Kira x Kopala
01/09/2017 10:00 / 5,863 visualizações / 24 comentários

 

Olá, tudo bem?

 

Ixalan já começou sua semana de spoilers e é hora de pensar no futuro. Por mais que ainda esteja no começo das novidades e não tenham tantas cartas para pensarmos em formatos futuros, a nova edição já traz uma boa para o Modern, formato da atual temporada de PPTQs.

 

 

Kopala abre uma discussão interessante para quem joga com os peixes, quem nunca escutou o "e se Kira, Grande Vitro-Fiandeiro​ fosse um tritão?", clássica pergunta de quando falta pouco dano para finalizar. Bom, temos uma pseudo Kira agora e a ideia é definir qual opção é melhor. Lembrando que não vamos analisar apenas no vazio as cartas, onde, por exemplo, o voar da Kira é muito melhor, ou que ambas as cartas são parecidas por ser serem custo três com duplo azul e 2/2. 

 

Quem me dera ser um peixe

 

Começamos por Kopala, Warden of Waves ser um tritão, então recebendo os bônus tão famosos que os lords tritão dão. Esse tipo de bônus te dá basicamente vantagens de combate, evasão e aumento de poder e resistência, até poderíamos pensar no aumento da resistência como algo que ajuda a te proteger, mas Raio deixou de se ruma remoção popular faz tempo, ainda mais com o advento do Empurrao Fatal, então pensar que esse +1/+1 vai te proteger de uma remoção não é tão funcional quanto parece. 

 

Reejerey Sirenideo também gosta de um novo aliado peixe, além de Adepto Prateobranquio.

 

Então até agora temos Kira, Grande Vitro-Fiandeiro que voa, mas não recebe as vantages dos tritões e uma "kira", que não voa, mas recebe vantagens.

 

Tempo e Card Advantage

 

Analisando as habilidades, a parte do contexto fica mais pesada e nos ajuda a pensar. A habilidade da Kira, Grande Vitro-Fiandeiro gera card advantage? Não necessariamente, podemos usar habilidades para driblar esse card advantage, por exemplo, usar a habilidade da Liliana, a Ultima Esperanca e depois uma remoção, não perdendo assim dois cards. O que Kira acaba fazendo, na prática, é gerando uma troca melhor que o um por um, seja um dois por um, ou mesmo, uma habilidade e um card, pelo nosso espírito. Isso porque ainda temos o caso de Denegeracao Abrupta, que ignora completamente a habilidade e faz o um por um simples. Esse caso nos ajuda a não pensar na Kira, Grande Vitro-Fiandeiro como gerador de card advantage, mas como um Desprezador de Magica, com a vantagem de ser um Desprezador que ataca.  

 

Se Kira é um para-raio que tenta gerar vantagem em card, o que é o Kopala, Warden of Waves nesse deck?

 

A ideia é que o Kopala, Warden of Waves seja também um Desprezador de Magica, mas enquanto Kira, Grande Vitro-Fiandeiro faz você pagar com CA, Kopala te faz pagar com tempo. Três manas por um Empurrao Fatal, em um formato rápido como o Modern, pode ser a diferença entre vencer e perder, para baralhos como Grixis Shadow, que trabalham com poucas manas, um efeito como esse é mais perigoso que o dois por um. 

 

Da Crew

 

Merfolk é um aggro baseado em colocar criaturas na mesa, mas que também consegue atrapalhar a base de mana do oponente, tirando vantagem disso seja pelo tempo, seja pela evasão criada. Como aggro, ele prefere ter tempo advantage e não card avantage, simplesmente porque ele prefere ganhar um turno agora e ficar na frente na race, do que chegar mais inteiro em um mid/late game, como acontece com os mdranges/controles, decks focados em ganhar vantagens.

 

Com esse pensamento, Kopala, Warden of Waves acaba sendo melhor que Kira, Grande Vitro-Fiandeiro por gerar o tempo advantage, que agradaria mais o tritão, e ainda tem o bônus, apesar de não ser o fator crucial, de ser um tritão, então podemos fazer mais de um e ainda aproveitar as belezas de estar em um tribal.

 

 

No entanto, essas conclusões são baseadas muito em metagame, um mundo onde essa vantagem tempo não seja tão real, onde você não ganhe esse turno ou pseudo-turno extra, Kira, Grande Vitro-Fiandeiro será melhor simplesmente por ser mais efetiva, se meu oponente não se importa de pagar dois a mais em uma remoção, então eu prefiro que ele gaste duas remoções e saia perdendo em algo. O ponto é que, antes o deck não tinha opções, Desprezador de Magica só era bom contra Auras, ter uma opção coloca o deck na ciranda de metagame na parte de "o que vou enfrentar e como irei me posicionar" torna tudo mais complicado.

 

-

Para finalizar, não acho que você deva usar mais do que duas cópias da Kopala, Warden of Waves no seu baralho, ele ainda é um tritão não-lord e sozinho na mesa não faz muita coisa, você ainda está com um aggro swarm que precisa de uma mesa cheia para brincar.

 

Vou ficando por aqui, e bom fim de semana, lembrando que começa agora a 10ª temporada do Circuito Ligamagic!

Até mais!

Ruda

 

 

 

 

 


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter

ARTIGOS RELACIONADOS

Guia de Pré-Lançamento: Explorando Ixalan

O que você precisa saber para se dar bem nesse fim de semana.


O Submundo do Modern - UW Monument

Mais uma bela adaptação do Standard para o Modern!


O que vi de Ixalan

Análise de novas cartas e listas.


Snow White Control

O inverno chega ao Modern!

MTG Cards





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

figueiredoalfs (19/09/2017 17:13:33)

façam esse favor, tirem suas kiras e coloquem a kopala. eu vou agradecer.

ArmySpy (05/09/2017 10:03:04)

Você está imaginando um cenário muito a favor do merfolk para a Kopala ser melhor...

No mesmo cenário, se fosse a Kira, ele teria que gastar 2 cartas para lidar com apenas uma, e ainda assim teria gasto 2 manas (considerando que gastaria 2 fatal push) e dificilmente teria outra resposta, o que daria quase na mesma, mas vc teria saido na vantagem de 2x1. Com a Kopala, o oponente pode estando com apenas 1 removal, vai escolher inicialmente um lord na mesa (gastaria as 3 manas, mas poderia matar outra criatura no turno seguinte), e com a Kira a removal não vai resolver o problema dele. Ainda assim, kopala só seria realmente útil com um Caça maldição na mesa.

Eu acredito que seja o contrário, Kopala no side e Kira para MD. Ou mesmo os 1 de cada no MD, e outra Kira no side. Fato que não temos muito espaço para criaturas assim, e ao meu ver a unica coisa que depõe contra a kira, é poder ser alvo de um piroclasm/Kozilek return... Haverão listas usando Kopala, usando Kira e haverão com as duas... E não por que um card é melhor que o outro, mas sim pela analise que o jogador fez do seu meta.

Mop_Coldheart (05/09/2017 09:40:49)

Quem ainda usa 4 reejerey pode tirar 1 dele e encaixar o Kopala, já que Kira e Kopala juntos fornecem um hexproof virtual. Isso não deve afetar o clock do deck a ponto de deixar lerdo, haja vista que a maioria das listas já usam 11 lords (ou até 10) e não 12. A única dor é perder clock contra decks não interativos, que de fato são uma pedra no caminho do deck especialmente no g1

edutsubaza (04/09/2017 08:49:24)

Kopa é MUITO MELHOR no Early Game e terá evasão com os lords. Só vai dar para tirar um Merfolk da board se o cara juntar 3 manas e Sopt removal de um mana (path ou Fatal Push). Se o cara fizer isso vai ficar tapout que pode ser morte fácil na volta (Vial, Lord, mana lord) Então para a estratégia Agro, Kira nem se Kopala a Kopala.

Num mid range ou Vs control Kira é melhor, pois tem evasão natural e sempre fará com que o oponente na maior parte das vezes perca o gás, gastando seus recursos para tirá-la da mesa.

Além disso Kopala tem uma sinergia absurda com CurseCather, e é um MERFOLK então No overaal Kopala é superior como MAIN DECK e Kira é melhor como SIDE.

cesar_mattos (01/09/2017 23:35:40)

Elas tem finalidades diferentes, depende do meta aonde vc joga, para definir qual encaixa melhor no deck

VIP STAFF lordlazaros (01/09/2017 17:57:35)

Já joguei algumas vezes com os Azuis e muitas vezes contra. Com sinceridade ficaria mais contente se estivesse enfrentando tritoes e o cara baixa o kopala ao inves da Kira. O oponente pode pagar 3 manas e ainda sim matar um tritao com bolt ou fatal contra a Kops. Já contra Kira sempre será 2 pra 1....

Aion (01/09/2017 17:44:26)

No meta atual? Kira é uma máquina contra grixis shadow.

MagicGeist (01/09/2017 16:25:23)

Não sei se é tão melhor não... É bom, vai ganhar espaço no deck com certeza, mas o voar faz muita diferença. Muita mesmo.

Acho que vai ser bem do jeito que vc falou mesmo.

edutsubaza (01/09/2017 15:53:03)

Nem se Kopala. É bem melhor.

Bessovaldo (01/09/2017 15:15:20)

O meu tritão ficou assim:

https://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&deck=667611

Bagunero (01/09/2017 14:50:12)

Como diria Cebolinha: "o Kila não se KOPALA com esse tlitão".

"Para em teu límpido aquário mergulhar
Fazer borbulhas de amor pra te encantar
Passar a noite em claro…"

BernardoDG (01/09/2017 13:08:28)

Os 2 são ruins no deck.

Roberto_Magrao (01/09/2017 12:47:03)

Boa análise comparativa!
O fato é: Kopala vai ganhar o slot!

Ricardo_R_JR (01/09/2017 12:32:49)

Kopala >>> Kira para o meta atual do modern.

Queijo (01/09/2017 11:20:44)

Tenho pensado junto com alguns jogadores de merfolk que talvez seja o momento de tirar um MoW, não jogando com o set e jogar a curva mais para 3. Jogando assim com Kira e Kopala no mesmo main. Tenho, particularmente testado 2 Kopala e 1 Kira. Os resultados estão bem interessantes. Acredito que dois pontos importantes foram deixados de lado no artigo. Um dos maiores badmatch para peixe é Affinity e Lingering Souls, e em geral um block que a Kira proporciona nos voadores pode ser crucial para o game. Outra coisa é a sinergia linda de Kopala com Cursecatcher! Ah, e vale destacar que a arte do Kopala é animal!

ArmySpy (01/09/2017 11:12:34)

Bom, de todas as cartas que sairam, talvez a Kopala seja a que mais deu hipe, não só na comunidade de peixes, mas para quem "teme" o deck.
É inegável que devido aos spoilers, ela acabe jogando no t2 já que haverá um bloco bem tribal, e está bem focada nos merfolks.

Se tratando de modern, já comentei o que acho dela no topico dos merfolk no forum. Voar da Kira faz muita diferença em um meta onde affinity sempre está em alta. Talvez Kopala ganhe um lugar no side pra ajudar contra decks de atrito.

Skywalker13 (01/09/2017 10:57:41)

Responder é uma coisa, dizer que tem que ficar quieto é outra, amigo.

Miguelitooo (01/09/2017 10:52:36)

Kira é melhor.

VIP STAFF Teddy_Bear_X (01/09/2017 10:45:10)

É uma carta muito importante num arquétipo pra lá de popular. É pra lá de válido um texto desse tipo e é muito útil.

A indagação nunca foi proibida, mas quando se faz, tem que estar preparado para as respostas a ela :)

MagicGeist (01/09/2017 10:45:04)

Quanto às cartas, apenas um adendo que o Kopala é lendário.

Já quanto à utilidade, creio que dependerá muito do meta para utilizar um ou outro. A Kira tem uma boa vantagem que é voar e poder bloquear criatura do affinity ou o land com infect. Não é uma carta morta nesses matchs que geralmente tiram poucas criaturas nossas.

O Kopala já não possibilita isto, mas é merfolk, o que é uma vantagem enorme na race em outros jogos. Como bem colocado, muitas vezes é melhor o tempo do que o CA, mas a Kira tem uma vantagem que geralmente é ela que entra com o alvo e tira duas remoções do oponente, o Kopala não me parece que sempre entrará como alvo das remoções.

Penso que a Kira continue melhor no geral, mas dependendo do meta dá para utilizar o Kopala tranquilo e o melhor de tudo para quem joga com deck, me incluo, é ter uma opção a mais agora.

Sibin (01/09/2017 10:28:46)

E por que não?! A comunidade de jogadores de Merfolk é enorme, e o artigo agrada a toda ela. Se não tiver com o que contribuir, é só ficar quietinho =)

Skywalker13 (01/09/2017 10:23:14)

Sei lá..bem nada a ver. Sempre rolaram análises sobre vários cards...
Todo mundo que comenta, contribui, né? Pra isso que existe o espaço dos comentários. Esqueci que as críticas e indagações eram proibidas...

VIP OURO marcos_dutra (01/09/2017 10:21:48)

Kopala é lenda. No seu artigo, tem um momento em que vc fala que ele não é lenda

Sibin (01/09/2017 10:19:24)

E por que não?! A comunidade de jogadores de Merfolk é enorme, e o artigo agrada a toda ela. Se não tiver com o que contribuir, é só ficar quietinho =)

Participe de um dos maiores eventos de Magic: The Gathering da América Latina