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O Segundo Sol Chegou
As aventuras do Mono White Approach!
10/04/2018 15:00 - 5.103 visualizações - 9 comentários
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Modern e Legacy são os formatos em que mais tenho experiência. Por serem formatos que não rotacionam, muitos aprendizados adquiridos ao longo dos anos continuam válidos mesmo o field tendo mudado. Já o Standard é um animal completamente diferente das outras espécies, os jogos demoram bem mais, a pool de cartas é menor e ser bom no mirror é um grande diferencial num formato onde 4~5 decks são os mais presentes.
 
Meu parceiro de treino sempre tentava me convencer a jogar os PPTQs Standard com ele, e cada vez eu aparecia com uma desculpa (todas reais, viu Wendell), mas no fim das contas eu sabia que um dos motivos de não jogar era insegurança. Eu sou péssimo em matemática de combate, mesmo jogando de Death and Taxes, os cálculos que eu tinha que fazer no meio do combate no Legacy eram BEEEEM diferentes de um mirror de Sultai Energy no t2 atual. O que me incentivou é que alguns controles estão bem presentes no field, e esse sim é meu estilo de jogo.
 
Sentamos para treinar um dia antes do PPTQ (não façam isso, amiguinhos, treinem com frequência) e passamos por diversos arquétipos do T2: Sultai Energy, UW GPG, UB Control, Ramunap Red e, por último, uma versão meio torta de um BW Approach que um amigo deixou comigo.

Apesar de amar o UB Control, eu sabia que me faltaria prática para levar o jogo nos detalhes, então tentamos ir para o Approach. Após vermos os resultados do MOCS, decidi montar o mono white Approach.
 
 
08/04/2018
R$ 313,67
R$ 714,75
R$ 2.340,43
 
08/04/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (1)
1   Balista Ambulante   53,99
Mágicas (9)
2   Assentar nos Destroços    6,99
4   Fumigar    0,99
3   Aproximação do Segundo Sol   5,99
Artefatos (10)
4   Mapa do Tesouro  0,78
4   Relíquia de Orazca  0,04
2   O Sol Imortal  44,75
Encantamentos (14)
1   Autoridade dos Cônsules  22,50
4   Fim Desconcertante   0,08
2   Prisão por Tópteros   0,09
3   Aprisionamento de Ixalan   0,09
3   Degredar   0,10
1   Intervenção de Gideon    0,33
Terrenos (26)
2   Arco de Orazca 0,95
2   Campo da Ruína 0,25
3   Dunas do Shefet 0,34
15   Planície 0,00
4   Território dos Necrófagos 4,20
60 cards total

Sideboard (15)
1   Balista Ambulante   53,99
1   Autoridade dos Cônsules  22,50
2   Guarda de Honra do Tocatli   0,48
1   Mártir do Crepúsculo   0,06
4   Vanguarda de Adanto   0,10
2   Mavren Fein, Apóstolo do Crepúsculo   1,50
4   Caracal Régio    1,49
 
O deck é extremamente consistente em fazer uma coisa: não morrer.

Após alguns games contra aggros, eu percebi que o deck precisava de mais coisas de curva menor para operar através de mulligans, ou quando você vem mais devagar. A nossa lista final antes do PPTQ ficou assim:
 
Mono White Approach do Amor
 
08/04/2018
R$ 263,58
R$ 636,22
R$ 2.208,16
 
08/04/2018
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (1)
1   Balista Ambulante   53,99
Mágicas (9)
2   Assentar nos Destroços    6,99
4   Fumigar    0,99
3   Aproximação do Segundo Sol   5,99
Artefatos (11)
1   Bússola Taumática  5,90
4   Mapa do Tesouro  0,78
2   Portal de Azor  5,65
3   Relíquia de Orazca  0,04
1   O Sol Imortal  44,75
Encantamentos (13)
4   Fim Desconcertante   0,08
2   Prisão por Tópteros   0,09
3   Aprisionamento de Ixalan   0,09
3   Degredar   0,10
1   Intervenção de Gideon    0,33
Terrenos (26)
2   Arco de Orazca 0,95
2   Campo da Ruína 0,25
3   Dunas do Shefet 0,34
15   Planície 0,00
4   Território dos Necrófagos 4,20
60 cards total

Sideboard (15)
1   Balista Ambulante   53,99
1   Autoridade dos Cônsules  22,50
2   Guarda de Honra do Tocatli   0,48
1   Mártir do Crepúsculo   0,06
4   Vanguarda de Adanto   0,10
2   Mavren Fein, Apóstolo do Crepúsculo   1,50
4   Caracal Régio    1,49
 
A Bússola serve para aqueles momentos em que você precisa desenvolver sua base de mana para Approach ou Sweepers, e quando flipa, vira uma Maze of Ith, tudo o que um jogador de Lands aposentado gostaria de uma carta no Standard.
 
Os Azor's Gateway foram as melhores adições pro deck. Encaixar um Azor contra controle significa trocar todos os seus spot removals por cartas novas e de quebra acelerar sua recompra de Approach após conjurar a primeira cópia. O deck tem muitas cartas de custo repetido, então não flipar o gateway propositalmente era bem fácil, e como o deck consegue ganhar quantidades cavalares de vida, caso flipado, não era difícil fazer uma Walking Ballista para mais de 20 com ele.
 
Utilizando mais cartas de cavar eu me sentia mais seguro para batalhar num formato há muito abandonado por mim. Acordamos cedo no domingo e partimos para o PPTQ.

Admito que imaginei que, por ser no Domingo de Páscoa, o torneio estaria meio vazio e seria minha chance mais fácil de tentar conquistar a vaga pro RPTQ. Estava bem errado: com 28 jogadores experientes, eu sabia que teria que batalhar arduamente pela vaga.

Round 1 - Sultai Constrictor (lista do Batutinha, do MOCS)
 
Meu oponente era um conhecido do Legacy de longa data e eu o tinha visto listar o deck, então saberia quais mãos keepar.

O g1 foi bem simples: ele fazia uma ameaça sem mana de pé, eu removia com um encantamento. Em algum momento, eu fiz um Gideon's Intervention para Thrashing Brontodon para ver se ele sacrificaria o da mesa para quebrar meu Baffling End e forçar dano; quando ele fez a segunda criatura, fiz a Cólera e uma Ballista para 8 poucos turnos depois.
 
No g2 eu subi os Gatos e Tocatli, que são surpreendentemente bons contra um deck em que as criaturas relevantes têm trigger de etb. Como eu sabia que a lista dele era igual à do Batutinha, eu não fiquei com medo de Negate, apenas de Duress. Forcei a Cólera na hora certa e voltei de Gato para finalizar em poucos ataques.
 
1-0
 
Round 2 - Mono Red
 
Fui pareado contra o Pão, também conhecido como Loxodontes, pro-player de Heartstone. O Pão e eu somos bem amigos, inclusive jogamos um torneio em trio juntos no ano passado. Eu sabia que ele estava de mono red e ele, apesar de não saber exatamente do que eu estava, sabia que era alguma coisa lenta e sem kill condition.

No g1 eu fiz dois Mapas do Tesouro que não conseguiram me encontrar terrenos para fazer a Cólera e estabilizar. O g2 eu até me recuperei da zica, mas quando resolvi a Cólera, o Bomat Courier dele já tinha 6 cartas e foi tarde demais para me recuperar.
 
1-1
 
Round 3 - BW Vampiros
 
No g1 eu não tinha certeza do que ele estava, então keepei uma mão genérica com 2 removals apenas. Ele começou me agredindo com o Skymarcher Aspirant, e vi que se não comprasse algo relevante, eu poderia morrer rapidamente. Resolvi então gastar meu Ixalan's Binding no 2/1 — grande erro cometido por mim. Ele voltou com o Sanctum Seeker. BELO PREPARO, ORELHA, VOCÊ NEM SABIA QUE ESSA CARTA EXISTIA!
Não encontrei a cólera nem spot removal para o bichão e morri em poucos golpes.
 
 
No g2 eu respondi pontualmente todas as criaturas que ele colocou em campo e fiz não um, mas dois Caracal Regio e fui de 10 de vida para 40 rapidamente.O último game foi bem chato. Meu oponente mulligou a 5 e travou na primeira land por muitos turnos. Quando ele achou a segunda land, eu já tinha um gato na mesa. Odeio ganhar assim, mas vitória é vitória.
 
2-1
 
Round 4 - UB Midrange
 
Eu não tinha certeza se meu oponente estava de UB midrange ou control. Como a versão midrange era bem fácil para mim, resolvi arriscar com uma mão que seria boa contra o control.

O jogo 1 se assemelha à primeira rodada. Ele foi fazendo umas ameaças e eu resolvi uma a uma. Sem Negate no maindeck dele, eu consegui fazer Approach sem medo e partimos para o g2. 

O g2 é quase que um replay do g1, mas apenas removendo criaturas com encantamentos ao invés de Cóleras/Settle. Resolvi um The Immortal Sun com um Caracal Regio​ na mesa e imaginei estar em bons lençóis…  Até que meu oponente virou 6 terrenos e me deu um River's Rebuke, que não só devolveu minhas coisas para mão como voltou The Scarab God e outras delícias para o campo dele. Acabei morrendo antes de refazer a mesa.

No g3, meu oponente travou na terceira land por alguns turnos. Eu fiz um Gato e fui batendo. Alguns turnos depois, ele estava com 2 pontos de vida e sem blockers; e eu ataquei com os 3 gatos. Ele deu Vraska's Contempt no Lord, ganhou 2 pontos de vida, as duas fichas passaram causando 1 de dano cada e ele foi a 2. Meu oponente voltou de Gifted Aetherborn e eu não consegui remover imediatamente para ganhar. Ele foi cozinhando o jogo, batendo com o lifelinker e eu continuei comprando um monte de blanks, quando finalmente encontrei uma draw engine e fiz dois Caracal Regio com The Immortal Sun na mesa, matando na volta mesmo que ele fizesse 2 blockers. Meus planos foram por água abaixo depois de outro River's Rebuke do meu oponente, que me finalizou na hora.
 
2-2
 
Round 5 - BW Vampires
 
O Pão poderia dar ID na mesa que estava, mas resolveu jogar. E se ele ganhasse poderia me subir, então bora tentar subir 3-2!

O g1 foi bem comum, muitos removals e draws da minha parte. Double Approach of the Second Sun finalizou.
 
O g2 eu joguei mais confiante, fiquei com uma mão com Baffling End e Cólera. Já me via sentando nas mesas do top 8. Meu oponente começou absurdamente agressivo com um bicho 2/1 no turno 1, dois no turno 2, Lord e Legion's Landing no 3 e o Sanctum Seeker no 4 — o suficiente para me matar mesmo através de um Baffling End.

Já no g3 as coisas foram ficando mais azedas ainda pro meu lado. Após limpar a mesa, um Crested Sunmare resolvido fez ficha e eu vi a porta se fechando para mim. Estabeleci o plano de encontrar um encantamento que exilasse para forçar uma race: estourei todos os meus tesouros do Treasure Map para tentar concretizar esse plano, fiz o terceiro Caracal Regio e passei o turno. Ele atacou com tudo — fiz Cast Out no Sunmare, tirei o indestrutível das Tokens e arranjei os bloqueadores de uma maneira que minhas tokens praticamente limpassem a mesa dele enquanto a minha ficava cheia. Fui a quase 30 pontos de vida e meus três Lords e algumas fichas me ganharam a corrida no terceiro turno extra.
 
3-2
 
Saiu o anúncio de top 8 e eu não estava nele: fiquei em 9º por uma pequena porcentagem dos breakers. Paciência… para quem não havia treinado muito, um nono é melhor que nada, o negócio agora é focar pro próximo pptq!
 
Ao longo do torneio eu percebi que acabei nunca precisando de algumas cartas do side, então eu trocaria a lista para ficar assim:
 
Maindeck:
 
- 1 Walking Ballista
+  1 Orazca Relic

Sideboard:
 
 - 4 Adanto Vanguard
 - 2 Mavren Fein, Apostolo do Crepusculo
+ 3 Walking Ballista
+ 2  Authority of the Consuls
+ 1 Gideon's Intervention
 
A Ballista era sem sombra de dúvidas a minha melhor carta em muitas matchups, e devido ao alto número de ramps, não era difícil fazer uma para 6 ou 7 sem muitos problemas, além de ser uma maneira bem eficiente de lidar com Sinfonadora e pressionar Planeswalkers.
 
O plano de pequenos bichinhos não estava me agradando. O Adanto Vanguard não estava sendo relevante contra alguns midranges por terem criaturas maiores que ele, e como o removal mais usado do t2 é Vraska's Contempt, a cláusula de deixá-lo indestrutível não era tão forte quanto pensei que seria.

O segundo Intervention é contra Mono Red. Mesmo tendo vários meios de remover uma Hazoret the Fervent, não é sempre que conseguimos encontrá-los e o Intervention pode te ajudar contra Earthshaker Khenra do cemitério também, além do fato de que ela é seu botão de pânico no mirror de Approach.
 
Não imaginei que iria me divertir tanto jogando T2, uma experiência que quero repetir num futuro próximo e, quem sabe, até no RPTQ!
 
 
 
Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Bruno Orelha é amante das estratégias de terrenos como Lands, Death and Taxes e Valakut. Capitão do Valakuteam e Youtuber nas horas vagas em www.youtube.com/brunoears.
Redes Sociais: Youtube, Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 12/04/2018 13:45:29
Parabéns por pilotar uma versão de Approach!!! Ainda considero a UW a melhor contra o metagame atual... pena que Dominaria está logo alí e terei que adaptar muito senão mudar de deck!!! T2 é muito amor! Depois que vicia mano...
(Quote)
- 12/04/2018 13:13:21

Então, você pode até abandonar o plano de criaturas pequenas, mas as Shefet dunas sãO ABSURDAS com o Caracal, te fazem bater 10 com apenas 1 caracal, com 2 é gg muitas vezes, além do fato de que 1 caracal, 2 tokens e 1 sheft dunes já conseguem passar por cima de algumas coisas como onstrictor, ballista pra 2, e basicamente qualquer bixo com 3 de resistência sem 3 de poder. Não recomendo tirar as dunes não, além de poder sacrificar os Sacavenger Grounds e dar uns 2~3 turnos seguidos de pump.

(Quote)
- 12/04/2018 11:57:16

Imaginei mesmo keke

Outra dúvida: se o plano de criaturas menores foi abandonado, não daria para trocar as Dunas do Shefet por outros terrenos?

(Quote)
- 10/04/2018 17:50:10

Eu amo kill conditions alternativas. Existe uma lista de Approach modern que apareceu por aí, mas a carta é lenta demais pro formato, não me parece uma alternativa muito segura.

(Quote)
- 10/04/2018 17:49:34

Opa, obrigado por lembrar, os sinais saíram trocados, é uma ballista a menos por uma Relíquia a mais.

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