Novo formato: Pioneer
A inserção de um novo formato no Magic
21/10/2019 12:52 - 27.685 visualizações - 135 comentários

Como um dia foi anunciado o Modern, chegou a nova era de 'tempos modernos' entrar em vigor. 
 

O Pioneer - um novo formato sem rotação com cartas de Retorno a Ravnica até "agora" - está chegando ao Tabletop e ao Magic Online em breve.

Ao anunciar o mesmo, Blake Rasmussen disse que nesta quinta-feira (24 de outubro), Aaron Forsythe e Max McCall estarão no Weekly MTG às 18:00 (Brasília), para responder a todas e quaisquer perguntas sobre o novo formato Pioneer.

 

A história da Pioneer começa com Modern. Em 2011, o Modern foi criado como um ponto intermediário para jogadores que ainda não estavam prontos para o  Legacy, mas procurando mais maneiras de usar sua coleção depois que as cartas saíram do Standard. Passaram dezoito anos após o lançamento da primeira edição legal de Magic - que seria a Edição Limitada (Alpha) - e havia uma lacuna.
 

O Modern se tornou o que é hoje - um formato sem rotação que os jogadores gostam e se sentem à vontade para explorar. Enquanto isso, o Standard está sendo apresentado a uma nova geração de jogadores através do Magic: The Gathering Arena.

Mas há uma lacuna de um tamanho considerável. A edição mais antiga do Modern saiu em 2003 - dezesseis anos atrás -, e agora o Modern é tão grande que não serve mais para a função necessária de "formato em que você pode usar seus cards Standard após a rotação".

Para jogadores que começaram recentemente e ainda querem jogar com suas cartas favoritas após a rotação, o Pioneer, como Modern foi, preenche essa lacuna proporcionando uma experiência divertida para o Tabletop e para o Magic Online.

 



Blake também lembra que atualmente não há planos para adicioná-lo como um formato a Magic: The Gathering Arena, e que o Pioneer não é um substituto em nenhum sentido. É o reconhecimento de uma base diversificada, crescente e estratificada de jogadores - Eles vêem o Pioneer como aditivo.

 

Voltando ao formato, ele já começa com uma lista de Banidas e Restritas - de apenas 5 cartas - Lamacal Ensanguentado, Delta Poluido, Contraforte Arborizado, Urzal Ventoso e Praia Inundada.

A essência da decisão foi a seguinte: A base de mana com fetchs e shocks é muito forte e facilitam muito o jogo de três ou quatro cores. Os baralhos podem se tornar mais homogêneos e o formato se torna mais definido. Mais restrições na base de mana adicionam diversidade ao formato e fazem com que os decks sejam reproduzidos de maneira diferente.

 


 

O formato estará disponível para teste no Magic Online a partir de 23 de Outubro.
No Tabletop, o formato estará disponível com sancionamento pelas lojas (WPN) em breve.

 

O Pioneer será um dos formatos na primeira Players Tour Series de 2020, ocorrendo dias 1-2 de Fevereiro e 8-9 de Fevereiro. Além disso, o Players Tour Finals no final de semana de 25 de Abril de 2020 também utilizará o formato.

Então, a partir de 21 de Março, alguns eventos qualificatórios para o Players Tours começarão a usar o formato Pioneer.

 

Já possuimos também, Grand Prix anunciados também em formato Pioneer:

 

 

Mais informações no anúncio oficial: Wizards

 

Fanny Oliveira ( AnjoSerra)
Apaixonada por Magic desde 1998, com experiência em WPN, Streams e organização de grandes eventos.
Fanny também é criadora do canal AnjoSerra, Co-criadora do podcast Lorenautas, cosplayer, professora, ilustradora, designer, produtora e o mais importante: Criadora de conteúdo para a LigaMagic! =D
Redes Sociais: Youtube, Instagram, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 04/11/2019 16:32

Você tá confundindo as coisas. Cartas como o Shaman, DTT, Treasure Cruise etc só eram fortes justamente pois os formatos tinham as fetchlands. No pioneer é muito difícil delas serem tão eficientes.
E o combo Shaheeli + gato também era mais eficiente pois tinha pouca coisa para atrapalhar. No pioneer, com um simples "spell pierce", por exemplo, você já acaba com o combo do seu oponente.
Mesmo assim, eles ainda iram anunciar o que será banido. Primeiro estão fazendo um teste. É melhor desse jeito do que banir um monte de coisa que não é prejudicial para o formato sem saber.

(Quote)
- 04/11/2019 15:36
Peraí, deixa eu ver se entendi.

Um formato que permite Deathrite Shaman, Monastery, Treasure Cruse, DTT, Gatinho, Saheeli e um monte de cards que foram (juntos) problemáticos durante o Standard de suas épocas, certamente não nasceu saudável.

A lista de banidas vai aumentar um monte se quiserem um formato mais equilibrado. O que eu achei é que poderia começar a pool de cards noutro bloco, evitando RTR, por exemplo, ou mesmo KTR. Khans, Return to Ravnica e Kaladesh foram blocos com cards bastante únicos, quebradores de formato.

Acho que o erro do Pioneer está justamente no fato de nascer com esses blocos aglutinados.
(Quote)
- 03/11/2019 23:55

Eles querem minimizar ao máximo o "busca e embaralha", já falaram isso em entrevistas inclusive.

Ainda acho que é questão de tempo, quando perceberem que precisam fazer um novo formato pós-Pioneer, capaz de reprintarem fetchs e PW icônicos para extrair o máximo de dinheiro, mas isso em um futuro muito distante...

(Quote)
- 03/11/2019 22:08
Estava mesmo achando que o Modern estava descambando para Antiquities... De moderno não tinha nada, como assim, 8a edição foi no tempo das cavernas!
Sim, precisa achar um formato "eterno", que não rotaciona a cada duas semanas, mas que só tenha cartas mais atuais. O jogo se modificou muito, não é mais o "pegapacapá" do começo, em que as habilidades eram simples, diretas e agressivas; agora há mecânicas mais elaboradas, tipo, "se for 3a feira e você já tiver jantado, escolha uma criatura para receber +3+3, mas se estiver chovendo ao invés disso será -4-4."
É um Magic... digamos... de salto alto. Sim, um ótimo formato.
(Quote)
- 28/10/2019 08:48
Bom dia amantes do Magic....

Pelas críticas lidas, não fui só eu que fiz um investimento de quase 2 mil reais no Standart!
Isso mesmo, em theros montei um esper control, gastei quase 2 mil reais , pois na época, Espeth campea do sol, jogava pra caralho.
Foram 9 mese jogando com Deck, ate a rotação.
Sim, fiquei Put.. da cara após rotação, pois o deck despencou para a metade da metade do valor, sem choro, sem guspi sem amor!

Enfim, migrei para o Modern, pois o legacy esta longe do meu bolço.
No moderno encontrei a alegria de viver, leque de opções para montar e fazer o que bem entendia.
Com o tempo Meu deck izet casual, virou um Grixis Shadow, me deixando muito opressor nas partidas.
Ja montei meu deck Pionner, agora so o tempo pra corresponder.

Acredito que muitos jogadores iram migrar para o Pionner, tenha certeza que o formato vai despertar o prazer em jogar Magic de muitos jogadores com potencial, e acredito que assim como eu, ja foram frustado pela Wizard, por esses seu altos e baixos. Empresa louca na real. kkkkkk

O homem senti o cutuco quando mexem no seu bolço.

Um abraço... espero enfrentar alguns jogadores como meu caso por ai!
Últimos artigos de Fanny Oliveira
Alterações no Lançamento de Ikoria: Terra de Colossos
Anúncio oficial da Wizards sobre as mudanças no Lançamento da edição e alguns avisos!
9.271 views
Alterações no Lançamento de Ikoria: Terra de Colossos
Anúncio oficial da Wizards sobre as mudanças no Lançamento da edição e alguns avisos!
9.271 views
Há 3 dias — Por Fanny Oliveira
11.439 views
17.326 views
Jumpstart: Uma nova maneira de jogar Magic
Introduzindo Jumpstart
17.326 views
20/02/2020 21:53 — Por Fanny Oliveira
Challenger Decks 2020 - Deck Lists
Quatro decks para iniciar no Standard.
78.545 views
Challenger Decks 2020 - Deck Lists
Quatro decks para iniciar no Standard.
78.545 views
15/02/2020 23:21 — Por Fanny Oliveira
MTG Arena no celular em 2020
CEO da Hasbro revela que MTG Arena será lançado em plataformas mobile.
7.060 views
MTG Arena no celular em 2020
CEO da Hasbro revela que MTG Arena será lançado em plataformas mobile.
7.060 views
11/02/2020 14:01 — Por Fanny Oliveira