Com que deck eu vou #4.1 ???? AGGRO-CONTROL by PoLaR
Por (Mais Artigos)
07/01/2013 22:23 - 4,027 visualizações - 24 comentários

Olá amiguinhos, como vocês se sairam nesse curto período no qual eu não os dirigi a palavra? Bem, eu espero.
E finalmente estamos terminando esta pequena série de artigos sobre os mais famosos, e esperados decks do formato mais permissivo do Magic: Estampas ilustradas, o Legacy. Mas antes de mais nada, clique AQUI , e descubra como conquistar o coração de seu planinauta preferido. BRINKS !!!!

Bem vamos começar por entender o porquê Aggro-Control. Os deck que irão aparecer aqui, são decks feitos para interagir com o oponente. São decks que não podem ser testados de frente ao espelho, pois toda e qualquer jogada depende de uma ação do opnente, mesmo fazer um terreno, depende do conhecimento do deck do oponente, e o que é mais intrigante nesse decks, é que eles, apesar de uma característica de controle, não necessáriamente apresentam a cor AZUL no baralho, e são esses decks de controle sem a cor AZUL que iremos conhecer hoje.




s2 GOBLINS s2




A os Gobbos, e deck mais legal de todo o Magic. Pode ser MonoRed, ou com splash, eles sempre estarão lá no alto brilhando.
Esse é um deck baseado em criaturas de uma tipo específico ( Goblins, dumb!!!) que desempenham o papel de controlarem a mesa pelos números ( com a ajuda, principalmente do Siege-Gang , ou do enKRENKO ) ou pela velocidade (para isso temos o Phage (se você não conhece a Phage, MORRE)) fazendo assim que se tenha uma postura ofensiva e opressora durante os jogos. Mas, isso não seria uma característica de todo AGGRO, você me perguntaria, e sim seria a minha resposta, então porque diabos, Aggro-Control ??? Simples, o deck usa Mana Disruption (atacar a base de mana do oponente), para ganhar tempo para se impor no jogo, e deixar o oponente em uma posição que ele não consegue resolver suas mágicas, o que é uma função de decks de controle.


PRÓS


Card Advantage, isso resume o deck. Ele não precisa de brainstorm ou Jace para ganhar em card advantage, pois quase todas as cartas do deck fazem efeito assim que entram em campo, e depois fica la, agredindo o oponente gratuitamente, afinal, a Matrona é um tutor pro deck INTEIRO, que ocasionalmente mata na pancada, Ringleader entra te da cartas e já bate, nem pede licença, e mesmo um Siege´Gang, se for morto, já deixou mais 3 amiguinhos para reduzir os pontos de vida dos seus oponentes.
O deck ter uma sinergia muito boa entre si.Krenko + QUALQUER goblin que ofereça ímpeto aos demais, se não for respondido na hora, é jogo ganho. Kiki-Jiki + Matrona/Ringleader/Piledriver/Siege-Gang/Stingscourger/Nega do Suvaco Cabeludo, sem palavras, uma matrona por turno acaba o jogo em 2 turnos, um ringleader não chega a isso, com Siege-gang você terá um exército de Kamikazes, enfim, GG. Vial + Wastelands e Portos de rishadan tem tendencia a serem Time walks no deck, afinal você trava o oponente e não para de fazer suas mágicas, enfim, tem muito mais, só jogando para saber.
De repente ganha, simples assim. Muitas vezes o goblins vem com uma mão inicial absurda, capaz de matar antes de um TES ou Show and Tell, e mesmo com mãos razoavéis, o deck consegue desenvolver bem qualquer jogo, até que de repente ganha.


CONTRAS

Independente dos splash que você decidir usar no deck, ele ainda perderá para uma cartas. MonoRed e Rb perde pra Humility, Rg e Rw perde para Tendrils, e Thalia NÃO é um goblin, e até hoje eu não achei nada que explicasse você piorar a mana Base do seu deck para usá-la, tendo Espinho de Ametista como opção INCOLOR com mesmo efeito.
Ok, você optou por um Splash, parabéns, vc melhorou matcher qerdidos, mas você perdeu uma das melhores estratégias do deck, que é o Mana Denial (atacar a base de mana do oponente), pois como ocê quer usar Thalia, Krosan Grip e Porto de rishada ???exatamente, você não quer u não vai usar o porto, e virando agora alvo fácil para Wasteland, e no cenário atual, não é muito bom contar com Aether Vial, pois temos muitos deck com 4 Abrupt Decay no Mains deck. o que te faz sucessivel a derrotas porquê você deu uma wwasteland, achando que o frasco ia garantir a partida e de repente vo^ce perde por isso.


Vou parar de falar dos goblins por aqui, se não vou acabar fazer um livro sobre eles, e esse não é o momento oportuno, voltarei a ele mais tarde (ou não ).






The Rock







Esse deck conta tem uma característica mais de controle do que o Goblins, pois tem no seu plantel um número absurdo de Remoções eDescartes , Inibindo assim as ações dos oponente, para finalizá-lo com uma criatura grando, podendo ser o Cavaleiro deo relicário, ou o TarmoBoi

PRÓS


O deck tem uma match justo contra quase tudo existente no legacy, pois tem remoções para decks de criaturas, descartes contra combos, e criaturas e planinautas contra decks de controle, fazendo dele uma Tek Pix do magic.

As cores do deck (Preto, Verde e Branco) fazem com que as opções para sideboard lidem com todos os tipos de cartas, usando Vindicates , mais descartes contra combos, ou soluções pontuais contra TUTÔ.
BoB é desleal, afinal em um universo em que seu deck só tem cartas boas, pagar vida para ter sempre mais recursos que o seu oponente me parece ser bem errado.

CONTRAS


O deck é uma tek pix, faz tudo, mas nenhuma dessas funções com perfeição, o sideboard tem que ser cheio de cartas redundantes, pois pode acabar sempre comprando a carta errada na hora errada.

É um deck Caro e difícil de se jogar, onde qualquer escolha errada é fatal.








JUND





Esse é um deck que tem aparecido recentemente, graças ao Xamã acima.
Sinceramente, esta é uma combinação de cores que me atraí muito, a ponto de eu criar um deck nessas cores a algum tempo atrás, a acabei sendo mal, sucedido, mas com o surgimento da Dethrite shaman, o deck parece ter ganho muito em velocídade e consistencia, e valerá certamente um teste.
Bem o deck controla com remoções e descartes (parecido com o The Rock), mas diferento do Rock, não tem Cavaaleiro do Relicário, mas sem uma criatura muito conhecida no Modern, e que está começando a aparecer no Legacy, Elfa Tranças de Sangue, mas no geral, os decks tem formas de agir muito parecidas.


PRÓS

Deathrite Shaman é muito forte, ainda mais em um formato onde 50% dos deck usam cemitério, o shaman é um trunfo no Main Deck, que pode ganhar muitos jogos sozinho.
Raio pode ser uma remoção de criatura menos eficiente do que Plowshares, mas tem um alcance muito maior, podendo matar um planinauta, ou até mesmo finalizar o jogo.

Elfa tranças de sangue é muito forte, pois a habilidade de cascata desencadeia ao você jogar a mágica, então contra decks de controle ela te da uma vantagem absurda, e dificilmente você naõ irá jogar a carta que revelar da cascata, o que é um 1 pra 2 absurdo.

O deck mata mais rápido que o The Rock, então tem melhores jogos contra decks de controle e também contra Combos de 2 cartas, do tipo Show and Tell e Reanimator.
BoB é desleal, afinal em um universo em que seu deck só tem cartas boas, pagar vida para ter sempre mais recursos que o seu oponente me parece ser bem errado.(2)

CONTRAS


O deck ainda está em fase de testes, então se você for começar n legacy agora, aconselha-se a você investir em um deck mais consistente, pois a Basede Mana e as criaturas desse deck são caros, mas se você já tiver as cartas de modern, porquê não?

E como o deck está em teste, não poderei ajuda-los muito em relação em qual os problemas do deck, mas levando-se em conta sua proximidade com o The Rock, considere os mesmos problemas com mana base e compra de cartas na hora errada, sindrome de Tek Pix.




Bm galera, isso é tudo por essa semana, vimos um deck a menos hoje porque separei a parte de Aggro-Control em 2 artigos, e dificilmente você irá encontrar outros Aggros-Control sem Azul em torneios na sua loja preferida, pois são decks Caros, e a galerinha gosta de usar FOW e Brainstorm.

Uma abraço na boca de vocês e que 2013 nos traga o fim da Reserved List...

LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

TylerDurden (14/01/2013 17:33:23)

Então, no caso vc não é o Crepúsculo...auhauahuahuaha

jackbastet (14/01/2013 16:08:33)


Vish, fui comparado com crepusculo, vou cometer suicidio ali rapidinho ...

TylerDurden (14/01/2013 08:44:54)

Ótimo artigo Polar.
Única coisa ruim do magic é atrair todo tipo de gente, até aquele tipo que diz que é ruim tudo que não entende. Ainda bem que existe Crepúsculo né?! Imagina um mundo só com Fernando Pessoa pra ler.

Romars (11/01/2013 19:31:28)

eu gostei, o objetivo foi cumprido, fornecer uma visão superficial dos decks que rodam no legacy..

Quem quer linguagem culta, formatação e o caralho que vá ler tcc...

alxcrazy (11/01/2013 19:16:58)

Boa Polar! Curti demais, objetivo, bem humorado e de fácil entendimento, ótimo para quem está começando no formato, e bah pessoal, Sharingan é o kra, exceto que não, mas ele é um kra que joga muito legacy e participar de diversos torneios tops tendo ótimas colocações, exceto que não novamente,mas pessoal, nems esquente, esse fedelho é chato mesmo, queria ter encontrado ele no nacional, mas ele foi? Pq as vezes temos uma ideia errada das pessoas vendo só na net, conheci o Polar, e achei bem interessante o artigo, como se ele estivesse falando.

Parabés....erros são claros, mas é comum, a ideia em si ficou top.

vlw

leloX (11/01/2013 17:50:57)

Ta bem legal o artigo, apesar de eu n jogar legacy , da pra ver q a analise é bem superficial.

jackbastet (09/01/2013 00:51:54)

Xitaum, me desculpe se parecer rude, mas como vc mesmo disse, tu não conhece o legacy, então...
Da uma lidinha no artigo de novo e nos meus artigos anteriores sobre arquétipos e vc vai entender o conceito de aggro control.
Mana denial é controle, o que ja tira o deck do arquétipo Aggro puro, se nao TODOS os decks usariam waste + rishada, inclusive zoo e burn, mas isso deixaria o deck mais lento.
Jund aggro??? Bob, deathrite shaman, liliana of the veil, descartes e mana denial nao sao ideiais em um deck que só queira agredir, pois para um aggro, bob eh pior q um urso cinzento, shaman perde pra goblin guide, liliana nao faz nada, descartes nao causam dano e wasteland empobrece um potencial Price of progress. Então, o que voce acha de um aggro que nao bate, mas arrasta jogo pro mid/ late game de proposito???

PkS_Drink-It-Up (09/01/2013 00:21:25)

Olha o que o cara me Manda por PMSG

"Umm... não tem nem 3 meses de liga, e jah quer sair falando da minha pessoa como se me conhecesse?

Então sou escroto total,tipico rebelde sem causa... e o q mais??

Pior, quem é vc?? quais foram suas contribuições para o magic brasileiro?? quantos torneios jah venceu??

Ou vc é só mais 1 random q criou uma free account e vem participar de discussões apenas pra ajudar a modinha da vez??

Gente inutil, sem opinião igual a vc, faz esse site um lugar impraticavel.

Então Sucesso na sua vida cheia de fracasso, gente com mente pequena e fechada, não merece nada... talvez com um pouco de sorte, se torne metade do q eu sou.

Bjs me liga."

PMSG do Sharingan.Lamentavel.

xitaun (09/01/2013 00:01:18)

Pra mim, além dos erros de digitação e portuguê e blá-blá-blá, as pessoas tem que saber mais de magic antes de escrever artigos. Eu não jogo legacy, mas conheço os decks principais, e posso garantir que jund, pelo menos, eh um aggro (ou beatdown), e não um aggro-control, e acho que goblins pode ir nessa classificação, afinal depende dos seus bixos conectarem a porrada e não eh um deck focado em responder ameaças.

Ahh, mas jund usa descarte! E goblins usa rishadan port e wasteland!

Mas é logico, jund usa descarte porque não compromete o deck em nenhum matchup e é o que dá chances contra combos, enquanto goblins usa mana denial por motivo semelhante: negar mana ao adversário vai várias vezes ser melhor do que um splash. Isso não quer dizer que goblins é controle... Se não me engano, as listas mais usadas só tem de MD remoções contra criaturas, e nem é o foco do deck.

E outra cara, por mais que vc prefira jogar goblins sem muitos splashs (ou sem nenhum), não pode vir falando que é ruim sem analisar os argumentos dos dois lados e relacioná-los ao metagame, afinal, goblins de thalia e com gilded drake no side ja pegou top 8 em gp legacy, e faz um tempo que não vejo goblins monored com esse resultado (mas pode ser que haja, não acompanho tanto legacy).

PkS_Drink-It-Up (08/01/2013 23:38:49)

Cara vira e mexe esse Sharingan aparece latindo por ae,cara escroto total,tipico rebelde sem causa,ele diz que o cara quer aparecer to achando que eh bem ao contrario.O cara vir falar de nivel intelectual num forum sobre Magic ou qlqr outro assunto na internet,jah demonstra q o proprio nivel esta muito aquém do ele msm julga estar.

Gama_Zork (08/01/2013 20:50:22)

Eu acho que voce está pegando pesado demais. Todo mundo escreve em fóruns de internet com várias falhas no texto. Neste pequeno quote que fiz, encontro diversos erros:

- comentários tem acento;
- ta não existe, o correto é estar;
- nível também possui acento;
- hj e q são abreviações típicas de fóruns mas que não existem no portugues correto;

Enfim, não estou lhe criticando, apenas querendo mostrar que ningué escreve de forma correta e neste meu post também deve ter algumas coisas erradas.

O criador dos artigos não é um escritor e também gosta de utilizar bastante o humor em seus posts. Ele não é o dono da verdade e é claro que as análises dos decks são a opinião "dele" sobre cada um, que voce pode concordar ou não.

No mínimo voce ficou tão revoltado porque voce não é o tipo de público que ele buscou atingir. Mas pode ter certeza que ele conseguiu atingir muita gente que com bom humor conheceu um pouquinho mais do que rola no Legacy.

KasumiFox (08/01/2013 20:32:17)

Bom guia pra galera ter uma noçao do formato e ir se interessando.
E esse cara eh deprimente.. rs

GiLsU (08/01/2013 20:29:44)

Boa idéia! Tinha até me esquecido!!!

Conseguiu comprar o ppv desta vez?!

#chorouparou

Magic_Sharingan (08/01/2013 20:18:29)

Pois é... depois dessa chuva de comentarios... façam um favor pra nós:

Voltem pra suas casas, e assistam o BBB, estréia hj... e deve ta no nivel intelectual da metade dos q usam esse site.

duquecamelo (08/01/2013 19:48:24)

"Vai la champz, senhor editor da Revista carta capital, faz algo melhor.
Phage = lacaio no sentido, bateu desceu algo bem chato(vide commandante de guerra, matrona, siege gang e isso faz o goblin ter meio caminho andado)
Gostei da abordagem feita, Polar continue fazendo isso! Uso bastante seus artigos para divulgar o legacy para iniciantes.

GiLsU (08/01/2013 16:21:29)

Desde o primeiro artigo foi dito que faria uma abordagem sobre os principais decks, para aqueles que não conhecem o formato, passar a conhecer (mesmo que superficialmente). Para os que ja conhecem, fica o lado humoristico do artigo. E convenhamos né, se for falar detalhadamente de cada aggro control do formato, esse artigo acaba no numero 197,15...

NebulaFaray (08/01/2013 15:18:02)

Mata TUTÔ!

the_endbringer (08/01/2013 14:27:11)

Concordo com o Magic_Sharingan, está um texto bem raso.

kbtprog (08/01/2013 13:13:11)

Tek Pix do Magic foi 10 Polar HUSAHSAHUSAHUSA

Devan (08/01/2013 12:16:41)

Erros de português todos cometemos, o mais importante é que o artigo tenha uma mensagem clara a ser transmitida, e que durante o processo o leitor também se entretenha com o conteúdo, e encontrei os dois aspectos no texto =)

jackbastet (08/01/2013 12:11:00)

Boa GuilhermeG, foi exatamente esse o ponto do lacaio, por isso um hiperlink marcando a cartae em relação a alguns outros erros no texto, e so usar um pouco a cabeça e ver que a palavra "dacartas" não existe, e o que aconteceu foi a falta de um espaço, ficando assim entendivel como " da cartas", o que é correto se tratando do ringleade. E eu gosto bastante da palavra afinal, afinal ela é usada para explicar um termo usado anteriormente, e se eu nao precisasse explicar tudo direitinho para algumas crianças, eu não a usaria tanto.

GuilhermeG (08/01/2013 11:30:46)

Respondendo só um ponto do comentário acima: quando ele se referiu à carta Phage, ele quis dizer que se o lacaio bate no oponente "este perde o jogo", como se lacaio conectando fosse praticamente GG. Bom, foi o que entendi... (achei até uma sacada interessante =D )

Magic_Sharingan (08/01/2013 11:11:25)

Sorte q temos outro comediante, dando opinão.

Velho, desculpa... com toda a sinceridade desse mundo.

Isso ai ta um lixão cara!

Não da pra entender quase nada... q q vc quiz dizer aqui??

"Ele não precisa de brainstorm ou Jace para ganhar em card advantage do que qualquer um, afinal quase todo o deck faz efeito assim que entra em campo, e depois fica la, agredindo o oponente gratuitamente, afinal, a Marona é um tutor pro deck INTEIRO, que ocasionalmente mata na pancada, Ringleader entra te dacartas e já bate."

??????

E isso aqui?

"ela velocidade (para isso temos o Phage (se você não conhece a Phage, MORRE))"

Que Phage cara??? qual a relação dela com velocidade e goblins???

Fora os mihoes de de desvios q tem esse texto... Afinal, quantos afinal vc pretende usar??

Cara se isso ai é um bom texto, eu quero q a Ligamagic exploda!

PS: milhoes de gente vai falar q eu só vim trollar, mas sinceramente... uma porcaria dessas não deveria constar como referencia.

PS¹: depois vem gente falar q a cada dia a liga recebe mais e mais conteudos de magic. Se esse ai é o tipo de conteudo, faz bem ficar longe por algum tempo.

PS²: a aparencia q da é de um desesperado tentando aparecer, ou de alguem com muita má vontade de escrever, que precisa cumprir algum prazo.

PS³: hatters gonna hate, forever!

Devan (08/01/2013 08:41:22)

Curti a referência biba =D

Belo artigo, sempre bem-humorado e objetivo.

Um abraço!