo, sejam aggros, como o Zombies, seja controles, como o UR, ou algo mais aggro-control, como o Mardu Blue. As porcentagens eram boas e manteriam o formato sem mudanças.

 

O problema é que a pior característica do Marvel era fazer Ulamog, a Fome Interminavel no turno 4, isso acontecia apenas 9,4% das vezes (de acordo com Frank Karsten), mas é uma boa porcentagem se pensarmos que são vezes que um dos jogadores simplesmente foi impedido de jogar Magic e esse tipo de experiência é realmente frustrante. O medo de ser triturado tão cedo fazia com que os jogadores fugissem do Standard, tanto que tivemos GPs com poucos jogadores em Omaha, Amsterdã e Manila. E esse tipo de informação pesa, saber que as pessoas não querem jogar um formato simplesmente porque a experiência de jogá-lo é ruim.

 

Levando para a experiência pessoal, eu mesmo fiquei um tempo sem jogar Standard, simplesmente por odiar o deck, e não foram poucos amigos de grind no Magic Online que, na primeira chance, fizeram o mesmo. Ser obrigado a interagir sempre com o Marvel era uma experiência ruim, e até mesmo jogar com o deck, dependendo da sorte de vir algo relevante ou um Harmonizar-se com o Eter, era frustrante e te fazia não querer estar nesse formato.

 

A dúvida seria entre banir Maravilha do Sistema Eteraulico ou Ulamog, a Fome Interminavel, e, como comentei em um artigo, banir o Ulamog só tira o problema momentâneo, enquanto o artefato existisse, teríamos o risco de algo de custo alto aparecer e quebrar o formato sendo feito turno quatro, as restrições para o deisgn são grandes demais, fazer algo de custo maior que quatro, que não destrua o jogo feito no turno quatro. A melhor decisão era banir Maravilha do Sistema Eteraulico e acabar de vez com o problema, um Ulamog, a Fome Interminavel feito turno dez, ou mais cedo, via ramp, é aceitável.

 

Pensar em um formato sem Marvel é animador, como esse formato teve problemas desde o começo, ainda não vimos ele se desenvolver inteiramente, sempre que um midrange aparecia forte, logo depois tínhamos ou um Emrakul, o Fim Prometido, ou um Guardiao Felidar, ou uma Maravilha do Sistema Eteraulico para atrapalhar. Pela primeira vez temos um bom espaço para a coisa se desenvolver e Amonkhet e Kaladesh são ótimas edições. 

 

Uma lista do que pode jogar:

BG Delirium

BG Energy

RG Energy

Jund Monsters

Temur Energy

Mardu Veículos

Esper Veículos

UR Control

GW Tokens

Novas Perspectivas Combo

Mono Black Zombies

RDW

Boros Humans

BW Midrange

BR control

 

E não, não estou jogando nomes ao acaso, são decks com boas estratégias e que podem vencer torneios. Não ter Marvel libera os midranges e aggros explosivos, que não precisam de interações específicas, não ter Negar em todo maindeck ajuda o Novas Perspectivas a jogar e punir muita gente, mas não de uma maneira opressora.   

 

Uma quantidade boa de novos baralhos podem surgir, simplesmente pelas restrições serem menores, liberando o deckbuilding e tornando mais comum os jogadores vencerem partidas por jogar Magic de verdade.

 

Por último, a próxima banlist será após o Pro Tour Hora da Devastação, uma mudança forte nas datas de atualização, e que mostra mais confiança na Wizards, ao contrário do calendário maluco que colocava diversas banists em sequência.

 

O futuro parece bom para o Standard, depois de muito tempo.

 

Para terminar, Maravilha do Sistema Eteraulico, um recado da Roberta Miranda para você, VAI COM DEUS!

 

Até mais!

Ruda


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter

ARTIGOS RELACIONADOS

Decks da Semana #15 do CLM9: Jund Gods

Standard: Jund Gods, por Luciano Belato.


Real Rogues – BR Void Combo!

Eldrazis e Zumbis!


Consciente no Controle

Um Guia de UR Controle para o Standard.


Decks da Semana #12 do CLM9: Grixis Intimations

Standard: Grixis Intimations, por Eldon Lima Da Silva.


Real Rogues! – Marcadores -1/-1!

O poder Abzan em Amonkhet.

MTG Cards





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Takashirj (15/06/2017 22:27:38)

Eu jogo o t2 regularmente e concordo com vocês que fica difícil investir num deck que tem uma vida útil curta, pois raras exceções de cartas após a rotação jogaram no Modern. Foi erro a Wizard não prever o Power level dessas cartas antes, mas um cenário competitivo com pouca diversidade acho ruim e pior. A Wizard admitiu seu erro e houve os bans que achei justos quase todos exceto o reflector mage. No caso do coptero praticamente todos os decks tinham 4 aí todos os decks tinham que pensar em resposta para ele. Então eu concordo com os bans porém que demorem muito para acontecer novamente no t2.

The_Offspring (15/06/2017 16:57:07)

Não tem essa de ban justo, não. E a grana? Vão devolver?
A proposta da empresa é que vc compre um produto que pode ser usado nos próximos 18 meses!
Aí, por falta de um planejamento mínimo, vc só pode usar por 3, 6 meses?
Standard acabou.
Quem continua jogando é só pró-wannabe que paga por qualquer porcaria que a WotC imprima, e que curte jogar $ fora tomando ban toda rotação.

Rockomics (14/06/2017 22:16:55)

Complicado, por mais que a seja justo o ban, a gente acaba se prejudicando. é a terceira vez que perco dinheiro por banimentos no standard. se forem fazer algo, que façam bem feito pra não precisar tirar depois p***a!

marchello0234 (14/06/2017 19:38:25)

Só agora os caras viram a achada que foi criar essa carta, acabou com outras tantas legais que jogavam

The_Offspring (14/06/2017 18:27:56)

Exato.
"Eles qrem q todo mundo não se frustre jogando Magic" = Noob-Friendly
Aí fazem o que? Forçam o standard em todo evento casual, como Showdown, Gameday, etc.
Eu acho isso uma idiotice, mas...
Não importa quanto a WotC estrague o T2, sempre existirão os pró-wannabes para jogar o formato.
Só digo queo meu $ não vai para esse formato.

Unreal_Lord (14/06/2017 09:45:53)

Faz tempo mesmo q eles têm tirado respostas, hates, deixando cards de controle mais fracos e mais pesados etc. Acabando com o chamado "anti-jogo", só que sem ele ou sem cards nesse estilo a coisa se desenvolve loucamente, ou seja, sem nenhum tipo de controle, gerando situações como essas.

Eles qrem q todo mundo não se frustre jogando Magic, não tenha q enfrentar decks de counters, decks de Land Destroy, de descarte agressivo, que trava o jogo etc, só que tudo isso faz parte da porra do jogo! Sem esses elementos ou deixando eles injogáveis qualquer um faz o que quiser e vira a casa da mãe Joana, que é o T2 atualmente.

Wizards tá mto perdida, dando marretada ban para tudo que é lado, pagando por essa tática de deixar o jogo mais "divertido e legal" para os novatos.

Bolsan (13/06/2017 22:45:32)

Concordo com voce amigo
eles erraram o T2 só vai voltar a funcionar bem mesmo , quando ajustar a rotação de novo .
Faltou hate pra grave , baniram o emrakul , e deixaram o problema mesmo que era o Marvel.
Agora banem ele e resolveram o real problema .
Concordo que eles precisam testar melhor , e printar mais hate mesmo e pronto

The_Offspring (13/06/2017 21:22:49)

Não tem nada de bom nessa ban. Cada ban no T2 é um tiro no pé da WotC!
Vc não pode banir cartas do T2! Esse é o único formato que é testado com 2 anos de antecedência. A WotC se mostra cada vez mais incopetente!
Já baniu 4 decks tier1 e fica cada vez mais claro que ban virou ferramenta para ajustar o formato, e não medida emergencial para resolver situações incontornáveis.
Vou repetir:
Enquanto a WotC mantiver a política noob-friendly para o standard, de não printar cartas de hate minimamente jogáveis, esse formato está condenado.
Só será jogado pelos pró-wannabes.

The_Offspring (13/06/2017 21:11:14)

Então pq printaram? 2 anos de testes e ngm percebeu que não é saudável?

VIP OURO ArKHaN (13/06/2017 19:57:17)

Só acho que a Wizards ta bem incompetente.
EU não jogo t2 mas sempre acompanho os artigos.
Ta sendo banido carta direta e isso com ctza f** nervoso a galera.
Vi que todos os bans foram necessários, mas isso quebra demais o jogador que investiu tempo e dinheiro montando o deck.
Os caras deveriam de playtestar mais os cards.

And_7552 (13/06/2017 19:10:28)

Foi tarde. Próxima página.

Só espero que ainda haja esperanças para reaver a popularidade do T2. Tá difícil..

VIP OURO ThiefSlayer (13/06/2017 18:43:53)

Só de ver a imagem desse post deu uma pena do marvel ;(

ImperadorRogers (13/06/2017 16:44:06)

Mano Marvel não eh saudável simples e fácil
Não eh só o ulamog brow
Tem chandra tbm q era um caos
É tipo eles já adiantaram ao próximo bloco mano
Imagina um nicol no passe
Puras veih
Melhor banimento

lm7k (13/06/2017 15:31:15)

Obaa.. valeu e obrigado. Eh sempre bom saber e aprender. Abcao

marlonmikami (13/06/2017 15:24:53)

Olá! IRL significa "In Real Life" (na vida real), então no caso de Magic, é os cards físicos mesmo!

lm7k (13/06/2017 15:21:34)

Meus conhecimentos são limitados: IRL é jogo "fisico"? Pode me explicar. Dia 19 seria pra quem joga com as cartas "fisicas" reais, e virtuais (online) é imediato?

VIP STAFF Ruda (13/06/2017 15:15:59)

19 de Junho IRL e 14 de Junho no Magic Online.

lm7k (13/06/2017 15:14:30)

Pelo que entendi está banida a partir do dia 19 de junho. Então até lá... Estou certo?

Kodo (13/06/2017 15:06:55)

Achei seu texto muito anti Marvel, só comentou os pros do ban e nada contra esse Ban em si. Kaladesh é a coleção que está vendendo mais material selado mesmo com aether Revolt e Amonketh já á um tempo e serem mais recente. Esse Ban é proposital como estratégia para aumentar a venda de amonketh que foi bem fraca e futuras coleções enquento Kaladesh permanecer no t2.