Jund Dinosaurs Tier 1?
Por dentro do Jund Dinosaurs
26/07/2019 18:05 - 15.344 visualizações - 16 comentários

Fala aí, pessoal, tudo bem com vocês? Estamos de volta com mais um artigo do nosso amado Standard (T2)!


Estamos entrando na consolidação do formato depois da chegada de M20, e com isso vou falar um pouco de como está o T2 e sobre o deck de hoje. Temos uma boa qualidade de decks considerados Tier 1, são eles: Esper(Tempo/Controle), MonoRed, TemurRamp, BantScapeshift, OrzhovVampires, SimicRamp e NayaFeather, e para hoje vou falar sobre mais uma opção, que tenho jogado nos últimos dias e tem aparecido nos Top 8 dos principais torneios do MOL e mundo afora.


Hoje vamos falar do Jund Dinosaurs, que ganhou muita força com as cartas de M20, principalmente Shifting Ceratops, que tem aparecido em muitos decks por ter muita força contra todos os monos U, decks com counters, e lida bem na volta de cóleras. O é muito simples de jogar, por mais que eu não sejan muito fã de decks aggros a força desse me chamou atenção, a potência das suas criaturas, destacando a curva três com Rotting Regisaur, é avassaladora e são poucas as remoções que lidam com ele facilmente. As demais cartas já foram visto em outros carnavais, destacando Ghalta, Primal Hunger, que entra facilmente em jogo com a ajuda do Rotting, fazendo uma ameaça fora do comum rápido demais finalizando muitos jogos no quarto turno.


Cheguei a testar algumas listas diferentes, mas creio que essa é a melhor, teve até uma lista que usava Hungering Hydra e Voracious Hydra que achei bem legal, a segunda hydra me chamou muito atenção até porque vinha aparecendo em outros decks, mas a lista de hoje é a que tem feito melhores resultados e que gostei e a mais direta no plano de jogo “Aggro”.


Considerando todos os decks mencionados acima como Tier 1, não tem deck que seja impossível de ganhar, os Esper são os mais chatos, mas graças ao Ceratops é até bem equilibrado o jogo. Mono U e UG Flash são chatos, entretanto Ceratops também resolve esses games.


Vou deixar um destaque muito específico para Marauding Raptor para tomar cuidado em fazer mais de um, por que dois tornam seus Regisaur Alphainúteis, faça só no caso de ser muito agressivo, ou não ter Alpha na mão.

 

Segue a lista


 

Jund Dinosaurs
10346 visualizações
19/07/2019
R$ 680,97
R$ 1.129,31
R$ 2.365,24
10346 visualizações
19/07/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (27)
4  Mestre de Caça de Otepec  0,30
4  Raptor Saqueador  1,79
4  Regissauro Putrefato  13,46
4  Cerátopo-camaleão   11,79
4  Raptor Maxilácero   2,49
4  Regissauro Alfa   2,20
3  Ghalta, Fome Primordial   10,00
Mágicas (9)
4  Comungar com os Dinossauros 0,09
3  Emboscada de Domri  0,20
2  Colidir // Colosso  /  0,05
Terrenos (24)
2  Cripta de Sangue40,76
2  Floresta0,00
4  Penhasco do Raizame9,25
4  Pico da Caveira de Dragão8,80
4  Solo Pisoteado31,01
4  Território Não Reivindicado4,49
4  Tumba Abandonada31,90
60 cards total

Sideboard (15)
2  Coagir 0,05
2  Véu do Verão 16,90
2  Frigir  3,95
3  Garras Nóxias  4,82
1  Brontodonte Destruidor   0,40
3  Varrer com as Chamas  0,25
2  Tirano da Carnificina   20,53

 

Vamos falar um pouco de como funciona o deck contra os principais decks e seus side:


Esper midrange: Aqui temos vários problemas, começando com Hero of Precinct One, que vai jogar block nas suas criaturas sem atropelar e criar muitas fichas já que você não tem muita opção para removê-lo de jogo, Teferi, Time Raveler atrasa muito seu jogo até ele fazer o dele e Hostage Takerque pega seus dinos e você quase não remoção para responder a isso. Sua vantagem é Otepec Huntmaster, que dá ímpeto e ajuda nossa Ghalta, Primal Hunger a ganhar a partida Além do Shifting Ceratops que não e afetado por metade das cartas do deck. Com side fica mais justo o game com a entrada de Fry e Veil of Summer, Noxious Grasp ajuda muito a lidar com hero e os planos Walker e fica a critério usar Carnage Tyrant geralmente uso no lugar da Ghalta. Duress é bom já que ele vai tirar algumas criaturas para entrar cóleras. Tirar as Ghalita é opção, porém aconselho a não deixar mais do que duas.


Esper controle: Aqui o jogo é bem mais complicado, já que temos que lidar com cóleras, diversas remoções que lidam facilmente com seus Dinossauros. A ideia é atacar com cautela, tendo em vista que suas criaturas tem alto poder, se possível deixe Otepec Huntmaster em campo que vai ajudar muito seu jogo e Shifting Ceratops para responder uma cólera ou um Teferi que coloque sua criatura para o top ou para sua mão. Com Side é um pouco melhor já que entram algumas cartas que vão facilitar um pouco sua vida, mas nada absurdo é por isso que esse game é para mim considerado bem difícil.


Side in: 2 Fry, 3 Noxious Grasp, 2 Carnage Tyrant, 2 Duress
Side Out: 4 Commune with Dinosaurs, 3 Ghalta, Primal Hunger, 2 Ripjaw Raptor

 

Temur Elemental: Esse game é bem tranquilo, ele não tem remoções efetivas para lidar com os dinos, e com a velocidade que você avança seu jogo faz com que ele tenha pouco tempo para criar sua mesa ou tornar Nissa e Hydra efetiva. O que não pode acontecer é dar keeps em mão lentas que isso torna o jogo muito pouco favorável já que ele tende a fazer nissa turno quatro e acelerar demais o jogo. Com side não muda muita coisa, já que ele não tem muita opção de cartas que podem atrapalhar seu jogo a não ser Aether Gust e Cavalier of Thorns, fora esses dois ele não consegue segurar o jogo, algumas listas ainda usam Ripjaw Raptor, que podem atrasar seu jogo, mas nada muito absurdo a ideia é sempre que isso acontecer troque rapidamente uma criatura sua por outra dele e continue agressivando.


Side In: 3 Noxious Grasp, 3 Flame Sweep
Side Out: 2 Otepec Huntmaster, 2 Shifting Ceratops, 2 Commune with Dinosaurs

 

Orzhov Vampires: Em tamanho de poder é visivelmente a diferença, mas em questão de recursos e ganhos tribais Vampiros mid/late game são melhores, ou seja, dica bem simples seja agressivo, no game 1 apesar de você ter poucas remoções se o seu jogo andar rápido ele só segura o jogo com mãos bem situacionais, mas é muito favorável para você o jogo. Com side ele tende a ficar com bem mais recursos atrasando demais seu jogo utilizando de várias remoções. Tocatli Honor Guard atrapalha seu jogo então cuidado para não gastar suas remoções à toa. Eu gosto de colocar Noxious Grasp para lidar com Tocatli e Legion Lieutenant.


Side In: 3 Noxious Grasp, 3 Flame Sweep, 2 Veil of Summer
Side Out: 4 Commune with Dinosaurs , 2 Shifting Ceratops, 2 Otepec Huntmaster

 

Algumas considerações:

  •  Decks como MonoRed, BorosFeather, MonoU (graças ao Shifting Ceratops), UG nexus, são considerados good matchs então são jogos bem tranquilos que você não vai ter muitos problemas.

 

  •  Vão perceber um padrão nos meus sides de tirar os Commune with Dinosaurs quando eu faço o side, apesar da carta ser boa, quando mais mágicas você coloca, menos dinos você vai ter ficando tendencioso a falhar algumas vezes. E como joguei vários jogos e isso aconteceu algumas vezes me fazendo ter essa postura, mas pode ser adaptado se você achar necessário. Faça alguns testes.
  •  Dependendo do field ou torneio que você vai encontrar pode mudar a quantidade de cartas do side, exemplo colocar mais duress.


Esse artigo estava pronto alguns dias antes do torneio de SCG 20/07/2019 e como muitos já sabem o deck se destacou muito não só por ter sido campeão, mas pela quantidade e jogadores que participaram do evento com o deck, espero que o conteúdo ajude a todos.

 

Espero que tenham gostado, qualquer critica, dúvidas ou ideias deixem nos comentários que reponderei o mais rápido possível.

 

Bom jogo!

Daniel Sant Anna ( RoxWeek)
Força bruta ás vezes pode vir a derrubar uma porta. Mas a sabedoria é uma chave mestra.
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Comentários
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(Quote)
- 30/07/2019 12:59

Essa é ma pergunta bem interessante, eu mesmo faço essas perguntas quando vou jogar com o deck, as cartas tem funções parecidas, porem uma leve diferença. Savage stomp tem a facilidade de ser usada com uma mana(G) só e colocar um marcador ( esse mercador tem jogos que faz a diferença; as outras duas opções alem de ter custo 2 são duas especificas (RG), mas ela possibilita atacar os planes walker do oponente o que em um ambiente com mais planes walker se torna um atrativo mesmo tendo custo de 2 manas especificas. Entre as duas eu prefiro domri's ambush, por que faz mais diferença esse marcador do que ser instant e a segunda carta thrash//threat não chega a ser tão relevante já que suas criaturas são melhores e você geralmente deixa esse slot para função de remoção.

(Quote)
- 30/07/2019 12:48

Existe sim, mas só aconselho se for para jogar casualmente, se for jogar competitivo tem que analisar muito treinar demais para chegar ao ponto do deck ser forte so suficiente de ganhar dos decks tier 1.

(Quote)
- 29/07/2019 17:20

Claro que existe
Sempre existem os decks casuais

:)

(Quote)
- 29/07/2019 17:08
Existe a possibilidade de fazer esse deck no formato Modern?
há mto tempo quero um dinos, mas as cartas não caem do t2.
(Quote)
- 29/07/2019 16:44
Interessante o artigo

Eu apenas tenho uma dúvida:

Savage stomp x domri's ambush x thrash//threat

Qual dos 3 e por que?
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