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RG Valakut no Horizonte
Querem saber como o preferido do Sanduba vai ser posicionar com Modern Horizons? Confira aqui!
17/06/2019 10:05 - 15.020 visualizações - 2 comentários
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Olá! Fazia bastante tempo que eu não escrevia sobre RG Valakut, e como estamos em um momento "Modern" atualmente, com nova edição chegando e o Mythic Championship Barcelona logo mais, resolvi unir o útil ao agradável tratando o tema em meu artigo de hoje!


O Modern passou por tempos bem intensos recentemente, com diversas cartas de alto impacto sacudindo o formato.  A Guerra da Centelha inseriu uma quantidade enorme de cartas relevantes, notadamente os Planeswalkers como Narset, Rasgadora de Veus, Karn, o Grande Criador, Ashiok, Dissolvedor de Sonhos e Teferi, Time Raveler, remodelando várias estratégias: variantes de UWx Control, Tron, Amulet Titan, Prision decks, etc. Mesmo outros cards menos "icônicos" que os PWs trouxeram novas possibilidades, casos de Neoform, Blast Zone, Veto de Dovin e Finale of Promise.


Algo que eu sempre considerei um fortíssimo ponto em favor do RG Valakut é a sua resiliência ao hate. É um "combo"/big mana mais lento que os demais do formato? Sim, mas é o que menos sofre para hates de terrenos como Damping Sphere, Fulminator Mage, Field of Ruin e afins. E mesmo hates como Leyline of Sanctity, Blood Moon e Alpine Moon ainda eram contornáveis, já que era possível desenvolver o jogo com os ramps, e agressivar com criaturas como Tireless Tracker, Primeval Titan 6/6 atropelar, e deixar a kill "engatilhada" até comprar um Summoner's Pact  ou Reclamation Sage da vitória.


Porém, algo mudou para sempre para todos os Valakut players com a entrada de WAR. Um hate card que trava completamente o deck, coisa que não existia antes: Ashiok, Dream Render. A mera existência desse card remodela a forma de jogar do deck. Não mais ele pode ser all-in contando exclusivamente com sua consistência e velocidade, mas sim de formas funcionais de contornar os Ashioks advindo dos sideboards.


Com ciência nisso, minha primeira alteração na lista pós-WAR foi retomar as Bloodbraid Elf, excelente atacantes para punir planeswalkers (entra matando Narset e Karn na curva) e um excelente card para as partidas de mais atrito (justamente os decks que têm Ashiok no side). Courser of Kruphix e Flame Slash são remanescentes do momento Burn e Phoenix pós-Lealdade de Ravnica, e a diminuição desses decks no metagame permitiu voltar para o playset máximo de Raio e BBE, além de diversificar com Sweltering Suns focando na match contra Humans. A lista a seguir era a que eu vinha usando antes de Horizons, onde eu consegui dois 5-0s na Liga Competitiva do Magic Online, antes da atualização do dia 05:

 

BBE Shift WAR
 
05/06/2019
R$ 1.164,77
R$ 4.282,54
R$ 41.433,53
 
05/06/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (13)
4   Ancião da Tribo Sakura   2,49
1   Elfos da Floresta   0,88
4   Elfo Tranças-de-Sangue    0,35
4   Titã Primordial    18,00
Mágicas (20)
2   Pacto do Invocador  16,47
4   Raio  4,95
4   Busca Longínqua   2,99
4   Buscar pelo Amanhã   0,19
1   Fúria dos Deuses    1,14
1   Sóis Escaldantes    0,25
4   Metapaisagem    30,60
Terrenos (27)
3   Clareira das Cinzas 1,00
4   Contraforte Arborizado 88,99
3   Floresta 0,00
6   Montanha 0,00
4   Solo Pisoteado 29,98
3   Urzal Ventoso 58,90
4   Valakut, o Pináculo Derretido 42,22
60 cards total

Sideboard (15)
1   Jaula do Escavador de Túmulos  6,99
1   Relíquia de Progenitus  34,99
1   Abrasão   0,10
1   Esfera Amortecedora  1,00
1   Fúria dos Deuses    1,14
1   Fera Interior   3,03
1   Rastreador Incansável   3,50
1   Sábio da Reivindicação   0,23
2   Baloth Obstinado    0,08
1   Chandra, Chama da Rebeldia    5,00
1   Mestre de Caça da Derrubada    9,75
1   Ruir em Pó   0,05
1   Tempestade Estilhaçadora    0,43
1   Thragueopresa   0,45

 

Eu cheguei a escrever para a LigaMagic um artigo comentando sobre os spoilers de Modern Horizons, porém sob uma ótima mais geral, pensando no que os cards podem agregar ao formato como um todo. Agora com o spoiler completo e a edição já valendo no Magic Online, é o momento ideal para
analisarmos os cards com foco no arquétipo RG Valakut, e eu separei os que mais me demonstraram potencial para comentar em separado.

 

 

Firebolt - diversificar as remoções é sempre interessante quando temos Meddling Mage na jogada, e em um mundo com menos Izzet Phoenix e mais Humans presente, Firebolt pode ter a chance de ver jogo ao invés de Flame Slash. Sua habilidade de Recapitular, mesmo com um custo alto, gera card advantage e também deixa o adversário aos críticos 18 de vida. A desvantagem provavelmente é um alcance menor para acertar Planeswalkers, notadamente os dois Karns e Jace, the Mind Sculptor, e sendo menos dano + feitiço, pode deixar de matar alguns bichos críticos como Eldrazi Displacer, Inkmoth Nexus e Mantis Rider.

 

 

Magmatic Sinkhole - Ashiok, Dream Render é o hate mais pesado para o Valakut, e esse é um card que responde ele "na conta". De brinde, é uma boa resposta para alguns bichos mais parrudos, como Gurmag Angler, Reality Smasher, Tarmogoyf e Thing in the Ice. O que me incomoda, todavia, é que não somos exatamente um deck capaz de alimentar o cemitério, exigindo uma mão capaz de fazer uma combinação de três cards entre fetch lands e mágicas até o turno 3, podendo tornar esse card lento demais, já que no turno 4 em diante queremos ir para a kill. Fora que, se o oponente por ventura ativar o Ashiok (não há nenhum motivo pra isso, mas nunca se sabe), não dá para voltar matando-o (exigindo ficar com as manas abertas esperando vir o bichão).

 

 

Pillage - Gosto da ideia de cards versáteis, que se aplicam em mais de um matchup e ajudam a economizar slots no sideboard. Pillage é uma excelente maneira de melhorar contra Big Mana e decks de artefatos ao mesmo tempo. A cláusula de "enterrar" contorna Welding Jar, permitindo talvez que Shatterstorm dê lugar a outras opções mais rápidas ou abrangentes, e custando três manas ela é um flip ótimo para a BBE. A desvantagem, todavia, é que contra Affinity e Scales, três manas numa remoção feitiço pode ser lento demais se não for combinada com outras interações menos custosas.

 


Shenanigans - Essa entra aqui mais pela menção honrosa, mas não acredito que pertença ao nosso arquétipo. Ancient Grudge é uma opção mais forte e direcionada, enquanto Abrade é muito mais versátil num geral. Ela funciona muito melhor em decks que acessam vários cards do cemitério durante um jogo, como Dredge e Bridgevine.

 

Collector Ouphe - Stony Silence tutorável: é assim que enxergo o novo trasguinho de Horizons. Embora eu veja mais potencial nessa criatura para os decks de Company/Chord pelo baixo custo, em certos metagames pode valer a pena pagar 1G e mais 2GG do Pacto pela oportunidade de tutorá-lo. Ainda não pretendo utilizá-lo no sideboard, até porque ganhamos várias outras peças interessantes para interagir com artefatos, mas é uma ótima carta para se ter na pool do deck.

 

Deep Forest Hermit - O eremita foi uma das menções no meu artigo "As Opções no Horizonte", e focando aqui no Valakut, acho uma ótima opção para competir slots com Thragtusk, Pia e Kiran Nalaar e Hornet Queen, sendo um meio termo ideal entre ameaça de custo médio e bichão para travar o chão contra decks como Humans, Death's Shadow e Eldrazi. Ainda prefiro Thragtusk pelo custo de somente uma verde (ajuda contra Blood Moon) e ganho de vida, bem relevante contra Burn e Mono Red Phoenix, mas essa aqui certamente entra no meu "maybeboard".

 

Force of Vigor - Com menos Whir Prision rolando por aí, vejo a necessidade de Shatterstorm diminuir a cada dia que passa. Gosto de simplesmente ter o acesso a esse card para plantar a "semente da dúvida' nas kills de Inkmoth Nexus por parte do Affinity e do Scales, além de ajudar a escapar de locks de Blood Moon, Leyline of Sanctity, Ensnaring Bridge​ e afins. Detalhe importante: infelizmente ela não funciona pelo custo alternativo contra Treliça+Karn, já que todas as cartas perdem as cores e viram artefatos, mas ainda é possível flutuar 2GG e responder como instant speed caso o lock entre num estágio mais avançado do jogo.

 

Springbloom Druid - Embora interessante e sinérgico com cards como Khalni Heart Expedition e Courser of Kruphix, para mim esse não é mais o momento para essa build de Valakut - vejo Wood Elves como uma opção melhor podendo buscar Cinder Glade / Stomping Ground e possibilitando a kill de ramp+Scapeshift com somente duas fontes verdes na mesa.

 

 

Weather the Storm  - Acho que esse é um card que parece melhor no papel do que na prática. Num mundo mágico e colorido, você ganha 6-9 de vida contra um Burn, 9-12 contra um Phoenix, ou mesmo "anula" uma kill de Grapeshot do seu oponente de Storm. No mundo real, parece muito complicado manter 1G aberto sem saber ao certo qual vai ser o turno "explosivo" do seu adversário, e acredito que oponentes de Storm competentes, ao "farejarem" esse card, vão jogar em volta indo por loops maiores envolvendo mais Grapeshots/Remands e similares, sem contar que o deck anda bem sumido no metagame ultimamente.

 

 

Wrenn and Six - Se planeswalkers de três manas sempre merecem a nossa atenção por entrarem bem cedo na curva, e no Modern ser um tipo de permanente bem mais difícil de ser respondido do que no Standard, um PW de duas manas automaticamente entra na mesa de discussões, mesmo que seus efeitos não sejam exatamente os mais poderosos. Entretanto, eu não subestimaria Wrenn and Six - 1 de dano em qualquer alvo, ao menos duas vezes antes de ter que subir, pode ser importante nas matches certas.


São alvos ótimos Noble Hierarch, Champion of the Parish, Dark Confidant, Glistener Elf, Vendilion Clique e Young Pyromancer, para ficarmos em alguns. Ele também complementa o quarto ponto de dano junto de Raio/Anger para quem sabe viver o sonho contra Thing in the Ice ou Thought-Knot Seer, e com duas ativações + Raio resolve o Ashiok.


A habilidade de subir é bastante relevante contra partidas de atrito. A simples jogada de garantir o land drop todo turno com uma fetch land já gera valor, e acredito que seja um movimento correto ir para listas usando um número maior de fetches (talvez com 8 fetches e só 2 florestas básicas) caso use Wrenn and Six nas 75. Além disso, o PW tem o custo perfeito para interagir bem contra um 8-Rack da vida, exigindo poucas manas para começar a funcionar e garantindo recursos mínimos para trabalhar mesmo disrupteado. É uma das poucas cartas que responde bem um "lock" de Liliana do Veu, permitindo guardar cartas-chave na mão mesmo contra a PW subindo todo turno.


E falando em subir, o ultimate de Wrenn and Six fortalece bem para a guerra de atrito: mesmo anulando ou descartado, poucos decks conseguem responder um Scapeshift por turno, todos os turnos, ou mesmo trocar terrenos extras por Lightning Bolt ou bullets do sideboard, como Abrade ou Beast Within.


Apesar de todos esses pontos fortes, o nosso novo planeswalker Gruul cumpre funções muito específicas, então acho que dificilmente verá jogo mais do que uma cópia (e provavelmente no sideboard), mas acho uma adição interessante ao arquétipo.

 

 

Prismatic Vista - Inúmeras vezes eu gostaria que minha fetchland verde pudesse buscar Montanha no primeiro turno, para poder dar Raio em um Hierarca/Goblin Guide de forma menos dolorosa. Esse é o terreno que possibilita isso, tanto para Raio como para Search for Tomorrow. Não imagino que ele simplesmente substitua as 3-4 fetches verdes, mas sim em uma diversificação nos slots, já que também não é ideal sobrecarregar as buscas nos terrenos básicos somente (em especial builds com Khalni Heart Expedition ocasionalmente sofrem desse mal).

-


Porém, é claro que a entrada de Modern Horizons e suas duzentas e tantas cartas inéditas para o formato vão exigir mudanças. Não somente para agregar ao deck, mas ajustes pontuais de acordo com o novo metagame, que já trouxe um novo competidor poderoso na forma do Hogaak, Arisen Necropolis. Com isso em mente, vou deixar duas sugestões de decklists, uma para um ambiente mais aberto e parecido com a lista BBE pré-Horizons, e outra com Relic of Progenitus MD, mais bem equipada para enfrentar o mar de cemitérios atual:

 

BBE Shift MH1
 
12/06/2019
R$ 1.422,19
R$ 4.396,81
R$ 40.109,53
 
12/06/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (13)
4   Ancião da Tribo Sakura   2,49
1   Elfos da Floresta   0,88
4   Elfo Tranças-de-Sangue    0,35
4   Titã Primordial    18,00
Mágicas (20)
2   Pacto do Invocador  16,47
4   Raio  4,95
4   Busca Longínqua   2,99
4   Buscar pelo Amanhã   0,19
2   Fúria dos Deuses    1,14
4   Metapaisagem    30,60
Terrenos (27)
3   Clareira das Cinzas 1,00
4   Contraforte Arborizado 88,99
3   Floresta 0,00
6   Montanha 0,00
4   Solo Pisoteado 29,98
1   Urzal Ventoso 58,90
4   Valakut, o Pináculo Derretido 42,22
2   Vista Prismática 124,84
60 cards total

Sideboard (15)
2   Jaula do Escavador de Túmulos  6,99
1   Relíquia de Progenitus  34,99
1   Abrasão   0,10
1   Fúria dos Deuses    1,14
2   Pilhagem    0,09
1   Rastreador Incansável   3,50
1   Sábio da Reivindicação   0,23
2   Baloth Obstinado    0,08
1   Chandra, Chama da Rebeldia    5,00
1   Força do Vigor    121,99
1   Mestre de Caça da Derrubada    9,75
1   Thragueopresa   0,45

 

Relic Shift MH1
 
12/06/2019
R$ 1.764,22
R$ 5.278,86
R$ 43.509,53
 
12/06/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (9)
4   Ancião da Tribo Sakura   2,49
1   Centaura-caçadora de Crufix    3,50
4   Titã Primordial    18,00
Mágicas (22)
2   Pacto do Invocador  16,47
4   Raio  4,95
3   Busca Longínqua   2,99
3   Explorar   0,44
4   Buscar pelo Amanhã   0,19
2   Fúria dos Deuses    1,14
4   Metapaisagem    30,60
Artefatos (2)
2   Relíquia de Progenitus  34,99
Terrenos (27)
3   Clareira das Cinzas 1,00
4   Contraforte Arborizado 88,99
2   Floresta 0,00
6   Montanha 0,00
4   Solo Pisoteado 29,98
2   Urzal Ventoso 58,90
4   Valakut, o Pináculo Derretido 42,22
2   Vista Prismática 124,84
60 cards total

Sideboard (15)
1   Explosivos Fabricados  54,57
2   Jaula do Escavador de Túmulos  6,99
1   Abrasão   0,10
1   Wrenn e Seis   199,02
1   Fúria dos Deuses    1,14
2   Pilhagem    0,09
1   Rastreador Incansável   3,50
1   Sábio da Reivindicação   0,23
2   Baloth Obstinado    0,08
1   Força do Vigor    121,99
1   Mestre de Caça da Derrubada    9,75
1   Thragueopresa   0,45

 

Em ambas as listas, voltamos totalmente para Anger of the Gods, para tentar melhorar contra Hogaak Bridgevine. Embora ele sempre possa sacrificar para Carrion Feeder / Altar of Dementia, nem sempre ele tem esses cards em jogo, e conseguimos exilar Bloodghast, Vengevine, e Stitcher's Supplier. O main deck da versão com BBE segue o mesmo, com a terceira floresta, mais robusto e preparado para um metagame com hate, somente com a inclusão das Prismatic Vista na base de mana.


Já na outra lista foram encaixadas 2 Relic of Progenitus como forma adicional de combater cemitérios sem comprometer tanto em outras matchups. O one-of de Courser of Kruphix foi adicionado para ter uma forma sólida de ganhar vida contra os Burns, que vêm ressurgindo com a adição das novas draw-lands, já que mesmo com Pacto, a centaura é excelente e praticamente carrega a match, enquanto é útil sendo seleção+card advantage contra outros decks, e aqui fomos para a quarta fetchland ao invés da terceira floresta, já que menos decks de Blood Moon estão rodando por aí.

 

Considerando o fator velocidade, voltei para o mix de Explore+Farseek, já que o Explore possibilita algumas jogadas interessantes, como Relíquia na 1, seguido de Explore+mana para ativar, fator decisivo quando o turno crítico do Bridgevine é o 2.


No sideboard é onde tentei forçar um pouco mais os novos cards. Duas cópias de Pillage + uma de Force of Vigor substituem os hates anteriores, como Crumble to Dust, Damping Sphere e Shatterstorm. Os cards de Horizon podem não ser as melhores ferramentas para cada uma das matches onde esses cards entram, mas são genericamente boas num rol maior, justificando seu espaço no sideboard por enquanto.


Uma adição emblemática é o Wrenn and Six no sideboard da lista sem BBE, e ali o encaixei justamente para cumprir essa função de atrito em matches onde a elfa faz falta. Essa PW é outro motivo, junto da Courser, para termos a quarta fetchland na lista, mas ainda é um dos cards que não estou 100% lockado no slot, onde cards como Pia and Kiran Nalaar e Beast Within seriam as próximas sugestões.
-


E quanto a vocês, leitores, quais os cards de Modern Horizons podem encaixar bem no RG Valakut? Qual lista acham mais interessante para o novo metagame? E como pretendem atacar as novas ameaças do formato? Compartilhem suas opiniões nos comentários!


Abraços e até a próxima!

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Matheus Akio Yanagiura ( sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, é jogador profissional, escritor e streamer de Magic: the Gathering, produzindo conteúdo com foco para o competitivo do jogo desde 2012. Membro da equipe de e-Sports LigaMagic Bolts desde sua formação inicial, dentre seus resultados destacam-se a classificação para o Neon Dynasty Championship, o título do ManaTraders Series Legacy, o vice-campeonato da Twitch Rivals e o Top 8 do Magic LATAM Challenge, além do bi-campeonato do Circuito LigaMagic Modern e Top 16 Grand Prix São Paulo 2018 no Magic Tabletop.
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
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(Quote)
- 18/06/2019 00:46:06

Não sei se essa carta com Delve é a melhor solução contra Ashiok, já que o próprio Ashiok pode exilar o cemitério inteiro no -1

(Quote)
- 17/06/2019 11:46:02
Realmente ashiok é um hate difícil de se bater. Bbe ajuda muito, mas uma board com blockers ou remoções pra ela atrasam muito o jogo. Acho que a carta de 5 de dano em pw com delve vai ganhar espaço no side. Além de tirar esse lock, mata bichos como tasigur e gurmag sem a restrição do roast. Ótimo artigo, parabéns
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