Load or Cast
Atire na Cabeça
Os melhores planos vs Hogaak.
19/08/2019 18:05 - 6.725 visualizações - 32 comentários
Load or Cast

Hogaak é o melhor deck do Modern. É difícil falar isso em um formato grande, mas o Modern tem um dono. Você pode falar que consegue vencê-lo, você pode falar que tem side contra ele, mas no final verá que todo o seu foco é nesse baralho, e é nesse ponto que sabemos que estamos lidando com um tier zero, todos contra ele e ainda sim, continua no topo. Nos dias 11 e 12 tivemos mais um capítulo dessa saga, o Magic Fest em Minneapolis, 20% do metagame do evento e cinco representantes no top8, além do campeão e do vice. É um domínio completamente absurdo e que deve dar resultados na banlist do dia 26 de Agosto.

 

  • SIDEBOARD


Existe um motivo para a carta mais jogada do MC de Barcelona ser Leyline of the Void, ela é o melhor hate possível para essa estratégia. Leyline muda uma regra do jogo (logo é melhor que cartas que apenas limpam o cemitério) desde o início do jogo (RIP peca aqui), sendo que mudando a regra, ela impede que o cemitério lote e Hogaak possa ser feito da mão (Cage é ruim aqui). E faz isso de maneira completa e absoluta (Ooze falha aqui), impedindo quaisquer linhas com o cemitério (Surgical é pior aqui). Todo e qualquer outro hate é apenas auxiliar, o principal é Leyline. Talvez a exceção sejam alguns artefatos que podem ser tutorados por decks com Karn, o que te ajuda no G1, ainda sim, eu não acharia estranho ver esses mesmos decks usando Leyline junto com seus artefatos.


Detalhe importante, Hogaak tem boa parte do side baseado em destruir artefato/encantamento, decks com descartes/FON tem suas vantagens para manter o lock, enquanto que decks sem essas opções precisam fazer alguma coisa com o tempo que estão ganhando, porque tenho um segredo para te contar, muitas listas de Hogaak ainda podem te vencer se você não fizer nada além de colocar um hate na mesa. Um 4/3 ímpeto machuca bastante.

 

  • LONDOM MULLIGAN


Pela velocidade do deck, ainda mais na Draw, eu considero importantíssimo mulligar agressivamente versus Hogaak, então boa parte das cartas-chave que comento precisamos estar na sua mão inicial,além da famigerada Leyline.


Izzet Fênix


O antigo dono do formato gosta de usar Surgical de main e isso pode te ajudar em alguma situações perfeitas, mas raramente impede um Hogaak na dois e isso é o que mais assusta o baralho. Thing in the Ice é sua melhor arma na match, ganhar tempo para o TiTi flipar não é difícil e o Hogaak, com exceção das versões com Lotleth, não se livra tão fácil das cartas na mão. Aria é outro plano muito bom, comparando o deck a um combo, aka melhor plano vs Hogaak.Você quer flipar o TiTi o mais rápido possível, então ter ele na mão inicial é importante, ter o Raio para evitar duas criaturas que tragam o Hogaak pode ser muito bom também.


EldraTron



Só pelo deck ter acesso à Ugin ele consegue dar alguns bons sustos no Hogaak, além de que Cálice para 1 faz muito contra o baralho. Endbringer também ajuda bastante, travando o 8/8, que é a única criatura que realmente importa no combate.


EldraTrin entra na exceção de ser um deck que pode abrir mão de Leyline e usar outro hate, simplesmente porque pode tutorar isso no G1 e tomar hate no G1 tende a ser mais do que o Hogaak aguenta. Bridge também é interessante aqui. No geral, a toolbox que o Karn permite ao EldraTron funciona bem nessa match.


Cálice é sua carta para a mão inicial, especialmente na play. Na draw, a mão que faça mesa o mais rápido possível ajuda.


Jund

O G1 do Jund e interessante nessa match porque ele ainda pode roubar jogos fazendo um bom descarte e depois usando remoções combinadas com Lodo. No pós side quem brilha é o descarte indo pegar a resposta do Hogaak, protegendo sua Leyline e arrastando o jogo até o midgame, onde o Jund é soberano.


Procure mãos com descartes, você tira as peças-chave do Hogaak e ele fica lento, e ele mais lento é mais fácil de controlar.


Humans


Meddling Mage é o nome da fera. Fazer ele segurando Hogaak é muito importante porque o Humans é um que faz muito bem a mesa e consegue segurar as outras ameaças, mas um 8/8 realmente atrapalha. Reflector Mage também ajuda, assim com Mantis Rider é a principal carta quando vamos para a agressão.


Meddling Mage na mão inicial é de lei, Reflector pode ajudar também. Também considero importante uma mão que tenha algum clock bom. Na play, Meddling Mage e Campeao da Paroquia são os MVPs, na draw, Reflector e Noble Hierarch.

 

Azorius Control


A match é parecida com a abordagem do Jund, é um deck com várias remoções e que pode vencer o Hogaak via exaustão de recursos. Algumas listas chegam a usar Rest in Peace de main, mas essa carta ganha mais relevância quando é feito na play do que na draw, esse um turno de diferença pode significa um Hogaak e amigos na mesa e você fazendo uma carta que interfere zero na partida.


Path para segurar o Hogaak é muito bem, se usar RIP de main, não exite em buscar uma mão com ele e uma cólera.


Burn



Os magos vermelhos devem estar muito felizes porque o melhor deck do metagame paga muita vida para usar bem seus terrenos, além de que fetchs alimentam o grave, então essa match não é exatamente difícil.O maior medo do Burn (e de todo mundo), é Hogaak na dois, mas fora essa situação a match vai bem. Na play você tem dois turnos para aproveitar o dano das suas criaturas e depois apenas fechar com os burns, sendo que Eidolon na play faz muito. Na draw a coisa fica mais complicada, contando com a melhor mão do Hogaak você terá pouco espaço para suas criaturas e um Eidolon pode virar um problema sério quando a race é melhor para o oponente. Pós side Deflecting Palm é a MVP, mais até que os hates.


Tron

Play e draw contam muito nessa match e Wurmcoil é uma das poucas cartas que pode mudar isso, ele consegue fazer frente ao 8/8 e segura o resto do baralho, apesar de que Feeder pode simplesmente anular o lifelink do vorme mecânico. Focar em eficiência é a melhor maneira de vencer essa match, sendo que Ugin ganha sozinho a partida, mas lembre que menos de 10 de vida significa que Bloodghast virão com ímpeto e às vezes acompanhados de Vengevines. Pós side a combinação peças do Tron e hate de cemitério são ótimas.


Red Fênix

A match é parecida com a do Burn, mas tem algumas peculiaridades interessantes. As criaturas aqui são mais importantes e causam mais dano, sendo o pilar do seu mulligan para a match, e as fênix te ajudam a ter mais alcance, sendo assim, mãos com criaturas com prowess e Looting são fortíssimas.


Urza Combo

Hogaak tem uma falha que pode ser explorada aqui, ela interage muito pouco. Se você está combando, é fácil deixar o deck tier assistindo. Até por conta disso, decks como Infect e Counter Company, que não estavam em bons momentos no metagame, cresceram muito com o Hogaak Summer. O Urza tem a desvantagem de depender de artefatos e Force of Vigor ser algo real nos sides, ainda sim, é um combo simples e eficiente, que se focar em combar rápido, vence com facilidade.
-


O padrão para vencer o Hogaak é acompanhar sua velocidade ou pelo menos desacelerar-lo, o deck não acompanha tão bem os jogos longos. Infelizmente o padrão também que se você não segura a explosão, poucos decks seguram quando ele faz (com consistência), o 8/8 turno 2. Que o martelo nos proteja, até mais!


Ruda

Rudá Andrade dos Reis ( Ruda)
Rudá joga Magic desde 2003, sendo que em 2012 começou a produzir conteúdo sobre o jogo, fazendo artigos, streaming e narração. Como jogador tem diversos resultados, destacando top8 no Magic Fest São Paulo em 2019 e participações no Regional Player Tour Europe e Kaladesh Championship.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 27/08/2019 21:55
a wizard seguiu esse artigo e matou mesmo
(Quote)
- 22/08/2019 17:15
dá pra dizer entao que o hogaak tá usando a bandana número 1?
(Quote)
- 22/08/2019 11:36

falou tudo

(Quote)
- 20/08/2019 22:09

hahaha dá pra voltar a bridge não. Essa foi outro erro de design, essa carta parece de outro jogo! Não é questão de ser roubado, o modern tem um limite e uma saúde, o hogaak rompe essas barreiras, todas as jogadas que você citou como exemplo são jogadas fortes dos principais decks do formato, sendo que esses mesmos decks tem bad matchs entre eles, e um equilibra o outro. O hogaak supera todas as jogadas, e mostra que não há badmatchs pra ele (os números dizem isso, não sou eu). Consequência: o meta joga em torno dele, ele é quase invencível G1, ele oprime novas coisas, então esse negocio de que vai surgir estrategias novas pra combater, é balela, porque a melhor carta contra eles (que virou praticamente obrigação em todo os decks) não mata o deck, não existe bala de prata, ele deforma listas, entre outras coisas. A melhor mão de qualquer deck do modern, não bate a melhor mão do hogaak. O ban é obvio!

(Quote)
- 20/08/2019 20:19


Algumas cartas que você citou foi o que eu falei que degeneraram ainda mais o formato. Eles, por exemplo, deram um mega poder ao control printando Teferi, blast zone, force of negation etc. A phoenix e o Hogaak nem se fala. São duas criaturas "grátis", que voltam infinitamente do cemitério e ainda são difíceis de serem bloqueadas. O Vengevine pelo menos da pra bloquear.
E no Karn tem diversas cartas simples que quebram ele. Tem Alpine Moon, Ghost Quarters, até o spell pierce pode counterar um Karn ou Ugin.

Últimos artigos de Rudá Andrade dos Reis
Delver e o Pioneer
A carta enfim abordando o formato
4.630 views
Delver e o Pioneer
A carta enfim abordando o formato
4.630 views
Há 12 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
Gruul com Innistrad: Caçada à Meia Noite
Listas na combinação Gruul para o novo Standard
5.368 views
Gruul com Innistrad: Caçada à Meia Noite
Listas na combinação Gruul para o novo Standard
5.368 views
Há 26 dias — Por Rudá Andrade dos Reis
Analisando os Pré Cons Pioneer
Vantagens e desvantagens deste novo produto
6.087 views
Analisando os Pré Cons Pioneer
Vantagens e desvantagens deste novo produto
6.087 views
07/09/2021 10:05 — Por Rudá Andrade dos Reis
O Natal dos Torneios
O jogo profissional para o próximo ano.
2.875 views
O Natal dos Torneios
O jogo profissional para o próximo ano.
2.875 views
24/08/2021 10:05 — Por Rudá Andrade dos Reis
Fênix no Pioneer
Trabalhando o deck para o formato
5.370 views
Fênix no Pioneer
Trabalhando o deck para o formato
5.370 views
10/08/2021 10:05 — Por Rudá Andrade dos Reis