Load or Cast
Planeswalkers na Mira!
Entenda tudo sobre a mudança na regra.
01/06/2018 15:00 - 11.373 visualizações - 22 comentários
Load or Cast
 
“Seu Jace, o Escultor de Mentes tem três marcadores? Raio nele.”
“Não pode, eu tenho Linha de Forca da Santidade em jogo.”
“Então, em Dominária…”
 
Olá, gente! Sejam bem-vindos (as) a mais uma Bancada do Juiz. Dominaria chegou, e chegou com tudo: várias pessoas apareceram para voltar a jogar, o Lore passou a ser um assunto mais frequente nos grupos… e também chegou com uma série de regras novas.
 
Entre elas está uma das maiores mudanças na história do Magic, que gerou uma errata gigantesca nos cards criados até então: dano não pode mais ser redirecionado para Planeswalkers, e vários cards tiveram seus textos mudados para que possam dar alvo em Planeswalkers.
 
Peraí, Judge. Como assim não pode mais redirecionar dano? Só se mata Planeswalker em combate agora?
 
Não exatamente. Como eu falei, existem duas mudanças: uma delas é que dano não pode mais ser redirecionado para Planeswalkers. A outra é que vários cards tiveram seus textos oficiais mudados para que possam dar alvo em Planeswalkers.
 
Mudança de texto? Mas como funciona isso tudo, Judge?
 
Enquanto algumas pessoas já estão acostumadas, redirecionar dano que não seja de combate para um Planeswalker era um tanto confuso, principalmente para players que acabaram de entrar no Magic, o que gerava várias dúvidas:
 
 - Muitas vezes, confundia-se a fonte do dano e não se sabia exatamente se era possível ou não redirecionar tal para Planeswalkers;
 - Players menos experientes também têm dificuldade em lembrar a diferença entre dano e perda de vida, principalmente quando explicam que “dano causa perda de vida, mas perda de vida não é dano”;
 - Por essa regra ser um efeito de substituição, player que controla um ou mais Planeswalkers não sabe se tal dano será ou não causado a um Planeswalker até que a mágica resolva. Enquanto algumas situações eram óbvias, outras terminavam numa desvantagem considerável em que não se sabia exatamente como reagir à ação.
 
Tá, mas… vão fazer uma errata para TODOS os cards de Magic que causam dano, Judge?
 
Não todos. Primeiro de tudo, vamos dar uma olhada na regra:
 
Regras Abrangentes 306.7:
 
Anteriormente, Planeswalkers estavam sujeitos a um efeito de redirecionamento que permitia que um jogador ou jogadora fizesse com que seu dano que não seja de combate, que seria causado a um ou uma oponente, fosse causado, ao invés disso, a um Planeswalker sob o controle daquele oponente. Essa regra foi removida e certos cards que receberam errata no texto de seu Oracle (que você pode checar em gatherer.wizards.com) agora podem causar dano direto a Planeswalkers.
 
Assim como nas Notas de Lançamento de Dominaria, explicam que tal regra será removida e que cards receberão erratas para refletir essa mudança e permitir que os cards continuem interagindo com Planeswalkers, agora de uma forma mais ativa. Vejamos essas mudanças:
 
 - As habilidades em que se lê “criatura ou jogador alvo” foram alteradas para “qualquer alvo”.
Exemplo: Raio;
 
 - As habilidades em que se lê “jogador alvo” foram alteradas para “jogador ou planeswalker alvo”. No entanto, se a quantidade de dano for calculada com base em informações sobre o jogador ou sobre os objetos que este controla, a habilidade permanecerá inalterada e agora só poderá causar dano ao jogador.
    Exemplo 1: Espiculo de Lava  (foi alterado para “jogador ou planeswalker alvo”).
    Exemplo 2: Impacto Subito (continua sendo apenas “jogador alvo”);
 
 - As habilidades em que se lê “oponente alvo” foram alteradas para “oponente ou planeswalker alvo”, com a mesma exceção listada acima. Essas mágicas e habilidades podem ter como alvo um planeswalker que você controla.
Exemplo: Mestre de Caca da Derrubada (seu lado “noite”, Devastador da Derrubada, agora causa 2 pontos de dano ao “oponente ou planeswalker alvo”);
 
 - As habilidades que causam dano, mas não exigem alvos, não receberam errata, com uma exceção: Quebrador de Frascos, o Feroz;
Exemplo 1: Chandra, Chama da Rebeldia (antes podia causar dano a planeswalkers. Agora, não pode mais)
Exemplo 2: Hazoret, a Fervorosa (antes podia causar dano a planeswalkers com sua habilidade ativada. Agora não pode mais).
 
Pera aí, Judge… então eu não posso mais matar a Vraska da minha oponente com a minha Chandra? Por que enfraquecer o card?
 
É importante mantermos o foco. Enquanto parece ser direcionada a alguns cards pontuais, ainda mais considerando que o Mono Red sofreu com alguns bans recentes no Standard, a mudança de regra tem um objetivo muito maior: simplificar a regra e facilitar o entendimento a players mais recentes no Magic.
 
Entendi, Judge, obrigado. Mas, então, como eu tiro um Planeswalker do campo de batalha agora?
 
A regra de redirecionamento não existe mais. No entanto, as formas de lidar com um Planeswalker continuam praticamente as mesmas:
 
 - Efeitos que destroem, exilam ou removem um Planeswalker do campo de batalha continuam funcionando normalmente;
 - Um Planeswalker com zero Lealdade é colocado no cemitério por uma ação baseada no estado. Portanto, criaturas ainda podem atacar um Planeswalker que um player defendendo controle. Dano de combate a um Planeswalker permanece o mesmo;
 - Da mesma forma, essas mágicas e habilidades que receberam errata podem causar dano direto a um Planeswalker. Se uma mágica ou habilidade fizer a Lealdade de um Planeswalker cair para zero, este será colocado no cemitério por uma ação baseada no estado.
 
Entendido, Judge! Mais alguma coisa?
 
Não se esqueçam: o que determina se uma mágica com texto antigo pode ou não causar dano direto a um Planeswalker é o seu texto de Oráculo em inglês. Portanto, caso tenha dúvida nessa nova regra, chame um judge para resolvê-la. Como eu aponto em meu artigo sobre motivos para se chamar Judge, é permitido e encorajado pedir o texto oficial de qualquer card sobre que tenham dúvidas. É um direito seu: use-o!
 
Pessoal, muito obrigado pela atenção. Erratas são algo que não acontecem com muita frequência, e temos conhecimento de como podem ser confusas. Espero que tenha conseguido sanar as dúvidas e desmistificar um pouco o que foi essa mudança pequena, porém gigante, no Magic!
 
Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo na página no Facebook!
 
Lembrem-se sempre: qualquer problema na sua partida, CHAME JUDGE!
 
Qualquer dúvida relacionada a Magic, FALE COM JUDGES!
 
Um grande abraço e até a próxima!
 
 
 
André Tepedino ( Tepedino)
Juiz desde 2004, conta com boa experiência de eventos brasileiros e internacionais. Entusiasta apaixonado pelo jogo, sempre está disposto a contribuir para o crescimento e melhoramento da comunidade. Quando descobriu que não jogaria mais competitivo por preferir arbitrar, optou por jogar Commander casual para se divertir.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 06/06/2018 15:04
Eu particularmente adorei a regra nova, faz planeswalkers ficarem mt mais viáveis no commander e n morrerem de graça pra decks como os do Púrforo...
(Quote)
- 05/06/2018 19:19
show
(Quote)
- 05/06/2018 00:50
Ótimo texto!
(Quote)
- 04/06/2018 11:09
nao conhecia ,valeu pela info
(Quote)
- 04/06/2018 11:00

O gatherer.wizards.com é o site oficial pra textos de oráculo.

Últimos artigos de André Tepedino
Bancada do Juiz: Spectators
Entenda como deve se comportar um espectador de uma partida.
5.051 views
Bancada do Juiz: Spectators
Entenda como deve se comportar um espectador de uma partida.
5.051 views
29/02/2020 10:05 — Por André Tepedino
Bancada do Juiz: Camadas
Uma das regras mais complexas que existem
7.558 views
Bancada do Juiz: Camadas
Uma das regras mais complexas que existem
7.558 views
31/01/2020 10:05 — Por André Tepedino
Bancada do Juiz: As Marcas te Definem - Parte 2
“Pera aí, meu amigo recebeu só um Warning pelos cards marcados. Por que a minha penalidade é maior?”
4.536 views
Bancada do Juiz: As Marcas te Definem - Parte 2
“Pera aí, meu amigo recebeu só um Warning pelos cards marcados. Por que a minha penalidade é maior?”
4.536 views
24/10/2019 10:05 — Por André Tepedino
As Marcas te Definem - Parte 1
Esse artigo aborda o problema de Cards Marcados, introduzindo o conceito de acordo com as regras, bem como a forma que a Infração é detectada, abordada e resolvida.
7.047 views
As Marcas te Definem - Parte 1
Esse artigo aborda o problema de Cards Marcados, introduzindo o conceito de acordo com as regras, bem como a forma que a Infração é detectada, abordada e resolvida.
7.047 views
04/09/2019 18:05 — Por André Tepedino
3.498 views
Bancada do Juiz: Pense Cavalos, não Zebras
Identificando o Cheating.
3.498 views
29/10/2018 10:05 — Por André Tepedino