Minha mesa de Testes
04/08/2017 10:00 / 5,513 visualizações / 7 comentários

 

 

Olá, tudo bem?

 

É sempre complicado se preparar para um grande evento, normalmente essa preparação começa um bom tempo antes. Para um GP Modern isso não é diferente, sendo que, para mim, esse formato tem alguns agravantes. Normalmente jogo Standard, então me condicionei a procurar sempre pelo melhor deck, saber que existe uma pool pequena de baralhos e que é de lá que sairá minha escolha. No Modern isso é diferente, a pool é maior, por volta de 15-20 baralhos, e fatores como experiência e afinidade, contam muito. Mais do que o deck ser tier, o quanto você jogou com esse arquétipo, é o que conta.

 

Tive essas conclusões depois de uma temporada Modern, na época era o Grand Prix Porto Alegre e um RPTQ, tudo em sequência. Entender o quanto experiência é importante me fez eleger um deck e ser fiel a ele, ganhando mais experiência e colhendo os resultados disso.

 

Só tem um problema desse pensamento, eu escolhi o BGx e atualmente, o deck está bem ruim.

 

Grixis DS e Eldrazi Tron não são matchs tão complexas, mas estão longe de ser fáceis, e o resto do ambiente não tem ajudado também, obrigando normalmente você a keepar mãos focadas em descartes, porque ou você interage rápido, ou perde. Nesse cenário, um midrange não fica tão bem, nem sempre chegamos ao midgame e precisamos de respostas rápidas. Detalhe interessante, como estamos falando de Modern, vencer os melhores decks do formato não te garante muita coisa, eu não espero pegar a´penas três decks diferentes nas 9 primeiras rodadas, na verdade, eu ficaria surpreso se pegasse menos que 7 arquétipos diferentes, é sempre bom lembrar que aqui a afinidade conta muito, e não o que é tier.

 

Para referência, essa foi a última lista que registrei em uma Liga do Magic Online:

 

Abzan - Modern
2017-08-04

Jogador

Ruda

Visitas

5538

Código Fórum

[deck=649706]

 

Como podem ver, ainda aposto em uma lista híbrida, com cartas de power level alto, como Confidente Sombrio, mas também em Atravessar Ulvenwald e em Mishra's Bauble​, que é uma ótima cantrip. Com os hates de cemitério ficando populares, eu penso mais em ir para o midrange puro, talvez usando Hierarca Nobre​ como carta que quebra a velocidade da partida, Liliana do Veu​ turno dois é bem legal.

 

Aproveitando que meu forte ainda está no BGx e é onde posso transitar com mais facilidade, resolvi pegar essa penúltima semana para testar mais opções de baralhos. Primeiro um midrange azul com Almas Penadas​ e um "combo":

 

Visitas

5576

Código Fórum

[deck=636260]

 

A vantagem desse deck é que você tem jogadas realmente injustas, seja um Obzedat, Conselho Fantasma​ sendo reanimado muito cedo, ou uma Dadiva Retirada para Ritos de Desenterro e Elesh Norn, Cenobita-Mor/ Iona, Escudo de Emeria​. Boa parte dos Games 1 eu venci apenas com isso, você usa o resto do deck para segurar a partida e depois faz uma bomba. Depois de algumas Ligas notei um problema, se o oponente tievr como lidar com nossas jogadas injustas, por exemplo com grave hate, esse é um midrange bem ruim, ele tem poucas respostas e zero de pressão. Pós side eu comecei a usar mais planeswalker e Mentor do Monasterio​, contornando hates, mas o deck perde boa parte do poder.

 

Outra opção é o UW:

 

UW Control - Modern
2017-08-04

Jogador

Ruda

Visitas

5535

Código Fórum

[deck=649708]

 

Estou testando ele enquanto escrevo esse texto, e o deck pune bem quem tenta jogar grande, caso de Eldrazi Tron, quando não sai com dois Templo dos Eldrazi, e do RG Valakut, e Veredito Supremo​ é lindo contra Grixis DS. O UW é secretamente o melhor baralho Modern do Magic Online, tendo diversos resultados nas Ligas e e no Modern Challenger, torneio grande que acontece todo sábado. Meu único problema com essa lista é que ela demora para finalizar, Gideon das Provas​ ajudou muito nesse sentido, mas ainda tem partidas que você controla e fica esperando algo para matar. Outro detalhe, já estão começando a usar Thrun, o Ultimo Trol​.

 

Indo para águas de especulação:

 

BW Smallpox - Modern
2017-08-04

Jogador

Ruda

Visitas

5534

Código Fórum

[deck=649709]

 

Lembra quando falei que descartes estão a melhor arma do BGx? Lembra que um 8Rack venceu o CLM? Então, seguindo essa linha, vamos com essa lista que fez 7-1 no MOCS, pelo grinder Jaberwocki. Ela tritura a mão do oponente e confesso que Gideon, Aliado de Zendikar​ finaliza bem rápido o jogo. Eu provavelmente colocaria mais cópias de Brutalidade Coletiva​ nesse deck, pela cartas ser muito boa atualmente e dar utilidade para descartes que fiquem inúteis. 

 

-

Pegar essa semana para testar coisas serve para outra coisa também, aprender a valorizar o conhecimento em um deck. Entender as dificuldades que os outros baralhos tem no ambiente ajuda a entender como eles veem o BGx e como eu deveria me posicionar com essa estratégia. Outro ponto é que, ao jogar com estratégias diferentes, você aprende que um simples posicionamento pode resolver uma match, uma mudança sútil é que faz você vencer.

 

Até semana que vem!

Ruda

 

 


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter

ARTIGOS RELACIONADOS

O Jund sem Amor

Report do Grand Prix São Paulo.


Teorização para o Modern

Diretrizes sobre o formato.


Veículos até Enjoar

Report CLM 9 - Top 16 Standard, Top 32 Modern.


Primer Gifts Storm para o CLM

Uma escolha de combo para o formato.

MTG Cards





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Noob_Saibot (07/08/2017 19:26:18)

No caso do UW Control, Restoration Angel pode dar uma aggrada legal no deck e abusar de sinergia com Snapcaster e Wall of Omens. Uns 3 anjos podem fazer a diferença para impor a vitória.

dergam (07/08/2017 18:41:05)

Abzan> uw control > bw smallpox > uw reanimator

Comecudecurioso (06/08/2017 10:40:04)

mishra's é uma das melhores aquisições do BG/x dos ultimos tempos, faz o goyf crescer, ajuda a fazer delirio mais cedo do flayer, é como se fosse 1 carta a menos no deck, como se jogasse com 56 cards deixando o deck mais consistente ainda, e você pode usar pra estourar e fazer a revolta do fatal push, ajuda a escolher o topo do seu deck, caso não queria a carta estourar só uma fetch, mishra's é uma carta sensacional !!! tem muitas interações que você pode achar bobeira mas que faz muita diferença em um game com ela

MarcosCoelho_ (04/08/2017 13:52:28)

Ótimo post, realmente reconhecer as fraquezas de cada deck e buscar soluções altenativas é bastante importante para buscar o domínio maior do deck a ser pilotado. Literalmente cada jogo é um aprendizado!

guimmartins (04/08/2017 13:14:47)

pq vc não coloca polymorph no side do esper pra subir pra md no lugar dos reanimate qndo cara tiver grave hate? vc continua com uma jogada injusta.. mas ai teria que deixar só os bixos relevantes msm.. mudaria um pouco a estrategia do deck mas acho q salva sua pricipal KC.. eu jogo com um deck assim IRL.. uso só emrakul e progenitus no MD com elesh e iona no side.. é bem engraçado qnd algum deles entra.. a 1a vez q eu usei, ngm entendeu pq eu tava destruindo minha propria ficha.. agora q ja ta manjado na loja q eu jogo, geral fica esperto matando minhas fichas..

Braddock_AP (04/08/2017 11:49:04)

Eu devo ir de Grixis DS mesmo, apesar de tentar achar um hate pra esse gp, de longe não da pra ter total noção de como vai ser o meta lá. Apesar de ser um deck bem difícil de se jogar e que provavelmente vai encontrar oponentes preparados, acredito que seja a melhor opção mesmo, o deck tem matchs bem justos. Espero conseguir fazer um resultado legal e que o deck não me abandone kkk

L----E (04/08/2017 10:45:30)

Cara boa sorte nos seus testes, espero q vá de BGx pq jogo com o deck tb hehehehe, eu só utilizaria o deck de uma forma diferente, não gosto da mishra, axo um slot perdido no deck, prefiro ter mais remoções ou mais descartes, uma carta q utilizo q nao vejo muito em listas é o rastreador incansável, eu utilizo entre 2-3 cópias, faz um teste com eles.
Boa sorte no GP, eu queria muito ir, mas a situação atual não ajudou, abraço

Participe de um dos maiores eventos de Magic: The Gathering da América Latina