As melhores cartas de Trono de Eldraine para o Standard
Juliano traz a sua visão de quais são as melhores cartas e as com mais potencial para o Standard
23/09/2019 10:05 - 19.556 visualizações - 16 comentários

Fala galera! Trono de Eldraine desde o seu primeiro anúncio foi totalmente hypada pela comunidade mais ligada ao Lore do Magic, afinal uma coleção baseada em contos de fadas abria possibilidades incríveis para a história do jogo. E então veio o tão famoso Trailer... e ele era incrível! Nesse momento não tinha mais aquela história do "gosto de lore" ou "não gosto de lore", todos cantarolaram a música Can't take my eyes off you por dias e a "biscotinha" roubou os nosso corações.

Trono de Eldraine sem anunciar uma carta já era um sucesso, mas se você acha que a Wizards relaxou com isso estão muito enganados! Agora com o Spoiler completo eu posso seguramente afirmar que Trono de Eldraine vai ser um sucesso completo.

Nesse artigo eu não irei "rankear" as cartas, mas tentarei passar e falar um pouco sobre as cartas que mais chamaram a minha atenção - e não foram poucas! Então é completamente normal se você que está lendo, enxergou uma carta muito boa na coleção e ela não foi citada por mim.

Quando avaliamos cartas antes mesmo de elas serem jogadas sempre estamos sujeitos a errar mais do que o normal, mas mesmo assim é bem legal especular e o debate que é criado se feito de maneira saudável é muito divertido, bom então vamos lá:

 

CICLO DE MÍTICAS DE UMA COR

 

Eldraine traz dois ciclos de míticas de uma cor, um com uma criatura de cada cor e outro com um artefato lendário de cada cor, vamos falar primeiro sobre o primeiro:

Harmonious Archon - Uma criatura que por 6 manas cria 10 de poder na mesa separado em 3 criaturas sendo uma delas um 4/5 voar, essa carta é interessante mais situacional pois nem sempre a habilidade de transformar as outras criaturas em 3/3 será uma vantagem e em alguns casos pode ser sim um Drawback, eu diria que das 5 criaturas míticas essa seria a que eu menos gostei.

Brazen Borrower // Petty Theft - Se a galera do UG Flash estava preocupada se iriam ter upgrades em seu deck com Eldraine, eles não precisam temer mais, essa fadinha entra diretamente nesse deck e não só isso, acho que ela irá jogar e muito em qualquer deck azul que suporte criaturas, essa carta é muito boa.

Rankle, Master of Pranks - Esse fada ladino certamente tem potencial, mas você não pode simplesmente "largar" ele em qualquer deck preto e achar que ele vai fazer o serviço, um deck terá que ser criado em volta dele para você poder abusar bem das 3 triggers que Rankle pode desencadear ao causar dano, eu enxergo essa carta com muito potencial no deck certo.

Robber of the Rich - Esse é o tipo de carta que sempre quando passa pelo Standard costuma jogar bastante, uma criatura de custo baixo que pode criar card advantage ao mesmo tempo que causa dor certamente terá o seu espaço nas estratégias vermelhas mais aggro.

Questing Beast - Quando você começar a ler essa carta e vê: Quatro manas 4/4, vigilance, deathtouch e haste, e percebe que ainda tem muito texto pela frente, a sua mente automaticamente começa a se preparar para um drawback e então você lê: essa criatura não pode ser bloqueada por criaturas de poder igual ou inferior a 2, opa mais uma vantagem vamos finalmente ao drawback? O dano de combates que seria causado por criaturas que você controla não pode ser previnido, muito bom muito bom, é agora o drawback? Toda vez que ela causa dano a um jogador ela causa uma quantidade de dano equivalente ao planewalker alvo que aquele jogador controla, FIM. A minha primeira reação foi pensar que se tratava de uma brincadeira, uma fake card ou algo assim, rapidamente eu descobri que era oficial e fiquei espantado, não apenas por se tratar de uma carta absurda mas pelo fato de que você pode cortar tranquilamente uma das habilidades ou até duas dessa carta e ela ainda assim ser absurda, que carta meus amigos, que carta.

 

Cilco de artefatos lendários


Entre os cinco novos artefatos lendários o que mais me agradou foi o verde: The Great Henge. Mas todos eles andam na linha perigosa do injogável para o completamente quebrado, essa questão só o tempo irá responder.


Os Plneswalkers de Eldraine
 

Oko, Thief of Crowns - Antigamente existia uma "regra" de que Planeswalkers de custo 3 deveriam ser olhados com muito cuidado, hoje em dia os planeswalkers de custo 3 são uma realidade do jogo e temos diversas opções, Oko é uma carta na minha opinião em que eles ficaram com medo de criar um walker de 3 manas que fosse overpower e acabaram criando uma carta que não me anima tanto, eu com certeza o testarei mas ao contrário do que tenho visto de reação da galera, essa carta não me animou muito.

Garruk, Cursed Huntsman - A volta do tão amado/odiado Garruk em grande estilo, um planeswalker de 6 manas com uma habilidade que se defende bem, uma habilidade que lida com qualquer criatura e um emblema que não parece combinar tanto com a carta mas que ainda assim não pode ser ignorado pois tem o potencial de acabar com uma partida do nada, eu gostei bastante da volta do falabravo e dessa carta.

The Royal Scions - Os gêmeos Will e Rowan finalmente chegam ao Standard e chegam em grande estilo, eu gostei bastante dessa carta e as interações que ela possibilita com Arclight Phoenix mas talvez a segunda habilidade dar haste não fosse pedir demais né?


RARAS QUE SE DESTACAM


Ayara, First of Locthwain - Eu gostei muito dessa lenda, apesar de ter um custo proibitivo Eldraine começa a nos jogar para um mundo menos colorido mesmo, e decks de apenas uma cor já são uma realidade, por 3 manas um 2/3 que consegue ao mesmo tempo matar o seu oponente, ganhar vida e gerar card advantage, essa carta deve ser observada com atenção.

Yorvo, Lord of Garenbrig - Eu confesso ter uma queda por criaturas verdes que caem rápido na mesa e atacam mais do que o seu custo, nesse caso temos Yorvo, um 3 manas 4/4 que toda vez que outra criatura verde entra em jogo ele ganha um marcador +1+1 mas com o bônus de que se essa criatura for maior que Yorvo ele irá ganhar um adicional marcador! Nullhide Ferox mandou um abraço para Yorvo! 12 de poder no turno 4 não é de se jogar fora.

Gilded Goose - Deixa eu contar um segredo para vocês caso ainda não tenham percebido, é MUITO improvável que teremos Birds of Paradise no  Standard novamente, ok? ok, passando por isso, chegamos a Gilded Goose, uma excelente adição para o Standard, ficamos orfãos do Elfos de Llanowar e temos que superar isso, acho que Gilded Goose é um bom remédio para curar essa dor, a primeira mana quase sempre é a mais importante então use-a com cuidado. A possibilidade de você poder de fato usar Gilded no Late Game para ganhar vida ou até mesmo atacar se for "pumpada" já que ela tem fly, deixaram essa carta na lista "boa" na minha opinião.


Cavaleiros Raros


Muitas vezes em uma coleção, aparecem novas "tribos" e decks tribais começam a se desenvolver mas eu confesso nunca ter visto tantas raras da mesma tribo, temos: Blacklance Paragon, Fervent Champion, Acclaimed Contender, Stormfist Crusader, Murderous Rider // Swift End, Oathsworn Knight, Worthy Knightisso para ficar só entre os bons cavaleiros raros, ainda temos na coleção diversoes cavaleiros incomuns e comuns que devem ver jogo. Se a Wizards queria forçar as pessoas a jogar com um deck de cavaleiros em Eldraine, eles fizeram um bom trabalho.
 

Ciclo de Aventuras Raras
 

Eu citei o Murderous Rider // Swift End no tópico sobre cavaleiros mas além dele temos também uma outra aventura rara de cada cor e todas se destacam, o cavaleiro preto com certeza é um dos melhores mas principalmente Bonecrusher Giant // Stomp irá jogar tanto quanto, um burn de duas manas 2 de dano que "virá" uma criatura foi uma sacada muito interessante da Wizards de como usar a nova mecânica. Lovestruck Beast // Heart's Desire, Fae of Wishes // Granted e Giant Killer // Chop Down, são três cartas muito boas também e que não devem ser ignoradas.


Raras com potencial para formatos Eternos


Ultimamente as edições Standard tem agregado bastante aos formatos eternos, eu separei três cartas que eu acredito que se enquadram nessa categoria: Charming Prince, Hushbringer, Once Upon a Time e Emry, Lurker of the Loch, eu não estou dizendo que essas cartão não irão jogar no Standard, afinal elas são todas muito boas, mas quando eu olho para elas a primeira coisa que eu penso são, formatos eternos, eu sei que o foco aqui é o Standard mas dei esse "pitaco" só para não passar em branco.
 

Terrenos não-básicos de Eldraine
 

Temos diversos terrenos não básicos jogáveis em Eldraine entre eles 2 que eu gostei muito: Castle Ardenvale e Fabled Passage, o castelo é o tipo de carta que eu gosto muito, vai em deck aggro ou control e desepenha muito bem sua função em ambos, Fabled Passage é uma carta que eu espero que verá MUITO jogo no standard, sim ela é pior que Prismatic Vista ou as clássicas Fetchlands mas para o Standard acho que ela tem o que é o necessário para jogar.
 

Adamant
 

Mais uma nova mecânica interessante de Eldraine, talvez ela séra mais relevante no Limited do que no Constructed mas duas cartas me chamaram a atenção: Slaying Fire e Rally for the Throne , a comparação de Slaying fire com Flame Javelin é inevitável e se o Javelin já era uma carta muito boa e que jogou muito o novo Burn é tão bom quanto. Já o Rally não verá tanto jogo quanto o Fire mas ainda assim é uma carta que acredito que terá o seu espaço em alguns sideboards, gostei muito de como a nova mecânica foi usada nessas duas cartas.


Bem a todos que achavam que Eldraine era apenas uma edição "bonitinha" vocês erraram feio, pois é uma edição LINDA e que traz muitas possibilidades principalmente para o Standard!

 


Lembrando que Terça-feira 24/09 teremos o evento Early Acess no MTG Arena, e eu irei Streamar no canal da LigaMagic a partir das 16:00, espero todos vocês lá!

Cards Store - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Epic Game - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Cards of Paradise - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( babones_mtgo)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 27/09/2019 11:38
EDIT: Uma carta me passou completamente despercebida, ela se chama Wicked Wolf, o "lobo mau" e com ela o Oko melhora muito, eu não tinha encontrado muitos motivos pra usar o Oko além do ganso que é muito bom, mas realmente com o Wolf a minha opinião sobre o Oko muda e acrescentar também o quanto o Wolf é bom é importante. :)
(Quote)
- 24/09/2019 19:22
Professor esse artigo está muito foda, parabéns!!!
(Quote)
- 24/09/2019 11:17
Oko vai jogar modern FÁCIL.
Cai como uma luva nesses decks. Para N coisas. Ganha vida, tira B.O. da mesa. Troca food por bixo. Oq mais vc quer dele ? Lealdade alta. Tudo UPA ele.
Hahaha, eu ri quando apareceu não estar empolgado
(Quote)
- 23/09/2019 20:06
Belo artigo!

Chances da Era Uma Vez jogar no Tron?
(Quote)
- 23/09/2019 17:02
Essa coleção tá muito bonita e caprichada.. grande obra de arte sem falar que tá trazendo alguns cards que também possui habilidades incríveis..
Últimos artigos de Juliano Gennari
Mythic Championship VI
Resumo de tudo que rolou no Mythic Championship VI
4.393 views
Mythic Championship VI
Resumo de tudo que rolou no Mythic Championship VI
4.393 views
Há 5 dias — Por Juliano Gennari
Mythic Championship Richmond
Informações sobre o Mythic Championship Richmond, o último da maneira que conhecemos.
4.410 views
Mythic Championship Richmond
Informações sobre o Mythic Championship Richmond, o último da maneira que conhecemos.
4.410 views
Há 8 dias — Por Juliano Gennari
Promoção de NOVEMBRO - Stream LigaMagic
Detalhes sobre a promoção do mês de novembro nas Strems na Twitch do canal da LigaMagic.
2.113 views
Promoção de NOVEMBRO - Stream LigaMagic
Detalhes sobre a promoção do mês de novembro nas Strems na Twitch do canal da LigaMagic.
2.113 views
Há 10 dias — Por Juliano Gennari
Selecionados Bootcamp Bolts
Resultado da seletiva para o Bootcamp
2.343 views
Selecionados Bootcamp Bolts
Resultado da seletiva para o Bootcamp
2.343 views
Há 11 dias — Por Juliano Gennari
Brawl - Banidas e Restritas
Atualização da lista de Banidas e Restritas de Brawl
5.897 views
Brawl - Banidas e Restritas
Atualização da lista de Banidas e Restritas de Brawl
5.897 views
Há 11 dias — Por Juliano Gennari