O Outro Standard da Copa
05/12/2017 14:00 - 7,625 visualizações - 3 comentários

 

A Copa do Mundo de Magic aconteceu nesse fim de semana e teve a poderosa equipe japonesa, com Kenta Harane, Shota Yasooka e Yuuya Watanabe como capeã, inclusive com Yasooka, um mestre do arquétipo controle, jogando de Mono Red. Mas não é sobre isso que quero falar, e sim de algumas listas diferentes que apareceram no top8. O sistema de Standard Unificado cria uma variedade de baralhos e por mais que a maioria tenha apostado em Sultai Energy, Mono Red e UW Gift, algumas equipes foram mais longe e é sobre as listas delas que quero falar.

 

Mardu Vehicle - Standard

Jogador

Ondrej Kedrovic (Slovakia)

Código Fórum

[deck=748727]

 

Mardu, por Philip Krieger - Standard
2017-12-05

Jogador

Ruda

Código Fórum

[deck=749227]

 

A primeira lista é bem mais tradicional e dentro do que conhecemos do Mardu, um aggro parecido como o Mono Red, mas que tem alguns recursos a mais, especialmente melhores remoções. Mas a segunda já é outra linha. Mais consistente, ela lembra a época que o Mardu era quase um midrange, Gideon das Provas, Chandra, Chama da Rebeldia e Depala, Piloto Exemplar​ fazem um deck mais consistente e forte contra remoções, o que é ideal em um mundo cheio de midranges, Balista Ambulante​ é contra os aggros, mas também joga muito bem contra Virtuose dos Turbilinos, carta importante para segurar o rush do Mardu. O que mais gosto da lista do alemão Philip Krieger é como ela vira facilmente um mid/control, muito disso pro culpa do Gideon, que pode ser uma criatura 4/4, ou um retenção de três manas.

 

Jogador

Andrea Mengucci (Italy)

Código Fórum

[deck=748730]

 

Combo ou mais um Mid Energy? Um pouco dos dois. A lista usada pela italiano Andrea Mengucci não é exatamente uma novidade, mas nunca se consolidou entre os principais decks do formato. A ideia é simples, temos um pacote de cartas de Energia que também pode ser usado de forma mais agressiva, com Hidra Ericada​, Furioso do Cinturao Verde​ e o apoio de Rhonas, o Indomito​. Mas também temos, e essa parte é a mais perigosa, um pequeno combo, Esmurrador Eletrostatico​ com qualquer evasão, Atropelar ou Voar, e muita Energia, Basta desvirar com o 1/1 vivo, dar evasão e fim de jogo. Pode parecer simples, mas contra Temur, que tem poucas remoções, esse tipo de coombo é letal. Outra carta importante nesse deck é Cartula do Conhecimento​, que pune muito bem a falta de bloqueadores para Voar. 

 

No side, Mengucci resolve a maior fraqueza do deck, que era a match contra RDW, uma fonte preta a mais e Cartula da Ambicao​, coloque na Hidra, e veja o desespero do outro lado.

 

Jogador

Piotr Gaogowski (Poland)

Código Fórum

[deck=748717]

 

Para finalizar, um deck que já tinha aparecido no Pro Tour, e ido relativamente bem, mas que pouca gente respeitou, o UW Cycle. Disfarçado de UW Controle normal, esse deck tem duas power houses, que quando ativadas, vencem o jogo sozinhas, Uma é o Refugio dos Dragonetes​, ir criando aos poucos um exército de dragões, que basicamente depende de quanto mana você tem, já que no cyle você está sempre renovando as cartas da mão, é destruidor no Standard atual, como eu já disse, Voar está muito bom, e 2/2 não é um corpo ignorável, então deixar o baralho fazer mais e mais tokens, não é muito esperto. A outra carta sensacional, e que é lindamente sinérgica com o Refúgio, é o Sarcofago Abandonado​, que torna nossos cycles uma máquina de card avantage, além de dar utilidade à cartas em tese ruins que usamos para ter mais cycle, como Fe Renovada​ e Ventos Contrarios​.

 

-

A grande chamada para esses decks que citei é que sim, eles enfrentaram um mundo de Mono Reds e Energys, presentes em quase todos os tros da Copa do Mundo, e venceram. O que prova que existem alternativas competitivas no formato, mesmo sem o lançamento de uma edição nova.

 

Até mais!

 

 

Ruda

 

 

 

 

 

 


Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Aficionado por decks azuis agressivos, mas que não dispensa um bom Siege Rhino nas horas vagas, está no Magic desde 2003, em Flagelo. Em 2012 começou escrever sobre Magic e não parou mais, sendo que em 2015 se tornou Editor da LigaMagic.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Ruda na Twitch

LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Ruda (05/12/2017 17:29:14)

Ah sim, o UW tem um early bem melhor, bem complicado de competir.


Você sabe que quando você não comenta em um artigo meu ou do Sanduba a gente fica até com saudades, né?

The_Offspring (05/12/2017 16:54:32)

UW Cycling fazendo um super fumigate e morrendo na volta foi tipo "só tenho carta inútil".
O deck é bem fraco.

VIP OURO Derkarus (05/12/2017 14:13:21)

Esse UW Cycling faltou pouco de gás e Power level para ser um Tier 1...

Talvez a Wizards tenha sido bem conservadora na volta da mecânica, provavelmente para fugir dos bans que tão polêmicos para nosso Standard.

Mas é um deck bem divertido de pilotar e aconselho para quem gosta das cores. Embora ainda ache o God Gift o melhor nessa combinação de cores.