Banner LigaMagic
Jogue Bem, Jogue Rápido.
Melhorando seu tempo de partida.
11/12/2017 14:00 - 9.617 visualizações - 16 comentários
 Banner LigaMagic

 

Em uma partida de Magic você deve enfrentar diversas situações antes de chegar ao fim do jogo: Seu oponente, a variância, seus próprios medos e inseguranças e não importa o quão seguro consigo mesmo você seja, não importa quão sortudo você está naquele momento sempre haverá uma complicação que você e seu adversário terão que enfrentar: O Relógio.

 


Quando tive opção, sempre escolhi jogar de controle, adoro passar alguns apertos, ter que fazer decisões sobre como sequenciar removals e/ou counters e matar o oponente de tédio kill conditions extremamente lentas. O que muitos não consideram importante quando está de controle é a velocidade em que você consegue tomar decisões, seu oponente provavelmente não irá conceder a menos que você demonstre a forma de derrotá-lo, e ninguém gostaria de demorar 35 minutos no primeiro game para acabar morrendo para um ou dois topdecks do adversário.


Há alguns anos atrás eu fui para o lado Tampo da força e dediquei 2 anos da minha vida a jogar quase que exclusivamente só de Miracles no Legacy. Havia encontrado um deck que tinha exatamente o meu estilo de jogo, que beneficiava quem conhecia muito bem o formato devido às suas interações de Counterbalance, mas como nem tudo são flores, o deck demorava muito para matar e o relógio passou a ser meu maior inimigo. 
Após alguns meses estudando diversas técnicas, eu cheguei à conclusão que o empate tem os seguintes motivos para acontecer:


1) Falta de conhecimento sobre o seu deck.

2) Falta de conhecimento sobre a partida.

3) Lentidão motora para realizar ações. 

4) Seu oponente jogar devagar.


1 - O primeiro motivo, e mais comum, de empate é a Falta de conhecimento sobre seu próprio deck. Na maioria das vezes, por falta de tempo para treinar. Alguns jogadores decidem participar de um torneio com um deck que não tenham total conhecimento ou familiaridade, e isso resulta em demorar mais tempo para tomar ações como Keep/Mulligan ou até como sequenciar terrenos. 


A melhor maneira de resolver esse problema é ter bastante conhecimento teórico sobre o deck, nem todo mundo tem tempo para treinar dia e noite no Magic Online ou ler dezenas de artigos que os profissionais fazem com frequência. No entanto, a minha dica é: Assista uns 4 ou 5 jogos do baralho que pretende jogar e leia pelo menos um artigo, para não chegar no campeonato com 0 informações sobre o deck. Guarde atalhos mentais sobre situações do deck, a experiência irá te ensinar em quais situações mulligar, quando deve jogar uma carta no turno do oponente, quando deve fazer no seu próprio turno , acumular esses atalhos mentais vão te salvar preciosos minutos além de facilitar a escolha em jogadas que podem determinar o jogo.

 

2 - Você conhece até que bem seu deck, mas mesmo assim empata contra arquétipos específicos ou desconhecidos, por que será? Muitos jogadores decidem jogar com decks Rogue (fora do field) justamente para pegar gente de surpresa. Não conhecer o que o deck do seu oponente(esteja ele com um baralho Rogue ou do field) te obriga a pensar mais em todas as decisões, principalmente no momento de sidear. Independente do formato , cada carta que seu oponente te mostrar pode ser uma pista a te levar cada vez mais próximo de descobrir o que ele pode ter. Ilha básica Preordain no Legacy significa estar contra algum tipo de combo, Inventor’s Fair no Standard provavelmente quer dizer que o adversário tenha Metalwork Colossus no deck e por aí vai.
 

O segredo não é tentar adivinhar as 60 cartas que você está enfrentando agora, mas sim ter uma ideia do que ele possa apresentar nos próximos turnos assim você consegue sequenciar melhor (ex: procurar por counters caso ele aparenta estar de combo ou removal caso seja aggro) e tentar otimizar as jogadas levando outras partidas em consideração(ex: Está jogando contra um Aggro Rogue, e não tem certeza de como sequenciar alguma jogada, tente identificar se contra outros decks agressivos você faria a jogada X, Y ou Z e ver se essa sequência de jogadas te traz o resultado esperado ou se aquele arquétipo novo que você está enfrentando demanda jogadas diferentes.    

 

3 - Depois de começar a estudar maneiras de melhorar meu aproveitamento de tempo, reparei que a lentidão motora não era a mais comum, mas era a mais relevante quando o relógio era a questão. 
 

Pegar o deck, fazer um pile shuffle (apenas para contagem), depois de um longo pile shuffle, fazer diversos e lentos hard shuffles até que finalmente o deck é apresentado para você cortar, frustrante, não?. Quem nunca sentou do outro lado da mesa de um jogador que demorava para embaralhar e viu os minutos do relógio , de pouco em pouco, ir reduzindo até chegar aos 10 minutos finais e os dois jogadores terem que jogar na velocidade da luz para não empatarem.


A agilidade motora não é algo exigido por nenhuma regra do jogo, mas é um diferencial, minha dica aqui é treinar qual maneira de embaralhar você se adequa melhor e consegue fazer mais rapidamente. Até a marca do shield é relevante, no meu caso eu eu ando utilizando os ásperos, pelo fato da minha mão suar demais ao longo do torneio e deixar os sleeves grudentos. 


Trabalhar a velocidade de compra/ Scry é inegavelmente importante, mas não entenda errado, não quero que você saia por aí metendo a mão no deck e comprando rapidamente sem habilidade para correr o risco de derrubar a carta do topo do deck, ou comprar mais cartas do que deveria, comece seu treino assim:

 

 - Teste a maneira que você se adapta melhor, comece pegando uma carta de cada vez com a sua mão mais habilidosa, depois juntando as cartas novas com as outras da sua mão.
 

 - Comprar múltiplas cartas de uma vez é o próximo passo, no entanto, apenas faça isso em torneios depois de já estar bem acostumado, a chance de derrubar uma carta do deck ou comprar a mais é grande nas primeiras vezes. A maneira que eu faço isso é com a mão ainda em cima do deck separar o número de cartas que vou comprar/olhar e puxá-las de uma vez.

 


 

 - Treinar qual maneira de embaralhar você consegue fazer mais rapidamente: Riffle Shuffle(separar o deck em dois e ir soltando uma carta de cada lado por vez, repita o riffle umas 6 ou 8 vezes para embaralhar o suficiente), Hard Shuffle(apenas pegar uma parte do deck e enfiar as cartas na outra, soltando primeiro a parte de baixo para encaixar mais facilmente) o Pile Shuffle deve ser utilizado apenas para contar seu deck(antes de começar o jogo e entre jogos sideados para garantir que você não subiu cartas a mais ou a menos), O PILE SHUFFLE NÃO É UMA FORMA SUFICIENTE DE EMBARALHAMENTO, caso você faça apenas um Pile Shuffle como forma de embaralhamento seu oponente pode chamar o juiz e você ser punido por Insufficient Shuffling (click AQUI para ver a regra detalhada).
 

 - Depois de algum treino essas ações mecânicas se tornarão triviais e irão te economizar valiosos minutos no fim da rodada.

 


4 - Você aprendeu a embaralhar rapidamente, consegue olhar e comprar cartas do seu deck de forma eficiente, conhece bem a capacidade do seu deck e tem alguma experiência na matchup atual que te deixa bem confiante, mas e se o oponente jogar devagar?


Bem, temos dois tipos de jogadores devagar, o que não tem familiaridade com os tópicos 1,2 e 3 que eu citei acima, e o jogador que comete Stalling.
No primeiro caso, você pode alertar o adversário dizendo que ele está demorando muito para tomar alguma decisão ou terminar de sidear, na maioria das vezes isso já resolve o problema. Caso não seja o suficiente, você pode e deve chamar o juiz e explicar que mais de uma vez o oponente tomou mais tempo do que deveria em alguma situação, com o Juiz do lado da mesa ou o adversário joga numa velocidade superior à que estava ou será punido por Slow Play.


O segundo caso é um pouco mais complicado, vamos ver o que o IPG diz sobre Stalling, ou em português: Protelar.

 

“Esta infração descreve situações em que um jogador está plenamente consciente do tempo restante na rodada e ele tenta esgotar o tempo para ganhar a partida ou negar ao adversário o tempo necessário para jogar. Por exemplo, um jogador conta seus cards, olha sua reserva ou cemitério sem nenhum motivo estratégico. Alternativamente, o jogador pode atuar como se ele ou ela está à procura de fichas, emblemas, ou dados, e tomar uma quantidade excessiva de tempo para fazê-lo.”

 

IPG 4.7 Condutas Antidesportivas — Protelar

 

Após identificar que o que está acontecendo é Stalling ou múltiplas ocasiões de Slow Play, o juiz deve ser chamado na hora para tomar atitudes necessárias, como interrogar os dois jogadores e até procurar por testemunhas para que a resolução seja mais condizente com o que realmente aconteceu. Não tenha NUNCA medo de chamar o Juiz, mesmo que para relatar um problema ocorrido por culpa sua, o Juiz está lá para resolver o problema da melhor maneira possível, não para apenas dar punições.


TL;DR :

 - Conheça a parte teórica do seu deck lendo artigos e vendo vídeos sempre que possível.
 - Conhecendo o que o oponente pode fazer diminui o tempo que você gastaria para pensar na solução durante a partida.
 - Treinar a habilidade física de comprar cartas, olhar topo e embaralhar te salva um bom tempo no final da partida.
 - Sentar de frente para o relógio do tempo da partida garante uma visão melhor do jogo e ajuda a ter uma ideia melhor se você ou o oponente estão demorando para jogar.
 - Alerte o oponente caso ele esteja jogando devagar, se ele não aumentar a velocidade das jogadas ou não concordar que está demorando, chame um juiz.


Lembra-se, todos queremos melhorar no jogo, e nem sempre conseguimos fazer isso de um dia pro outro, o importante é buscar sempre a evolução e trabalhar para que ela aconteça!

 

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Bruno Orelha é amante das estratégias de terrenos como Lands, Death and Taxes e Valakut. Capitão do Valakuteam e Youtuber nas horas vagas em www.youtube.com/brunoears.
Redes Sociais: Youtube, Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 10/03/2018 14:33:38
Sensacional man, parabéns muito bem escrito.
(Quote)
- 17/12/2017 08:39:10
excelente artigo mais uma vez ! Aguardando mais artigos do Orelha sobre Legacy, tomara que role um a respeito de estratégia em match-ups conhecidos será?
(Quote)
- 16/12/2017 20:59:51

50 minutos para a partida toda.

(Quote)
- 15/12/2017 20:38:45
Quantos minutos demora uma partida? Nunca joguei competitivo.
(Quote)
- 15/12/2017 17:26:20

Valeu mano!

Últimos artigos de Bruno Ramalho
O Legacy está VIVO!
Hoje, em 2024, estou há 14 anos jogando Legacy sem parar, e continua sendo meu formato preferido desde meu primeiro game!
4.455 views
O Legacy está VIVO!
Hoje, em 2024, estou há 14 anos jogando Legacy sem parar, e continua sendo meu formato preferido desde meu primeiro game!
4.455 views
Há 9 dias — Por Bruno Ramalho
A Wizards errou no banimento?
No último dia 11, tivemos o anúncio de Banidas e Restritas de todos os formatos construídos, e tivemos uma surpresa ou duas.
8.943 views
A Wizards errou no banimento?
No último dia 11, tivemos o anúncio de Banidas e Restritas de todos os formatos construídos, e tivemos uma surpresa ou duas.
8.943 views
Há 20 dias — Por Bruno Ramalho
O deck meio Aliche, meio Calabresa
Vamos falar hoje sobre o Creativity Control
3.092 views
O deck meio Aliche, meio Calabresa
Vamos falar hoje sobre o Creativity Control
3.092 views
11/03/2024 10:05 — Por Bruno Ramalho
O impacto das Surveil Lands
O fato de serem tutoráveis as tornaria jogável?
4.929 views
O impacto das Surveil Lands
O fato de serem tutoráveis as tornaria jogável?
4.929 views
27/02/2024 10:05 — Por Bruno Ramalho
O impacto de Karlov no Modern e Legacy
Leyline, Delney, amuleto e muito mais!
7.614 views
O impacto de Karlov no Modern e Legacy
Leyline, Delney, amuleto e muito mais!
7.614 views
14/02/2024 10:05 — Por Bruno Ramalho