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Primeiro Fractius Primer cEDH
Hoje trouxemos para vocês mais um primer, e dessa vez para completar o artigo anterior sobre food chain, nosso protagonista: The First Sliver
12/12/2019 10:05 - 8.732 visualizações - 17 comentários
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Fala galera, tudo certo!?


No artigo de hoje iremos falar um pouco mais sobre um comandante que se consagrou dentro do arquétipo Food Chain, ganhando uma posição entre os Tier 1 do commander competitivo, mas antes de tudo, se você se interessa por cEDH e ainda não viu os artigos anteriores, pode encontra-los clicando AQUI, onde inclusive dissecamos anteriormente o arquétipo em questão.


Então sem mais delongas, vamos nos familiarizar com nosso protagonista.


The First Sliver


A primeira vista, geralmente dentro de um deck de commander quando vemos criaturas tribais, logo pensamos em decks tribais, porém no caso do nosso Primeiro Fractius a situação é completamente diferente, pois nosso amigo surpreendeu todos nós desde seu lançamento por sua consistência e poder dentro de decks baseados na carta Cadeia Alimentar, já que toda sua estrutura colabora para uma enorme eficiência e poucas Dead Cards.


A lista utilizada nesse artigo foi feita originalmente por um notório jogador do cenário competitivo conhecido como ShaperSavant, e vem sendo a lista mais utilizada e com maior índice de efetividade, mas apesar disso é sempre bom fortalecer que um dos pilares do cEDH é se adaptar ao seu metagame e ao seu playgroup para que haja um maior aproveitamento das listas, já que não existe side deck no formato.


Enfim, vamos a lista:


The First Sliver FC cEDH
Por D3AD
 
06/12/2019
R$ 26.426,09
R$ 66.512,62
R$ 227.533,51
 
06/12/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
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Comandante (1)
1   Primeiro Fractius      178,50
Criaturas (20)
1   Aves do Paraíso  22,00
1   Druida Boreal  10,97
1   Elfo do Arvoredo  0,47
1   Elfos das Sombras Profundas  2,00
1   Elfos de Fyndhorn  3,95
1   Elfos de Llanowar  0,46
1   Hierarca Nobre  48,84
1   Místico Élfico  1,65
1   Peregrino de Avacyn  0,49
1   Xamã do Ritual Mortfífero  14,39
1   Barreira de Raízes   0,25
1   Confidente Sombrio   39,51
1   Dragonete Engalanado   750,00
1   Extorsionista das Docas   339,90
1   Silenciador Irritante   14,00
1   Varrefendas   0,25
1   Flagelo Eterno  1,00
1   Maníaco do Laboratório   12,50
1   Squee, o Imortal    0,59
1   Grifo do Vale da Neblina    1,75
Planeswalkers (1)
1   Jace, Manipulador de Mistérios     16,99
Mágicas (38)
1   Pacto de Negação  61,99
1   Canção do Cisne  40,99
1   Consulta Demoníaca  71,00
1   Corrente de Vapor  17,90
1   Delir  0,44
1   Extrair  14,65
1   Imperial Seal  327,42
1   Lapso Mental  21,49
1   Perfurar Mágica  0,39
1   Ponderar  6,32
1   Preordenar  10,00
1   Renascimento Pernicioso  13,27
1   Ritual Sombrio  3,99
1   Sepultar  62,69
1   Silêncio  28,21
1   Sonda Gitaxiana  4,49
1   Tempestade Atordoante  46,92
1   Tempestade Cerebral  5,78
1   Tutor Esclarecido  82,99
1   Tutor Místico  42,31
1   Tutor Vampírico  185,00
1   Véu do Verão  24,99
1   Atrasar   3,50
1   Cofre de Lim-Dûl   17,49
1   Denegeração Abrupta   7,25
1   Drenagem de Mana   194,04
1   Imergir em Escuridão   5,75
1   Manipular o Destino   1,10
1   Pacto Maculado   65,31
1   Presciência   0,10
1   Recrescimento   0,52
1   Troféu do Assassino   8,33
1   Tutor Demoníaco   149,99
1   Veto de Dovin   7,90
1   Determinação de Yawgmoth   405,45
1   Tornado Temporal   9.999,75
1   Até Enjoar    63,99
1   Força de Vontade    328,83
Artefatos (6)
1   Cripta de Mana  649,99
1   Mox de Cromo  350,00
1   Mox de Diamante  1.899,99
1   Pétala de Lótus  53,01
1   Anel Solar  3,60
1   Cofre de Mana  180,00
Encantamentos (5)
1   Rêmora Mística  36,99
1   Tapete de Flores  34,90
1   Grimório Silvestre   99,75
1   Cadeia Alimentar   101,58
1   Necropotência    80,00
Terrenos (29)
1   Bayou 1.609,99
1   Catacumbas Verdejantes 88,75
1   Cavernas de Pedras Preciosas 241,71
1   Charco da Procriação 46,00
1   Cidade de Bronze 34,99
1   Cidadela Opaca 74,70
1   Confluência de Mana 77,90
1   Contraforte Arborizado 88,99
1   Costa de Yavimaya 2,99
1   Delta Poluído 103,95
1   Floresta 0,00
1   Floresta Tropical Nebulosa 120,00
1   Lago Alpino Fervente 130,00
1   Lamaçal Ensangüentado 80,75
1   Mina de Pedras Preciosas 7,95
1   Piscina Mórfica 40,00
1   Planície Pantanosa 69,75
1   Pomar Exótico 0,97
1   Pomar Proibido 15,99
1   Praia Inundada 92,95
1   Regiões Agrestes de Llanowar 6,00
1   Savannah 799,90
1   Túmulo Aquático 39,00
1   Torre de Comando 0,95
1   Tropical Island 1.799,90
1   Tumba Abandonada 29,50
1   Tundra 1.580,91
1   Underground Sea 1.899,90
1   Urzal Ventoso 58,90
100 cards total

Maybeboard (6)
1   Espadas em Arados  4,00
1   Jornada da Memória   0,07
1   Segar   2,97
1   Espírito-guia dos Elfos   5,75
1   Pacto de Fogo    14,99
1   Desgastar // Rasgar    //  2,50


Quando Jogamos com esse deck precisamos ter em mente que estamos lidando com um deck extremamente agressivo e resiliente, que consegue ser muito resistente a disrupts que poderiam colocar o jogo em risco.


Sua idéia inicial e condição de vitória primaria é com a saudosa Cadeia Alimentar, para que junto à Squee, o Imortal, Flagelo Eterno e Grifo do Vale da Neblina  possamos criar mana infinita e conjurar todo o nosso deck através do efeito de cascata do nosso comandante. Outra linha de vitória secundária também pode ser acessada através dos tutores proibidos (Consulta Demoniaca, e Pacto Maculado) e Jace, Manipulador de Misterios.


A construção do deck se baseia em criaturas que geram mana e aceleração ao jogo para que possamos ter o comandante ativo e também dar mais combustível para o encaminhamento do jogo. Junto a isso temos uma grande massa de tutores presentes no deck que serve para melhor consistência e adaptação, já que a demanda por algumas respostas pode variar de jogo para jogo.


Outra particularidade presente nessa lista é a versatilidade de respostas e interações devido a sua combinação de cores, que nos permite todas as 5 cores para utilizar o que for mais conveniente no momento, como sua resistência a remoções pontuais, sua facilidade de remoção e evasão a peças de stax e também Counters para proteger a resolução do combo.


Por ultimo mas não menos importante, o deck nos permite inúmeras interações que utilizam de custos de exílio e também tutores específicos para remover de jogo uma carta especifica, o que é de enorme ajuda já que precisamos de algumas cartas removidas que serão chamadas de Criaturas CFE (Cast From Exile).

 

EXECUÇÃO DO COMBO

 

Como todos já sabemos, sua primeira e principal linha de combo é a básica utilizada no
arquétipo, porém de forma resumida, precisamos de 3 componentes para executa-lo:


1 – Cadeia Alimentar
2 – Uma CFE (Como exemplo utilizaremos o Flagelo Eterno)
3 – Primeiro Fractius, nosso comandante


Para esse combo basta conjurar food chain e exilar uma de nossas CFE para criar mana infinita. Algumas vezes essas criaturas já estarão no exílio por conta de interações do deck, e isso já adianta boa parte do caminho.


Após termos mana infinita na nossa reserva poderemos conjurar nosso comandante para desencadear um efeito de cascata, e depois exila-lo para que volte a zona de comando utilizando food chain, e conjura-lo novamente até que cascateemos todo o deck. Com o Jace, Wielder of Mysteries em jogo, temos uma vitória garantida.



PLANO DE JOGO


Como já foi dito antes, esse deck possui uma grande vantagem de não sofrer com Dead Cards, e isso o ajuda a ser extremamente consistente mesmo com um campo vazio, já que com alguma mana e um tutor já podemos conduzir a vitória logo nos primeiros turnos com certa facilidade, porém como também já foi dito antes, ele consegue se tornar um deck extremamente responsivo frente à um oponente que está tentando chegar ao seu objetivo, seja com um pacote padrão de interações, ou com opções mais voltadas ao seu meta.


O restante do deck é completo por inúmeras cartas que servem de suporte, múltiplos tutores, fontes constantes de mana e interações. Sua capacidade como um deck de 5 cores é muito importante para que tudo ocorra bem, já que temos acesso a tudo de mais eficiente dentro de toda a pool de cartas permitidas no commander.


Também não podemos deixar de citar que com 9 Fetchlands, uma combinação de Dual lands das cores ABUR e as melhores lands multicoloridas, é muito fácil atingirmos os requisitos para a completa fluidez desse deck.


Por fim, quando se trata de mulligans é importante que tenhamos pelo menos uma criatura Drop 1, e alguma peça que nos permita seguir em frente com o nosso combo, seja ela em forma de tutor ou Compra. Mulligar agressivamente para mãos com planos de jogo mais ativas é essencial.


Alguns planos de jogo podem variar de acordo com o presente jogo, e as situações mais comuns são:


1 – Focando no combo principal

 

A configuração mais óbvia e utilizada é mulligar para mãos onde tenhamos acesso a uma ou mais formas de conseguir suas peças para o combo, e ir montando o quebra cabeças através de Draws ou tutores.


Muito cuidado para não se enroscar em uma busca linear apenas, e acabar ficando vulnerável a possíveis respostas que podem atrasar muito o seu plano de jogo e deixar que seus oponentes tenham o jogo limpo em cima desse deslize. Arriscar é sempre bom, porém commander é um jogo onde temos 3 outros jogadores atentos ao seu jogo, sempre se lembre disso.


2 – Corrida pelo Ad Nauseam


Esse cenário pode ser muito eficiente dentro de situações onde temos em nossas mãos formas rápidas de geração de mana através de rituais e alguns tutores, e estamos seguros de tentar uma win condition. Mas também pode ser muito útil quando dentro de uma confusão de respostas durante uma pilha entre seus oponentes você consiga ver uma oportunidade de resolver uma ad nauseam e acessar seu deck de maneira segura para uma vitória no próximo turno ou até mesmo no turno em questão durante sua main phase. Temos que ter em mente que apesar desse deck ser muito capaz de conseguir uma ad nauseam eficiente durante sua main phase, a opção mais segura é sempre no passe de um oponente, depois que possíveis respostas já foram gastas.


Esse plano de jogo é comumente usado contra decks que não possuem azul e que interagem com a mesa na forma de remoções no lugar de Anulações, o que deixa a resolução da sua ad Nauseam muito mais segura e efetiva.



3 - Esmagando com a necropotência


Necropotencia sempre será uma grande e forte opção de jogo dentro do Early/Mid game, principalmente quando estamos a procura de cartas para respostas, ou até mesmo procurando por alguma peça especifica para encerrar o jogo, porém temos que lembrar que as 7 cartas que escolheremos em nossa Mão precisam sobreviver até seu turno ou até que você possa interagir de forma pesada na mesa.


No começo do jogo nosso encantamento é uma forma muito eficiente de iniciar, pois podemos criar uma seleção de boas respostas para atrasar o jogo dos nossos oponentes enquanto selecionamos o que for preciso para um possível all-win quando estivermos mais seguros, por isso o ideal é que se pague por volta de 15 de vida e seja feliz.



4 – Midrange e Control


Manter mãos que te ajudam no valor a longo prazo como Remora Mistica, Grimorio Silvestre e Confidente Sombrio são opções quando estamos planejando jogos longos contra decks que possuem formas de Stax e controle de forma ativa na mesa. Essas cartas são essenciais para que possamos comprar formas de reagir e proteger nossa possível tentativa de combo ao longo do jogo, e isso necessita uma postura inicialmente mais retroativa.


EXÍLIOS


Tutores proibidos são formas incrivelmente fortes de se conseguir chegar à uma vitória, pois ao mesmo tempo que podem nos levar até nossa peça principal que é a Food Chain, podemos durante o processo exilar um CFE, o que adianta muito o processo, mas eles brilham de verdade por serem além de Instant Speed, tutores de cartas direto para nossa mão por um baixo CMC ( B e 1B). Usa-los depois de um tutor de Topo (como Tutor Vampirico) também nos garante que o CFE que foi colocado no topo estará no exílio, o excluindo de um possível futuro draw.


De qualquer forma todo esse poder também custa um certo risco, já que no caso da Consulta Demoniaca temos aproximadamente 6.66% de chance de exilar Food Chain das 6 cartas do topo dentro de um grimório de 90 cartas (contando que estamos próximos da nossa mão incial), assim como também temos uma chance de 45% de exilar um CFE sem exilar nenhuma wincon no processo.


Também temos 33.3% de chance de exilar junto a um CFE a própria food chain, o que nos faria perde-los.


Ou seja, temos uma chance de 9/20 de obtermos o resultado desejado de um tutor proibido.

 


Manipulate Fate, Foresight e Extract podem exilar um CFE, o que serve como um tutor de uma peça dos combos, o que nos da alguns passos a frente na hora de caminhar para a vitória.


No caso especifico das duas cartas que permitem que exilemos 3 cartas, podemos além do CFE também possamos exilar os outros dos Tutores dos três (Extract e Foresight ou Manipulate fate) para que não haja risco de compra-los futuramente.

 


Necropotencia também é uma forte ferramenta quando tratamos de interações com o exílio, permitindo que possamos cavar o deck através de Draws, exilar qualquer CFE que esteja em nossa mão, e que a organizemos de acordo com o que o jogo demanda enquanto procuramos por formas de finalizações.


Esse método é ótimo quando temos em mãos tutores e um jogo seguro pela frente.

 

 


Alguns outros exemplos de interações são como Mox de Cromo e Cavernas de Pedras Preciosas , que podem exilar um CFE de sua mão incial, diminuindo suas perdas e contribuindo para o plano de jogo, assim como Force of Will pode vir a ser alimentada por um Grifo do Vale da Neblina e Imergir em Escuridao  pode vir a se tornar uma forma ampliada de Impulso.


 

Como lidar com Remoções?


Mesmo que o deck seja bem dependente da carta Food Chain,um counter ou uma remoção no nosso encantamento não significa o fim do mundo. Em inúmeras variações o nosso deck pode incluir Determinacao de Yawgmoth, Timetwister, Recrescimento e Renascimento Pernicioso como formas de recuperar-lo, e com a grande densidade de Dorks e Tutores existe uma grande chance de uma vitória logo após a resolução de um Timetwister, já que nosso CFE que estão exilados não voltarão para o deck, nos deixando em uma posição favorável capaz de conduzir à ela.

 


Uma segunda opção que vem sendo muito utilizada em muitos decks como forma secundaria de vitória são os tutores proibidos juntamente ao nosso querido LabJace (como foi apelidado carinhosamente Jace, Manipulador de Misterios). Geralmente essa estratégia é viável durante jogos longos onde aparentemente estamos sem recursos. A habilidade de saber quando e como utilizar essa wincon alternativa é algo que necessita uma certa familiaridade com o deck, porém isso vem com a prática.

 


No caso de um jogo onde temos um tutor e aparentemente mais nada para prosseguir, o ideal é tutorar uma necropotencia, que ajuda tanto a cavar o deck como para exilar um CFE de forma fácil. O importante é termos em mente que o jogo precisa ser jogado na velocidade que ele demanda, mesmo quando parece que não temos saída.

 

Por hoje é só pessoal, e se você leu até aqui e tem ou teve alguma experiência com esse deck ou arquétipo, ou tem alguma duvida ou critica, deixe nos comentários!


Não conhece cEDH e se interessou pelo assunto? Você será muito bem vindo no nosso grupo do facebook cEDH Brasil, onde discutimos commander competitivo, tiramos duvida e ajudamos a comunidade a crescer.


Espero que tenham gostado desse primer, e até a próxima :D

 

Por Jefferson Barbosa

Jefferson C Faria Barbosa ( D3AD)
Jefferson Barbosa, mais conhecido como Jeff, conheceu Magic em Lorwyn e desde então vem aprofundando seu amor por card games. Desde sempre se considerando um amante do competitivo, participou da criação do grupo cEDH Brasil e vem criando conteúdo sobre formatos multiplayer em projetos conjuntos e independentes!
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 17/12/2019 13:23:36

pois é

(Quote)
- 17/12/2019 13:19:11

Obrigado!

(Quote)
- 15/12/2019 13:57:29

Opa, tudo Bem?
Uma alternativa para o loop com timetwister é utilizar Noxious Revival e Memory's journey (Uma voltando a outra).

(Quote)
- 14/12/2019 09:59:43

Pobre

(Quote)
- 14/12/2019 07:28:36
Deck interessante para commander competitivo. Uma dúvida, o que posso colocar no lugar do timetwister?
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