O Renascimento Zumbi
31/07/2017 10:00 / 6,992 visualizações / 7 comentários

 

Olá, tudo bem?

 

Que fim de semana! PV campeão do Pro Tour, Player of the Year e fechando uma temporada espetacular para os brasileiros. No Pro Tour, RDW dominando o metagame e lotando o top8 e no PTQ do Magic Online, 3 dos decks do top4 eram quase a mesma lista...ZOMBIES!

 

O Magic Online é conhecido por responder rápido a um metagame proposto, ainda mais o do Pro Tour, que fica tanto em evidência. Se semana passada RDW dominava o ambiente online, para esse fim de semana a resposta já aparecia e é sobre isso que vou falar.

 

Zombies urgiu com força graças à Amonkhet, que, junto com o bloco de Lua Arcana formavam um aggro sinérgico, cheio de lords e criaturas resistentes à remoções. O deck vive altos e baixos, como todo baralho linear, mas esse me parece ser o grande momento dele.

 

Zombies, por Ryuumei - Standard
2017-07-31

Jogador

Ruda

Visitas

7031

Código Fórum

[deck=646656]

 

Essa foi a lista vencedora do PTQ do Magic Online e ela é a síntese do porque Zumbis são bons contra um baralho agressivo. Lotar a mesa, contra o Mono Red, é uma ótima estratégia, isso porque boa parte da vantagem dele está em bater o oponente em combate, de preferência um oponente que tenha poucas criaturas e vá sofrer para os efeitos de "não bloquear" que a lista tem acesso. Lotando a mesa, você impede esse combate favorável, e se tem algo que os mortos-vivos fazem bem é lotar uma mesa com facilidade, sendo que em muitos casos, são criaturas que você não se importa de trocar.

 

Eu também joguei esse PTQ e essa foi minha lista:

 

Zombies! - Standard
2017-07-31

Jogador

Ruda

Visitas

7021

Código Fórum

[deck=646657]

 

A grande diferença aqui é que, enquanto Ryuumei apostou em Kalitas, Traidor de Ghet​, uma carta claramente forte contra RDW e contra qualquer outra coisa boa em combate (como outros decks de zumbis), eu apostei em Eterno Ammit​, que seria para bater os decks que viriam para bater o Mono Red, ou seja, tentei ir um passo à frente e, claramente, errei. Kalitas, Traidor de Ghet​ era a carta para o momento e batia os dois decks mais populares do torneio (vulgo 6 dos meus 7 matchs), mesmo contra UW Monumento, que algumas pessoas apostaram para lotar mesa e gangar dos vermelhos, Kalitas, Traidor de Ghet​ ainda era melhor.

 

Mas voltando ao objetivo de vencer o Mono Red e faturar premiações, o keep e o mulligan são bem importantes nessa match, saber quais cartas vão te ajudar e como será a velocidade do jogo. Os primeiros três turnos são importantes, é melhor ter remoções do que criaturas, já que as criaturas deles podem "driblar" as nossas, então um block seguro é apenas com duas criaturas e não com uma, e apostar em remoções é mais seguro. Uma mão que tenha ação turno 1, depois dois drop1 para o turno 2, é o ideal (Errante Medonho​ é mais ou menos no play, no draw ele é bem ruim e pode render mulligan). Após os primeiros turnos é quando começam nossas bombas, Colosso do Cemiterio do Terror​ pode entrar grande o suficiente e fugir de remoções deles e se ficar na mesa, é um dos responsáveis por uma vitória, Kalitas, Traidor de Ghet​ é um belo 2 por 1 normalmente, se ficar na mesa, gg. Quando entramos no midgame, nosso deck é bem melhor, se entrarmos com 10 de vida ou mais, basta lotar a mesa e ganhar em dois ataques, lembrando que eles tem Hazoret, a Fervorosa​ para nos pressionar no mid game, seja por ser uma criatura grande, seja pelo alcance. Não tente racear o Mono Red ao menos que você tenha saído mais agressivo que ele e tenha um bom suporte de lords, eles tem mais tricks e mais alcance e resolver parara a race significa que você perdeu, no geral, apenas bloqueie e só ataque quando estiver muito seguro.

 

Sobre o side, pensando na lista do Ryuumei, eu iria assim:

 

- 4 Errante Medonho, -2 Maestria de Liliana

 

Errante é bem fraco em um jogo que quero bloquear, ainda mais no Draw e Maestria, por melhor que seja no midgame, é bem pesado e porque quebrar nosso early.

 

Pós side eu espero que o RDW traga mais resposta para o Kalitas, especialmente Chandra, Chama da Rebeldia e Portador da Gloria, outra carta que eles podem trazer é Segadeira da Eteresfera​ e até mesmo Asfixiador das Areias​, ainda sim, eles podem contiar abrindo forte. Logo:

 

+1 Empurrao Fatal​, +2 Segadeira da Eteresfera​, +2 Liliana, a Ultima Esperanca​, +1 Soberana Celeste, Capitania do Consul

 

Mais do que cartas que nos ajudem a controlar o jogo deles, apostamos em cartas que possam nos ajudar em um jogo mais longo, que é a proposta deles, lembrando que, lotar a mesa dificulta as coisas tanto para a Chandra, Chama da Rebeldia, quanto para o Portador da Gloria​, então esse é o nosso objetivo. Subir artefatos contra um deck que tem Abrasao​ não é animador, mas temos muitos alvos para essa carta, e podemos forçar nosso oponente a matar uma criatura nossa e deixar nosso veículos livres. Outro lembrete, Garra de Escuridao​, pós side, é "duas manas, mate o dragão", guarde ela para essas ocasiões, fazer Kalitas, Traidor de Ghet​ de back up é a boa.

 

Minha recomendação é jogar bastante a match contra RDW para pegar o tempo das remoções e das trocas, mas é uma match que masterizada vai te ajudar muito, ainda mais essa semana, que é onde IRL eu mais espero montanhas do outro lado.

 

Vou ficando por aqui, até mais!


Ruda

TAGS: 

Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Meu Mundo Caiu

Report da Copa do Mundo de Magic.


Decks da Semana #10 do CLM10: Ramunap Red

Standard: Ramunap Red , por Vinicius D. Araujo.


Report Pro Tour Albuquerque

Temur e suas opções no Pro Tour.


A outra metade do Metagame

Os resultados do Pro Tour Ixalan.


O Enigma Temur

"Vamos ver se o Temur é tudo isso!"

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Zekelmor (31/07/2017 18:09:41)

abrade

EderMogi (31/07/2017 14:00:13)

Hour of Glory é muito lenta, melhor Grasp of Darkness

kratos1945 (31/07/2017 13:27:35)

Carta Hour of Glory vai ajudar muito.

VIP STAFF Ruda (31/07/2017 13:07:24)

Normalmente não, talvez tivesse que voltar a versão mais agro do deck, com criaturas pequenas, e usar Cartula da Ambição.

davidbaron (31/07/2017 12:44:28)

Ah sim, saquei. E o Mardu Veículos? Não tá conseguindo acompanhar na race o mono R?

VIP STAFF Ruda (31/07/2017 11:35:22)

Sim, o problema é se você tomou muito dano e a Hazoret te mata no alcance.

davidbaron (31/07/2017 11:27:11)

O mono red tem a Hazoret que coloca bastante pressão, mas o Colosso não consegue parear com ela no mid game, visto que custa 1 mana a menos e cresce conforme a quantidade de zumbis no cemitério?