Por Dentro do Grixis Energy
30/01/2018 10:00 / 3,628 visualizações / 11 comentários
 
Fala ae pessoal, estou de volta com mais um artigo do nosso amado Standard!
 
Com a chegada de Rivais de Ixalan, tivemos que  explorar um mundo de possibilidades para definir o metagame (com o lançamento da edição e claro, o banimento de diversas cartas). Enquanto os decks vão se formando, comecei minha busca pelo tier. Comecei usando uma lista antiga de Esper Control, mas o splash para azul não me agradava, O Deus Escaravelho​ não parecia ter o mesmo impacto, então fui para versão Abzan, apostando em Vraska, Cacadora de Reliquias​. Porém, apenas conversar com alguns amigos, comecei a testar o Mardu, que parecia promissor (tanto que venceu um PTQ naquela mesma semana). Eu estava certo que tinha achado o melhor, ele era rápido e Hazoret, a Fervorosa​ passava por cima de tudo, mas o estilo do deck não me agradava e te garanto, se divertir jogando é importante. Voltando para os testes, me deparei com o Grixis, um baralho mais no meu estilo de jogo, ainda que muito reativo. No entanto, conversando com o meu amigo Batutinha, ele comentou comigo sobre uma lista mais pro ativa, midrange, e menos o control que eu estava usando.
 
Em um meta onde temos diversas criaturas, esse deck caiu como uma luva, sendo que BG, sultai e o mirror são match ups favoráveis, e ainda temos jogo contra as ameaças agressivas, Mono red, Big red,  e Mardu
 
Vamos falar agora de como o deck se comporta e quais as preocupações contra os 4 principais baralhos até o momento.
 
Grixis Control - Standard
2018-01-30

Jogador

RoxWeek

Visitas

3415

Código Fórum

[deck=793617]
 
Mono Red
 
Mesmo com o banimento de duas cartas, o deck continua muito forte, porém, acho que de uma forma mais justa. No game 1 tudo depende de quem começa e de sua mão inicial, muitas das suas mãos são fortes contra esse deck por causa das suas diversas remoções, sua grande preocupação é Hazoret, a Fervorosa, então sempre tente segurar Desprezo de Vraska ou Tomadora de Refens. Depois do side fica mais justo o jogo, você coloca sua Segadeira da Eteresfera, e a race fica melhor.  Sigo essa linha de pensamento contra Mardu, BR aggro e Mono black aggro.
 
Controles
 
No último MOCS esse arquétipo cresceu bastante, então é melhor ficar esperto.. Sendo bem franco, G1 é muito complicado, somente algumas mãos você consegue ganhar ou ter chance de ganhar, porém, quando entra seu side fica muito mais interessante. Uma coisa muito legal de fazer nesse game é jogar O Deus Escaravelho e depoisLiliana, Majestade da Morte voltando seu Deus, punindo o oponente que já tinha achado que tinha se livrado e gastou o counter.
 
 
Bg Constrictor
 
Esse game é muito legal, porque no geral você leva muita vantagem, tendo que tomar cuidado apenas com Constritora Sinuosa​, para não inflar as criaturas de uma forma monstruosa que você não consiga segurar, mas, no gral,  você tem muitas cartas que são 2 por 1 e ele não tem tantas isso, fazendo que você tenha muita vantagem. Para ter uma ideia, eu sibo apenas duas cartas nesse game, até hoje só perdi uma vez para esse deck, mesmo ele sendo bem popular no MOL. Portador da Gloria é forte demais, Tomadora de Refens também é muito forte. Tomem cuidado com Balista Ambulante​, em alguns momentos ela pode fazer um estrago enorme e levar 2 a 3 criaturas suas.
 
 
Mirror
 
Aqui a coisa fica muito interessante, onde na teoria todo mundo fica com medo de levar counter e Mecanotita Torrencial, mas não chega a ser bem verdade, porque acontece o mesmo do que contra o BG, você leva vantagem nas Liliana, Majestade da Morte, Tomadora de Refens onde ele não terá counters o suficiente para segurar tudo que você tem. Pós side entra Negar, para segurar respostas, e Gonti, Senhor da Opulencia, que faz um estrago nesse game. 
 
 
Bem  ficamos por aqui, espero que gostem, qualquer duvida ou coisas a acrescentar, deixe um comentário e responderei a todos!
 
Bom jogo!
 
 
TAGS: 

Daniel Sant Anna (VIP STAFF RoxWeek)
Força bruta ás vezes pode vir a derrubar uma porta. Mas a sabedoria é uma chave mestra.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Na vida do Grind - A volta do bom Standard

O ambiente diverso do formato atual


Report CLM10 - Grixis

Report da final Standard.


O CLM Modern e o Standard

Analisando os resultados dos eventos.


Road to CLM - O Novo Standard e Rivais de Ixalan

Decklists para o novo formato.


O Vermelho Vive!

Achou que o RDW morreria? Hora de repensar essa ideia.

MTG Cards



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Drius (31/01/2018 17:03:50)

Man, arruma ae que contra monored voce disse que faz side in de 3 segadeira mas na lista só tem 2..

The_Offspring (30/01/2018 15:38:12)

Depois do Top8 com "Mono Red com Negate" e do " BG com azul" que só usa pro Scarab e pro Negate, aceito qualquer coisa...
#piorstandard

VIP STAFF RoxWeek (30/01/2018 13:46:36)



Então hoje vou testar com 3 main deck, vou dar um olhadinha sim muito obrigado pelas dicas.

VIP STAFF RoxWeek (30/01/2018 13:45:55)


Então pq as vezes você fica com muitas remoções na mão, e não gosto de tirar abrade, por ser efetivo demais contra artefatos e Harnessed Lightning gera energia e pega criaturas com poder maior se você tiver energia suficiente, mas nada impede de tirar uma dela e deixar 3 fatal, questão de gosto e costume.

Obrigado pelo comentario.

digoPin (30/01/2018 13:13:31)

Eu prefiro e uso as Champion of Wits para o main, ela realmente dá um bom card advantage na prática para ambas matchs e coloca pressão nas 2 vezes que entra no campo, é bem interessante. Ela dá um suporte reserva caso a Sifonadora não dure no campo. Se tiver interesse olhe minha lista depois. Abraço!

pedrodovalle (30/01/2018 13:01:03)

Se os maiores problemas são balista e cobra, pq tirar 1 push contra BG? Ótimo artigo!

VIP STAFF RoxWeek (30/01/2018 11:57:39)


Obrigado pelas dicas e ideias! Vou pensar no que fazer. Eu to pensando em usar Champion of Wits para melhorar o game, em relação aos controles, mas ainda não testei.

digoPin (30/01/2018 11:38:15)

Desde de Julho estou testando todos os tipos de Grixis (Control, Aggro, Midrange e até Tempo) e percebi que o midrange para ter sucesso precisa da palavra chave: pressão; de diferentes formas.

Por isso achei interessante sua escolha de colocar 2 Chupacabra e 2 Tomadora, não tive oportunidade de testar o Chupacabra ainda, mas acredito que ele em uma match contra Control seja menos relevante do que a Tomadora no G1. Não tenho dúvidas que deve ser bom contra Aggro e Midrange no geral, mas o deck em si já é um arsenal forte contra Aggro com sua vasta lista de removals e criaturas de card advantage. Em minha opinião e preferência, acredito ser mais produtivo investir no deck com alguma carta que me dê card advantage contra Control TAMBÉM que são as matchs mais dificeis para o midrange. Desta forma o deck não depende de "somente algumas mãos" para ganhar ou ter chance disso. Penso que pós side o deck tem que fazer melhor o que já tentou fazer no G1 contra cada tipo de match. Mas me deixou curioso, vou tentar testar 2 Chupacabra pra subir pós side contra Aggro e Midrange e ver o que dá.

VIP STAFF Ruda (30/01/2018 10:33:46)

corrigido

LuizPaulo_19 (30/01/2018 10:13:42)

Também achei isso kkk

Tbion (30/01/2018 10:09:48)

Faltou a lista do deck :X