Fractius é uma das tribos mais clássicas do Magic e uma das mais adoradas pelos jogadores. Sua primeira aparição ocorreu em Tempest no longínquo ano de 1997, e de lá para cá vem conquistando cada vez mais fãs.
Sozinhos são pouco eficientes, mas juntos causam um belo estrago. Sua habilidade de compartilhar as demais habilidades que a criatura possui com o restante dos Fractius que estiverem na mesa faz com que suas criaturas fiquem poderosas rapidamente, dificultando as ações de seu oponente.
Não é de hoje que existem listas de Fractius circulando pelo Pauper, mas que dificilmente conquistam resultados expressivos. Nestas últimas semanas, kungfutrees, um conhecido jogador e deck builder do Pauper, famoso por ter criado a lista atual de UR Skred, venceu algumas Ligas e fez top 8 no Challenge com uma versão atualizada de GW Slivers, despertando o interesse de muitos jogadores.
Ao invés de utilizar cartas como Lead the Stampede e Fractius que pouco acrescentam, como Sentinel Sliver, Virulent Sliver ou Talon Sliver, a lista focou em basicamente três grupos de cartas bem distintos: os lordes Fractius, cartas que protegem estes lordes e cartas que os buscam.
Trata-se de um deck feito para fazer um lorde no segundo turno, outro no terceiro e mais dois no quarto turno, resolvendo a partida rapidamente. É um deck verde aggro que em sua essência lembra muito o Stompy, mas pode também ser comparado ao Affinity pelo fato de conseguir encher a mesa de criaturas grandes em poucos turnos.
Para quem está curioso, segue a lista vitoriosa utilizada pelo kungfutrees em uma das Ligas nestas últimas semanas:
Para facilitar o entendimento, farei um breve resumo sobre a importância de cada uma das cartas para o deck.
Os lordes são a razão do deck existir e o que transforma a lista em uma das mais agressivas do formato. A principal diferença do GW Slivers para o Stompy é que, quando o Slivers possui três criaturas na mesa, normalmente elas estão 4/4, enquanto as criaturas do Stompy são apenas 2/2.
Da mesma forma que os lordes são incríveis, é preciso também se preparar para os impactos caso algum deles morra durante a fase de combate, para que um único ataque não se transforme em uma chacina de fractius.
Plated Sliver e Sidewinder Sliver foram escolhidos para completar a relação de Fractius — primeiro por custarem somente um mana e ajudarem na curva do deck e segundo por deixarem a fase de combate ainda mais complicada para os oponentes.
Flanking é uma habilidade que combina muito bem com o estilo do deck e ajuda a lidar com bloqueadores como Augur of Bolas e Kor Skyfisher em situações em que você tenha somente um lorde na mesa.
Plated Sliver é uma espécie de “meio lorde”, sendo que o um de resistência a mais que ele oferece ajuda não só na fase de combate, como em parceria com outros lordes pode deixar suas criaturas grandes o suficiente para não serem alvo de Disfigure, Echoing Decay, Lightning Bolt, entre outras remoções.
Chamada de “Ponder verde” durante os spoilers de Dominaria, GW Sliver é o primeiro deck do Pauper a fazer resultado utilizando Adventurous Impulse. Além de ser mais uma maneira de encontrar rapidamente um lorde para fortalecer sua board, Adventurous funciona muito bem para procurar terrenos e permite muitas vezes que você dê keep em mãos com apenas um único terreno.
Como o deck utiliza no sideboard criaturas como Scattershot Archer, Young Wolf e Standard Bearer; Adventurous Impulse em conjunto com Commune with Nature funcionam como tutores para encontrar estas opções de sideboard e te ajudar a lidar com diversas situações.
Commune with Nature talvez seja a opção mais controversa da lista, já que muitos jogadores estavam acostumados a encontrar Lead the Stampede neste slot do deck. Diferente de decks como Elves e Wonderwall em que todas as criaturas reveladas pelo Lead the Stampede podem ser jogadas no mesmo turno em que a mágica foi utilizada, GW Slivers é um deck que joga normalmente com apenas 3 a 4 terrenos em jogo, fazendo com que você só consiga baixar as criaturas encontradas no turno seguinte, perdendo tempo precioso para este estilo de deck.
Assim como Adventurous Impulse, sua principal função é encontrar rapidamente mais lordes, sem deixar que o deck perca agressividade. Muito comum utilizar o turno 3 para baixar um lorde, fazer Commune e encontrar mais um lorde para ser feito no turno seguinte.
Vines é uma das cartas mais versáteis do Pauper. Possui como objetivo principal proteger os lordes, mas pode ser utilizada como pump para acelerar o seu clock ou servir como um counter anulando kill conditions como Temur Battle Rage, do Affinity ou Inside Out, do UW Tribe.
Eventualmente também pode ser útil anulando um Elephant Guide ou Rancor do Stompy, Ghostly Flicker do Tron, entre outras mágicas que dão alvo em criaturas inimigas.
Possui efeito bem semelhante a Vines of Vastwood, exceto pelo fato de não interagir bem com as criaturas inimigas. O seu principal diferencial é o custo zero, pois te permite baixar um lorde no segundo turno sem ter medo dele ser morto por um Lightning Bolt ou Disfigure no início do jogo.
Outro ponto importante é que Mutagenic Growth dificulta a tomada de decisão dos oponentes na fase de combate, fazendo com que eles façam algum block errado ou deixem suas criaturas passarem com medo de você ter o Growth na mão.
Segundo o criador da lista, estes slots podem ser substituídos de acordo com o ambiente do torneio em que irá disputar, mas atualmente Journey pode ser encarada como uma maneira de retirar alguma criatura difícil de se lidar, como Gurmag Angler ou Atog, enquanto Bodyguard serve como uma nona opção no deck capaz de proteger os lordes.
Sideboard
Young Wolf serve para proteger os lordes de éditos, que normalmente aparecem em decks como UB Alchemy e MBC, mas também é muito útil para segurar o ímpeto de decks muito agressivos enquanto você está tentando montar sua board com mais um ou dois lordes.
Mais uma criatura importante para servir de para-raios e proteger seus lordes. Além disso, é peça fundamental para lidar com decks como GW Auras, Stompy, UW Tribe, Izzet Blitz e qualquer outro deck que dependa de interações entre criaturas e mágicas/auras.
Principal arma para lidar com UR Skred, Mono U Delver, Elves e UW Tribe. O fato de não ter custo de mana faz com que você consiga ligar com Spellstutters caso o oponente não se atente e jogue errado.
Mais uma carta no sideboard que entra para lidar com Mono U Delver e UR Skred. Se você sentir que o Boros utiliza mais de um Battle Screech na lista, vale a pena entrar também com os Archers para lidar com os tokens de pássaros, que servem como bons bloqueadores.
Importante para lidar com decks que abusem do cemitério, como UB Alchemy, Tron ou Tortured Existence, mas o seu papel principal é lidar com Swirling Sandstorm, do UR Skred, já que se trata de uma das poucas cartas no formato ao qual o deck não possui uma resposta eficiente.
Plano de Sideboard:
Vs UR Skred
Side in: +3 Gut Shot +2 Scattershot Archer +3 Relic of Progenitus
Side out: -3 Sidewinder Sliver -2 Vines of Vastwood -2 Journey to Nowhere -1 Benevolent Bodyguard
Vs Borod Monarch
Sem mudanças
Vs Stompy
Side in: +2 Journey to Nowhere +2 Standard Bearer
Side out: -2 Vines of Vastwood -1 Sidewinder Sliver -1 Mutagenic Growth
Vs Tribe
Side in: +3 Gut Shot +2 Journey to Nowhere +2 Standard Bearer
Side out: -4 Mutagenic Growth -3 Sidewinder Sliver
Vs Burn
Side in: +2 Journey to Nowhere
Side out: -1 Vines of Vastwood -1 Mutagenic Growth
Para desenvolvimento deste plano de sideboard, utilizei como parâmetro as escolhas realizadas pelo kungfutrees durante o penúltimo Pauper Challenge do Magic Online. Se precisar de um guia rápido, basicamente o plano consiste em nunca tirar os lordes ou “cantrips” do deck, trocar alguns Sidewinder Sliver por criaturas do side em partidas em que elas sejam mais eficientes e substituir algumas Vines ou Mutagenic Growth por remoções.
Passei a última semana jogando diariamente com o GW Slivers e obtive resultados bem consistentes, apesar de ainda não estar 100% convencido de que o deck é uma opção melhor que o Stompy no ambiente atual.
Slivers parece lidar melhor contra alguns bad matchups do Stompy, como Boros Monarch, mas por se tratar de um deck com estratégia linear, não apresenta um plano B consistente caso algo dê muito errado. Já o Stompy, dependendo do match, é neutralizado facilmente, apesar de conseguir criar alternativas através de Silhana Saltador de Peitoril mais Elephant Guide ou Rancor.
De um modo geral, é um deck relativamente barato, tanto no Magic Online quanto IRL e recomendo para todos que sempre curtiram a tribo ou que estão à procura de um bom deck aggro no Pauper.
E aí, se animaram para jogar com o deck? Possuem alguma história interessante sobre os Fractius no Pauper? Compartilhe sua experiência e suas ideias na sessão de comentários.
Obrigado e até a próxima!
Parabéns!
https://www.ligamagic.com.br/?view=decks/view&deck=879906
Minha lista e bastante inovadora, o preto tornar o deck mais lento? sim, porem mais consistente ja que posso me adaptar melhor ao oponente e dificultar as opçoes dele com mais bichos rapidos na mesa, mas independente se tem preto, vermelho, azul ou se for so gw, e um deck que recomendo pilotar, e muito divertido!!!!
O deck do post com certeza é mais adequado para o meta ;D