BGx no Mundo das Sombras
11/07/2017 12:00 / 4,736 visualizações / 17 comentários

 

Olá, tudo bem?

 

Essa semana começam os PPTQs Modern, o começo de uma grande temporada para quem joga esse formato, teremos PPTQs, Final do Circuito Ligamagic e GP.

 

Para quem já leu alguns artigos meus sobre o formato, sabe que minha preferência é o BGx, baralhos midranges que tem como base o preto e o verde, Jund, Abzan e BG puro. No artigo de hoje vou falar de algumas listas e como sinto o deck nesse formato.

 

O melhor baralho do Modern é o Grixis Shadow, e aceitar isso é o primeiro passo, temos um formato cheio de "canhões de vidro" e o melhor é um "canhão" que joga como midrange. Na teoria, o domínio do Grixis não é ruim para os BGx, ele pune decks como Tron, tradicional bad match nossa, e não nos vence em jogo muito longos. Na prática, o ambiente é cheio de canhões de vidro, e temos um G1 sempre complicado, keepar uma mão com descartes se torna quase obrigação, ou só o side para nos ajudar, e o Grixis, apesar de ser "de vidro", tem cantrips, o que o torna, ás vezes, um midrange melhor até do que nós.

 

Ou seja, nossa vida é aquele maravilhoso 50/50 contra a maioria, e cada jogo é uma batalha.

 

As listas de BGx hoje ou são midranges tradicionais, ou versões com Atravessar Ulvenwald, baseadas na lista do Willy Edel, basicamente um Abzan Shadow sem Sombra da Morte e seu kit, mas ainda com poucos terrenos e a possibilidade de ativar Delírio rápido. Como tenho pego muitos hates para cemitério ultimamente, eu deixei de jogar com a versão 100% focada em Delírio, meu Esfolador Macabro fica bem pior e o deck perde Power Level, mas caso essa tendência termine, acho a versão de Atravessar Ulvenwald muito melhor, porque assim que o Delírio está ativo, você tem um salto de poder gigantesco e seu deck fica bem mais consistente. Se o seu deck é bem mais consistente, você pune melhor os canhões de vidro. 

 

 

A versão midrange normal é mais baseada em good stuff, ou seja, coloco várias bombas, porque, mesmo sem cantrips, eu devo comprar algo bom. O problema é que esse plano não fica tão forte quando você enfrenta outro deck cheio de cartas boas, mas que tenha cantrips para achá-las consistentemente, quando você não achar sua bomba no BGx, o Grixis está achando a dele. 

 

Pensando nessas conclusões, comecei a jogar com uma versão que ainda pode usar Atravessar Ulvenwald, mas que também aposta em cartas com poder alto, então se o meu oponente vier com hate, vai encontrar um deck cheio de bombas.

 

As listas:

 

BG Rock - Modern
2017-07-10

Jogador

Ruda

Visitas

4775

Código Fórum

[deck=629959]

 

Abzan - Modern
2017-07-11

Jogador

Ruda

Visitas

4763

Código Fórum

[deck=630201]

 

O esqueleto é o mesmo, na BG eu me apoio em remoções/descartes, Liliana do Veu, Tarmogoyf, Confidente Sombrio e Rastreador Incansavel, quebro o jogo do oponente e começo a gerar card advantage. A vantagem do BG é a base de mana, que te permite usar Quarteirao Fantasma, que está muito bom contra Eldrazi Tron. O problema do BG é o side, temos Ishkanah, Viuva-do-cemiterio e Colosso Camaleao, ótimas cartas contra Grixis, mas acho o side fraco contra outros BGx, gostaria de mais planeswalkers, apesar de ser uma match que tenho enfrentado pouco. E sim, quero espaço para mais um Atravessar Ulvenwald.

 

A lista Abzan é justificada por Almas Penadas, que vai vencer todos os jogos versus midrange, e as cartas do side, como Silencio Petreo, que é sensacional versus Affinity e outras matchs, Gideon, Aliado de Zendikar também é maravilhoso versus midrange/combo/control.

 

Para quem sentiu falta de Rinoceronte de Cerco, ele só é realmente bom contra Burn e aggros pequenos, seu drenar vida não é forte contra Grixis, ao menos que seja letal, e o corpo perde para Pescador Grumag. Kalitas, Traidor de Ghet precisa de mais apoio, mas está bem melhor posicionado, e joga infinitamente melhor em diversas matchs.  

 

 

Notaram que não falei de Jund? Isso é porque não tem carta vermelha que eu realmente queria, Raio é ´pior que Empurrao Fatal, Comando de Kolaghan não é tão bom versus o melhor deck do formato, Mestre de Caca da Derrubada precisa de um mundo ideal de flips para ser melhor que Kalitas, Traidor de Ghet, Findar é facilmente substituído por Atacar na Jugular e apenas Chandra, Chama da Rebeldia é realmente boa, mas por duas vermelhas, não, obrigado. 

 

Ao escolher o deck para o torneio, tenha em mente que é diferente se preparar para um PPTQ, CLM ou GP. No PPTQ é possível saber se terão muitos hates para cemitério, ou se teremos mais Eldrazi Tron, ou mais BGx, esse tipo de informação te ajuda a tunar melhor seu baralho, por exemplo, onde tem mais midranges, Abzan é melhor. Para o CLM e o GP você se baseia mais em "grande ondas de metagame", tendências gerais, e não focando em pequenos detalhes.

 

Por fim, side in/out de ambos os decks.

 

Abzan

 

Affinity

 

Almas Penadas nos ajuda muito aqui e curiosamente eu gosto de Confidente Sombrio nessa match, o fluxo de bombas/remoções ajuda muito, e seus Tarmogoyf fazem o clock necessário. Pós side, Silencio Petreo, mas sabendo que eles trarão respostas.

 

In: +3 Mago Fulminador, +1 Almas Penadas, +1 Brutalidade Coletiva, +2 Gavinhas Esfoladoras, +2 Silencio Petreo, +1 Danacao, +1 Liliana, a Ultima Esperanca 

Out: -6 descartes, -3 Liliana do Veu, -2 Confidente Sombrio

 

Caso coloque mais opções contra Affinity no side, a Danacao é uma carta que eu poderia abrir mão de subir, é muita mana e nem sempre estamos na melhor situação para fazê-la.

 

Burn

 

Descartes nele e torça pela Brutalidade Coletiva no maindeck, além da Liliana do Veu. Pós side, procure por mãos com Brutalidade Coletiva, que é sucesso.

 

In: +3 Mago Fulminador, +1 Brutalidade Coletiva, +1 Gideon, Aliado de Zendikar

Out: -2 Capturar Pensamento, -4 Confidente Sombrio

 

Ad Nauseam

 

Descartes e Liliana do Veu, como sempre, e se preocupe com Morte-Vida Phyrexiana, isso na mesa deixa ele combar mesmo com a mão vazia e topdeckando o Ate Enjoar. Pós side, aumente o clock e se lembre que ele comba mesmo sem o Ate Enjoar.

 

In: +3 Mago Fulminador, +1 Brutalidade Coletiva, +1 Extracao Cirurgica, +2 Gideon, Aliado de Zendikar, +2 Silencio Petreo

Out: -3 Almas Penadas, -1 Kalitas, Traidor de Ghet, -4 Empurrao Fatal, -1 Caminho para o Exilio

 

Em várias matchs que tiro Almas Penadas, eu subo Mago Fulminador, assim mantenho a curva do deck e alguma ameaça. Deixo um Caminho para o Exilio, para o oponente combando com Maniaco do Laboratorio, no desespero, mas, caso não goste, tire o Caminho e deixe 1 Almas Penadas.

 

Death & Taxes

 

Thalia, Guardia de Thraben pode ser bem chata, mas Arbitro Leonino e Cruzado Mirraniano é que complicam a partida. Pós side, Gavinhas Esfoladoras é a MVP.

 

In: +1 Brutalidade Coletiva, +1 Danacao, +2 Gavinhas Esfoladoras, +1 Liliana, a Ultima Esperanca

Out: -2 Capturar Pensamento, -3 Liliana do Veu 

 

Dredge

 

Game 1 é bem chato, boa parte das suas cartas é bem ruim e partir para a agressão é a boa, ou comprar o Lodo Necrofago da salvação. Pós side, use seus hate sabiamente e puna um oponente mais lento, lembre que ele traz respostas para os seus hates.

 

In: +1 Pantano de Bojuka, +1 Danacao, +2 Gavinhas Esfoladoras, +1 Extracao Cirurgica, +2 Gideon, Aliado de Zendikar, +1 Liliana, a Ultima Esperanca 

Out: -3 Liliana do Veu, -2 Capturar Pensamento, -1 Inquisicao de Kozilek, -2 Denegeracao Abrupta 

 

Eldrazi Tron

 

Um duelo de midranges onde eles jogam maior do que nós, quebre o early deles com descartes e coloque Liliana do Veu ou Confidente Sombrio para dentro, são cartas fundamentais. Pós side, Mago Fulminador não incomoda eles o tanto que parece, Silencio Petreo pode fazer bons estragos.

 

Out: -2 Brutalidade Coletiva, -4 Inquisicao de Kozilek

In: +2 Silencio Petreo, +1 Danacao, +1 Gideon, Aliado de Zendikar, +2 Mago Fulminador

 

Essa é uma das matchs que me faz pensar em usar 3/3 os descartes, ao invés de 2/4, mas, por hora, essa configuração tem me agradado.

 

Grixis Death Shadow

 

Tenha um early game tão agressivo quanto o deles, uma Liliana do Veu, ou Confidente Sombrio, ou Rastreador Incansavel com Pista, são essa cartas que se ficarem mais de um turno significam vitória. Segure o começo forte deles, tomando cuidado com Pescador Grumag e/ou Tasigur, a Presa de Ouro. Pós side, vamos para segurar o jogo, mas sabendo que eles trarão Liliana do Veu e/ou Liliana, a Ultima Esperanca, além de alguma resposta para Almas Penadas.

 

In: +1 Almas Penadas, +2 Gideon, Aliado de Zendikar, +1 Danacao

Out: -2 Brutalidade Coletiva, -2 Capturar Pensamento  

 

Living End

 

Parecido com o Dredge, Lodo Necrofago é quem te salva no Game 1. Limpar o cemitério deles na hora certa garante o G2. e Se lembre que Morte Vivida é uma cólera.

 

In: +1 Pantano de Bojuka, +3 Mago Fulminador, +1 Danacao, +1 Extracao Cirurgica 

Out: -3 Liliana do Veu, -3 Almas Penadas 

 

Mirror de BGx

 

Se ele tem Almas Penadas, nossas Liliana do Veu ficam piores, mas, no geral o side é parecido. Jogue para fazer boas trocas, ano passado, inclusive, escrevi apenas sobre essa match, Empurrao Fatal mudou muita coisa nela, deixando o Abzan melhor no early, mas a maioria do que eu disse ainda se aplica bem.

 

Out: -6 Descartes, -2 Brutalidade Coletiva

In: +1 Almas Penadas, +2 Gideon, Aliado de Zendikar, +3 Mago Fulminador, +1 Danacao, +1 Liliana, a Ultima Esperanca

 

RG Valakut

 

Seus descartes tentam impedir que eles cheguem ao sexto terreno, porque é a partir desse ponto que eles podem topdeckar um Tita Primordial e o jogo desanda. Pós side, atacar o Valakut, o Pinaculo Derretido ajuda muito, e se prepare, porque ele ainda terá um plano alternativo.

 

In: +3 Mago Fulminador, +1 Brutalidade Coletiva, +1 Extracao Cirurgica, +2 Gideon, Aliado de Zendikar

Out: -1 Kalitas, Traidor de Ghet, -3 Empurrao Fatal, -3 Almas Penadas

 

Storm

 

Descartes, Liliana do Veu e um clock, tenha isso e ganhe o jogo. Pós side, hates para o cemitério ajudam.

 

In: +1 Brutalidade Coletiva, +1 Extracao Cirurgica, +1 Pantano de Bojuka , +1 Gideon, Aliado de Zendikar
Out: -3 Almas Penadas, -1 Kalitas, Traidor de Ghet

 

Em dias ousados, tire Caminho para o Exilio e coloque Gavinhas Esfoladoras, quando seu oponente vai abandonar o plano de Metralha e virá apenas com goblins (medo de Linha de Forca da Santidade).

 

O Pantano de Bojuka no side é pelo fato de conseguirmos tutorar ele com Atravessar Ulvenwald, mas essa é uma das matchs onde eu preferia usar mais uma cópia de Extracao Cirurgica

 

Vizier Company

 

Ter Brutalidade Coletiva no maindeck ajuda muito aqui, já que nossa melhor jogada é sempre matar o dork e pegar a Companhia Agrupada na mão deles, Kalitas, Traidor de Ghet também gosta dessas criaturas pequenas. Pós side, limpe a mesa sempre que puder.

 

In: +1 Brutalidade Coletiva, +1 Danacao, +2 Gavinhas Esfoladoras, +1 Liliana, a Ultima Esperanca, +2 Gideon, Aliado de Zendikar 

Out: -3 Liliana do Veu, -4 Inquisicao de Kozilek 

 

BG

 

A filosofia das matchs é parecida com a do Abzan, então colocarei apenas o side in/out.

 

Affinity

 

In: +1 Ishkanah, Viuva-do-cemiterio, +3 Mago Fulminador, +1 Brutalidade Coletiva, +1 Danacao, +1 Liliana, a Ultima Esperanca, +2 Gavinhas Esfoladoras

Out: -3 Liliana do Veu, -2 Atacar na Jugular, -2 Capturar Pensamento, -2 Inquisicao de Kozilek

 

Ad Nauseam

 

In: +1 Brutalidade Coletiva, +3 Mago Fulminador, +1 Extracao Cirurgica

Out: -4 Empurrao Fatal, -1 Atacar na Jugular

 

Burn

 

In: +3 Mago Fulminador, +1 Brutalidade Coletiva, +1 Jamais // Retornar, +1 Extracao Cirurgica 

Out: -4 Confidente Sombrio, -2 Capturar Pensamento

 

Death & Taxes

 

In: +1 Ishkanah, Viuva-do-cemiterio, +1 Danacao, +2 Gavinhas Esfoladoras, +1 Liliana, a Ultima Esperanca

Out: -3 Liliana do Veu, -2 Capturar Pensamento 

 

Dredge

 

In: +1 Pantano de Bojuka, +1 Ishkanah, Viuva-do-cemiterio, +1 Liliana, a Ultima Esperanca, +1 Danacao, +1 Extracao Cirurgica, +2 Gavinhas Esfoladoras

Out: -3 Liliana do Veu, -2 Capturar Pensamento, -2 Denegeracao Abrupta

 

Eldrazi Tron

 

In: +3 Mago Fulminador, +1 Danacao, +1 Jamais // Retornar, +1 Liliana, a Ultima Esperanca

Out: -2 Brutalidade Coletiva, -4 Inquisicao de Kozilek

 

Grixis Shadow

 

In: +1 Colosso Camaleao, +1 Ishkanah, Viuva-do-cemiterio, +1 Liliana, a Ultima Esperanca, +1 Jamais // Retornar

Out: -2 Brutalidade Coletiva, -2 Capturar Pensamento

 

Living End

 

In: +1 Pantano de Bojuka, +1 Ishkanah, Viuva-do-cemiterio, +1 Brutalidade Coletiva, +1 Danacao, +1 Extracao Cirurgica

Out: -3 Liliana do Veu, -2 Capturar Pensamento

 

Mirror de BGx

 

In: +1 Liliana, a Ultima Esperanca, +1 Ishkanah, Viuva-do-cemiterio, +1 Colosso Camaleao, +3 Mago Fulminador, +1 Jamais // Retornar, +1 Danacao

Out: -6 descartes -2 Brutalidade Coletiva

 

RG Valakut

 

In: +3 Mago Fulminador, +1 Extracao Cirurgica, +1 Brutalidade Coletiva, +1 Jamais // Retornar

Out: -3 Empurrao Fatal, -2 Denegeracao Abrupta, -1 Kalitas, Traidor de Ghet 

 

Storm

 

In: +1 Pantano de Bojuka, +1 Extracao Cirurgica, 1 Brutalidade Coletiva 

Out: -1 Kalitas, Traidor de Ghet, -2 Atacar na Jugular

 

Vizier

 

In: +1 Danacao, +2 Gavinhas Esfoladoras, +1 Brutalidade Coletiva, +1 Liliana, a Ultima Esperanca

Out: -Liliana do Veu, -2 Inquisicao de Kozilek

 

 

Treinar no Mgaic Online, com um ambiente diferente do IRL, é complicado, mas ajuda a preparar o sideboard contra as mais diversas estratégias. Não acho o BGx bem posicionado, como era ano passado, mas também não está em uma posição, com muito esforço e a lista certa, é possível ir longe

 

Até mais!

Ruda

 

 

TAGS:  CLMModern

Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter

ARTIGOS RELACIONADOS

Decks da Semana #2 do CLM10: Mardu Veículos

Standard: Mardu Veículos, por Carlos R. Dos Santos.


Quando a vitória chamar, rampe!

RG Valakut Primer para o Modern.


Kira x Kopala

Afinal, qual é melhor no Merfolk?


O Modern Amanhã

Especulações para a banlist do dia 28.

MTG Cards





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

L----E (03/08/2017 13:02:32)




Obrigado pelas dicas, domingo passado venci com uma certa facilidade um UW, utilizando algumas dicas passadas por vcs, apesar de meu deck nao ser nem parecido com esse da lista, pois nao tenho Goyf nem uso Bob :)

VIP STAFF Ruda (01/08/2017 23:56:11)

+1 pântano, +1 alma penada, +1 extração, +1 Liliana, +2 gideon

- 4 push, 1 kalitas, -1 path

VIP STAFF Ruda (01/08/2017 23:56:10)

+1 pântano, +1 alma penada, +1 extração, +1 Liliana, +2 gideon

- 4 push, 1 kalitas, -1 path

hammer0S (01/08/2017 23:36:45)

Abzan especificamente

VIP STAFF Ruda (31/07/2017 03:29:02)

Linhas gerais: Tira as remoções, sobe mais ameaças e hate para grave.

O específico depende se vc ta falando do BG ou do Abzan.

hammer0S (29/07/2017 23:21:56)

Ruda , teria como postar side in/out contra U/W Control?

Obrigado

VIP STAFF Ruda (27/07/2017 00:27:12)

Path é bem ruim se feito no começo do jogo, se o meta tem muitas criaturas grandes, eu recomendo outras remoções, como Go for the Throat.

hammer0S (14/07/2017 23:09:30)

Minha unica duvida é com relação a 4 push /2 path split, Path não é melhor num meta cheio de Tasigur/Pescador?

VIP STAFF Ruda (13/07/2017 01:31:08)


Sobre Bauble, a ideia é ela diminuir nosso deck, duas dela significam jogar com 58 cartas, ou seja, ter um acesso mais rápido à nossas bombas.


Bojuka, fulminator, Souls, Brutalidade, Surgical (se usarem snap), Gideon e Liliana, tiraria as remoções, é você quem dita as ações. Jogue Souls quando achar que ele tem hard counter, e bomba normal quando eles tem remand.

victordlukka (12/07/2017 16:55:25)

Ótimo artigo! Uma dúvida: o que posso usar no lugar de Mishra's Bauble? Tenho receio de investir tanto em uma comum, que em um possível reprint ou mudança de meta, tenha preço despencado ou não veja mais jogo.

VIP OURO [sm]_Frejat (12/07/2017 10:11:02)

Esses matchs não são tão dificeis, o segredo é guardar os descartes para momentos corretos, tal como para encaixar liliana, e ir agredindo devagar para forçá-lo a jogar as mass removal em uma criatura, bgx contra uw e uwx são jogos de paciência, o pós side dele, normalmente é mais forte que o seu, mas vc ganhará mesmo nos detalhes.
Com base no side do Ruda, daria para subir fulminator, Gideon, Liliana, souls, brutality e surgical, priorizando as primeiras, pq é possível que ele retire os caster para subir rip, assim, daria para retirar uns dois goyf, path, 1 push e 1 decay, não retiraria kalitas pq é a única criatura forte com rip na mesa, tb não retiraria todos os push, pq ele terá colunata, e como o jogo é longo, não será difícil ele ter as manas para ativá-la. Caso vc ganhe o primeiro jogo (que não é difícil) e no segundo perca, percebendo que ele joga com Leyline, retire 4 descartes, caso ele apareça com rip, suba o decay, enfim, é mais ou menos assim que eu enfrento UWx.

jonvianna (11/07/2017 20:03:01)

Ótimo artigo!

Noob_Saibot (11/07/2017 16:19:27)

Isso. De qualquer forma, o artigo está excelente, muito bem explicado e útil. Parabéns!

robsonjuneo (11/07/2017 15:10:27)

Parabéns pelo artigo. Tbm Acho q nihil spellbomb seria melhor que bauble.

L----E (11/07/2017 14:14:44)

jogo de Abzan desde q voltei a jogar, gosto muito da estrategia de ser 50/50 contra quase todos os decks, mas tem um tipo de deck q nao consigo contornar, os decks control (UW, UWr, entre outros nesse estilo, queria saber como seria os sides e maos para jogar contra essa match

Marcio_Janio (11/07/2017 13:18:43)

Parabéns pelo artigo. Esclareceu bastante as escolhas.

mrc_jr (11/07/2017 13:14:38)

Rudá, excelente artigo. Jogo de Jund faz um certo tempo já.
Realmente está muito difícil para o BGx, mas como falou, não é impossível. A versão BG Rock vem fazendo alguns resultados e essa lista lembra muito a do Sol Malka, que vem fazendo resultado positivo.
Minha dúvida é com relação à Mishra's Bauble, entendo a função dela como late cantrip, free information e também sua ajuda em atingir delirium mais facilmente, porém com o meta recheado de decks que utilizam o grave, não seria interessante substituir por Nihil Spellbomb? Substituindo assim a informação por um hate de grave e mitigando um pouco os matchs contra decks que usam/abusam do grave.

Participe de um dos maiores eventos de Magic: The Gathering da América Latina