Real Rogues! – PIRATAS 2.0!
31/01/2018 10:00 / 6,394 visualizações / 7 comentários
 
 
“Você e seu navio serão uma bela adição à minha frota ” – Almirante Beckett Bronze
 
 
Ahoy, Tripulação da LigaMagic! Preparem-se para nosso Real Rogues Piratas 2.0! Como o nome sugere, essa é nossa segunda lista tribal pirata!
Rivais de Ixalan à vista! Após a grande batalha dos spoilers, trouxemos vários espólios que utilizaremos na lista de hoje Yarrrrrr! Já podiamos visualizar algumas listas quando tínhamos apenas as cards de Ixalan em nosso convés. No entanto, faltavam alguns recursos. Essa escassez foi sanada com uma onda gigante de piratas na mais recente edição!

Camaradas! Essa é a hora de alterar as cores grixis de nossa bandeira e amarrar os pontos de uma estratégia agressiva que usa 30 piratas! Observamos em nosso horizonte que o metagame ainda não está definido. Listas RG com monstros grandes, monoreds e alguns controles são os decks que mais se destacaram nesse primeiro momento. Cada uma delas com listas bem variadas. Isso parece curioso, pois as tribos de tritões, piratas e vampiros são bastante fortes. De qualquer modo, elas ainda estão adormecidas enquanto escrevo esse texto e talvez mostrem suas caras nos TOP8s das próximas semanas. Enquanto elas não despertam, podemos navegar pelos mares rogues dos decks desconhecidos. A tribo pirata tem uma variedade incrível de criaturas, combinando evasão, habilidades e CMCs variados.

Nossa estratégia de hoje é um castigo do mar aos nossos oponentes. Um ataque veloz no começo do game aliado a danos evasivos para terminar. Desejamos ganhar antes de que a estratégia de nosso oponente esteja preparada. Um deck rápido e danoso.

Preparados para saquear!? É hora do desembarque. Atacar!
 
Warning! Warning! Warning!
O ministério do Magic the Gathering adverte: estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck!
 
 
Piratas 2.0! - Standard
2018-01-28

Jogador

chandler

Visitas

6354

Código Fórum

[deck=792002]

Coalizão pirata ao ataque!
 

Nossa lista deseja curvar piratas nos 3 primeiros turnos. No Standard atual temos uma ampla gama de opções de atacantes de CMC 1, 2 e 3. Dessas variadas opções procuramos escolher aquelas que mais combinam com agressão. Bucaneira Ousada é sem dúvidas uma das cartas que mais nos estimula a jogar dentro do universo tribal. Simples e forte, como os decks agressivos desejam. Capita da Frota Macabra está no mesmo barco. Sua vantagem é poder ficar bem grande facilmente. Conseguimos fazer com que ela receba um grande bônus devido ao grande número de piratas que utilizamos na lista. Fora isso, temos mais um truque. Algumas de nossas criaturas são difíceis de se bloquear ou nem mesmo podem ser bloqueadas. Como exemplos dessa categoria podemos citar Pirata de Aeroveleiro, Envenenadora da Frota Macabra e Velocista da Frota da Tormenta. Várias vezes, essa combinação coloca o oponente em uma situação complicada. Ainda que possua uma criatura com corpo maior do que todos os piratas, exceto à Capita da Frota Macabra, acaba não podendo bloquear nenhum deles. Exceto, talvez, por um chump block.

As habilidades dessas criaturas também são muito interessantes. Envenenadora da Frota Macabra favorece nossas criaturas pequenas a atacarem.Pirata de Aeroveleiro traz informação e atrapalha o oponente. O velocista por sua vez, é um relógio mortal e rápido.

Comando da Frota
 
 
No topo de nossa curva, temos alguns piratas com habilidades tribais bem extravagantes. O destaque vai para Pioneira da Coalizao. Essa criatura é uma tutora de piratas. Ou seja, 4 cópias dela e você pode acessar qualquer pirata de sua lista! Isso faz com que o deckbuilder possa utilizar vários piratas distintos e ganhe muitas opções de ação. Apenas 1x de qualquer criatura será o suficiente no deck, pois poderemos encontra-la graças à essa habilidade ETB. Fora isso, a perda de 1 ponto de vida a cada novo pirata entrante é bem relevante em uma lista com dezenas de piratas. Em situações de game favorável, provavelmente buscaremos por Quebra-pescocos da Frota Macabra ou Almirante Beckett Bronze, que são “Reis dos Piratas” capazes de finalizar o jogo no turno em que batem na mesa. Um detalhe interessante para se levar em consideração quando estiver alterando sua lista: essas cards não merecem muitas cópias no deck devido ao seu elevado custo de mana. Ainda que os bônus possam parecer muito tentadores, um custo 4 vai contra nossa estratégia agressiva. São game finishers que gostaríamos de encontrar uma única vez durante a partida.
 
Táticas de pirataria
 

Para tornar o combate mais interessante, precisamos de alguns truques. Empurrao Fatal é particularmente útil, já que ela aprecia cartas como o nosso querido goblin de estimação Instigador Fanatico. Essa combinação faz com que possamos nos livrar de duas criaturas de nosso oponente de uma só vez. Isso é particularmente útil contra Tropeiro do Poderoso e Raptor Maxilacero, dupla bastante comum no formato. Resumindo, com duas manas podemos desconstruir os 3 primeiros turnos de nosso oponente RG enquanto continuamos no ataque.

Nossas remoções são bem adaptadas a limpar criaturas de pequeno e médio porte, mas o que fazer se aquele CMC 5+ surpreender na mesa!? Nossa resposta é: Faça uma cópia pirata com seu pirata! Pirateando com pirata... Entendeu?! Deixe-me explicar... Saqueadora Multiforme é uma carta muito legal. O trigger de Raide é facilmente cumprido e ela entra como cópia de qualquer criatura. Repare que a palavra ALVO não está escrita em seu texto. Desse modo, eventualmente, você poderá baixar seu próprio Tirano da Carnificina ou Portador da Gloria em um deck tribal de piratas. O seu oponente vai ter problemas para enfrentar as próprias ameaças dele espelhadas na mesa.
 
Saheeli Rai é a surpresa de nossa lista. Trata-se de uma carta pouco intuitiva, mas que possui muito potencial. Pense nas possibilidades:  Filtrar seu deck enquanto causa 1 de dano. Copiar Quebra-Pescoco para dano massivo. Copiar Pioneira da Coalizao para tutorar piratas e ocasionar perda de vida. Copiar Saqueadora Multiforme (transformada ou não). Além dessas vantagens, no momento em que baixarmos essa PW é possível que o oponente nem mesmo deseje ataca-la, pois estará preocupado tentando defender seus últimos pontos de vida. Nós temos criaturas imbloqueáveis com ímpeto e Golpe Relampejante. Abaixo dos 10 pontos de vida, qualquer descuido é GG e os piratas voltam pro navio cheios de tesouros.
 

Sideboard
 
 
O Metagame ainda não está definido, é tempo de experimentar. Felizmente, estamos nas cores vermelho, preto e azul (grixis). Isso nos dá uma infinidade de possibilidades de Sideboard. Azul é a cor que temos mais dificuldade de gerar no deck, portanto, caso vá transformar seu deck com anulações, lembre-se de utilizar terrenos no sideboard também. O deck tribal tem algumas cards bem interessantes para sideboard. Dispersao do Vigia, quando jogada por 2 manas é a melhor anulação do formato. Marcha dos Afogados é outra carta que promete bons resultados. Dependendo do field onde você jogará, pode até arriscar inseri-la no main deck. Pagar um único pântano para reencontrar 2 de seus melhores piratas só pode ser bom. A carta permite contornar decks que possuam muitas remoções. Ponto essencial dessa lista, na qual devemos utilizar um número de ameaças superior ao que precisamos. Fazemos isso pois é de se esperar que o oponente afogue alguns piratas no processo.

Abrasao, por sua vez, é uma carta muito útil contra alguns Mardus que persistem no formato. Dê preferência em substituir as cards de CMC 3 ou Empurrão Fatal quando estiver utilizando o sideboard. Não queremos retirar nossas criaturas de começo de game pois isso pode atrapalhar muito a estratégia de um aggro.
   
-
Rivais de Ixalan trouxe um tsunami de novas opções tribais. A adição dos novos piratas foi decisiva para que a lista pudesse rodar bem. É um deck que realmente mudou de forma. Além disso, são possíveis alterações na lista, pois inúmeros piratas talentosos ficaram de fora (não tem espaço para todo mundo na mesma embarcação)! O equilíbrio de cores na base de mana funciona surpreendentemente bem. Territorio Nao Reivindicado e os terrenos de duas cores do formato além de permitir que tenhamos acesso às cores de que precisamos, fazem com que nossos terrenos entrem desvirados e conservam a velocidade.
 
Faça sua lista e torne-se o Rei dos Piratas! Lembre-se que todo o tesouro está naquele lugar!
   
Nos vemos no próximo Real Rogues!
 
Edu Godoy

Edu Godoy ( chandler)
É um estrategista deck builder com nível de captura 999 e Conhecimento Acumulado sobre vários decks! Escreve sobre For Fun, rogues, competitivos e spoilers. Gosta de utilizar as sugestões de cards dos leitores para construir decks “novos para o mundo”. Joga e estuda Magic desde que dragões voavam com ímpeto e gatos ígneos metamorfoseavam.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App

ARTIGOS RELACIONADOS

Real Rogues! – Tem Fungo na Área!

Hora de Mofar!


Real Rogues! – U/R Magos, começou a bruxaria!

Fazendo magias no Standard.


Por Dentro do Bant Planeswalker

SuperFriends juntos novamente!


Acredite em Rakdos

Atualização da lista para os pptqs e CLMs.


Mox Amber e o Legendary Red

Fazendo da nossa Mox um Rubi.





Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

victor_canuto (21/02/2018 16:03:57)

alguem conseguiu algum resultado com o deck ?

chandler (31/01/2018 21:19:03)

gosto muito de Criatividade Indomitável!

MrSocrates (31/01/2018 15:16:42)

Um deck de piratas sem a pirata mais delícia de Kaladesh? Blasfêmia!

...fora isso, a ideia é interessante. Eu utilizava uma versão RB antes de RIX, não muito diferente da lista do seu primeiro artigo. A diferença estava no Parasita de Sucata, que é fenomenal em decks focados em criaturas.

Montei algo nessas cores também depois, mas ainda não cheguei a testar. Utiliza uma tech envolvendo Invadir a Câmara e Criatividade Indomitável, cujo objetivo é possuir vários tesouros para sacrificar na Criatividade e colocar vários piratas com ímpeto na mesa!
Não sei se será boa, mas imaginar a mesa sendo invadida por vários piratas não tem como não ser engraçado! É puro flavor!

lm7k (31/01/2018 14:55:06)

Deus existe e é pirata....serio: estava tentando a tempos montar um novo deck de pirata agora... o meu ultimo testei ixalan. E fiz isso mono red, rb e grixis. Nao funcionou. Torco pra esse ser legallll...

chandler (31/01/2018 13:39:48)

Meu amigo leitor! Eu entendo sua preocupação hehe. No passado eu usei 4 cópias dessa maravilhosa embarcação. No entanto, com a chegada da tutora pirata, os "lordes" parecem mais eficientes. Foi isso que percebi nos testes. No entanto, fique livre para usar seus assustadores navios e papagaios piratas. abs o/

PaivaG (31/01/2018 13:29:49)

Como pode um deck de pirata sem navio?! Acho que Capitânia Vil é uma carta vital para o deck!

Ghighix (31/01/2018 10:48:58)

AHOOOOY!

Eu não jogo Standard. Mas se fosse jogar, seria de papagaio no ombro, perna-de-pau e tapa-olho.
Gancho no lugar da mão seria complicado, pois como vou segurar os cards e coçar o saco...?