Perder é Opção
10/08/2017 10:00 / 3,716 visualizações / 25 comentários
 
Magic não é Xadrez, nem sempre o melhor ganha, e quando você já senta na mesa derrotado, assinar no slip uma vitória para o adversário não está muito longe.
 
Por ser uma pessoa de pavio curto já sofri muito. Já perdi muitos games ganhos ou que tinha chance de ganhar por estar muito bravo ou estressado.
 
E o que fazer para melhorar nesse ponto?
 
A primeira coisa é tentar manter a calma independente de como estão os fatores externos. Sabe em Creed quando o Rocky fala “One step at a time. One punch at a time. One round at a time” ? Então, é exatamente disso que você precisa!

Você está x-1 num torneio onde o Top 8 é muito importante para você. O jogo está 1-0 pro seu oponente, que está comprando tudo que precisa pra contornar sua mão/mesa, logo você já pensa: “Pelo menos se eu fizer x-2 posso ganhar a premiação”, quando na verdade o certo era pensar: “Tá difícil? Tá! Mas vou pensar nos meus outs e dar o melhor de mim, se vou ganhar ou não é melhor não me preocupar com isso agora”. Não se desesperar á o primeiro passo para manter o foco e calma.
 
Falar pra se concentrar é fácil, mas qual é o caminho?
 
Vamos começar pelo treino.
 
A melhor maneira de treino que encontrei é a 5-5 invertendo o play. Mas o que seria isso?

É uma série de 5 jogos sem side, 5 jogos com side invertendo a ordem de play e draw independente de quem ganhou o último jogo. Assim é possível obter ter uma melhor visão da match up, pois numa melhor de 5 convencional sem trocar play/draw um jogo poderia ser 5-0 para um dos lados e o jogador que perdesse todos os jogos nunca teria um prisma sobre como é a partida no draw.
 
Entender a match através do treino não é a punica coisa que importa, muitas vezes nos vemos em situações que não apareceram nos treinos, situações que envolvem resultados e expectativas.
 
Há algumas semanas eu fui para Araraquara jogar um PPTQ, e após ter feito a final de um PPTQ no dia anterior eu abri com um maravilhoso 0-2 em Araraquara... Fiquei chateado e até um pouco triste, no entanto, sabia que podia fazer melhor que isso, então decidi não dropar e continuar pra provar pra mim mesmo que eu era capaz de um “bom” resultado se me concentrasse. Depois dos 0-2 acabei ganhando todas as partidas, claro que foram bem suadas, principalmente por ter pego matchups muito ruins, mas sem a concentração no jogo eu provavelmente teria feito 3-3 ou um horrível 2-4.
 
Os jogadores de alta performance têm um mindset focado para evitar que as ações externas atrapalhem algo durante o jogo. Uma prova disso foi a atitude do Owen Turtenwald, jogador profissional dos Estados Unidos, durante o GP Omanha, há alguns meses atrás. Owen estava 11-3 (sem chance de top 8, mas com chances reais de premiação) de Marvel e keepou uma mão no draw, sem land, e com 2 Attune with Aether. Resultado: após muitos e muitos turnos, Owen não conseguiu comprar a land que precisava, mas invés de simplesmente conceder, após perder o primeiro land drop por 2 ou 3 turnos, ele fez a melhor coisa que poderia fazer: manteve a calma e continuou jogando, descartava cartas que não necessariamente mostrariam qual deck ele estava mesmo sem fazer lands, Owen utilizou seu tempo para calcular quais jogadas faria caso encontrasse a land desvirada e aproveitou o goldfish de seu oponente para ver qual deck estava jogando e se tinha alguma coisa diferente das listas convencionais (que o ajudaria a sidear melhor, caso não conseguisse ganhar o g1). Se não tivesse mantido a calma, era provável que concederia o g1 no terceiro turno, sem fazer lands, absurdamente bravo, sideasse bravo e começasse a jogar o g2 desconcentrado e pensando em como ele foi injustiçado por não achar lands, obviamente isso atrapalharia o andamento da partida e com isso sua chance de premiar.
 
 
​Outro pontos importantes:
 
É importante lembrar que uma boa alimentação durante o torneio pode evitar dores de cabeça e cansaço, num torneio de 9 rodadas no Day ,1 como o GP Sp, que está chegando, é sempre bom levar algumas balinhas ou chicletes para comer durante os jogos e se alimentar bem. Como sou Vegano acabo levando tudo de casa para garantir que nada dê errad o(nem sempre tenho opções para comer nos restaurantes dos eventos). No GP porto Alegre de 2015 eu tive uma intoxicação alimentar tão complicada que me impediu de jogar o segundo dia do evento, alimentem-se bem, amiguinhos!
 
E meu último conselho sobre foco é: Tenha um plano de jogo contra seu oponente.
 
Esteja ele de Grixis Shadow ou com algum deck Rogue, analise as cartas que você viu ele jogar, pense nas cartas e interações do seu baralho e crie um plano de jogo. Seja ele segurar o máximo possível para finalizar com um alpha strike letal, bater de pouco em pouco, anular apenas o combo ou simplesmente torcer para dar sorte no G1 e entrar com cartas relevantes nos jogos sideados. Com o plano de jogo será mais eficiente de prever jogadas e se concentrar no que realmente importa.

O GP SP está chegando, não apenas deseje o sucesso, esteja preparado para ele!
 
Bruno Orelha
 
TAGS:  Preparação

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Aficionado por Legacy, sempre que pode joga com decks que matam com terrenos e não dispensa uma ativação de Vial no passe.
Redes Sociais: Facebook
Últimos Artigos:

ARTIGOS RELACIONADOS

Combatendo o Tilt

Se preparando para grandes eventos.

MTG Cards





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Bruno_Orelha (15/08/2017 10:14:13)

Brigadão!

Bruno_Orelha (15/08/2017 09:56:19)

No GP SP este fim de semana aconteceu algo parecido com meu oponente, ele estava com o jogo ganho mas estava bravo porque eu tinha topdeckado a mesma carta que ele havia descartado, acabou perdendo por isso.

LOUD (15/08/2017 05:44:50)

já vi amigos perderem jogos que estavam ganhos ou poderiam ser revertidos por conta de irritação...tipo sem land em campo ou só comprar cards de drop alto e desistirem do G1,irradissimo seu artigo!!!

reis81 (14/08/2017 09:27:42)

Ótimo artigo, parabéns Bruno.

Escoteiro (13/08/2017 06:14:16)

Excelente artigo
Já nos vimos no GP Sp
Abraço e saudações do Escoteiro

sutilromulo (12/08/2017 07:12:44)

Muito legal!
Fiquei só chateado porque dá vontade de ler mais rssrs

MarcosCoelho_ (11/08/2017 12:14:58)

Excelente artigo, com certeza ajudará bastante, tendo em vista que o preparo mental é essencial para o sucesso!

ysoeiroBR (10/08/2017 21:20:20)

Excelente artigo! A concentração é um dos fatores chave nesse jogo!

Bruno_Orelha (10/08/2017 18:43:02)

Quem me conhece sabe que eu tenho uma nuvenzinha de azar que gosta me acompanhar e que muitas vezes reclamo disso, mas durante o jogo é importante focar e tentar dar
o seu melhor.

Bruno_Orelha (10/08/2017 17:21:13)

Quem me conhece sabe que eu tenho uma nuvenzinha de azar que gosta me acompanhar e que muitas vezes reclamo disso, mas durante o jogo é importante focar e tentar dar
o seu melhor.

YasuKinder (10/08/2017 17:00:36)

Legal a dica de seguir o game só pra saber oq o cara tem! Nunca pensei por esse lado e realmente isso ajuda muito pro game da volta!

Bruno_Orelha (10/08/2017 16:36:19)

Quem me conhece sabe que eu tenho uma nuvenzinha de azar que gosta me acompanhar e que muitas vezes reclamo disso, mas durante o jogo é importante focar e tentar dar
o seu melhor.

jbfilho (10/08/2017 15:48:59)

Só queria colocar uma coisa sobre sorte/azar.
O acaso só interessa para quem joga pouco.
Eu explico
Se vc vai jogar apenas um campeonato no ano, com certeza se "der sorte" vai ter uma colocação excepcional e se "der azar" uma colocação fraca.
Quando se joga muito, além de praticar as habilidades, de conhecer o metagame e até mesmo o jeito de jogar de alguns oponentes, o fator ACASO fica diluído na estatistica e vc terá resultados compatíveis com a sua capacidade de jogo.
Se repararmos, veremos que o pessoal que está ganahando são quase sempre a mesma turma.
Então tem que se dedicar e se por acaso perder, aprender com o erro e não dizer que "zicou" .

Bruno_Orelha (10/08/2017 15:24:51)

Quem me conhece sabe que eu tenho uma nuvenzinha de azar que gosta me acompanhar e que muitas vezes reclamo disso, mas durante o jogo é importante focar e tentar dar
o seu melhor.

Zanon (10/08/2017 15:22:10)

Nossa! Falou muitas coisas que eu precisava ler mesmo, obrigado pelas dicas!

Acho que esse artigo serve para muita gente, vulgo, azarados! Eu mesmo estava nessa fase, apesar de sempre tentar pensar positivo.
Essa semana joguei de TRON contra um LD e tive que mulligar a 4, tomei blood moon de turno 2 comecei a juntar as coisas, mas decidi continuar, mesmo assim a match quase virou.

Ótimo artigo, obrigado!

Bruno_Orelha (10/08/2017 14:46:54)

Com certeza! É um passa tempo para a maioria de nós, mas é algo que demanda muita concentração, e em torneios de 6+ rodadas as vezes as pessoas esquecem de se alimentar direito.

Bruno_Orelha (10/08/2017 14:42:34)

Com certeza! É um passa tempo para a maioria de nós, mas é algo que demanda muita concentração, e em torneios de 6+ rodadas as vezes as pessoas esquecem de se alimentar direito.

Bruno_Orelha (10/08/2017 14:41:54)

Valeu!!! Treinar a parte teórica da matchup(assistir alguém jogando ou observar como o deck se comporta play/draw) é bem elgal e abre muitos prismas pra adições ou remoções de cartas durante o side.

Bruno_Orelha (10/08/2017 14:38:40)

Entendo seu ponto, e eu também jogo magic por pura diversão, mas quem quer ter bons resultados precisa ter um psicológico mais fortalecido, do contrário acontece o que rolou na semifinal do PT que o PV ganhou há 2 semanas.

Bruno_Orelha (10/08/2017 14:37:32)

Sempre bom dar uma diversificada nas maneiras de treino pra vermos qual é a que nos adaptamos melhor.

MartinLichKing (10/08/2017 14:25:30)

É o que eu falo pros meus amigos sempre... Se alimentem bem e mantenham a calma para jogar. Afinal de contas é só um jogo.

VIP OURO Hasso (10/08/2017 14:08:58)

Bom artigo.

Betin (10/08/2017 13:48:34)

FIZEMOS ISSO AQUI DURANTE OS TREINOS... CONTAMOS AS WIN COM E SEM SIDE...
FALTOU REALMENTE O FATO DE TESTAR DRAW E NÃO DRAW !! MAS PENSAR E FOCAR, É UM FATOR REALMENTE IMPORTANTE..
VALEU O ARTIGO COM CERTEZA..
PARABÉNS !!

VIP OURO falagan (10/08/2017 13:45:00)

Muito legal o artigo.

Eu penso que essa questão emocional está muito ligada ao foco da pessoa. Mesmo que seja um pro-player, não podemos esquecer que jogamos Magic por diversão. Daí quando o cara ta jogando e pensando no resultado ele deixa de aproveitar a diversão do jogo. O único momento que importa é quando está jogando, consequentemente fazendo o melhor nas situações que aparecem e encarando os desafios a superar.

XCyrusX (10/08/2017 13:22:57)

Muito bom, obrigado pelo artigo e dica de treino... levarei em consideração!

Participe de um dos maiores eventos de Magic: The Gathering da América Latina