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Krark-Clan BANronworks
Os impactos do ban do combo no Modern.
22/01/2019 10:05 - 6.999 visualizações - 20 comentários
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2011 foi um ano importante para o Magic, Delver of Secrets, Snapcaster Mage e Liliana do Veu  foram lançados, o Extended morreu, mas o mais importante foi a criação do Modern.

O formato já começou com uma lista de banidas relativamente extensa, e o parâmetro para a escolha destas cartas foram interações do finado Extended e do Legacy até certo ponto.

Após o primeiro Pro Tour do formato, os conceitos iniciais foram derrubados e as prioridades mudaram, a partir daí criou-se a regra do “quarto turno”, onde nenhum deck deveria finalizar a partida antes do quarto turno com muita consistência. E foi com isso que os banimentos geralmente eram baseados em eliminar combos rápidos demais do formato, até aquele fatídico Pro Tour Return to Ravnica....
 
 
Pouco tempo depois do surgimento do Eggs(deck utilizado por Stanislav Cifka para ganhar o PT RTR) Second Sunrise foi banido por ser uma carta muito presente no formato e criar turnos de mais de 15 minutos onde o jogador do deck tinha inevitabilidade mas executar fisicamente o combo era muito devagar e complexo, atrasando rodadas de grandes torneios.
 
Ontem, 21/01/2019 presenciamos algo parecido: Krark-Clan Ironworks foi banido por motivos parecidos. Vejamos o que a dona Wizards tem a dizer sobre o assunto:
 
“Quase um ano desde o último Ban a equipe de Research and Development(R&D) vêm acompanhado a evolução e saúde do formato. Neste tempo o KCI teve mais Top 8s em Grand Prixes individuais que qualquer outro arquétipo do formato apesar de ser uma pequena parcela do field. E sem nenhum sinal da dominância do deck diminuir, decidimos banir o KCI.
 
Não foi uma decisão fácil, o R&D considerou os dados por muito tempo antes de tomar a decisão. As interações do deck são muito complexas e exigem um vasto conhecimento de regras e muito treino com o deck, resultando em alta porcentagem de vitória entre os jogadores profissionais e outros pilotos experientes. Com as interações do deck sendo muito complicadas de se executar no Magic Online, fica difícil reunir dados que reflitam sua taxa de vitória online
 
Enquanto as principais razões para banir uma carta do deck, são sua taxa bruta de vitórias e alta taxa de conversão GP Top 8, também consideramos sua taxa de vitória altamente polarizada do jogo 1 (pré-sideboard), comprimento de turno às vezes longo e interações de regras difíceis como fatores secundários.”
 
(Tradução liberal feita por mim, anúncio oficial aqui)
 
STRIKE 1, STRIKE 2, STRIKE 3, ESTÁ FORA!!
 
Abusar do KCI não foi iniciativa do Modern, listas competitivas com Ironworks circulam desde seu lançamento em Fifth Dawn.
 
 
21/01/2019
R$ 1.954,92
R$ 4.375,68
R$ 15.357,52
 
21/01/2019
Visualização:
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Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Mágicas (18)
3   Condescender   0,40
4   Visões do Soro  1,79
4   Fabricar   8,00
3   Sede por Conhecimento   0,03
4   Conjurado por Pensamento   3,90
Artefatos (23)
4   Mox de Cromo  349,90
4   Pentaprisma  0,20
2   Talismã da Dominação  2,42
4   Talismã do Progresso  4,75
1   Canhão de Fogo dos Goblins  0,35
4   Fundição do Clã-de-Krark  79,99
4   Incubador dos Myrs  0,43
Terrenos (19)
3   Árvore dos Contos 4,41
4   Assento do Sínodo 4,75
2   Câmara de Sussurros 4,59
4   Cidadela de Aço Negro 0,99
4   Covil Antigo 20,70
2   Grande Fornalha 10,80
60 cards total

Sideboard (15)
4   Ancião Leonino  0,38
4   Anular  0,10
4   Barreira de Relíquia  0,07
3   Fuga de Mana   0,21

Apesar de limitado, o Standard já abusava do poder absurdo do KCI de gerar manas, nesta interação baseado em Goblin Charbelcher + Myr Incubator(para limpar os terrenos do Deck e garantir um-shot kill com a ativação do Belcher). Mesmo com uma card pool tão resumida quanto o Standard, KCI já se mostrava extremamente potente em fazer coisas absurdas e difíceis de contornar pela sua velocidade e consistência.
 
Open the Vaults
 
21/01/2019
R$ 1.948,95
R$ 4.157,24
R$ 15.306,91
 
21/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (2)
1   Emrakul, o Fragmento dos Éons  71,89
1   Mago da Conjuração-relâmpago   56,95
Planeswalkers (1)
1   Tezzeret, o Perseguidor    54,90
Mágicas (12)
2   Aprisionar   1,49
2   Bagunçar a Mistura   8,99
2   Sede por Conhecimento   0,03
2   Dádiva Retirada   0,63
4   Abrir os Cofres    3,90
Artefatos (26)
4   Mox de Opala  247,00
4   Estrela Cromática  0,99
3   Terrarion  0,07
1   Espada do Humilde  0,78
4   Fonte Icorídia  1,20
3   Fundição de Tóptero   0,25
2   Pedra da Mente  0,75
1   Prisma Profético  0,03
4   Fundição do Clã-de-Krark  79,99
Terrenos (19)
4   Cidadela de Aço Negro 0,99
2   Fonte Radiante 0,25
1   Fonte Santificada 32,59
3   Ilha 0,00
4   Planície 0,00
2   Praia Inundada 92,95
2   Quarteirão Fantasma 0,89
1   Ruínas da Academia 42,50
60 cards total

Sideboard (14)
1   Cripta de Tormod  0,50
2   Apagar  0,05
1   Canção do Cisne  40,99
1   Jaula do Escavador de Túmulos  6,99
1   Silêncio  28,21
2   Verdade Reverberante   0,81
1   Aura de Silêncio    11,75
3   Linha de Força da Santidade    5,99
2   Veredito Supremo     15,99
 
O Próprio Modern já havia presenciado a existência de KCI em decks depois do unban de Sword of the Meek. O deck tinha dois combos diferentes(Sword of the Meek+ Thopter Foundry que poderia ser feito manualmente ou infinitamente pelo KCI já que uma ficha sacrificada pra mana gera mais duas ativações, e KCI + Open the Vaults, comprando praticamente o deck todo até achar a Emrakul original e finalizar com ela). O problema é que o deck, apesar de ser um combo, era lento, dependia demais do cemitério e não tinha como buscar Open the Vaults.
 
E foi em 2018 que Matt Nass apareceu com o KCI que conhecemos hoje em dia, a máquina de resultados.
 
KCI Original, recuse imitações
 
21/01/2019
R$ 1.795,97
R$ 3.611,76
R$ 14.317,89
 
21/01/2019
Visualização:
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Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (6)
2   Myr de Busca  0,99
4   Arrastador de Sucata  0,54
Mágicas (4)
4   Agitações do Passado  0,87
Artefatos (32)
3   Explosivos Fabricados  54,57
4   Mox de Opala  247,00
3   Esfera Cromática  1,99
4   Estrela Cromática  0,99
2   Magibomba de Pirita  0,09
4   Terrarion  0,07
4   Fonte Icorídia  1,20
4   Pedra da Mente  0,75
4   Fundição do Clã-de-Krark  79,99
Terrenos (18)
4   Bosque dos Salgueiros Ígneos 14,87
4   Cidadela de Aço Negro 0,99
3   Feira dos Inventores 29,38
2   Floresta 0,00
2   Núcleo do Éter 0,10
3   Ruína Enterrada 1,25
60 cards total

Sideboard (15)
3   Explosão Galvânica  10,80
4   Reivindicação da Natureza  1,80
2   Resposta Gutural  0,83
2   Perímetro Defensivo  15,74
2   Grade de Éter de Ghirapur   0,16
2   Máquina a Vorme Espiralado  34,95
 
Múltiplos combos infinitos, tutor para a peça do combo, recursão da peça do combo caso seja descartada ou anulada, utilização moderada do cemitério que contornava graveyard hate 1 shot, Matt Nass conseguiu, montou a masterpiece que todos estávamos esperando para o Modern.
 
A primeira instância o deck era muito complexo de ser pilotado, lento de executar o combo e praticamente impossível de treinar utilizando softwares online e, até então, não havia muita estratégia disponível na internet como vemos sobre outros decks.

Não demorou muito para diversos jogadores pegarem para aprender tudo sobre o deck e ver que não era tão impossível assim de se pilotar,  e as top tables dos grandes torneios, inclusive vimos um KCI no Top4 do GP SP ano passado.
 
O deck já estava popular o suficiente e é com M19 que as coisas mudam de vez: Sai, Master Thopterist, acoplando o azul às suas cores, dando uma Kill Condition alternativa, maneira de segurar o jogo e acesso à counters no side. É basicamente ver o Optimus Prime vencer o Megatron achando que era a ameaça final e ter que bater de frente com o Unicron o planeta-robô.
 
KCI, a última forma
 
21/01/2019
R$ 1.713,90
R$ 3.568,17
R$ 34.649,46
 
21/01/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (6)
1   Myr de Busca  0,99
4   Arrastador de Sucata  0,54
1   Sai, Topterista Mestre   4,75
Mágicas (4)
4   Agitações do Passado  0,87
Artefatos (32)
3   Explosivos Fabricados  54,57
4   Mox de Opala  247,00
3   Esfera Cromática  1,99
4   Estrela Cromática  0,99
1   Magibomba de Pirita  0,09
4   Terrarion  0,07
4   Fonte Icorídia  1,20
4   Pedra da Mente  0,75
4   Fundição do Clã-de-Krark  79,99
1   Espinha Dorsal de Ish Sah  0,50
Terrenos (18)
4   Bosque dos Salgueiros Ígneos 14,87
4   Cidadela de Aço Negro 0,99
3   Costa de Yavimaya 2,99
2   Feira dos Inventores 29,38
2   Floresta 0,00
1   Ilha 0,00
2   Ruína Enterrada 1,25
60 cards total

Sideboard (15)
1   Cripta de Tormod  0,50
1   Canção do Cisne  40,99
4   Raio  4,95
4   Reivindicação da Natureza  1,80
2   Negar   0,07
1   Esguicho de Fogo   0,45
2   Sai, Topterista Mestre   4,75

Agora o deck tinha um plano bem sólido para hates de cemitério e artefato na forma do Sai, ser rápido e consistente o suficiente para ganhar de aggro e combo, e com diversas ameaças e ângulos de ataque para combater os controles, o deck chegou a uma build onde a desvantagem do baralho era não achar o KCI, e apenas isso, já que com Engineered Explosives, Sai, Scrap Trawler você conseguiria grindar mesas absurdas, contornando de Leyline of the Void com explosivos para 4 até uma ativação de Oblivion Stone no meio do combo.
 
Os argumentos contra se resumem em:
 
 = Muita consistência e velocidade, acima do “permitido” pela regra do quarto turno.
 
 = “Exploração” de regras arcaicas como as interações de sacrificar Scrap Trawler e Myr Retriever para ajudar a pagar custos de mana.
 
 - Alta representatividade do deck nas top tables, somando a maior quantidade do mesmo arquétipo em todos os Top 8 de GP dos últimos meses.
Deck com muitos ângulos de ataque, contornando de Leyline of the Void turno 0 a Stony Silence turno 2, ganhando com consistência em cima do mar de hate que o formato oferecia e que acabava morrendo para os 3 Engineered Explosives maindeck do KCI. Combo muito difícil de ser explicado e executado, criando um efeito Eggs 2.0, atrasando rodadas de torneio além de possíveis Slow Plays e Stallings.
 
Por que o KCI?
 
Mox Opal vem sido citada como possível bem há pelo menos 5 anos. Por que não banir a Mox, ou Ancient Stirrings ou mesmo Sai, Master Thopterist?

A explicação é feita em duas partes, a primeira é, o deck existiria sem Sai ou sem Ancient Stirrings, claro que seria diferente, mas ainda seria uma força muito grande no formato.
 
A outra parte é que banindo KCI apenas o Krark-Clan Ironworks combo é afetado pelo ban, banindo Stirrings ou Mox, múltiplos decks são atingidos, Hardened Scales, Green Tron, Lantern Control, que apesar de serem considerados por muitos decks “chatos” ou “opressivos”, não atendem os requisitos de banimento que a empresa utiliza.
 
Sacando os KCI do formato, abrimos espaço para os decks que sofriam muito ou por ter muito KCI no field ou por sofrer splash damage dos sides contra KCI(Hardened Scales, decks de cemitério e aggros em geral), combos terão um concorrente a menos e Tron voltará a ser o bixo papão do formato. 

E você, o que acha que vai mudar no formato a partir de agora?
 
 
 
 
Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Bruno Orelha é amante das estratégias de terrenos como Lands, Death and Taxes e Valakut. Capitão do Valakuteam e Youtuber nas horas vagas em www.youtube.com/brunoears.
Redes Sociais: Youtube, Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 30/01/2019 04:07:36
Adorei o artigo, mas se me permite: Krark-BAN Ironworks teria sido um trocadilho melhor :P
(Quote)
- 23/01/2019 15:53:56
Bom artigo, Orelha

Acho que vale a pena comentar também a tech da Spine of Ish Sah, que criou outra wincon alternativa pro deck e mais uma maneira no main deck de lidar com hate :)
(Quote)
- 23/01/2019 00:37:59

Valeu mano! Tento sempre deixar bem detalhado.

(Quote)
- 23/01/2019 00:01:05

Agradeço o elogio!
É Tron vai voltar com tudo, mas a dona Wiz já deixou claro que Stirrings tá na wtach list, se tron continuar colocando 3+ cópias em todo top8 de gp comoe stava, o deck VAI rodar.

(Quote)
- 22/01/2019 15:43:18

Heis a diferença, o formato se adequou ao humanos e DS, quanto ao phoenix, ainda está em processo de observação, caso se torne opressor demais, algo será banido, só espero que looting fique, porque se não cortarão metade do modern.
O problema do KCI foi que desde que apareceu forte no formato, maio/junho de 2018, só não foi maioria no field porque era difícil pra caralho de jogar, não foi a toa que houve 4 no top 8 do último GP na mão de pró players e algum sempre pintava os tops a fora, é um deck muito complicado do field lidar, algo tinha de sair.

Só se for eldratron, pq tron morre para cálice para 1.

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