E aí galera, tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho trazer mais um decktech, desta vez o deck escolhido foi o UW Familiar. Na verdade podemos até chamar de Esper Familiar, pois o deck normalmente apresenta alguma mágica ou criatura preta. Consideramos o Familiar como um deck combo, pois ele normalmente vence com algum lock, sendo o mais comum aquele em que você tomba as cartas do deck do seu oponente, o famoso mill. Sendo assim, ele precisa de algumas peças para funcionar, o que o torna difícil de pilotar em boa parte das vezes, tendo linhas de jogos diferentes, podendo mudar os resultados das partidas. Caso você ainda não tenha familiaridade com o deck, vamos conhecer a engine principal do deck:
Pode parecer simples, mas diminuir o custo de mágicas azuis é algo muito relevante, te dando acesso a vários locks, a maioria deles usando o Bruxuleio Fantasmagorico. Alguns podem ver o deck como um big mana ou um tipo de Tron piorado, mas o fato de poder gerar vida “infinita”, lockar fases de combate ou tombar todo o deck do seu oponente de forma constante e relativamente rápido, são motivos que fazem esse deck ser traiçoeiro.
O deck oferece algumas combinações de cores, sendo as mais comuns Azorius e Esper, mas é possível jogar de Bant ou até mesmo de Jeskai (já joguei ano passado quando UR Skred estava dominando o metagame). Vou apresentar três listas para conversarmos um pouco mais, sendo a primeira do Guma (tem gameplay da lista no canal dele), a segunda do Birbman (ficou em 2º lugar no challenge do dia 22/12) e a terceira é do nosso amigo Paulo “Punisher” Fratantônio que fez top16 no último Nacional Pauper. Seguem as listas:
Familiares: O Familiar de Sunscape acaba por ser obviamente necessário em qualquer combinações de cores, sendo o fato dele diminuir o custo de mágicas verdes também, que estimula a criação do deck Bant. Já o Familiar de Nightscape é menos usado, mesmo quando se monta as listas Esper, com o receio de ter muitas formas de diminuir custos e ficar sem mágicas relevantes a serem feitas. Lembrando que os Familiares reduzem o custo da mana genérica, sendo um fato importante na escolha das outras cartas. Reduzir custos no Pauper é algo raro, então esse é um deck que sempre foi jogado, porém sem mudar muito seu conceito. Em 2016, Nuvem de Fadas foi banida do Pauper devido a sinergia absurda que gerava no deck, fazendo com que a maioria das mágicas do deck fossem de graça.
Outras criaturas: Para que o deck funcione bem, várias criaturas com ETB (enter the battlefield) são essenciais, sendo Vaga-Pensador e Oraculo do Portao Marinho como as mais utilizadas, além da Barreira Mnemonica ou Arqueomante que são necessários para a criação dos loops. Fiel do Farao-Deus foi uma bela adição que nunca mais saiu, por possibilitar o ganho de vida quase infinita nos loops, ou mesmo para gerar vida suficiente para te salvar de decks aggros. Outra criatura importante, mas que não vemos na lista do Birbman, é o Habitante da Travessa dos Sabios, que funciona como win condition possibilitando tombar o deck seu oponente, tendo pelo menos dois familiares em campo mais o loop com Bruxuleio Fantasmagorico. O Dignitario Corno-de-Pedra também se tornou uma saída muito útil para se livrar de deck agressivos, te ganhando tempo para o deck desenvolva seu jogo.
Geração de recursos: Preordenar é a cantrip essencial pro deck, sendo que Ponderar pode ser utilizado em conjunto ou até mesmo Tempestade Cerebral, principalmente se você utilizar um número razoável de fetchs. Analise Profunda é outra carta muito interessante, pois com o custo reduzido ela traz um card advantage absurdo, além do mais, tem flashback. Pesquisa Compulsiva é outra carta que pode ser útil para obtenção de recursos, principalmente se você joga com pelo menos 22 terrenos, além disso, ela se torna uma win condition alternativa, podendo fazer seu oponente comprar o deck inteiro.
Outras mágicas: Como disse, Bruxuleio Fantasmagorico é parte essencial do deck, sendo necessária para criação dos loops que te levam a vitória. Efemerar me parece ser uma boa opção para o deck, se valendo do mesmo benefício que o Tron, tendo uma opção no early game para se salvar de remoções ou geração de recursos. Cordoes Prismaticos é uma presença obrigatória, pois é uma forma muito eficiente de se proteger de burns ou suas criaturas de remoções, pois o deck pode custar a se recuperar de um Redemoinho de Areia ou de um Ratos da Cripta. Estalo é uma das formas de te gerar tempo para a estabilização do jogo, tendo uma grande sinergia com as bounce lands, gerando uma grande quantidade de mana em turnos iniciais.
Base de mana: Continuo acreditando que usar bounce lands seja a melhor forma de aproveitar a sinergia do deck, porém a nova adição que Eldraine nos trouxe foi o Santuario Mistico, que pede uma quantidade maior de ilhas para ser melhor aproveitado. Pensando nisso, o Punisher fez sua lista somente com terrenos básicos, fetchs e Santuario Mistico, adicionando quatro cópias da Bussola do Navegador para correção das cores. Eu vejo como uma abordagem bem interessante pelo fato de proporcionar mais terrenos disponíveis nos primeiros turnos, facilitando sua construção do campo.
Outras opções para o main deck: Minha referência está em manter as cores Azul e Branco, sem nenhum outro splash, porém é um deck que permite essa possibilidade. Vou listar algumas opções que eu usaria para as três builds que apresentei:
* UW
- Anulações como Proibir e Excluir são ótimos opções considerando o atual metagame;
- Verdade Reverberante também vejo como uma adição muito interessante, vendo um metagame com muito Boros Bully e Fadas.
- Se ETB é necessário entre as criaturas, o Horror de Dinrova consegue atrapalhar muito o plano de jogo do seu oponente.
* Bant
- Pulsacao de Murasa talvez seja a carta que mais vale a pena ter ao se adicionar o verde ao deck, recuperando recursos valiosos;
- Explorar é uma forma eficiente de rampar e Paz Momentânea te ajuda na hora de evitar os ataques do seu oponente.
Sideboard
Anulações: Explosao Hidrica e Delir são as melhores opções para o side. Negar pode ser interessante, pois com a redução de custo, você tem um Delir melhorado.
Hates: Não considero que ter hates pode ser muito relevante, pois você não quer fugir do plano de jogo. Canto da Natureza vem se mostrando útil por ser um hate duplo e por ter verde em seu custo híbrido, recebe a redução de custo do familiar.
Outras mágicas: Mais cópias de Cordoes Prismaticos pode ser muito útil, bem como cartas que te ganham tempo, do tipo de Verdade Reverberante. Flechas Denteadas é uma carta que foi deixada de lado, mas acredito que tenha um potencial enorme de uso, sendo a remoção que o deck não possui.
Mesmo tendo diminuído sua presença no metagame, com decks mais lentos, vejo um grande potencial no Familiar. Vamos ver algumas ideias para lidar com o atual metagame:
Mirror e outros big mana: Na mirror você precisa gerenciar muito bem seus recursos, já que o deck interage muito pouco o deck do oponente. A principal chance de vitória deverá vir tombando o deck de seu oponente, porém não se feche nisso, pois eventualmente a vitória pode vir de suas criaturas após estabilizar o campo. Contra Tron, você deve atrasar o máximo possível que ele feche as lands de Urza, pois ele deverá gerar muito mais recursos que você.
Midrange: Mesmo interagindo com seu deck, dificilmente esses decks conseguirão impedir a sua geração de recursos. No pós side devem vir com descartes e hates de cemitério, que podem ser facilmente contornados, usando iscas no momento certo. Não abra mão de seus efeitos de fog, pois é possível que mãos explosivas te coloquem muita pressão. Decks com mais anulações como UR Skred podem te forçar a gastar muitos recursos, então saiba usar seus pontos de vida em prol de construir sua sinergia.
Aggros e aggro / combo: Normalmente você consegue colocar várias criaturas em campo e ganhar alguns pontos de vida, o que te deixa em vantagem contra decks como Burn e Stompy. Por não termos remoções, partidas contra afffinity tendem a ser bem tensas, sendo decididas em quanto tempo demoramos para fechar os loops, pulando fases de combate por exemplo.
Bom galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo host do PauperView e cohost do RakdosCast.
Troque pesquisa compulsiva por lição trágica, compra só 2, mas é instant e volta terreno santuário mistico, se tiver os 2 familiar em campo, na passada, vc compra 2, devolve o terreno no seu turno e pega de volta a instant.
Flicker e Mulldrifter fazem isso melhor. A vantagem de Deep Analysis é o fato de ter flashback, esse flashback ser descontado pelos familiars, e a possibilidade de millar o oponente gerando mana infinita. (Precisa de 2 familiars, 2 flickers, 1 mulldrifter, 1 santuário e 4 ilhas. Vira um santuário e uma ilha, e flicka os dois. Santuário entra em pé retornando flicker pro topo, ilha entra em pé, 1 mana na pool. Vira o santuário e flicka ele e o mulldrifter, colocando flicker no topo, comprando os dois flickers usados, resultando em 1 mana azul na pool sem perder nenhum recurso). Pra millar no deep analysis, precisa do mesmo processo acima mas com 2 santuários, voltando deep analysis e ghostly flicker, e na hora de usar o segundo flicker, repete o passo duas vezes pra comprar o deep analysis e o segundo flicker.
Eu não entendo oq não usam Merchant Scroll nesse deck.
O deck não tem problemas achando seus recursos. Teachings é uma carta melhor nesse sentido, por ser instant, ter flashback, e buscar outras coisas como Ephemerate. Mesmo assim, teachings só viu jogo nesse arquétipo na época do Astrolabe, numa versão Bant com Moment's Peace, Pulse of Murasa, Brainstorm e alguns counters, além de Snap e Ephemerate.
opa, blz? mto bem colocada as suas observações!
[quote=Colossi=quote][quote=DHX=quote]Troque pesquisa compulsiva por lição trágica, compra só 2, mas é instant e volta terreno santuário mistico, se tiver os 2 familiar em campo, na passada, vc compra 2, devolve o terreno no seu turno e pega de volta a instant.[/quote]Flicker e Mulldrifter fazem isso melhor. A vantagem de Deep Analysis é o fato de ter flashback, esse flashback ser descontado pelos familiars, e a possibilidade de millar o oponente gerando mana infinita. (Precisa de 2 familiars, 2 flickers, 1 mulldrifter, 1 santuário e 4 ilhas. Vira um santuário e uma ilha, e flicka os dois. Santuário entra em pé retornando flicker pro topo, ilha entra em pé, 1 mana na pool. Vira o santuário e flicka ele e o mulldrifter, colocando flicker no topo, comprando os dois flickers usados, resultando em 1 mana azul na pool sem perder nenhum recurso). Pra millar no deep analysis, precisa do mesmo processo acima mas com 2 santuários, voltando deep analysis e ghostly flicker, e na hora de usar o segundo flicker, repete o passo duas vezes pra comprar o deep analysis e o segundo flicker.[quote=Mgoblin=quote]Eu não entendo oq não usam Merchant Scroll nesse deck.[/quote]O deck não tem problemas achando seus recursos. Teachings é uma carta melhor nesse sentido, por ser instant, ter flashback, e buscar outras coisas como Ephemerate. Mesmo assim, teachings só viu jogo nesse arquétipo na época do Astrolabe, numa versão Bant com Moment's Peace, Pulse of Murasa, Brainstorm e alguns counters, além de Snap e Ephemerate.[/quote]opa, blz? mto bem colocada as suas observações!
Eu não entendo oq não usam Merchant Scroll nesse deck.
opa, blz? sim é uma baita carta q pode ser adicionada e talvez não seja utilizada por ser mais um passo pra combar, o que as vezes pode ser a diferença entre perder ou ganhar... mas acredito que ela pode ser utilizada em algumas listas sim.
[quote=Mgoblin=quote]Eu não entendo oq não usam Merchant Scroll nesse deck.[/quote]opa, blz? sim é uma baita carta q pode ser adicionada e talvez não seja utilizada por ser mais um passo pra combar, o que as vezes pode ser a diferença entre perder ou ganhar... mas acredito que ela pode ser utilizada em algumas listas sim.
Baita artigo, gostei bastante. Curto o deck e possuo as variações dele no MOL. Uma lista que gosto bastante, mas acaba por ser menos competitiva que ambas as três do artigo roda com Freed from the Real para virar e desvirar Overgrown Battlement ou Axebane Guardian, gerando assim mana infinita. É uma lista for fun, mas que poderia ter potencial, acredito. O que acha, Heli?
opa, mto obrigado! Já vi alguns combos com Freed, tanto com barreiras como com Familiares e ambos são interessantes., onde normalmente podemos usar um Temporal Spring "infinito" no oponente, ou combar com dano e talz. Acredito q ele funcione bem em um cenário com menos anulações, por exemplo qdo o Boros e outros midranges dominam o formato. valeu!
[quote=VictorDLM=quote]Baita artigo, gostei bastante. Curto o deck e possuo as variações dele no MOL. Uma lista que gosto bastante, mas acaba por ser menos competitiva que ambas as três do artigo roda com Freed from the Real para virar e desvirar Overgrown Battlement ou Axebane Guardian, gerando assim mana infinita. É uma lista for fun, mas que poderia ter potencial, acredito. O que acha, Heli?[/quote]opa, mto obrigado! Já vi alguns combos com Freed, tanto com barreiras como com Familiares e ambos são interessantes., onde normalmente podemos usar um Temporal Spring "infinito" no oponente, ou combar com dano e talz. Acredito q ele funcione bem em um cenário com menos anulações, por exemplo qdo o Boros e outros midranges dominam o formato. valeu!
Troque pesquisa compulsiva por lição trágica, compra só 2, mas é instant e volta terreno santuário mistico, se tiver os 2 familiar em campo, na passada, vc compra 2, devolve o terreno no seu turno e pega de volta a instant.
opa, é que nesse caso o Compulsive é pra usar no oponente, servindo como wincon.
[quote=DHX=quote]Troque pesquisa compulsiva por lição trágica, compra só 2, mas é instant e volta terreno santuário mistico, se tiver os 2 familiar em campo, na passada, vc compra 2, devolve o terreno no seu turno e pega de volta a instant.[/quote]opa, é que nesse caso o Compulsive é pra usar no oponente, servindo como wincon.
Boa tardeNão conheço o loop com Pesquisa Compulsiva poderia me explicar? Não se como faz para usá-lo como wincond e fazer o oponente comprar o deck todo.Ótimo artigo parabéns.
opa, td bem? é um loop um pouco mais complicado de explicar, mas vou tentar. Vc precisar ter dois flicker, que vc irá usar em um Mystic Sanctuary, deixando os dois no topo e comprando ambos com um Mulldrifter, assim vc poderá usar o Compulsive Research e retorná-lo com o primeiro Flicker. Veja esse vídeo, q pode ser mais fácil ver pra entender... https://www.twitch.tv/videos/531443564?t=04h19m22s
[quote=Fonsius=quote]Boa tardeNão conheço o loop com Pesquisa Compulsiva poderia me explicar? Não se como faz para usá-lo como wincond e fazer o oponente comprar o deck todo.Ótimo artigo parabéns.[/quote]opa, td bem? é um loop um pouco mais complicado de explicar, mas vou tentar. Vc precisar ter dois flicker, que vc irá usar em um Mystic Sanctuary, deixando os dois no topo e comprando ambos com um Mulldrifter, assim vc poderá usar o Compulsive Research e retorná-lo com o primeiro Flicker. Veja esse vídeo, q pode ser mais fácil ver pra entender... https://www.twitch.tv/videos/531443564?t=04h19m22s