O Outro Standard da Copa
05/12/2017 14:00 / 3,461 visualizações / 3 comentários

 

A Copa do Mundo de Magic aconteceu nesse fim de semana e teve a poderosa equipe japonesa, com Kenta Harane, Shota Yasooka e Yuuya Watanabe como capeã, inclusive com Yasooka, um mestre do arquétipo controle, jogando de Mono Red. Mas não é sobre isso que quero falar, e sim de algumas listas diferentes que apareceram no top8. O sistema de Standard Unificado cria uma variedade de baralhos e por mais que a maioria tenha apostado em Sultai Energy, Mono Red e UW Gift, algumas equipes foram mais longe e é sobre as listas delas que quero falar.

 

Mardu Vehicle - Standard

Jogador

Ondrej Kedrovic (Slovakia)

Visitas

3566

Código Fórum

[deck=748727]

 

Mardu, por Philip Krieger - Standard
2017-12-05

Jogador

Ruda

Visitas

3472

Código Fórum

[deck=749227]

 

A primeira lista é bem mais tradicional e dentro do que conhecemos do Mardu, um aggro parecido como o Mono Red, mas que tem alguns recursos a mais, especialmente melhores remoções. Mas a segunda já é outra linha. Mais consistente, ela lembra a época que o Mardu era quase um midrange, Gideon das Provas, Chandra, Chama da Rebeldia e Depala, Piloto Exemplar​ fazem um deck mais consistente e forte contra remoções, o que é ideal em um mundo cheio de midranges, Balista Ambulante​ é contra os aggros, mas também joga muito bem contra Virtuose dos Turbilinos, carta importante para segurar o rush do Mardu. O que mais gosto da lista do alemão Philip Krieger é como ela vira facilmente um mid/control, muito disso pro culpa do Gideon, que pode ser uma criatura 4/4, ou um retenção de três manas.

 

Jogador

Andrea Mengucci (Italy)

Visitas

3684

Código Fórum

[deck=748730]

 

Combo ou mais um Mid Energy? Um pouco dos dois. A lista usada pela italiano Andrea Mengucci não é exatamente uma novidade, mas nunca se consolidou entre os principais decks do formato. A ideia é simples, temos um pacote de cartas de Energia que também pode ser usado de forma mais agressiva, com Hidra Ericada​, Furioso do Cinturao Verde​ e o apoio de Rhonas, o Indomito​. Mas também temos, e essa parte é a mais perigosa, um pequeno combo, Esmurrador Eletrostatico​ com qualquer evasão, Atropelar ou Voar, e muita Energia, Basta desvirar com o 1/1 vivo, dar evasão e fim de jogo. Pode parecer simples, mas contra Temur, que tem poucas remoções, esse tipo de coombo é letal. Outra carta importante nesse deck é Cartula do Conhecimento​, que pune muito bem a falta de bloqueadores para Voar. 

 

No side, Mengucci resolve a maior fraqueza do deck, que era a match contra RDW, uma fonte preta a mais e Cartula da Ambicao​, coloque na Hidra, e veja o desespero do outro lado.

 

Jogador

Piotr Gaogowski (Poland)

Visitas

3975

Código Fórum

[deck=748717]

 

Para finalizar, um deck que já tinha aparecido no Pro Tour, e ido relativamente bem, mas que pouca gente respeitou, o UW Cycle. Disfarçado de UW Controle normal, esse deck tem duas power houses, que quando ativadas, vencem o jogo sozinhas, Uma é o Refugio dos Dragonetes​, ir criando aos poucos um exército de dragões, que basicamente depende de quanto mana você tem, já que no cyle você está sempre renovando as cartas da mão, é destruidor no Standard atual, como eu já disse, Voar está muito bom, e 2/2 não é um corpo ignorável, então deixar o baralho fazer mais e mais tokens, não é muito esperto. A outra carta sensacional, e que é lindamente sinérgica com o Refúgio, é o Sarcofago Abandonado​, que torna nossos cycles uma máquina de card avantage, além de dar utilidade à cartas em tese ruins que usamos para ter mais cycle, como Fe Renovada​ e Ventos Contrarios​.

 

-

A grande chamada para esses decks que citei é que sim, eles enfrentaram um mundo de Mono Reds e Energys, presentes em quase todos os tros da Copa do Mundo, e venceram. O que prova que existem alternativas competitivas no formato, mesmo sem o lançamento de uma edição nova.

 

Até mais!

 

 

Ruda

 

 

 

 

 

 


Rudá Andrade dos Reis (VIP STAFF Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da Ligamagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Decks da Semana #11 do CLM10: GW Gatos

Standardr: GW Gatos, por Renato Issamu Takeya.


Por Dentro do UW Monumento

Adivinha quem está de volta?!


Real Rogues! – Black Aggro!

O lado negro da força.


Sem energia de gatos em Albuquerque

Jogando o PT Ixalan com o 4c Energy Cubeless


Decks da Semana #8 do CLM10: BW Tokens

Standard: BW Tokens, por Bruno M. Volpato.

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

VIP STAFF Ruda (05/12/2017 17:29:14)

Ah sim, o UW tem um early bem melhor, bem complicado de competir.


Você sabe que quando você não comenta em um artigo meu ou do Sanduba a gente fica até com saudades, né?

The_Offspring (05/12/2017 16:54:32)

UW Cycling fazendo um super fumigate e morrendo na volta foi tipo "só tenho carta inútil".
O deck é bem fraco.

VIP OURO Derkarus (05/12/2017 14:13:21)

Esse UW Cycling faltou pouco de gás e Power level para ser um Tier 1...

Talvez a Wizards tenha sido bem conservadora na volta da mecânica, provavelmente para fugir dos bans que tão polêmicos para nosso Standard.

Mas é um deck bem divertido de pilotar e aconselho para quem gosta das cores. Embora ainda ache o God Gift o melhor nessa combinação de cores.