Com a vinda dos 25 anos do MTG, muito esperava e se discutia sobre um 'novo modern', ou um outro formato competitivo.
Mas, dessa vez, o formato anunciado visa, de acordo com o próprio artigo, os iniciantes e a facilidade de se jogar.
Depois das diversas discussões sobre a carta promo Firesong and Sunspeaker ser exclusiva na compra de uma box, a Wizards finalmente anunciou o porquê da promoção, um novo formato focado em cartas Standard, mas com a alma do Commander: O Brawl.
O Brawl nada mais é que um Commander com menos cartas, que rotaciona e joga com as coleções Standard.
O foco da Wizards sempre foi o Standard, e todos nós já sabemos disso. Mas, com a vinda do novo formato, as portas estão abertas para se criar jogos tanto físicos, como eletrônicos (Olá MTG Arena! Tudo bom?!).
Apesar de parecer com Commander, o formato possui 60 cartas em seu deck, e também algumas regras específicas. Confira:
- O deck de cada jogador deve ter exatamente 60 cartas, somente uma cópia de cada;
- Todos os cards devem ser do formato padrão; Cards banidos no padrão, não poderão ser jogados em Brawl;
- O jogo também possui comandante. O Comandante começa o jogo na zona de comando e os outros 59 cards são embaralhados;
- O comandante deve ser uma carta lendária ou um Planinauta.
- A identidade de cor do deck é dada pela identidade de cor de seu comandante;
- Cards de outros símbolos de mana que não apareçam em seu comandante não podem estar no deck. Isso inclui a caixa de texto do card, assim como seu custo de mana;
- Cada jogador começa o jogo com 30 pontos de vida em vez de 20. Se você está jogando uma partida multijogador, cada jogador compra sete cards novamente em seu primeiro mulligan e o jogador que começar compra um card em seu primeiro turno;
- Enquanto seu comandante estiver na zona de comando, você pode conjurá-lo de lá. Fazer isso custa 2 manas adicionais por cada vez que você tiver conjurado o card dessa forma nessa partida;
- Se o seu comandante for anulado ou deixar o campo de batalha, você poderá colocá-lo de volta na zona de comando, em vez de colocá-lo em qualquer outro lugar para o qual ele iria;
Sobre outras regras do Commander, o Brawl não tem nenhuma outra regra para jogar, vencer ou perder a partida.
Ainda de acordo com o artigo, explicitam que com o limite de 60 cartas é possível fazer decks temáticos, usando como argumento que o formato padrão é limitado, e com menos cards, desenvolve decks melhores e mais sinérgicos.
Ainda, a discussão sobre pontos de vida é que, com o mesmo, o jogo 'duraria mais tempo'.
Você pode também conferir o artigo na íntegra no site da Wizards, e lá encontrar contatos dos mesmos para que você possa deixar sua opinião e dar dicas sobre o novo formato.
E você, está empolgado com o novo formato?! O que achou?! Deixe nos comentários!
Ainda prefiro o nome original "Andarilho dos Planos", mas obviamente traduzir Planeswalker não é uma boa