Banidas e Restritas
26/08/2019 11:51 - 28,604 visualizações - 118 comentários

STANDARD:

Ferocidonte Enfurecido está DESBANIDO.

*Nota: O Rampaging Ferocidon será desbanido no Standard tradicional de melhor de três na Arena (a partir de 4 de setembro), mas permanecerá banido no melhor de um.

 

MODERN:

Hogaak, Necropole Erguida está BANIDO.
Pilhagem Infiel está BANIDO.
Mistico Litoforjador está DESBANIDO.

 

VINTAGE:

Karn, the Great Creator está RESTRITO.
Forja Mistica está RESTRITO.
Lapso Mental está RESTRITO.
Trol de Tumulo Golgari está RESTRITO.
Fastbond está está IRESTRITO.

 

Data da efetivação: 30 de agosto de 2019.

Data efetiva do Magic Online: 26 de agosto de 2019 as 00h00 horário do Pacífico.

Data efetiva do MTG Arena: 4 de setembro de 2019.

A lista de cards banidos e restritos, por formato, está aqui.

Próximo anúncio de B&R: 7 de outubro de 2019.

Fonte.


Fanny Oliveira ( AnjoSerra)
Apaixonada por Magic desde 1998, com experiência em WPN e organização de grandes eventos.
Fanny também é criadora do canal AnjoSerra, Co-criadora do podcast Lorenautas, cosplayer, professora, ilustradora, designer, produtora e o mais importante: Criadora de conteúdo para a LigaMagic! =D
Redes Sociais: Youtube, Instagram, Twitter
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

Tandor (30/08/2019 14:57)

Pega esses set masters ai... tanta carta que reprintam e ninguém pediu.
Tem reprint de sol ring a torto e a direito.

schio2 (30/08/2019 14:42)

É infelizmente o mataram o mardu tomara q o formato vire uma merda só tron e midrange bgx. Pra verem a merda q fizeram e voltem a loothing e parem de printar cartas ridiculas ai da mais em um set pensado para modern. Q fica tudo certo.e nao matam o deck dos outtos por incompetencia deles mesmos.

DEADPOOLMTG (30/08/2019 11:10)


SAIIIIIIIIIII GAY! DEADPOOL NÃO GOSTA DE NADA PESSOAL DRAGÃOZINHO! DEADPOOL GOSTA DE MULHER.

AMEM PELO SEU FILHO ❤

APROVEITA E LARGA ESSE JOGO DO DEMONIO É APROVEITA SEU FILHO.
EU DEADPOOL PERDI TUDO QUE AMO, HOJE VIVO NA ESBORNIA E JOGANDO CARTAS DEMONIACAS DO MAGIC.

UM BEIJO.

dragoes (30/08/2019 10:55)

Respeita nerd! Tá com sorte que estou na fase boa com filho de 12 anos! A 15 anos atrás a gente ia ter um pessoal

Wilds (30/08/2019 10:17)

Aí eu concordo, ela realmente trabalha muito mal, mas com relação a Stoneforge, eu realmente não posso concordar só vermos que na lista de procura da "semana" nem ela e nem a batterskull estavam no top 50 do Modern.

Mas agora nas pesquisas "diárias" ta lá a batterskull quase na liderança, esse é o problema.

Mas por lá, já vemos o anseio do público: GOYF e Jace de novo, bem como Snapcaster e Caverna das Almas por exemplo, mas cadê os reprints? Simplesmente não existem

Wilds (30/08/2019 10:10)


1 - Não deves ter lido todo o meu post, mas enfim: O JACE teve 3 reprints, mas todos pra legacy, ou o último APÓS SER DESBANIDO.

A porcaria da WIZARDS quando baniu ele, havia dito que não esperava mais banir uma carta do T2, etc etc etc, e dentro das justificativas ela falava que banir uma carta enquanto as pessoas compram boosters é "sucks"; logo o meu argumento de PORQUE NÃO REPRINTARAM a GAGA antes.

Uma coisa é reprintar o card que tava R$ 500,00 + e havia necessidade, outra era porque reprintar um card forte, mas que custa por volta de 100,00 reais. Lembrando, que antes do UNBAN e subida de preço, ninguém chorava por ela não ser reprintada. Agora todos choram a onda.

Então, o mute devia ser pra ti, que talvez não tenha lido e quer sair comentando geral.


Alanzito (30/08/2019 09:02)

kkkkkkkkkk as ideia! só tem doido rsrss.

DEADPOOLMTG (30/08/2019 08:50)

QUE PORRA É ESSA ME CHAMANDO DE RETARDADO, EU SOU O DEADPOOL!

E O SEGUINTE:

RETARTADO É PULLLTA QUE TE PARIU DRAGÃOZINHO DO POKEMON, VOLTA PRA POKEBOLA!
:) ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

4lex (29/08/2019 23:21)

Na minha opinião banir hogaak foi o óbvio e certo...Mas Looting foi uma grande cagada da wizards...Ainda mais com o monored fênix (sem as canopy) um deck super acessível financeiramente para novos jogadores e um tier 1...
Wizards vem com esse discurso de diversidade e magic para todos mas bane Looting e praticamente quer obrigar a galera a comprar W&6 e StoneForge...só porque os pro quer ficar jogando de midrange...
PV fez uma explicação mto boa no artigo da SCG Fact or Fiction...Falando exatamente que o modern é um formato eterno...Que muitos jogadores jogam exatamente pela questão financeira, e tiveram o seu Deck arruinado com o ban do looting

dragoes (29/08/2019 21:12)

Respeite a opinião dos outros seu retardado🤫🤫🤫🤫

Tandor (29/08/2019 20:38)

"2º O JACE reprintado foi reprintado apenas em From the Vault, Eternal Masters (era pra legacy) e Masters 25 (comemorativa), nunca pra modern, o que já inviabiliza o teu argumento de novo."

Mas foi reprintado, gaga nem isso. A WoTC poderia trabalhar em reprints mas não trabalha.

DEADPOOLMTG (29/08/2019 13:48)

SEUS CUZÕES, PAREM DE CHORAR. BANIU E JÁ ERA SEUS VIADOS!

VAI PRA O JOGO, BANDO DE FLORZINHA!
MIMADOS! CRIADO A LEITE COM PÊRA, A PÃO COM MORTADELA.

GASTARAM O DINHEIRO DA MESADA PARA FAZER OS DECKS (GRAVE) AGORA TÃO CHORANDO SÓ PORQUE BANIRAM!

VÃO PEDIR DINHEIRO PRA MÃE E PRA O PAPAI, PRA FAZER UM NOVO BARALHINHO. A WIZARD TA POUCO SE FODENDO PRA QUE VOCÊS ACHAM SE GOSTAM OU NÃO.

QUE SE FODA, SEGUE O JOGO.

UM BEIJO NO TOBA DE VOCÊS.

ASS:DEADPOOLMT

ArKHaN (29/08/2019 13:16)

Stirrings acho uma puta carta forte, mas sem ela não mudaria taaaanto assim no formato.
O deck mais impactante que ela joga é no Tron. E é só trocar por Oath of Nissa. Capaz ainda do deck começar a jogar com Ugin, karn e Nicol Bolas hahahaha

max_goblin (29/08/2019 13:01)

Pessoas como vc, me fazer querer um botão MUTE na ligamagic =)
Não vi infundada a reclamação do Tandor, até pq, jace foi desbanido e então lançaram ele a rodo novamente.. e como vc disse, em várias outras edições tbm.. Poderiam ter colocado o card em um CMD desse ano, por exemplo, e já diminuiria a carga sobre a galera.

Sabe quem ta comemorando o Ban de LOOTING? Quem não sabe montar lista, pronto, falei. Geral que netdecka nervoso.. incapaz de adaptar uma lista que for.. CHORA. Looting não é um card forte por si só, não ganha jogo sozinho. Looting é um ENABLER. Ela possibilita estratégias. A merda é que WOTC lança umas estratégias fracas/médias pra grave, que nunca veem jogo direito, e uns negócios desbalanceados - tipo delve/dredge/Hogaak... E aí, o mesmo que aconteceu com a Bridge acontece agora com o loam - os enablers pagam o pato, pois eles são baratos.. e geral continua pagando rios de dinheiro em cards raros e abusivos..

Banir Hogaak, sem banir Looting, é dar uma voltadinha básica para magic antes de MOdern horizons.. E isso, pra mim, já seria o suficiente. Queria ver terem banido looting e deixado hogaak pra ver se o deck ainda não seria um NOJO!

Leozoppado (29/08/2019 11:07)

Quanto ao Modern, muito bom os bans e otimo o unban. O formato vai desacelerar e permitir mais midranges, controles, e aggros mais variados. Ancient Stirrings e Mox Opal sao cards que podem ter o mesmo destino de Looting, por aumentar a consistencia e a velocidade de decks em torno delas, é bom ficar de olho.

Wilds (29/08/2019 10:57)

1º No T2 teria que voltarmos a épocas de equipamentos, o que pode resultar em uma carta novamente desbalanceada, e ela voltaria a ser banida do Standart DE NOVO.

2º O JACE reprintado foi reprintado apenas em From the Vault, Eternal Masters (era pra legacy) e Masters 25 (comemorativa), nunca pra modern, o que já inviabiliza o teu argumento de novo. Repito, baniram TWIN enquanto vendia BOX, geral criticava, antes de banirem HOGAAK todos os textos sobre, comentavam (será que banirá enquanto vende booster? e aquela pessoa que abre o boosterzinho pra ter uma carta inútil de 10 reais).

3º Tem um milhão de unidades avulsas de GP.

Mas resumidamente, você ta chorando pelo preço, enquanto que deveria chorar pelos especuladores, as lojas aumentaram? Sim, aumentaram, mas quem mais tem carta que são os Players entraram na mesma onda, imediatamente, e aumentaram junto.

O câncer do MTG é a própria comunidade que quer ganhar a todo custo, aumentou a carta sem nem saber se jogará porque a lojinha aumentou tem vinte mil pessoas vendendo, abaixou a top das galaxia que agora não joga em lugar algum? Vou guardar porque um dia pode ver jogo de novo.

Hollow (29/08/2019 10:35)

Em tese, a rotação do Teferi grande deve nerfar indiretamente o Teferi pequeno. Em tese...

Mas independente disso, o T3feri torna o jogo enfadonho na minha opinião, e ele é forte demais no quesito "Tempo". Ele ganha tempo demais, porque ele praticamente anula qualquer jogada de turno 2~3 que o oponente fizer, comprando uma carta, e fazendo o oponente passar a jogar o tempo todo "atrás", porque a simples presença dele na mesa, com 1 marcadorzinho, já te impede de responder apropriadamente o que o oponente fizer a partir dali.

Acho que se ele não desse draw no bounce já seria mais honesto, ou pelo menos, ele poderia se sacrificar para usar o bounce quando entrasse.

Leozoppado (29/08/2019 10:27)

O que nao gosto do Teferinho é que ele quebra a paridade ameaca / resposta, basicamente tornando todas as magicas do jogador terem um pseudo split second. Mirror de control por exemplo passa a se resumir em quem baixa o teferinho primeiro. Mas vendo por esse angulo, Veu de Verao faz a mesma coisa, só que o efeito dura apenas 1 turno, ao inves de ser uma permanente. Outra coisa é que teferinho tornou la todos os anulas inviaveis praticamente no t2 (salvo algum Veto de Dovin ou algum anula perdido em um deck especifico).
Por outro lado, nas temporadas passadas, sempre tivemos cards problematicos e nem todos foram banidos. Apesar disso, o T2 esta variado e com alta attendance, e enquanto os torneios encherem de gente, a Wizards nao sera obrigado a entrar em acao. Vamos aguardar o proximo set e a rotacao pra ver como sera a proxima temporada do Standard e Veremos se esses complain sobre Teferinho persistirao ou ficarao latentes.

ArKHaN (29/08/2019 09:23)


o gabarito é esse msm

Tandor (29/08/2019 08:35)

Sim, queria. A WoTC já falou que os sets regulares são para Standard, ela era banida no Modern, podiam reprintar.
Aliás, Jace MS estava banido no Modern e foi reprintado enquanto estava banido.

Jarias3000 (28/08/2019 22:13)

Primeiro que não existe side pra UMA CARTA QUALQUER de main deck. (Raras exceções como Surgical no Modern ou Ego a Deriva no T2). Existe side contra uma estratégia, um side pra resposta que vai vir do side e um side pra uma carta chave (Splinter Twin, por exemplo). Exemplo: Leyline preta e RIP. Eles entram contra decks de cemitério e os decks que simplesmente não ganham se tiver um rate desses na mesa guardam alguns ou vários slots de side pra destruir esses encantamentos (no exemplo do hogaak, tem force of vigor, trophy, natures claim, etc).
O Teferinho não uma peça chave pra nenhum dos decks que joga. Ele não faz parte de um combo nem nada. Ele é só uma carta MUITO forte que joga em qualquer deck que for conveniente. A comparação com looting é perfeita. Vejamos os decks que ele joga. Vou considerar o Esper (Tempo/Hero/Control), Bant (Ramp/Scapeshift), Jeslai Superfriends e o Kethis Combo.
Vai 4 Teferinho em todos esses decks e todos os decks usam pelo mesmo motivo: Lockar o oponente e ganhar tempo. Ele torna esses decks (que tem seus problemas) muito mais consistentes do que eles seriam sem o Teferi.
E na outra mão, ele torna qualquer counter inutil se entrar e mata qualquer estratégia flash/tempo. O Mono Blue, Simic Flash e o UR Phoenix (Porque ele também inutiliza o seu Finale of Promise) só choram se um Teferi entrar.
E o que da pra fazer contra ele? Bem, da pra anular ele. Mas pode ser que um resolva e todos os counters que você trouxe pra dentro ficam inuteis. E mesmo que você tenha um choque pra matar ele na volta, ele já voltou um bicho seu pra mão e comprou uma carta. Já fez o que precisava.

foluque (28/08/2019 19:35)

Realmente o jogo estava tomamdo um rumo nada divertido.... os Bans foram justos. Agora cabe a wotc ou a algum japones criar ou arrumar alguma alternativa pra não matar esses 6, 7 decks que em que o looting era indispensável, até porque o UR Phoenix por exemplo, já estava bem justo no meta....

Osezno (28/08/2019 18:17)

Resposta imbecil.

O Jarias3000 sequer falou se gostava ou não da carta. O argumento dele é o mesmo que motivou o banimento do faithless, ou seja, a lógica dele está corretíssima.

Derkarus (28/08/2019 16:03)

O problema não é não gostar da carta, mas novamente o estilo de jogo que ela promove.

Teferinho corta o Magic pela metade: você fica sem o direito de resposta e é obrigado a jogar um Magic que não existe, assim como tava acontecendo no Modern.

Existe Hate? Sim. É suficiente? Muitas vezes não. Já tem gente usando Main Deck? Já. Resolveu o problema? Não.

Balinus (28/08/2019 15:02)

Tem uma coisa chamada ''sideboard'' onde voce coloca cards especificos para cada match. Se voce não gosta e ele te atrapalha, sideie contra. Teferinho não vai ser banido pq tem muito resposta para ele.

deltreepedro (28/08/2019 14:31)

Peguem seus Ferocidontes. Eles serão extintos em poucos dias

Alanzito (28/08/2019 14:20)

Sei que 1 dos teferi cai agora em setembro! Creio que por isso nao houve alteração.

Jarias3000 (28/08/2019 14:09)

Mas ninguém falou do ban mais esperado que foi simplesmente ignorado pela Wizards.
TEM QUE BANIR A DROGA DO TEFERINHO DO T2.
Vai 4 em literalmente metade do metagame do Standard

Derkarus (28/08/2019 12:45)

O problema é que 90% das cartas olham o campo de batalha ou buscam resposta 1/1, enquanto isso o Modern ignorava tudo isso e vc tinha que interagir fortemente com uma zona "morta"

É legal ter sinergias com outras mecânicas. O problema é ter um formato voltado especialmente para uma mecânica cuja quantidade de cartas disponíveis para interação é extremamente restrita.

Wilds (28/08/2019 11:26)

Sem reprint porque estava banida, ou queria que saísse em MM 2015, 2016 e 2017 igual GOYF?

GOYF tem a quilos por aí, e sempre valeu, agora não joga em lugar algum, e continua valendo porque a galera quer que valha, sem contar que GaGa é mais card.

é um mundo de chororo

Fabioliveira (28/08/2019 09:35)

concordo em partes, o magic nos provou que o jogo pode ser de várias maneiras, não precisa só descer bicho e bater , se for levar esse conceito ao pé da letra, mtas estratégias nunca teriam sido nem testadas, a supremacia de looting era incontestável, mas os resultados que é oq devia conta mostra que não estava ganhando tudo tão descaradamente assim, ancioso pra ver como o burn entra no novo meta

Hollow (27/08/2019 11:33)

Talvez se alguém conseguir bolar um mix de Stoneforge + Nahiri + pack de remoções e descarte... ou pack de Stoneforge + Pyromancer + Mentor...

O Reveler perdeu muita força sem o Looting. Acho difícil jogar de novo, especialmente no Mardu. O Seasoned Pyromancer ainda pode funcionar legal, mas acho que não sustenta tudo sozinho.

De qualquer forma, acho improvável que alguma shell Mardu faça frente ao Jund ou alguma outra combinação de cores que tente abusar da SFM (Abzan, Esper, Jeskai, etc.).

Hollow (27/08/2019 11:20)

Mardu já era. Pode esquecer. Ao menos, com essa cara que tem hoje, não funciona mais. A premissa dele era ser um deck que fazia muito, em pouco tempo e com poucos recursos (mana, cards, etc.). Em poder bruto, o deck era simplesmente inferior ao Jund, the Rock e o UW, que são os outros fair decks do formato.

As answers em geral são piores, o deck gera menos card advantage e o card quality de modo geral é inferior. Looting era a carta que tornava o deck dinâmico, recursivo e rápido. Você conseguia fazer o deck rodar, descartava as cartas ruins nos matches (uma das grandes vantagens do deck em relação aos outros fair matches), descartava lands extras, etc. Sem o Looting, o deck vai perder grande parte do dinamismo e velocidade.

O Mardu só volta a jogar se o reformularem como um Midrange tradicional. Answers melhores, muito mais lands, threats maiores, etc. A estratégia que virava antes de jogar rasinho, poucas lands, cartas de custo baixo, threats leves, etc., não vai mais funcionar. E pra mim, parece pouco provável hoje, que o Mardu tenha alguma condição de ser comparável ao Jund jogando assim. O branco agrega muito menos do que o verde em termos de answers e threats. O Mardu rodava Dreadbore. O Jund tem Assassins's Trophy e Abrupt Decay. O Mardu usava Young Pyromancer. O Jund tem W6. O branco funcionava principalmente por causa da Lingering Souls, que perde muito apelo sem o Looting. O Seasoned Pyromancer sozinho não parece ter condições de manter o dinamismo do deck.

A única chance do branco ser muito relevante é a SFM. Mas aí, eu não consigo ver muita vantagem em pensar num Mardu ao invés de um Abzan, com as answers poderosas do BG, Goyf, e mais a SFM.

Hollow (27/08/2019 10:56)

Perdão. Erro meu. O Dredge vinha voando mesmo. Era só a Phoenix que vinha perdendo espaço (salvo engano, devido à ascensão do UW Control com a Narset).

Derkarus (27/08/2019 10:52)

Único erro dessa banlist pra mim foi não ter levado Stirrings ou Opal, em qq combinação, pq isso realmente é esperado

Derkarus (27/08/2019 10:51)

Concordo 100%

O propósito do jogo é o campo de batalha:

Ataque
Bloqueio
Removal
Trocas 1 por 1

Isso todo deck tem potencial de fazer e é o que torna o jogo equilibrado

O modern estava tão absurdamente voltado para o cemitério que decks que não tinham capacidade de interagir muito forte com ele estavam mortos (Leyline of the void carta mais jogada do pro tour), ou eu então seu deck tinha que tirar vantagem do grave também (vide Jund que retornou graças ao W&6)

As interações estavam abusivas e, além disso, rápidas demais para o que o formato consegue conter

A decisão foi correta, ao meu ver

Derkarus (27/08/2019 10:46)


Exato

O único deck injustiçado foi o Mardu Pyromancer, que vai sobreviver e se ajustar ao meta

Os demais eram abusivos, usavam Looting com o propósito de fazer um setup absurdo para ter o jogo garantido já no segundo ou terceiro turno

Uma "cantrip" tão específica, que somente decks que faziam uso de uma "zona morta" conseguiam aproveitar e que forçava a utilização de main deck de cartas ridiculamente específicas e mortas contra Fair matches (Surgical e Leyline), pra mim, indicava uma natureza extremamente quebrada do formato e algo que não era saudável.

Fabioliveira (27/08/2019 08:00)

fico bem conveniente pras lojas , nao sei nao ... nao ponho a mao no fogo pela wizards

Rlana (27/08/2019 07:10)

Tirou o foco no grave, assim voltamos ao hate de artefatos.
Tron, Scales, Urza e agora os equipamentos.

Raphaeltorres (27/08/2019 04:19)

Tem Cathartic Reunion.