Banner LigaMagic
Adivinha quem tá de volta na praça?
A nova banlist Modern.
13/02/2018 10:00 - 6.687 visualizações - 22 comentários
 Banner LigaMagic

 

Jace, o Escultor de Mentes​ e Elfo Trancas-de-Sangue​ estão de volta ao Modern e sim essa é uma das mudanças mais radicais que o formato já recebeu desde o banimento do combo de Twin e a Eldrazi Winter.

 

No meu último artigo, eu defendi que o Modern estava saudável e diverso, a vitória do Lantern no Pro Tour não representava nada assustador e que as coisas podia seguir seu rumo. O Grand Prix Toronto mostrou um top32 absurdamente diverso, apesar de muito rápido e agressivo, mas ainda sim, com diversas estratégias possíveis, o que agrada o público desse formato, que está feliz quando pode jogar com a estratégia que preferir.

 

Ok, tudo lindo, tudo legal, mas a Wizards resolveu chacoalhar esse belo mundo de cristal e as coisas podem mudar. E não é pouco. 

 

 

 

Começando pelo elfo, não é novidade para ninguém que o Xama do Ritual Mortfifero​ é que devia ter sido banido quando acertaram o Elfo Trancas-de-Sangue​, o "planeswalker de 1 mana" era o real monstro do Jund e seria depois banido, ainda sim, a WotC não voltou atrás e deixou nosso amigo de orelhas pontudas na geladeira.

 

Elfo Trancas-de-Sangue é um card de valor, seus status de combate são baixos, tanto que o ímpeto é sua maior ameaça, mas a Cascata deixa ele interessante sendo sempre "faça tal mágica forte e ainda ganhe esse corpo". Levando em conta o quanto decks midrange amam 2 para 1, é fácil entender a paixão deles pelo elfo. 

 

Com o formato ficando cada vez mais rápido, foi se popularizando a ideia de desbanir o elfo, ainda mais se combinarmos que ele nunca devia ter sido banido, para começo de conversa.

 

O mundo com ele é de um Jund que finalmente tem um card forte para bater de frente com o Abzan, apesar de branco se ruma cor espetacular para sideboard, mas, mais do que isso, Elfo Trancas-de-Sangue​ abre para diversos midrages novos, incluindo listas com Visao Ancestral​, uma interação que assusta um pouco, por ser quase a nível Legacy, mas que agora é possível no Modern.

 

Apesar de apreensão com relação à Visao Ancestral, ainda acho o unban do elfo tranquilo e talvez dê vida aos midranges clássicos que cairam em desuso.

 

 

Eu joguei com Jace, o Escultor de Mentes​ em dois momentos. Quando ele foi Standard, vulgo a Era do Caw Blade, onde era impossível construir algo para gerar valor sem azul, simplesmente porque Jace era melhor que qualquer coisa. Lembrando que era um Standard com Gemea Estilhacadora​, Raio​, Inquisicao de Kozilek, Valakut, o Pinaculo Derretido​, entre outras cartas poderosas. Ser agressivo era uma ótima estratégia versus decks de Jace, pela dificuldade de ganhar em valor dele, era preferível só ser mais rápido e o formato te dava ferramentas para tal ideia. A segunda vez que eu e Jace, o Escultor de Mentes​ nos encontramos foi no Legacy, um formato mas rápido e agressivo, onde o custo alto do Jace determinava que ela não seria facilmente retirado da mesa (Denegeracao Abrupta​ era bem comum na época) e que ele jogaria em estratégias mais lentas, todas usando Jace como o ponto em que o jogo ficava controlado.

 

O que aprendi sobre esse planeswalker é que é praticamente impossível bater de frente com ele, sua função é gerar card advantage e ele é perfeito no que faz. Você pode jogar tão grande que simplesmente ignora sua presença, ou ser muito rápido, mas nunca tentar ser igual. E esse é o meu medo, por hora, é possível jogar com midranges mais lentos no Modern, seja BG, seja Abzan, mas Jace, o Escultor de Mentes​ pode impedir isso, fazendo com que todo deck com azul tenha uma bomba contra midranges, o tipo de carta que determina que o formato será mais rápido, afim de bate-la.

 

Jace e o Elfo

 

O Modern tem algumas modas quando a discussão é ban/unban, nas ultimas semanas BBE e Jace foram bem populares, assim como Twin. Essa discussão acontecia em outras época, quando Jace, o Escultor de Mentes e Elfo Trancas-de-Sangue​ eram considerados polos que se anulavam. BBE representa os midranges BGx e seria uma resposta pronta para o domínio do Jace em termos de card advantage, já que, pelo mesmo custo seria possível voltar gerando um 2 por 1, punindo um controle muito ambicioso. Por outro lado, Jace pune automaticamente os BGx, por se ruma fonte melhor de card advantage. 

 

Essa discussão ganhou novos ares com duas coisas: Uma é Visao Ancestral​, com ela , é possível um deck de BBE, Jace e muito card advantage, que poderia ser melhor do que qualquer deck que temos, dominando completamente a curva alta. Outro ponto é que o resto do formato também existe, naquela época BGx realmente dominava, mas hoje ele está fraco e Jace poderia ser o que faltava para matar o arquétipo, forçando o meta a ficar mais agressivo, em um ponto que as estratégias baseadas em Atravessar Ulvenwald​ seria uma ideia bem melhor que o antigo midrange.

 

-

Elfo passa tranquilo, as o Jace será um ponto importante no Modern, podemos ver uma série de Unbans, aumentando o power level do formato, justamente para acompanhar essa nova ameaça, ou podemos ver a Wizards voltando atrás, sendo até mesmo acusada de ter feito apenas uma jogada de Marketing, já que o Jace sai na edição que comemora os 25 anos do Magic.

 

Eu sou da opinião que Jace, o Escultor de Mentes vai acelerar o formato de tal forma, que todos teremos que ser mais injustos que o normal, acarretando em um novo banimento. Mas dia 19 desse mês começaremos a descobrir a verdade.

 

 

Até mais!

 

Ruda

 

 

 

 

Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Rudá joga Magic desde 2003, sendo que em 2012 começou a produzir conteúdo sobre o jogo, fazendo artigos, streaming e narração. Como jogador tem diversos resultados, destacando top8 no Magic Fest São Paulo em 2019 e participações no Regional Player Tour Europe e Kaladesh Championship.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 14/02/2018 14:37:31

A wizards tem a política de só restringir cartas no Vintage.

(Quote)
- 14/02/2018 12:10:56
Jace só foi buscado por 22.000 pessoas desde segunda-feira.

Acho que quase ninguém se importou com a volta dele rs..
(Quote)
- 14/02/2018 10:01:10
temur renasce no modern
(Quote)
- 14/02/2018 00:03:56

Aí já é demais 😂

(Quote)
- 13/02/2018 23:47:12
EU SOU FODA, E AINDA QUERO COUNTERSPELL
Últimos artigos de Rudá Andrade dos Reis
Atualizando o Esper Midrange com OTJ
Os Fora da Lei chegaram para melhorar o melhor deck do Standard?
3.457 views
Atualizando o Esper Midrange com OTJ
Os Fora da Lei chegaram para melhorar o melhor deck do Standard?
3.457 views
Há 3 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
A Hora do Legado
A Liga Paulista de Legacy, é organizada pelos próprios jogadores e tem etapas todo mês
4.503 views
A Hora do Legado
A Liga Paulista de Legacy, é organizada pelos próprios jogadores e tem etapas todo mês
4.503 views
Há 16 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
Hora de vencer com o Temur Fireball
Uma novidade interessante no Standard
5.525 views
Hora de vencer com o Temur Fireball
Uma novidade interessante no Standard
5.525 views
Há 30 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
O Standard do 75k Open
Um grande evento que teve várias novidades para o formato
4.021 views
O Standard do 75k Open
Um grande evento que teve várias novidades para o formato
4.021 views
05/03/2024 10:05 — Por Rudá Andrade dos Reis
O Controle de Volta ao Standard
Assassinato na Mansão Karlov trouxe algumas boas novidades
3.023 views
O Controle de Volta ao Standard
Assassinato na Mansão Karlov trouxe algumas boas novidades
3.023 views
20/02/2024 09:59 — Por Rudá Andrade dos Reis