DE QUE PLANO VEM?
05/09/2019 18:05 - 5,024 visualizações - 15 comentários

Há alguns dias me deparei com uma notícia curiosa. Era mais uma noite comum quando me deparei com o nome da missão que “fotografou” o buraco negro. Curiosamente o nome do satélite que nos porporcionou aquela imagem lendária é Chandra. De início eu pensei que alguém da missão fosse muito fã de Magic, mas pesquisando mais a fundo descobri que é uma homenagem ao físico Subrahmanyan Chandrasekhar, vencedor de um Nobel de Física por estudos teóricos referentes à estrutura e evolução das estrelas. Mas como esse nome foi parar na Planeswalker vermelha? Muito simples, Chandra é o Deus da Lua e pai de Buda na mitologia hindu, e também um nome muito popular em países do Sudeste asiático tanto para o masculino como para o feminino. Então decidi ir mais a fundo nesse mundo dos nomes de Magic.


TRON : Então, Tron é uma referência a um anime bem antigo chamado Voltron. Que por si só tem uma história curiosa. VOLTRON, é uma adaptação americana da década de 1980 e que na verdade vem de duas animações diferentes, a primeira temporada é uma versão de BeastKing Go Lion e a segunda adapta Armored Fleet Dairugger XV e basicamente é uma aventura de mechas onde os robôs se juntam pra formar o robô principal, daí vem a relação entre o arquétipo e o anime, o Urzatron é basicamente juntar peças para fazer algo mais forte, entendeu?


Theros: Obviamente Theros se passa num plano altamente inspirada na Grécia Antiga, mas  você sabe o que significa a palavra “Theros” significa? Bem, em grego antigo Theros significa Monstro, e é por isso que uma das habilidades do Plano é MONSTRUOSIDADE, além disso várias artes de cartas fazem referências à mitologia greco-romana, como Chained in Rocks que é basicamente Prometeus cumprindo seu castigo eterno, além disso os Deuses de Theros são muito parecidos com os deuses primordiais, até mesmo as armas de cada deus remetem às da sua inspiração, como Thassa com seu bidente( Assim como Posseidon) e Purforos com seu martelo ( bem como Hefesto).


Kamigawa: Kamigawa vem da junção de duas palavras em japonês, Kami que significa Deus e Kawa que significa rio, em suma o nome Rio dos Deuses faz referência há um rio que realmente existe e é essencial para a existência do plano, segundo a Wizards o rio Kamigawa pode ser observado na arte de Slumbering Tora, além disso, mecânicas como Bushido e Ninjutsu fazem referências a filosofias de guerra que realmente existiram no Japão Feudal.


Ravnica: Pra muitos provavelmente é o melhor plano de todos e, salvo engano,o plano mais visitado depois de Dominaria, mas qual a inspiração para a criação de Ravnica?


É mais fácil mostrar do que falar. Eis uma foto de Praga, capital da Chéquia.
 

 

E uma foto do plano de Ravnica 



 

O Plano é basicamente uma representação medieval dos países Balcãs no leste europeu, e inclusive o nome Ravnica significa Planície em Servo-Croata. Sobre o sistema de Guildas, com muita pesquisa consegui achar algumas palavras parecidas com o nome de cada uma e que seu significado de leve lembra a função de cada uma, mas não tive acesso a nenhum resultado oficial da Wizards que me confirmasse esse resultado, mas assim mesmo eis o que encontrei : 

 

Izzet pode ter uma associação com Livre;
Gruul pode vir da palavra Grûbo - Grosseiro;
Boros se parece muito com Borak -  Exército;
Dimir talvez venha de Dimi - Fumaça;
Selesnya vem de Selekcija - Seleção; 
Rakdos se assemelha muito com Rados - Alegria;

 

Para as outras quatro guildas não achei resultados tão interessantes mas o que achei de mais parecido foi :

 

Golgari se assemelha a Gorak - Amargo;
Orzhov levemente parece com Ozivjeri - Renascer;
Azorius lembra um pouco Associajacija - Associação
Simic se parece com Séme - Semente;

 

Por enquanto isso foi tudo que achei, talvez com mais tempo pudesse ter desenvolvido mais coisas, mas quem sabe eu não planeje outro artigo do tipo mais para frente? Deixe nos comentários coisas que vocês gostariam de ver em um artigo de curiosidades.


Miguel Augusto Camarano ( MCamarano)
Miguel Augusto Camarano de Oliveira, ou somente Camarano, nasceu e mora em Goiânia-GO, é estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Goiás começou a jogar Magic em 2017. Jogador de praticamente todos os formatos, é um apaixonado pela groselha, gosta do aspecto competitivo do jogo. Podcaster e Youtuber busca mostrar como o Magic pode ser impactante na vida das pessoas
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
LigaMagic App



Comentários

Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.

MatheusCorallus (11/09/2019 20:18)

Texto 10! Muito bom mesmo.

master_fos (10/09/2019 12:25)

Excelente ideia! Não só Lovecraft, mas inclusive Shakespeare é citado e algumas cartas mais antigas. Tbm seria muito interessante trazer referências de outras edições, como Arabian Nights, por exemplo. Achei muito legal a pesquisa e o artigo.

tattoowalker (07/09/2019 17:43)

Sensacional! Parabéns e obrigado pela ótima leitura

GariCosta (07/09/2019 14:27)

Fala do Ponza! Pq esse deck tem esse nome?

brunosprak (07/09/2019 11:05)

Adorei o artigo, mostrando a relação com os idiomas do leste europeu que inspirou o plano Ravnica. Sigo os demais que gostariam de outros artigos semelhantes.

Hasso (06/09/2019 16:01)

Bom artigo.

tsuno (06/09/2019 09:04)

Maneirasso o artigo!!!

Osezno (06/09/2019 08:42)

Ótimo artigo!

Espero que faça vários nessa temática

Parabéns, Miguel!

RenanPenatti (06/09/2019 08:37)

MUITO LEGAL! Talvez para um próximo artigo nessa mesma linha, possa trazer as referências da literatura em determinados planos e cartas, como fica evidente a influência das obras do H.P. Lovecraft em muita coisa de Innistrad, por exemplo.

BrunoEid (06/09/2019 07:34)

Parabens, que descrição perfeita das guildas... otimo artigo vou compartilhar...vlw

Rakunin (06/09/2019 03:22)

está de parabéns, vou esperar mais artigos como esse, avido

Rubens420 (05/09/2019 20:15)

Miguel, que artigo maravilhoso!
Muito informativo e didático, parabéns e que venham mais desses!

drasbras (05/09/2019 20:09)

Po, que bacana sobre Theros! Acho que eles também quiseram usar esse nome de forma ambíguo p/ ficar algo parecido com The-Heros.

drasbras (05/09/2019 20:06)

Mdsss! Sempre quebrei a cabeça p/ entender a etimologia dos nomes da guilda! Olha você aí, desvendando todo o mistério!! xD Valeu, rapaz! Conteúdo de qualidade!

JocelioFernandes (05/09/2019 18:26)

Que legal. Sempre curti saber referencias. Aguardo por mais 😊