Analisando o Whir Prison
25/03/2019 10:05 - 8,864 visualizações - 14 comentários

Bom dia!

 

Mudando um pouco a rotina, aqui estou com meu segundo artigo nesse mês. Dessa vez não para falar de Standard, mas sim de Modern. Como a imensa maioria de vocês sabe, entre os dias 12 e 14 de abril acontecerá o Magic Fest (GP) São Paulo, no formato Modern, então é um momento bem oportuno para falarmos dele.

 

Fiquei pensando em vários baralhos diferentes do formato, com a intenção de trazer um guia de como esse deck joga, dando dicas para quem vai jogar com ele e, principalmente, ensinando como ele funciona para a maioria. Assim, alguns baralhos vieram à mente, como Scales, Dredge, Amulet Titan e Whir Prison. Desses, acredito que o que as pessoas tem mais dificuldade em entender é o Whir Prison, e esse será o baralho escolhido para meu artigo.

 

Para conhecimento, duas versões ficaram mais populares esse ano, aparecendo em torneios realizados entre fevereiro e abril:

 

Whir Prison - sussurus_mtg
8616 visualizações
22/03/2019
R$ 3.948,32
R$ 5.421,96
R$ 10.141,55
8616 visualizações
22/03/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Mágicas (8)
4  Agitações do Passado 8,29
4  Zumbido da Invenção    11,22
Artefatos (31)
4  Bijuteria de Mishra 17,00
4  Cálice do Vácuo  185,90
1  Cripta de Tormod 1,99
3  Explosivos Fabricados 89,75
4  Jarro de Solda 4,55
4  Mox de Opala 294,90
1  Magibomba de Pirita 0,10
1  Esfera Amortecedora 4,97
2  Luneta Enfeitiçada 6,50
1  Crisol dos Mundos 79,86
4  Ponte Traicoeira 189,00
1  Mosteiro Engarrafado 17,41
1  Orbe Espanta-Bruxa 4,50
Terrenos (21)
1  Confim Tectônico3,83
1  Feira dos Inventores9,50
1  Ilha0,00
1  Ilha da Neve4,50
1  Regato Ipnu0,16
1  Ruínas da Academia81,48
4  Santuário Botânico10,80
4  Tolária Ocidental34,00
4  Torre da Indústria3,50
3  Vácuo Tremeluzente27,00
60 cards total

Sideboard (15)
1  Jaula do Escavador de Túmulos 8,00
4  Desprezador de Mágica 27,90
2  Luneta Enfeitiçada 6,50
1  Orbe Tórpida 13,77
1  Grade de Éter de Ghirapur  0,20
2  Sai, Topterista Mestre  4,13
3  Tezzeret, Agente de Nicol Bolas   48,60
1  Tezzeret, o Perseguidor   39,50

 

Whir Prison - Dominic Harvey
8590 visualizações
22/03/2019
R$ 3.454,58
R$ 4.858,58
R$ 14.485,34
8590 visualizações
22/03/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (1)
1  Desprezador de Mágica 27,90
Mágicas (7)
1  Batalha na Ponte  0,25
2  Brutalidade Coletiva  67,99
4  Zumbido da Invenção    11,22
Artefatos (31)
4  Bijuteria de Mishra 17,00
1  Cidadela de Aço Negro0,49
1  Cripta de Tormod 1,99
1  Explosivos Fabricados 89,75
3  Jarro de Solda 4,55
4  Mox de Opala 294,90
2  Agulha Medular 7,00
1  Jaula do Escavador de Túmulos 8,00
1  Magibomba Niilista 1,35
1  Esfera Amortecedora 4,97
3  Espada do Humilde 39,99
4  Fundição de Tóptero  1,74
4  Ponte Traicoeira 189,00
1  Orbe Espanta-Bruxa 4,50
Terrenos (21)
4  Delta Poluído93,90
1  Feira dos Inventores9,50
3  Ilha0,00
4  Litorais de Mancha Negra29,00
1  Rio Subterrâneo5,60
3  Rio de Lágrimas4,05
1  Ruínas da Academia81,48
2  Túmulo Aquático45,00
2  Tolária Ocidental34,00
60 cards total

Sideboard (15)
2  Batalha na Ponte  0,25
1  Desprezador de Mágica 27,90
1  Esfera Amortecedora 4,97
1  Orbe Tórpida 13,77
4  Ego à Deriva   3,17
3  Sai, Topterista Mestre  4,13
3  Tezzeret, Agente de Nicol Bolas   48,60

 

 

Como vocês podem notar, a base dos baralhos é Mox Opal, Ensnaring Bridge e Whir of Invention, aliados à vários artefatos de custo baixo, que tentam impedir que seu oponente desenvolva o próprio jogo, o que intitulamos no Magic como um deck “Prison”. A principal diferença dos baralhos é o modo como ele finaliza a partida, seja com o combo de Sword of the Meek com Thopter Foundry ou no modo mais controlador, deixando acabar as cartas do deck do oponente.

 

 

Por mais que existam essas duas listas, nessa última semana ocorreu o GP Bilbao, onde tivemos o finalista, Loius-Samuel Deltour e um membro da MPL, Andrea Mengucci, utilizando a versão mais controladora desse baralho, tirando proveito de um velho conhecido do formato, Chalice of the Void, o que me leva a crer que quem jogará com ele no GP São Paulo, terá uma enorme tendência a seguir as listas utilizadas e são elas que vamos distrinxar hoje.

 

Whir Prison - Louis-Samuel Deltour - 2th GP Bilbao
8581 visualizações
22/03/2019
R$ 3.829,53
R$ 5.263,09
R$ 9.721,76
8581 visualizações
22/03/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Mágicas (8)
4  Agitações do Passado 8,29
4  Zumbido da Invenção    11,22
Artefatos (31)
4  Bijuteria de Mishra 17,00
4  Cálice do Vácuo  185,90
2  Cripta de Tormod 1,99
2  Explosivos Fabricados 89,75
4  Jarro de Solda 4,55
4  Mox de Opala 294,90
1  Magibomba de Pirita 0,10
1  Esfera Amortecedora 4,97
2  Luneta Enfeitiçada 6,50
1  Crisol dos Mundos 79,86
4  Ponte Traicoeira 189,00
1  Mosteiro Engarrafado 17,41
1  Orbe Espanta-Bruxa 4,50
Terrenos (21)
1  Confim Tectônico3,83
1  Feira dos Inventores9,50
2  Ilha0,00
1  Regato Ipnu0,16
1  Ruínas da Academia81,48
4  Santuário Botânico10,80
4  Tolária Ocidental34,00
4  Torre da Indústria3,50
3  Vácuo Tremeluzente27,00
60 cards total

Sideboard (15)
1  Pacto de Massacre 10,00
1  Jaula do Escavador de Túmulos 8,00
4  Desprezador de Mágica 27,90
2  Luneta Enfeitiçada 6,50
1  Orbe Tórpida 13,77
1  Ego à Deriva   3,17
2  Sai, Topterista Mestre  4,13
3  Tezzeret, Agente de Nicol Bolas   48,60

 

Whir Prison - Andrea Mengucci
16333 visualizações
22/03/2019
R$ 3.816,92
R$ 5.253,52
R$ 9.616,72
16333 visualizações
22/03/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Mágicas (8)
4  Agitações do Passado 8,29
4  Zumbido da Invenção    11,22
Artefatos (31)
4  Bijuteria de Mishra 17,00
4  Cálice do Vácuo  185,90
1  Cripta de Tormod 1,99
2  Explosivos Fabricados 89,75
4  Jarro de Solda 4,55
4  Mox de Opala 294,90
1  Magibomba de Pirita 0,10
2  Esfera Amortecedora 4,97
2  Luneta Enfeitiçada 6,50
1  Crisol dos Mundos 79,86
4  Ponte Traicoeira 189,00
1  Mosteiro Engarrafado 17,41
1  Orbe Espanta-Bruxa 4,50
Terrenos (21)
1  Confim Tectônico3,83
1  Feira dos Inventores9,50
2  Ilha0,00
1  Regato Ipnu0,16
1  Ruínas da Academia81,48
4  Santuário Botânico10,80
4  Tolária Ocidental34,00
4  Torre da Indústria3,50
3  Vácuo Tremeluzente27,00
60 cards total

Sideboard (15)
1  Jaula do Escavador de Túmulos 8,00
4  Desprezador de Mágica 27,90
2  Luneta Enfeitiçada 6,50
1  Orbe Tórpida 13,77
1  Grade de Éter de Ghirapur  0,20
2  Sai, Topterista Mestre  4,13
1  Gorro do Bufão 6,48
2  Tezzeret, Agente de Nicol Bolas   48,60
1  Tezzeret, o Perseguidor   39,50

 

Como vocês podem reparar, há apenas uma mudança no maindeck dos dois baralhos, que é a presença de uma cópia adicional do Cripta de Tormod ou da Damping Sphere, o que não vai fazer diferença na hora de analisarmos as cartas.

 

Esclarecendo a estratégia, como todo deck Prison, o objetivo não é necessariamente ganhar o jogo, mas sim impedir que seu oponente ganhe. Assim, para uma pessoa jogar com esse tipo de baralho ela precisa ter total conhecimento de todos os decks que ela poderá enfrentar no torneio, pois em cada jogo, seu objetivo será impedir que as cartas chave do seu adversário sejam colocadas em campo, resolvidas ou na pior das hipóteses, que causem qualquer prejuízo em jogo. Ou seja, é um dos decks mais difíceis do formato.

 

 

Nesse caso, seus principais aliados para aprisionar seu oponente serão Ensnaring Bridge, que será a responsável por evitar que as criaturas do seu adversário ataquem seus pontos de vida e o Chalice of the Void, que impedirá que as cartas chave do oponente sejam conjuradas.

 

Fique atento à interação do Bottled Cloister com a Ensnaring Bridge, que fará você nunca ter cartas em sua mão no turno do adversário, sempre impedindo que ele ataque com as criaturas.

 

E você pode estar se perguntando, mas depois de controlar os recursos do adversário, como esse deck ganha? Uma vez que seu oponente esteja sem recursos, travado em jogo, você terá duas formas principais de finalizar o seu oponente e ambas serão voltadas para acabar com as cartas do deck dele.

 

 

A primeira é a interação do Crucible of Worlds com a Ipnu Rivulet, retornando o terreno para o campo em cada turno, forçando seu oponente a perder quatro cartas, até que o baralho chegue a zero.

 

Vale lembrar que a interação do Crucible of Worlds também é muito bem vinda com os outros terrenos do baralho, como Tectonic Edge, capaz de permanentemente quebrar terrenos não básicos do adversário, e Inventors' Fair, que te possibilitará buscar um artefato que precise em cada turno.

 

Dica adicional é a possibilidade de interagir Crucible of Worlds, Ipnu Rivulet, Academy Ruins e Mishra's Bauble. Não é uma tarefa fácil, mas com acesso à essas quatro cartas, você pode controlar a carta do topo do seu adversário a cada turno, obtendo essa informação através da Mishra’s Bauble e optando por tombar as quatro cartas do adversário, caso esse topo seja valioso.

 

 

A segunda, também muito eficiente, é constantemente jogar um artefato do seu cemitério para o topo do seu baralho através da Academy Ruins, o que impedirá que você morra por grimório e causará uma morte lenta e dolorosa do seu oponente, tendo em vista que ele estará comprando uma carta por turno e que o baralho dele fatalmente chegará ao fim.

 

 

Caso você queira acelerar o processo, pode interagir com a Pyrite Spellbomb, retornando ela em cada turno com a Academy Ruins, causando dois de dano constantemente no seu adversário, acabando com seus pontos de vida.

 

 

Estamos diante da engrenagem que faz o baralho girar, dando consistência para achar as peças necessárias para aprisionar o oponente ou simplesmente buscar uma forma de finalizar o advesário. Lembre-se que é uma mágica instantânea, podendo criar uma interação no turno do oponente.

 

 

Parte importante do baralho, não à toa contamos com quatro cópias, onde será o responsável por proteger seus artefatos das remoções do adversário, sendo um artefato de custo zero para ser virado para o Whir of Invention e até mesmo contribuíndo para que sua Mox Opal gere mana o mais rápido possível.

 

 

Seu papel é resolver as permanentes que as principais formas de aprisionamento do deck possam não solucionar. Usando Mox Opal, Glimmervoid e Spire of Industry, você é capaz de conjurá-lo até para cinco, sendo possível contornar praticamente qualquer permanente do adversário.

 

Dica importante é a interação com a Academy Ruins, onde você pode ter uma remoção em todos os turnos, servindo também como uma forma de aprisionamento, principalmente contra baralhos focados em criaturas, como Espíritos, Humanos, Elfos, Tritões, etc.

 

Outra dica valiosa com o Engineered Explosives é que, caso você esteja com apenas uma carta no baralho, fazendo o loop de um artefato com Academy Ruins, você pode fazer ele para quatro, quebrando seu próprio Bottled Cloister, voltando a comprar apenas uma carta por turno, impedindo de perder por grimório.

 

Por fim, lembre-se que Chalice of the Void tem custo zero em campo, podendo ser quebrado pelo seu próprio Engineered Explosives, caso necessário.

 

 

Com certeza não estamos usando um terreno que entra virado e só gera uma cor para ele ser baixado em campo. Claro que existirão situações onde a mana será necessária, mas tente sempre guardar esse terreno para usar sua habilidade, Transmute.

 

Existe uma grande quantidade de artefatos de custo zero no seu baralho, além de terrenos com efeito, principalmente a Academy Ruins. Analise o momento e saiba que esse tutor pode trazer para você exatamente a resposta que estiver procurando, principalmente Chalice of the Void e Engineered Explosives.

 

Falando sobre as outras cartas do baralho, não acredito que elas precisam de uma grande menção individual, pois são cantrips (cartas responsáveis por achar outras cartas), como é o caso da Mishra's Bauble e Ancient Stirrings ou cartas para solucionar situações específicas, como cemitério, via Tormod’s Crypt; terrenos ou mágicas em grande quantidade, via Damping Sphere; habilidades ativadas, via Sorcerous Spyglass; ou proteger você, via Witchbane Orb.

 

Por sua vez, vamos falar sobre o sideboard do deck, onde podemos observar que os dois baralhos usam a mesma base, divergindo em poucas cartas. Pessoalmente, prefiro o side do Andrea Mengucci, pois acredito que Jester's Cap tem uma interação bem melhor com o baralho que o Unmoored Ego, sendo tutorável com o Whir of Invention, sem contar que o Ghirapur AEther Grid me parece bem mais eficiente para lidar com criaturas do que Slaughter Pact, também servindo como uma kill condition alternativa contra um dos terrores do baralho, Stony Silence. Dessa forma, será baseado nele que vamos fazer o nosso guia de sideboard:

 

SIDEBOARD GUIDE

 

Burn = +4 Spellskite, 2 Tezzeret, Agent of Bolas, 1 Tezzeret the Seeker, 1 Ghirapur AEther Grid

-1 Tormod's Crypt, 1 Crucible of Worlds, 2 Sorcerous Spyglass, 2 Damping Sphere, 2 Ensnaring Bridge

 

*A entrada do Ghirapur Aether Grid é uma resposta para Stony Silence, mas também uma forma alternativa de retirar o Eidolon of the Great Revel de campo, o que é muito importante.

 

Chalice of the Void: 1 e 2, o mais rápido possível.

 

BGx = +4 Spellskite, 2 Tezzeret, Agent of Bolas, 1 Tezzeret the Seeker, 2 Sai, Master Thopterist 

-4 Mox Opal, 2 Chalice of the Void, 1 Cripta de Tormod, 2 Damping Sphere

 

*Um baralho complicado, diante da grande quantidade de interação do nosso oponente, o que torna difícil manter o plano de aprisionamento, sendo viável procurar finalizar o oponente com as kill conditions alternativas do sideboard.

 

O alvo principal da Sorcerous Spyglass é a Liliana of the Veil, mas Scavenging Ooze também é uma boa opção.

 

Chalice of the Void = 2

 

Dredge = +4 Spellskite, 2 Tezzeret, Agent of Bolas, 1 Tezzeret the Seeker,  1 Grafdigger's Cage

-1 Engineered Explosives, 1 Pyrite Spellbomb, 2 Damping Sphere, 2 Sorcerous Spyglass, 1 Crucible of Worlds, 1 Chalice of the Void 

 

*O oponente não tem muitas formas de interagir com a Ensnaring Bridge, o que normalmente vai significar a vitória sozinha. Lembre-se de buscar a Witchbane Orb, para evitar de morrer queimado para um Conflagrate.

 

Creeping Chill desvia da Witchbane Orb, mas você pode exilar em resposta ao trigger com a Tormod's Crypt, evitando de perder os pontos de vida.

 

Fora isso, temos formas claras de resolver o cemitério do oponente e até um loop de Academy Ruins com a Cripta de Tormod.

 

Chalice of the Void: 1, após o sideboard 2

 

Grixis Death’s Shadow = +1 Grafdigger's Cage, 2 Sai, Master Thopterist, 2 Spellskite, 2 Tezzeret, Agent of Bolas

-1 Pyrite Spellbomb, 2 Damping Sphere, 1 Sorcerous Spyglass, 1 Mox Opal, 1 Crucible of Worlds , 1 Tectonic Edge

 

*Stubborn Denial é uma aliada importante do oponente, tente contornar essa mana adicional sempre que possível.

 

Chalice of the Void: 1

 

Humans = +4 Spellskite, 1 Torpor Orb, 1 Ghirapur AEther Grid, 2 Sai, Master Thopterist, 1 Tezzeret the Seeker

-4 Chalice of the Void, 2 Damping Sphere, 1 Tormod's Crypt , 1 Witchbane Orb, 1 Crucible of Worlds 

 

*Com o oponente usando Cavern of Souls e AEther Vial, nossos Chalice of the Void perdem totalmente o valor.

 

Whir of Invention desvia do Meddling Mage, caso ele nomeie uma carta diferente.

 

Com a Thalia, Guardia de Thraben , você pode usar a mana adicional para já adicionar um marcador no Engineered Explosives, anunciando para um, por exemplo, mas colocando dois marcadores no seu artefato.

 

Chalice of the Void: não baixe em campo, pois somente irá atrapalhar suas próprias mágicas.

 

Scales = +4 Spellskite, 2 Sorcerous Spyglass

-1 Cripta de Tormod, 2 Damping Sphere, 1 Crucible of Worlds, 1 Mishra's Bauble, 1 Witchbane Orb

 

*Nomear Throne of Geth na Sorcerous Spyglass aqui é muito importante, pois o nosso oponente pode simplesmente proliferar nosso Chalice of the Void.

 

Na draw, é viável retirar 2 Chalice of the Void por 2 Sai, Master Thopterist, pois nossos artefatos acabam ficando bem menos interativos na partida.

 

Chalice of the Void: 2 e 1

 

Scapeshift = +1 Jester's Cap, 1 Torpor Orb, 4 Spellskite, 1 Tezzeret the Seeker

-4 Chalice of the Void, 2 Damping Sphere, 1 Tormod's Crypt

 

*Sorcerous Spyglass aqui não é brilhante, mas temos carta piores para retirar. Sakura-Tribe Elder é uma opção viável, ficando atento com uma possível Chandra, Torch of Defiance vinda do sideboard.

 

Chalice of the Void: 4

 

Spirits = +4 Spellskite, 1 Torpor Orb, 1 Ghirapur AEther Grid, 2 Sai, Master Thopterist , 1 Tezzeret the Seeker, 2 Tezzeret, Agent of Bolas , 1 Grafdigger's Cage

-4 Chalice of the Void, 2 Damping Sphere, 1 Tormod's Crypt, 1 Witchbane Orb, 1 Crucible of Worlds, 3 Welding Jar

 

*Seu alvo principal para a Sorcerous Spyglass é o Selfless Spirit.

 

Chalice of the Void: 4

 

Tron = +2 Sorcerous Spyglass, 2 Tezzeret, Agent of Bolas, 1 Tezzeret the Seeker, 1 Jester's Cap, 2 Spellskite

-2 Engineered Explosives, 1 Tormod's Crypt, 1 Pyrite Spellbomb, 1 Witchbane Orb , 3 Ensnaring Bridge

 

*Seus principais alvos para a Sorcerous Spyglass são a Oblivion Stone e o Karn Liberated. Tente resolver uma Damping Sphere o quanto antes.

 

Chalice of the Void: 1

 

UR Phoenix = +2 Spellskite, 2 Sai, Master Thopterist, 1 Jester's Cap, 1 Grafdigger's Cage, 2 Tezzeret, Agent of Bolas

-2 Engineered Explosives, 1 Damping Sphere, 1 Sorcerous Spyglass, 1 Witchbane Orb, 1 Crucible of Worlds, 1 Tectonic Edge, 1 Pyrite Spellbomb

 

*Fique atento as remoções globais de artefato, como Shatterstorm e Hurkyl's Recall. Abrade e Ancient Grudge também custam dois, portanto, será importante resolver um Chalice of the Void para dois o quanto antes, mesmo que para um seja a sua prioridade.

 

Carta também importante para ter em mente é a Blood Moon, o que pode significar, em alguns casos, buscar a Island com a Tolaria West.

 

Chalice of the Void = 1, ganhando força para 2 no sideboard

 

UW Control = +2 Sai, Master Thopterist, 2 Tezzeret, Agent of Bolas, 1 Tezzeret the Seeker, 1 Ghirapur AEther Grid, 2 Sorcerous Spyglass, 1 Jester's Cap

-1 Tormod's Crypt, 1 Pyrite Spellbomb, 2 Damping Sphere, 1 Engineered Explosives 1 Witchbane Orb, 1 Mox Opal, 2 Welding Jar

 

*Certamente o pior match do baralho, simplesmente torça para não enfrentá-lo. Counters de custo dois, Stony Silence, Rest in Peace, Cryptic Command, pesadelo define...

 

Chalice of the Void: 2

 

Então é isso pessoal, o artigo acabou ficando um pouco extenso, confesso que me empolguei. Espero que ele ajude quem pretende jogar de Whir Prison no GP São Paulo, em torneios locais ou até mesmo quem não entendia muito bem como o deck funcionava e agora estará mais preparado caso enfrente nos torneios.

 

Quero aproveitar e convidar à todos para participarem da minha Stream, que acontece no Facebook e na Twitch , de segunda à quinta, às 19h! E também me seguir no Twitter e no Instagram.

 

Também vou aproveitar para divulgar a criação do meu canal no YouTube, onde postarei vídeos feitos na minha Stream e GamePlays de Standard no MTG Arena. Quem puder se inscrever lá, eu realmente agradeço.

 

Nos vemos no GP! Abraço a todos!

LuCaparroz

 


João Lucas Caparroz (VIP STAFF LuCaparroz)
Jogador competitivo desde 2014, participou de alguns Pro Tours, sendo atualmente o Campeão Brasileiro, já tendo atingido o Pro Player Bronze. Colunista da LigaMagic desde 2015.
Redes Sociais: Facebook
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

STANDARD dial0g (26/03/2019 09:16:23)

Se você gravar o vídeo e postar no Youtube, podemos ver de linkar no artigo sim.
Só conversar com o Juliano.
Abraço

VIP STAFF LuCaparroz (25/03/2019 16:37:16)

Infelizmente essa plataforma de vídeos ainda não existe na Ligamagic, mas fica o feedback! Obrigado.

VIP STAFF LuCaparroz (25/03/2019 16:35:56)

1 - Tezzeret the Seeker é 5 manas uma Witchbane Orb, principal carta contra esse baralho, por isso que sua adição é tão importante.

2 - Você tira Mox contra esses baralhos com muitas remoções/descartes, porque você não consegue fugir da interação de early game. Logo, é melhor que você tenha um topo mais consistente, do que apenas tentar ser rápido, não conseguir e acabar perdendo cartas no desenvolvimento do jogo.

3 - Tezzeret é um tutor, e nesse match o que você quer é interagir o mais rápido possível com a Ensnaring Bridge ou com um grave hate. Ser honesto não é a forma de ganhar de dredge.

4 - Pela versatilidade do tutor, o Agent of Bolas é melhor, por isso que são usadas mais cópias dele, mas o Seeker é como se fosse uma cópia adicional dos seus principais artefatos no deck.

5 - Uma cópia ainda permanece, mas ele vem mais interativo no pós side, com counters, Blood Moon, Shatterstorm, Abrade, etc. Não é como se o plano dele continuasse sendo ignorar seu jogo e tentar te finalizar o mais rápido possível. Aqui, acho que você está interpretando mal o match pós side, que é alterado.


4lex (25/03/2019 16:28:27)

Ótimo artigo!Podia acrescentar um vídeo de gameplay do deck tmb!

ArKHaN (25/03/2019 16:19:38)

Opa.. Tenho divergência quanto alguns side in/out, gostaria de discutir contigo:

1) Pq tirar Damping Sphere contra Burn se ela diminui bastante a velocidade pra ele te matar e colocar Tezz U se ele é beeeem lento?
2) Tirar Mox contra BGx? E pq tirar Mox contra DS que é um deck extremamente rápido e vc quer fugir dos Denial? Tirar Mishra não é melhor?
3) Sai não é melhor que Tezz U contra Dredge? Podendo dar uns blocks importantes pra ganhar tempo?
4) Pq Tezz U ao invés do UB? UB sempre mata mais rápido
5) Contra UR Phoenix eu também não tiraria Damping Sphere, que atrasa demais o deck.

VIP STAFF LuCaparroz (25/03/2019 14:20:09)

Sim, tem algumas listas usando Darksteel Forge no sideboard. Se o medo de Shatterstorm for real, dá para usar no lugar de um planinauta.

VIP STAFF LuCaparroz (25/03/2019 14:19:38)

Eu jamais faria isso! 👀

ArKHaN (25/03/2019 14:13:57)

Jogo desde ano passado com o deck e ele é muito bom, cresceu bastante no meta.
Antes ele tinha muitos free wins, problema é que o pessoal começou a usar Shatterstorm/Hurkyl's Recall contra ele.
Shatterstorm é o mais complicado. Geralmente vc perde pra ele.

laemcasa (25/03/2019 13:20:05)

To vendo vc ensinando a galera a jogar com seu goodmatch pra todo mundo ir no gp hein!!!

VIP STAFF LuCaparroz (25/03/2019 12:02:55)

Só uma informação importante aos leitores, contra Spirits você não sobe 1 Grafdigger's Cage não, podendo manter 1 Welding Jar.

VIP STAFF LuCaparroz (25/03/2019 12:01:12)

Valeu!

Infelizmente eu não vou escrever mais nenhum artigo até o GP. =(

VIP STAFF LuCaparroz (25/03/2019 12:00:46)

Hahahahaha é meio alternativo, mas funciona.

Fabricioresende (25/03/2019 10:40:11)

Bom dia João Lucas.

Ótimo artigo, muito bem elaborado, informativo e explicativo.

Tento o GP SP em mente, poderia fazer um artigo parecido, sobre o deck Hardened Scales.
Provavelmente iremos nos debater, contra alguns desses no Gp, não tendo muitos artigos sobre ele.
Aos demais,Fenix, Dredge, Amulet Titan e etc. Tendo muitos artigos sobre.

Desde já obrigado.

Ghighix (25/03/2019 10:37:13)

Deck demente. Gostei.