Banner LigaMagic
O Submundo do Modern - BW Zombies
O descarte como arma e como defesa!
22/02/2018 10:00 - 8.890 visualizações - 6 comentários
 Banner LigaMagic

 

Buenas, galera da LigaMagic! Parece que faz um tempo absurdo desde que eu não escrevo nada para o Submundo do Modern, mas é que aconteceram tantas coisas desde meu último texto que essa impressão pega forte.
 
Tivemos um Pro Tour e o Circuito LigaMagic no mesmo final de semana, ambos cobrindo esse formato e, uma semana depois, o retorno triunfante de Jace, o Escultor de Mentes e Elfo Trancas-de-Sangue para o formato. Entre decks de sucesso nesses dois grandes torneios e especulações e desespero por essas duas cartas, resolvi me focar nos torneios.
 
Não há dúvidas de que essa mudança na lista de banidas e restritas causará um grande impacto, mas ainda é cedo para esse impacto alcançar o nosso Submundo. Já há sim alguns decks "novos" surgindo com essas "novas" cartas, porém prefiro esperar um pouquinho mais para trazer algo consistente até vocês.
 
Já sobre os torneios, no Pro Tour Rivas of Ixalan apenas m deck me chamou a atenção, e eu vou apresentar para vocês hoje. Geralmente trago combos mirabolantes, ou decks agressivos ao extreme e até mesmo controles que matam na maior parte das vezes por tédio, porém, dessa vez, eu trago um deck normal, bem pouco conhecido, mas normal:

 

 
20/02/2018
R$ 1.948,81
R$ 6.347,14
R$ 46.331,64
 
20/02/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
4   Errante Medonho  0,68
4   Rastejador de Túmulo  12,75
4   Remador da Grota das Marés   0,19
3   Terror Sanguinário   16,90
Planeswalkers (3)
3   Liliana do Véu    89,90
Mágicas (16)
1   Caminho para o Exílio  3,00
3   Capturar Pensamento  64,90
4   Empurrão Fatal  5,60
1   Extração Cirúrgica  9,80
2   Inquisição de Kozilek  0,99
1   Brutalidade Coletiva   9,95
4   Almas Penadas   0,12
Artefatos (4)
4   Cóptero do Contrabandista  43,65
Terrenos (22)
1   Catacumbas Verdejantes 88,75
3   Caverna Mutável 36,12
2   Delta Poluído 103,95
2   Exaustor Trópego 0,75
2   Lamaçal Ensangüentado 80,75
4   Pátio Oculto 2,95
3   Pântano 0,00
1   Planície Pantanosa 69,75
2   Sacrário Ateísta 27,00
2   Urborg, Tumba de Yawgmoth 99,99
60 cards total

Sideboard (15)
2   Caminho para o Exílio  3,00
1   Extração Cirúrgica  9,80
1   Brutalidade Coletiva   9,95
1   Kataki, Soldo de Guerra   4,09
1   Desfazer Angustiado    6,97
3   Mago Fulminador    3,59
2   Danação    64,97
4   Linha de Força do Vácuo    18,99

 

Piloato por Julien Berteaux e ficando entre os 32 melhores jogadores do torneio, esse BW "Zombies" é uma novidade e tanto para mim, pelo menos. Eu procurei MUITO por listas parecidas com essa e a única que achei foi do mesmo jogador, no GP Madrid no final do ano passado. Acredito que em todos esses anos no Submundo, essa é a primeira vez que eu vejo um deck aparecendo apenas duas vezes e pilotado pelo mesmo jogador, ainda mais depois de aparecer em dois torneios grandes.
 
O motivo de eu ter colocado Zombies entre aspas é por geralmente, quando damos o nome de uma tribo para o deck, ele deve ter uma enorme quantidade de criaturas desse tipo, quase sempre sendo um deck agressivo também. Aqui temos 12 zumbis, sendo apenas 3 diferentes, então o título de "zombies" vai mais para a interação toda que essas criaturas têm com o deck e seus respectivos tipos.
 
Todo o deck gira em torno de descartes e extrair o melhor disso. Notem que, tirando o Remador da Grota das Mares, nossas outras criaturas voltam do cemitério facilmente, de um jeito ou de outro, então não há coisa melhor para descartar do que coisas que continuamos usando, e usando, e usando do cemitério.
 
Nossa melhor ferramenta de descarte aqui é Coptero do Contrabandista, pois a habilidade de loot está atrelada ao ataque ou defesa de uma criatura 3/3 com voar e que custa apenas duas manas. Claro que dependemos de outra criatura para pilotar esse veículo, o que não é problema algum em uma lista com 8 criaturas de custo 1.

 

 

Por todos esses status e a velocidade com que entra no campo de batalha, Coptero do Contrabandista dificilmente será parado tão rápido por criaturas do outro lado da mesa. Mesmo que nossos ataques resultem em um bloqueio, na maioria das vezes será apenas o oponente tentando não levar dano dessa criatura, o que ainda assim nos deixa descartar e comprar algo. Então amigos, a partir do momento em que uma criatura entra na cabine dessa máquina pela primeira vez, é só uma questão de tempo até passearmos através do nosso deck sempre em busca da resposta perfeita.
 
As principais cartas que temos para descartar são os zumbis Errante Medonho e Rastejador de Tumulo, já que o primeiro pode voltar tranquilamente do cemitério se tivermos uma ou menos cartas em nossa mão e o segundo é puxado de volta pelo primeiro. A interação que esses dois possuem entre si permite que o nosso campo de batalha sempre tenha algo para causar pressão. Por menor que essas criaturas possam ser, se o oponente não tiver algo que exile elas e as impeça de vez de voltar, uma hora ou outra ganharemos no cansaço contra suas tentativas de evitar nossos ataques.
 
Rastejador de Tumulo é também a carta que mais se aproveita desse aspecto tribal da lista, pois além dessa interação com o Errante, um Remador da Grota das Mares também consegue dar uma mãozinha para ele lá no cemitério e até mesmo nossa Caverna Mutavel, quando vira criatura, serve como zumbi para trazer até mais 4 outros zumbis de volta.
 
Outra ótima criatura para o descarte é o Terror Sanguinario, já que não precisamos nem nos dar o trabalho de conjurar ele do nosso cemitério, pois um simples terreno entrando em jogo já é o suficiente para que ele retorne das profundezas. Tudo bem que ele não é um zumbi, mas entrar de graça no campo de batalha a qualquer momento e durante todo o jogo compensa pra caramba esse "defeito".
 
Vale lembrar que uma fetchland pode ser responsável por trazer ele de volta duas vezes, uma quando entra em jogo e outra quando busca por outro terreno, então em várias situações pode compensar deixar ela lá, parada, até que buscar um terreno seja mais importante do que simplesmente corrigir nossa base de mana ou, até mesmo, gerar mana, para trazer esse vampiro de volta.
 
Almas Penadas é outra carta que funciona muito bem do cemitério, gerando duas fichas por apenas duas manas. Em várias estratégias só o fato de ela poder ser conjurada do cemitério novamente já justifica bem o seu uso, já que são 4 criaturas que botamos no campo de batalha, divididas em duas parcelas, mas que podem ser pagas quando nos for favorável. Porém, aqui, uma dessas fichas já é o suficiente para tripular nosso Coptero do Contrabandista também, não deixando que a pressão no oponente diminua.
 
Agora, além desse artefato, ainda temos Liliana do Veu para mandar coisas para o cemitério também, ajudando a acabar com os recursos do oponente enquanto vamos descartando coisas que voltarão em breve. Some ao fato de esses descartes serem um efeito cumulativo com os vários: Thoughtseize e Inquisicao de Kozilek que temos e terão um oponente sem nada para ser conjurado em pouco tempo.
 
Por último, temos uma cópia de Brutalidade Coletiva, um descarte que consegue se aproveitar dos nossos adubos de descartes e causar um estrago no jogo do oponente numa conjurada só! Com mais descarte, remoção e uma leve sugada de vida.

 

 

Olhando por cima o deck parece bem simples e até mesmo fraco, já que não temos nenhuma criatura que, de fato, entre e ganhe o jogo. Acontece que a força dessa lista vem da sua redundância e resiliência. Temos 12 criaturas que voltam constantemente do cemitério, o que torna o jogo do oponente difícil, pois como disse, uma hora seus recursos contra elas vão acabar. Além disso, temos 14 cartas para atacar a mão de nosso oponente, sendo 3 delas um planeswalker que consegue fazer isso todo turno.
 
Com tanta carta sendo enviada para o cemitério do oponente, uma hora vamos encontrar uma que vale muito a pena se for alvo de nossa única Extracao Cirurgica da lista. Essa carta é melhor utilizada contra decks combo, onde tiramos uma das peças-chave e acabamos com qualquer chance desse respectivo combo acontecer, porém, contra estratégias que não possuem um combo explicito, sempre temos cartas poderosas ou que tendem a forçar interações poderosas, ou que simplesmente nos representam uma ameaça de alguma maneira, então temos a chance de erradicar todas elas, de uma vez, com uma carta que é geralmente vista apenas em sideboards.
 
O que conseguir passar por esses descartes, geralmente criaturas, serão removidas eventualmente por alguma de nossas remoções, incluindo a Liliana do Veu, aqui novamente, já que sua segunda habilidade é de certa forma, constante como seus descartes, demorando apenas um tempo para ser recarregada.
 
Junte tudo isso e temos algo que o oponente pode até achar que está contornando no começo, mas assim que cair na real verá que tudo o que ele tinha planejado para fazer já foi parar no cemitério dele, ou pior ainda, nosso cemitério está voltando depois de tudo o que ele já fez pra gente.
 
Esse deck foi praticamente construído para passar tranquilamente em meio a uma tempestade de controles e combos, porém, realmente pode ter grandes problema contra decks agressivos. Tudo bem, já que nunca conseguimos ser bons contra tudo mesmo, então nesse caso apelamos para o sideboard com mais remoções. Danacao é provavelmente a melhor para cuidar de listas que abusam de criaturas, ainda mais pelo fato de não estarmos nem um pouco preocupados em não limpar o nosso lado do campo de batalha..Ainda temos Desfazer Angustiado, mais uma cópia de Brutalidade Coletiva e duas de Caminho para o Exilio, para nenhum aggro sobreviver mais que a gente de qualquer maneira.
 
Nada impede também de que essas remoções ocupem o lugar de alguns descartes na lista principal. Tudo vai depender do que você espera encontra pela frente no torneio. Caso você seja um jogador que está na mesma loja todo final de semana, sabe que dificilmente seus colegas vão trocar de deck com uma frequência alta, então fica bem fácil verificar qual a melhor configuração para a lista e atacar a maior quantidade de jogadores possível com um setup personalizado.
 
Por hoje é isso, galera! Espero que vocês tenham gostado dessa estratégia mais "normal" e, para todos que me enviaram indicações de decks, logo mais eles estarão por aqui no Submundo também! Obrigado sempre pelo feedback e espero vocês no próximo texto!
 
Bom novo Modern para todos! Até mais!

 

 

Paulo Alessandro Sante ( Teddy_Bear_X)
✒️ Designer Gráfico
🎮 YouTuber (Destiny 2)
🃏 MTG Player
Redes Sociais: Youtube, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 25/02/2018 09:06:56
Um deck praticamente mono black com 3 pântanos. Depois leva uma lua sangrenta e chora. Esse quantidade de terrenos não básico é para pimpar o deck, mostrar que tem?
(Quote)
- 25/02/2018 01:06:19
Eu tentaria colocar um maior número de brutalidades coletivas já que o deck pode maximizar o efeito dela com os cards que voltam do cemitério.
(Quote)
- 23/02/2018 11:11:56
Olá, bom artigo! Será que, trocando dois errantes por duas "Morta perseguida", faria rodar melhor? A habilidade dela de voltar pro field descartando dois cards, gerando um token com voar, alimentando o grave e ajudando o deck, parece excelente pro conjunto!
(Quote)
- 23/02/2018 08:44:54
Eu já tinha testando BW zombies bem antes do PT, depois fiz algumas alterações mas preferi manter o deck mais focado na sinergia tribal. Eis a lista:

// 60 Deck principal
// 4 Artifact
4 Smuggler's Copter

// 18 Creature
4 Gravecrawler
4 Dread Wanderer
4 Tidehollow Sculler
1 Vengeful Pharaoh
4 Cryptbreaker
1 Blood Scrivener

// 5 Instant
3 Fatal Push
2 Path to Exile

// 20 Land
2 Urborg, Tomb of Yawgmoth
4 Concealed Courtyard
2 Godless Shrine
2 Mutavault
3 Marsh Flats
1 Polluted Delta
1 Bloodstained Mire
1 Verdant Catacombs
4 Swamp

// 2 Planeswalker
2 Liliana of the Veil

// 11 Sorcery
4 Lingering Souls
3 Inquisition of Kozilek
2 Thoughtseize
2 Collective Brutality


// 15 Sideboard
// 2 Artifact
SB: 2 Nihil Spellbomb

// 3 Enchantment
SB: 3 Stony Silence


// 2 Instant
SB: 2 Path to Exile

// 8 Sorcery
SB: 1 Thoughtseize
SB: 4 Rain of Tears
SB: 3 Smallpox


Adicionei os cópteros depois do PT e tô achando legal, antes eu estava jogando com 3 smallpox e 1 dakmor salvage MD pra aproveitar os bichos recursivos, agora passei pro side pra matches de atrito
(Quote)
- 23/02/2018 08:19:57
Eu já tinha testando BW zombies bem antes do PT, depois fiz algumas alterações mas preferi manter o deck mais focado na sinergia tribal. Eis a lista:

// 60 Deck principal
// 4 Artifact
4 Smuggler's Copter

// 18 Creature
4 Gravecrawler
4 Dread Wanderer
4 Tidehollow Sculler
1 Vengeful Pharaoh
4 Cryptbreaker
1 Blood Scrivener

// 5 Instant
3 Fatal Push
2 Path to Exile

// 20 Land
2 Urborg, Tomb of Yawgmoth
4 Concealed Courtyard
2 Godless Shrine
2 Mutavault
3 Marsh Flats
1 Polluted Delta
1 Bloodstained Mire
1 Verdant Catacombs
4 Swamp

// 2 Planeswalker
2 Liliana of the Veil

// 11 Sorcery
4 Lingering Souls
3 Inquisition of Kozilek
2 Thoughtseize
2 Collective Brutality


// 15 Sideboard
// 2 Artifact
SB: 2 Nihil Spellbomb

// 3 Enchantment
SB: 3 Stony Silence


// 2 Instant
SB: 2 Path to Exile

// 8 Sorcery
SB: 1 Thoughtseize
SB: 4 Rain of Tears
SB: 3 Smallpox


Adicionei os cópteros depois do PT e tô achando legal, antes eu estava jogando com 3 smallpox e 1 dakmor salvage MD pra aproveitar os bichos recursivos, agora passei pro side pra matches de atrito
Últimos artigos de Paulo Alessandro Sante
Camisa LigaMagic Bolts
Garanta agora a sua e personalize com seu nick!
3.111 views
Camisa LigaMagic Bolts
Garanta agora a sua e personalize com seu nick!
3.111 views
03/08/2023 13:16 — Por Paulo Alessandro Sante
O Submundo do Modern - Indomitable Polymorph
Quem disse que o Emrakul não habita o submundo?
6.888 views
O Submundo do Modern - Indomitable Polymorph
Quem disse que o Emrakul não habita o submundo?
6.888 views
12/03/2020 10:05 — Por Paulo Alessandro Sante
O Submundo do Modern - Rakdos Elemental
.Teddy vai direto ao ponto no submundo do Modern!
9.672 views
O Submundo do Modern - Rakdos Elemental
.Teddy vai direto ao ponto no submundo do Modern!
9.672 views
12/02/2020 18:05 — Por Paulo Alessandro Sante
O Submundo do Modern:
Liquemetal Gruul
7.621 views
O Submundo do Modern:
Liquemetal Gruul
7.621 views
16/01/2020 10:05 — Por Paulo Alessandro Sante
O Submundo do Modern - Fecundity Goblins
Uma estratégia para saudosistas e entusiastas! Os goblins retornam ao submundo através de uma tempestade!
8.812 views
O Submundo do Modern - Fecundity Goblins
Uma estratégia para saudosistas e entusiastas! Os goblins retornam ao submundo através de uma tempestade!
8.812 views
13/12/2019 10:05 — Por Paulo Alessandro Sante