Com que deck eu vou #3 ???? CONTROL e COMBO-CONTROL by PoLaR
Por (Mais Artigos)
03/12/2012 21:55 - 4,123 visualizações - 12 comentários
Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite.
Depois de um Final de semana frustrante de magic, eu estou aqui para ensinar a vocês, mentecaptos, mais um pouco sobre os decks que vocês devem ao menos conhecer ao adentrar no universo do Legacy competitivo.
Hoje vocês saberão o porquê de um torneio de 4 rodadas com 50 minutos cada demorarem 6 horas, e a culpa é deles, os deck de controle.
Primeiro devemos criar uma categoria nova para os decks de controle, a "Como esse deck mata????", em sua maioria de tédio, mas caso o oponente seja persistente esses deck tem que ter um plano B.


xLands (sendo x 30 )





Esse é o maior exemplo de um deck que ganha pela desistencia do adversário, pois abusa de cartas como Tábernaculo , Maze , e demais cartas que não deixam você jogar com suas criaturinhas, e também destroem sua mana base com Wasteland , e Ghost quarter , sendo assim o maior exemplo do anti-jogo que o magic pode produzir, mas como esse deck mata??? Eu também não sei até hoje, mas em sua maioria usa Manlands ou até mesmo Jace, the money Sculptor .

PRÓS
Não sofre pra counter, e nem para remoção de bixo, deixando o primeiro game contra QUALQUER deck em vantagem, pois seu oponente ter em média 10 cartas mortas no baralho.
Ataca ferozmente a mana base do oponente, tanto com wastelands, como com ghost qurter (quem nunca tomou Ghost quarter lock não sabe o que é emoção).
Usa abusivamente do melhor tutor do legacy, Tolaria West , que pega qualquer carta útil no baralho, e não pode ser anulada (somente por Stifle e afins.
Life from the Loam faz com que o deck nunca perca o fôlego, podendo voltar aquele Tutor, wasteland, ou até os Cycling Lands , e junto com Exploration e/ou Manabond praticamente selam o jogo.

CONTRAS
Sem o Life from the Loam o deck sofre, pois o deck ganha pelo card advanage gerado com essa carta.
Como o deck não impõe clock, decks de combo não precisam de pressa para combar, e normalmente podem esperar até moldar a mão.(menos a versão com Raven's crime , que na minha opinião não é a melhor escolha de build pra esse deck).
Normalmente perdi o primeiro game contra os combos, e o segundo sofre muito, pois os hates são ineficientes sem um clock.
Uma wasteland bem encaixada contra o lands, ganha o jogo na hora, podendo ser na Glacial Chasm ou na Maze, que estão travando seus ataques, enquanto você vai enchendo a mesa de bixos, e partindo para a agressão de uma vez só.
PoP, sem mais...


UWx MIRACLES, ou R.I.P Control





Ah, os milagres, sempre causam estrago, pricipalmente quando são convenientemente colocados no topo, com a ajuda de cartas como Brainstorm , Jace ou o Tampo que nesse deck volta a fazer os ares de dupla dinâmica com Counterbalance .
O deck basicamente controla com o uso do Terminus providencial, Counters e Plowshares , Além do combinho de CounterTop (counterbalance + Tampo). Algumas versões do deck também usam R.I.P. combando com Energy Field para não tomar dano e pode finalizar o jogo com Jace, Entreat the Angels ou com Elmo da Obêdiencia , junto com o Rest in Peace.

PRÓS

É um controle que consegue lidar com as maiores ameaças do legacy, tendo matches honestos contra decks de criaturas, contra outros decks de controle e também contra combos.
Tem uma ótima card advantage, pois muitas de suas cartas fazer uma X pra 1, como o conjunto Countertop, ou o Terminus.
A kill condition do deck é consistente, pois poucos deck conseguem lidar com uma horda de 3 ou 4 anjos, vindos do entreat the angels), enquanto tenta lidar com um Jace ou um Countertop na mesa.


CONTRAS

É um deck dificil de ser pilotado, além de ser caro para se montar, então se você está começandono mundo do Legacy competitivo agora, eu acho melhor escolher outro.
Como todo bom deck de controle, pode comprar a carta errada na hora errada, tipo uma remoção de criatura quando seu oponente faz um planinauta, ou um counter após o oponente fazer uma criatura que irá te matar.
Tem um amontoado de cartas que não tem sinergia, para que você vai querer um Energy Field ou o Elmo da Obediência sem o Rest in Peace? Ou um Counterbalance seco ? E muitas vezes o Brainstorm falta, e se isso acontecer, amigo, você terá problemas.
Apesar de conseguir jogar contra os aggros, anda assim terá problemas contra oponentes experientes, pois o deck não põe pressão na mesa, então o oponente pode resolver 1, 2 criaturas enquanto você rebola atrás de uma remoção, então ele faz mais uma criatura e você estará sempre correndo atrás, e nunca se impondo na mesa de forma eficiente.


Bem, hard controls relevantes acredito que não existam tantos por aí, e o Miracles control é um deck novo que parece que vai ficar por aqui por um bom tempo, então falemos um pouco sobre os Combo- Controls. Mas, Polar, Por quê combo-control???? Porque esses decks não ganham após combar, mas te oprimem de tal forma na mesa que te impedem de jogar após o combo.

REANIMATOR





Esse é, com certeza, um dos decks mais famosos da história do Magic, e por isso sempre terá alguém jogando com isso a qualquer momento, e em qualquer lugar.

O deck consiste em pagar custo reduzido para resolver criaturas que ganham jogos sozinhas. E a maneira mais fácil de se fazer isso ??? É devolvendo elas do seu cemitério diretamente para o campo de batalha, com o auxílio de cartas com o Reanimate, Exhume ou Animate Dead.
Mas por quê esse deck se enquadra no arqétipo Combo-Control ??? Pelo simples fato de que a criatura que ele irá voltar será uma que atrapalhe o seu plano de jogo, por isso o deck não usa uma única criatura, mas sim um leque que faz com que o deck seja versátil em diversas ocasiões, pois muitas vezes um Esfinge e melhor que um Demônio , ou a sua opção pode ser um Anjo .
Combo porque usa combinação de cartas para "burlar" o custo restritivo da mágica, e Control porquê irá tentar acabar com suas chances de resposta antes de ganhar o jogo.

PRÓs

É um combo versátil, lidando com diversas situações adversas no memonto em que comba, sendo essa situação os poucos pontos de vida (a esfinge lida bem com isso), a quantidade de criaturas ( Elesh Norm ou [url=http://www.ligamagic.com.br/?view=cartas/card&card=Empiryal archangel)Arcanjo empírico [/url] ou Arcanjo Flamejante , pocas cartas na mão para se proteger (Griselbrand), cartas de uma cor específica que te atrapalhem (Iona),
As cores do combo, e a natureza també, permitem que você use as melhores cores para controle no Magic, Azul (Force of will e outros caounters a gosto) e Preto (com descartes como Thoughtseize e duress), fazendo assim com que você possa combar com segurança a maioria das vezes.
As criaturas reanimadas são difíceis de tirar da mesa, e em alguns casos, impossíveis para certos decks.
Não é um deck difícil de ser pilotado, exige uma maior perícia do quê um Burn, por exemplo, mas menos do que seria necessária para se jogar bem com qualquer outro combo do formato.

CONTRAS

É um deck caro, pois para se montar um Reanimator de Respeito, se usa Todas as Force of Will do mundo, e as Dual Lands são as mais caras do legacy.
Apesar de ter counter e descartes, ainda assim sofre para um hate bem encaixado, como um Ooze na mesa ou uma Shaman , e até mesmo uma Karakas complica a vida do reanimator.
O deck tem péssimos mulligans, pois ele tem que combar o mais rápido possível, pois se o jogo se arrastar independente da criatura reanimada, o jogo pode não ter volta.
Como o deck é popular, todo mundo tem hate pra ele no Sideboard de seu deck, podendo ser Remoção de cemitério , Bounces ou cartas que evita com que você ataque com suas criaturas .

ENCHANTRESS





Esse por outro lado, é o deck que sofre maior preconceito por parte dos jogadores.

É um deck baseado em encantamentos que não permitem que o seu oponente te toque, inibindo assim suas ações.
Mas, tio Polar, por quê combo ???? Simples, pois para esses encantamentos sejam efetivos, é necessária um combinação de cartas na mesa, pois uma das cartas mais irritantes e díficeis de lidar desse deck é o Confinamento Solitário , que se estiver sozinho na mesa não faz nada, então voce precisa de uma COMBinação de cartas para que se torne efetivo, além do mais, quando o deck começa a comprar cartas frenéticamente, devido ao efeito de 2 ou mais encantadoras na mesa, você corre o risco de ser morto por uma Palavras de Guerra , ser assolado por uma bando de Anjos , ou simplesmente aparecer um Emrakul , jogado pelo seu custo honesto de manas (as 15) através de um Terreno maneiro que te possibilite isso.

PRÓs

Quando te engata no lock, é quase impossível sair, pois um Confinamento Solitário, e mais 2 Enchantress é o suficiente para te travar o tempo suficiente para ele encontrar alguma maneira de te matar.
Bosque esterlino além de ser um tutor excelente, ainda protege a sua mesa de spot removals, tornando qualquer jogo complicado, mesmo pós side.
Reabastecer e Justiça Cármica tornam a idéia de se destruir qualquer carta sua, um risco.
Muitos decks não tiram encantamentos de jeito nenhum ( Monoreds, Goblins, Merfolks, e decks que não tenham as cores Branco e/ou verde em geral), então você tem uma vantagem muito grande contra boa parte do field.

CONTRAS

É um deck difícil de se montar, e 80% das cartas que jogam nesse deck, não jogam em outros decks, inclusive cartas caras como o Santuário de Serra e Moat.
O deck demora para ganhar, então o Match up contra Combos em geral não é muito bom (principalmente os combos de Storm), por permitir que eles escolha a mão ao longo do jogo, pra que eles consigam combar no mesmo turno que eliminam os hates impostos.
O deck demora muito, tanto para impôr um lock efetivo, quanto para ganhar o jogo após o lock, o que o faz empatar muitos jogos.



Bem amiguinho, por hoje é isso, espero que você tenham aproveitado essa série de artigos, pois se o mundo acabar dia 21 não terei como terminar essa saga e vocês morrerão sem saber sobre os Aggro-Controls.
Anyway, um bom final de ano, boas entradas e que venha 2013 com muito Magic e doenças venéreas...

LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

kbtprog (07/12/2012 11:38:08)

Fico feliz de ainda não ter jogado contra nenhum Enchantress e que continue assim!

sojetsu (04/12/2012 17:46:52)

Vc cola na up não é???

fala criança é o jorge que colava sempre na up!!!!!

sojetsu (04/12/2012 17:45:26)

Vc cola na up não é???

b4mb4m (04/12/2012 17:39:42)


valeu vou dar uma olhada nele!

GiLsU (04/12/2012 17:38:55)

ASUHASUHASUHASUHAUHSAUHSUHSAUHAS... ri mto imaginando a cena...

sojetsu (04/12/2012 17:31:17)

sobre listas existem vários sites de busca por lista de deck!!!!

www.starcitygames.com
www.deckcheck.de
www.channelfireball.com

e mais um monte de sites que tenho preguiça de escrever todos!!!!kkkkk

b4mb4m (04/12/2012 17:29:59)


valeu vou dar uma olhada nele!

sojetsu (04/12/2012 17:26:30)

http://www.deckcheck.de/deck.php?id=25424

segue a lista do Enchantress, tenho muita raiva desse deck e o que citei foi o que aconteceu quando jogava contra um amigo meu!!!!kkkkkkkkk
O deck tem um lock ruim de lidar, e quando você consegue ganhar estando em uma situação assim você fica muito aliviado!!!!

Obs: é o dono da lista acima!!!

b4mb4m (04/12/2012 17:13:50)

nossa eu ia falar pq as pessoas odeiam tanto o deck Enchatress pelo visto e pq quando ele entra em ação o oponente simplesmente so nao te chama de gente boa.. e eh capaz de nem apertar sua mao ao final do match. seria muito pedir exemplo de listas dos decks! abracos!

sojetsu (04/12/2012 10:07:47)

Cara eu acho que você devia explicar que o deck que citou acima, o vulgo ENCHANTRESS é deck de não hetero sexual kkkkkkkkk.....
Claro sem nenhum tipo de ofensa ha quem joga com esse deck que me da náuseas.

Não é tio polar!!!!kkkkk
Causando esse tipo de reação: "burning wish para reverent silence, e chupa caralho quebra essas porras todas caralho, deck de boiola, deck chato do caralho kkkkkkk"
você lembra sem comentários.

yokai (04/12/2012 00:55:15)

Jace toma dano com Energy Field, chega a ser meio anti-singérico até, se nao tiver com Rest in Peace em jogo...Por que ae mata seu PW, ele vai pro GY e o Energy Field vai pro brejo...

KasumiFox (04/12/2012 00:17:44)

Boa! faltou o bug landstill ou superfriends q aparece de vez em qdo ai (q nao chega a ser midrange)