Load or Cast
Guia de Pré Lançamento: GUERRA DA CENTELHA!
#MTGWAR
24/04/2019 10:05 - 12.181 visualizações - 14 comentários
Load or Cast

Saudações WebWalkers!


Chegamos ao fim de um ciclo, onde seu clímax é concluído em Ravnica, e neste fim de semana será o PRÉ-LANÇAMENTO trazendo toda essa empolgação e despedida (R.I.P. Gideon)! Portanto, trago o meu artigo para ajudar geral a combater a invasão do Sr. Nicol Bolas (ou não), além de destrinchar dicas da coleção e se divertir o máximo possível.

 

Lembrando que para ver todos os cards em português, acessem esse link. E para as mecânicas da coleção, esse link.

 

  • Guildas
  •  Planeswalkers (parte 1)

Vou começar pontuando que apesar dessa coleção se passar em Ravnica, será a primeira vez que fugiremos do esquema de Guildas para uma pegada focada em Planeswalkers, o que trás um balanço entre várias possibilidades de cores combinadas, mas também (ATENÇÃO!) um risco de desequilibrarmos os tipos de cards suficientes para cada deck (rs...).


“Mas como assim?”

 

Bom, ao longo do artigo vou falando das combinações de cores, e como balancear o Equilíbrio entre os cards do deck, principalmente criaturas X planeswalkers. Pois cada booster de Guerra da Centelha trará pelo menos 01 planeswalker em qualquer raridade de incomum até mítico, então os veremos em praticamente todos os decks. Dentre eles, a coleção trouxe uma série de 10 walkers híbridos incomuns, além dos outros da edição, porém pelo que pude observar, alguns desses híbridos “informam” parte dos arquétipos que teremos ao combinar certas cores. Neste princípio, selecionei 4 híbridos incomuns e 1 dourado raro para falar sobre a coleção no que eu acredito serem alguns dos caminhos mais consistentes a se percorrer neste pré lançamento.

 

* Angrath, Capitao do Caos

 

 

Preto e Vermelho (BR) são bem conhecidos por trazerem arquétipos Agressivos para o jogo, e nesta coleção trabalham bem isso com os Exércitos, vários cards nestas cores possuem a habilidade de Arregimentar, o que sempre lhe garante uma criatura constante e que pode crescer perigosamente ao
longo do jogo.


O nosso querido Angrath arregimenta e ainda dá ameaçar às nossas criaturas! Ataque, Ataque, Ataque! Além deste Walker, para tirar bom proveito dessas cores use cards como Gemeos da Horda Medonha e Vizir do Escorpiao, os quais darão habilidades extras à ficha de exército.

 

 

E combine efeitos de “morrer” com cards que pedem sacrifícios, como o card Iniciado Sinistro (excelente criatura custo 01) com Colheita das Centelhas. O Zumbi pode fazer um estrago desde cedo e segurar o campo pela sua iniciativa (mais alguns truques de combate), até que não possa mais e sirva de combústivel para a Colheita eliminar uma grande ameaça inimiga, por fim ganhando um arregimento de bônus.

 

 

BR em Guerra da Centelha possui uma Curva de mana baixa-média, com boas criaturas, walkers e remoções entre custos 1 e 4, chegando bem consistente até custo 5. Então é um jogo para colocar pressão na mesa bem rápido e Controlar o campo de batalha com números e criaturas todo turno.


Os pontos fracos são que você pode ficar rapidamente sem cartas na mão, perdendo surpresas e dependendo somente da compra a cada turno, além de que essas duas cores são as únicas sem a habilidade de Proliferar, a qual dá gás tanto a Planeswalkers quanto aos marcadores +1/+1. Então, jogue
para vencer rápido!


Se quiser um combustivel extra ao seu jogo, uma alternativa seria combinar com a cor Azul, a qual lhe garante compras e também trabalha com Arregimentar, mas também Proliferar!

 

* Kiora, Invocadora de Behemoths

 

 

Falando em Proliferar, Azul e Verde (UG) são as melhores cores nesta edição que focam nele (a outra cor com Proliferar é o Branco, porém ele possui menos cards desta habilidade que as cores UG).


A Kiora é o modelo de como essa combinação irá jogar: ela entra relativamente cedo em campo (03 manas) e lhe acelera o jogo ao poder, dentre outras coisas, desvirar um terreno e gerar mana extra além de lhe compensar por baixar criaturas maiores desencandeando compra de cards. Nesse sentido, use Herbivoro Arboreo para sua defesa inicial ao mesmo tempo em que acelera suas manas, idealmente pulando para a curva 03 e no segundo turno garantindo um Eterno Aviano + Exército (Alô marcador!).

 

 

É aí que a magia começa, Proliferando com cards como Plano Polemico e Brutamontes Florescente, desde seus marcadores +1/+1 até seus Walkers estarão crescendo e crescendo! A Arlinn, Voz da Alcatéia, por ex, será O PESADELO inimigo nesse selado ao ser combinada com Proliferar, pois seus lobos já entram com marcadores +1/+1 e ela já com 7 de lealdade! Prolifere e faça tudo crescer ainda mais, assim a Arlinn, Voz da Alcateia solta lobos incansavelmente!!!!

 

 

Os pontos fracos são que você estará dependente de uma boa colocação de terrenos todo turno, além das acelerações de mana, pois a Curva de jogo nessa combinação estabiliza o campo com a média de 3 a 6 manas. UG também não possui tão boas remoções quanto as outras cores (mas se viram como podem!) então a Vantagem que você deverá atrair para si é a constância de recursos, tanto em termos de criaturas grandes pressionando a mesa quanto compra de cards na mão.

 

* Ajani, o Magnanimo

 

 

Já que citei Branco no Proliferar, aqui estamos com esse exemplar de mentor de heróis; Ajani, o Magnanimo! Em meus artigos de selado eu procuro focar em comuns e incomuns, pois serão obviamente as maiores quantidades de cards disponíveis para criarmos nossos decks, mas vale pontuar algumas raras (e até míticas às vezes), e Ajani está aqui para isso.


Branco e Verde (WG) possuem os Walkers incomuns mais usáveis da edição para um selado, e esse Ajani compensa a quantidade de Walkers ao dar marcadores a eles, e Vigilância às suas criaturas. Assim podemos atacar e defender nossos aliados mais tranquilamente. A Errante e Jiang Yanggu, Naturoplasmador são ótimos exemplos que Interagem muito bem com a proposta das cores, onde o Branco defende e o Verde cresce seu exército. Prolifere com ambas as cores e use suas habilidades mais e mais vezes além de aumentar os marcadores já fornecidos pelo Jiang.

 

 

A Curva de mana também é mais lenta nessa combinação, estabilizando entre custos 4-6, o Branco trás uma quantidade boa de criaturas com alta defesa para os turnos iniciais e algumas remoções definitivas de criaturas (exílios!). Como a proposta é ir crescendo o campo de um jeito mais defensivo, ao estabiliá-lo use cards como Promessa de Unidade para um grande ressurgimento de vida e de poder ou um Elo de Disciplina para também um ressurgimento ou ataque final (além dele poder ser combinado com a
vigilância do Ajani, insano!).

 

 

Os pontos fracos são o jogo lento depender de uma defesa sólida e o risco de se colocar poucas criaturas no deck ao enche-lo com Walkers e outras mágicas. Uma boa saída é escolher um perfil para focar: “1” - usando sua vida como combustível para aguentar o jogo lento e defender walkers ou “2” - mais criaturas e truques de combate focado mais em ataques e menos em walkers?


Ambas as opções são viáveis apenas com WG, porém também na opção 1, podemos fazer um splash para Preto, por conta das remoções e ganho de vida, além de também excelentes Walkers como a Kaya e o Sorin. E na oção 2 um splash para Vermelho, o qual trará vários truques de combate e Interações com o mesmo em cards como Legionaria do Decimo Distrito e Pluma, a Redimida, focando menos em Walkers e mais em batalha de campo.

 

* Saheeli, Artifice Sublime

 

 

Falando em boas interações com Walkers, temos essa lindona de Kaladesh: Saheeli
 

Azul e Vermelho (UR) são conhecidos por focarem em mágicas que não sejam criaturas, porém isso num selado costuma ser problemático uma vez que ganhamos a partida basicamente atacando com criaturas. Essa coleção resolve bem isso no UR com fichas!


Walkers como Kasmina, Mentora Enigmatica e Tibalt, Instigador Dissoluto podem gerar bastantes fichas ao longo dos turnos, Interagem com a Saheeli e ainda suas habilidades criam um tipo de Controle ao nosso jogo travando alguns recursos oponentes. Então o esquema com essas cores é desestabilizar a balança de recursos inimigos e buscar a Vantagem o mais rápido possível. Principalmente com compras e Proliferar.

 

 

Ambas as cores também possuem o Arregimentar em mágicas instantâneas e feitiços e vários cards que buscam no topo do grimório por mais recursos. Irrupcao de Ral é uma remoção que ainda te trás card e Invadir a Cidade é um arregimento que pode vir a ser gigantesco!

 

 

O ponto fraco é a falta de criaturas impactantes comparado com as outras combinações, para contornar isso, controle o jogo atrasando os recursos oponentes e adiantando os seus. Vença enchendo a mesa com Planeswalkers e finalizando com um Sarkhan, Sem Mestre. Ou um Exército gigante. Ou ainda numa loucura bem Izzet, uma vitória alternativa com Jace, Manipulador de Misterios!

 

 

* Vraska, Eminencia do Enxame

 

Por fim, com tanto Walker aqui e ali, como lidamos com eles? Vraska nos trás uma das respostas através da junção Preto e Verde (BG). Uma combinação que é praticamente anti-Walker e anti-criatura. Assim como as habilidades da Vraska sintetizam; temos remoções de Planeswalkers em cards ao estilo Preco da Traicao e ambas as cores focam bem em criaturas com toque mortífero (o que fará qualquer oponente pensar bem ao entrar em combate com essas criaturas). Outra remoção excelente é a Necrobrotamento, a qual adianta nossas fontes de mana enquanto elimina uma ameaça inimiga, e entra no nosso próximo tópico sobre BG.
 


 

Próximo tópico que é o acesso o jogo mais lento e curvado! BG está bem pesado nessa coleção, e muito provavelmente será a combinação que mais trabalhará com Bombas (no caso dessa ed: criaturas, walkers e outras mágicas bem impactantes – alguém disse Baixas de Guerra?) . Seu início de jogo
provavelmente será mais tímido, com criaturas tendo toque mortífero aqui e ali e/ou que lhe proporcionem mana. Espreitador da Linha de Forca ilustra bem isso.

 

 

Os pontos fracos a serem observados são o excesso de manas coloridas para podermos conjurar os cards, o que fecha BG basicamente em si mesmo (difícil fazer um splash, mas possível, obviamente) além das mágicas e walker um tanto quanto pesados. Contorne isso adicionando terrenos extras conforme sua curva de mana, fixadores e aceleradores. As compras de cards nessa combinação também estão um tanto quanto escassas, porém o uso do cemitério é uma característica BG e ela está presente em alguns cards que lhe recuperam recursos de lá.

 

  •  Planeswalkers (parte 2)


Quase finalizando o artigo aqui, e notem que nunca antes tivemos tantos Planeswalker em ambiente selado. Essa com certeza será uma experiência inédita e que trará uma excitação muito grande para usar o máximo possível esses carismáticos walkers (só o Dovin que não é muito carismático).


O risco aqui é desequilibrarmos o deck em relação aos tipos de cards (como eu citei algumas vezes ao longo do artigo). A própria WotC trás uma receita básica nos kits dos prés em geral, que é de +ou- 17 terrenos, 16 criaturas e 7 outras mágicas (40 cards). Porém com esse perfil diferenciado de coleção, eu aconselho que você separe cada tipo de card e atente com MUITO cuidado para as Interações entre eles.


Eu analisei alguns perfis que podem ser muito interativos com Walkers, mas claro que você pode optar por um jogo mais clássico seguindo mais ou menos a receita básica. Lembre-se de colocar criaturas com algum tipo de Evasão como voar, ameaçar, atropelar etc., principalmente para facilitar o dano em Planeswalkers ou oponentes, e escolha sabiamente quem você atacará!

 

  • Conclusão:


Arrisco dizer que este será o selado mais imprevisível que já tivemos em muito tempo! Prepare-se para enfrentar muitos perfis diferentes, e se você quer adicionar alguma análise de combinações que possam acontecer no pré, deixe aqui nos comentários.

 

Menção especial ao ciclo de Deuses míticos presente em Guerra das Centelhas. 01 Bomba para cada cor e extremamente difíceis de lidar. Mesmo derrotados em combates com criaturas, eles são bombas relógio que voltarão em breve, além de exílio e destruição não significarem muito.


Se você os enfrentar, tente acabar com o jogo antes que eles façam muito estrago, ou alguns dos únicos jeitos de lidar definitivamente com eles neste selado é por descarte ou anulação (o que é, digamos, difícil de acontecer). Em último caso, rezem a Hazoret!


 
E nos vemos no meio da Guerra da Centelha!


Até
Felipe Bracco

Felipe Bracco ( Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.
Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 28/04/2019 12:07
Muito bom artigo!!

me ajudou bastante a ver algumas interações, Valeu mesmo!
(Quote)
- 26/04/2019 10:35


Pois é amigo, Foi o artigo de pré mais difícil que eu já escrevi

(Quote)
- 26/04/2019 10:34

Bem colocado!

(Quote)
- 26/04/2019 10:21
menção honrosa para ashiok, a banidora de deuses
(Quote)
- 26/04/2019 04:36
Acho que me acostumei mal, com Guildas e Lealdade já dava pra ter uma noção no que fazer com as cores, vai ser meu primeiro pré tendo que realmente me virar.
Espero não cair contra nenhum Eterno-Deus, dependendo de qual cair na mesa é caixão e vela preta.
Últimos artigos de Felipe Bracco
Guia de Pré-Lançamento
Innistrad: Caçada à Meia-noite
6.015 views
Guia de Pré-Lançamento
Innistrad: Caçada à Meia-noite
6.015 views
Há 13 dias — Por Felipe Bracco
Guia de Pré-Lançamento
Adventures in the Forgotten Realms
6.033 views
Guia de Pré-Lançamento
Adventures in the Forgotten Realms
6.033 views
08/07/2021 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Pré-Lançamento: Kaldheim
Um guia para te ajudar no Pré-lançamento da nova coleção de Magic: The Gathering
6.398 views
Guia de Pré-Lançamento: Kaldheim
Um guia para te ajudar no Pré-lançamento da nova coleção de Magic: The Gathering
6.398 views
27/01/2021 10:05 — Por Felipe Bracco
Guia de Limitado: Renascer de Zendikar
Um guia explicando como funciona o formato Limitado de Renascer de Zendikar
4.398 views
Guia de Limitado: Renascer de Zendikar
Um guia explicando como funciona o formato Limitado de Renascer de Zendikar
4.398 views
21/09/2020 10:05 — Por Felipe Bracco