Nissa Segue Reinando
Theros chegou com novidades para várias estratégias diferentes,... mas quem segue reinando é a Nissa!
03/02/2020 10:05 - 9.806 visualizações - 2 comentários

Olá! A entrada de Theros no Standard trouxe a tão necessária "refrescada" em um formato que havia se fechado em Jeskai Fires e Jund Sacrifice, com Simic Ramp e Flash correndo por fora, permitindo pouca margem para a inovação. Dentre os novos candidatos ao Tier 1 do formato, temos Mono Black Devotion, Mono White Life, a repaginada de Azorius Control, Esper Hero e Temur Reclamation, além de atualizações pontuais em Rakdos Sacrifice, Mono Red e Gruul Adventure. Alguns dos baralhos dessa lista, inclusive, já ganharam um "up" somente pelo acesso à uma base de mana superior com Templos, enquanto outros dependem mais de bombas como Intervencao de Tassa, Elspeth Conquers Death e Andarilho das Aflicoes.


Depois de testar um pouco dos baralhos dentro desse novo contexto, uma estratégia que me chamou bastante a atenção é o Simic Ramp, que combina velocidade, consistência e resiliência, além de aproveitar bastante do potencial de alguns cards novos em algo que já possuía o selo de testado e aprovado. Logo, no artigo de hoje, daremos uma olhada em algumas listas do arquétipo que estão se destacando, de olho em como as variações impactam contra o restante do metagame e como Theros se encaixa no plano do deck.


O grande incentivo para registrar Simic Ramp em um torneio ou "grindar" com ele na ranqueada do MTG Arena é o poder absoluto de Nissa, Abaladora do Mundo - especialmente quando é possível acelerá-la no turno 4, ou até mesmo 3 com a ajuda de Ganso Dourado ou Herbivoro Arboreo. Nessa curva, é muito difícil para o oponente conseguir reagir em tempo hábil, e então com sua habilidade de gerar manas adicionais pareada com as bombas do deck o Simic consegue emplacar o efeito bola-de- neve muito cedo na partida.

 

A redundância é outro ponto forte para o baralho conseguir sempre executar o seu plano, além de tornar difícil que o oponente consiga quebrá-lo através de interações simples. Cartas como Krasis Hidroide, Uro, Tita da Ira da Natureza  e Cavaleiro dos Espinhos conseguem reverter uma potencial vantagem gerada pelo adversário no começo do jogo, e dominarem a mesa finalizando a partida depois de estabilizarem.

 

Simic Ramp Elementals
6656 visualizações
30/01/2020
R$ 1.356,12
R$ 1.857,58
R$ 2.600,62
6656 visualizações
30/01/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (22)
4  Druida Fóleo  0,09
3  Krasis Hidroide   46,75
4  Recife Soerguido   1,45
2  Uro, Titã da Ira da Natureza   174,47
2  Tassa, Habitante das Profundezas  42,02
4  Cavaleiro dos Espinhos    29,75
2  Agente da Traição   12,46
1  Pioneiros do Arrasamento Final    0,71
Planeswalkers (4)
4  Nissa, Abaladora do Mundo   35,91
Mágicas (6)
4  Espiral de Crescimento  0,15
2  Final de Devastação   49,50
Terrenos (28)
2  Castelo de Pontegaren6,50
2  Castelo de Vantreza6,75
4  Charco da Procriação58,45
10  Floresta0,00
5  Ilha0,00
4  Templo do Mistério5,75
1  Zona de Explosão20,00
60 cards total

Sideboard (15)
2  Negar  0,05
2  Rajada de Éter  6,28
2  Retorno à Natureza  0,05
1  Sapificar  0,08
2  Disputa Mística  6,75
3  Hidra Voraz   11,40
2  Cerátopo-camaleão   6,28
1  Agente da Traição   12,46

 

Uro, Tita da Ira da Natureza é a primeira adição óbvia ao Simic Ramp, quando ainda no spoiler os jogadores notaram a sinergia com Cavaleiro dos Espinhos. Mesmo sem fazer jus à proporção do hype depositado no Ancião Gigante, o bichão com Escapatória encontrou seu espaço como card de suporte, ajudando a estabilizar na vida contra o alcance dos baralhos Aggro, e fornecendo inevitabilidade contra remoções conforme a partida arrasta e você consegue conjurar o Uro pela segunda ou terceira vez.


Porém, o card que poucos jogadores apostaram as fichas e brilhou é Tassa, Habitante das Profundezas. Desde sinergias mais simples nos decks de Fogos da Invencao ou com Agente da Traicao, Magiguarda de Elite e Reivindicar o Primogenito, a Deusa azul foi conquistando seu espaço. A principal sinergia dela aqui é com Recife Soerguido, habilitando triggers adicionais, além de usar bastante sua habilidade de virar criaturas do adversário, que corrige a dificuldade que o Simic poderia ter com algumas criaturas equipadas com Brasolamina ou Korvold, Rei Maldito pelas Fadinas.


A lista acima é similar a do colega do LigaMagic Bolts LuCaparroz, utilizada para o 7-0 no Desafio do Metajogo Competitivo, e é um ótimo ponto de partida. Ela agrega tanto o "kit elementals" de Recife Soerguido + Druida Foleo, quanto a Tassa, Habitante das Profundezas e o "kit Finale", com o topo de curva de Pioneiros do Arrasamento Final junto de Final de Devastacao, além de uma boa quantidade de Krasis Hidroide e Agente da Traicao para complementar as bombas.

 

Simic Ramp Agent Tassa
6634 visualizações
30/01/2020
R$ 1.159,99
R$ 1.635,80
R$ 2.848,17
6634 visualizações
30/01/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (23)
2  Herbívoro Arbóreo 0,25
4  Druida Fóleo  0,09
1  Krasis Hidroide   46,75
4  Recife Soerguido   1,45
2  Uro, Titã da Ira da Natureza   174,47
2  Tassa, Habitante das Profundezas  42,02
4  Cavaleiro dos Espinhos    29,75
4  Agente da Traição   12,46
Planeswalkers (4)
4  Nissa, Abaladora do Mundo   35,91
Mágicas (4)
4  Espiral de Crescimento  0,15
Terrenos (29)
3  Castelo de Vantreza6,75
4  Charco da Procriação58,45
12  Floresta0,00
5  Ilha0,00
4  Templo do Mistério5,75
1  Zona de Explosão20,00
60 cards total

Sideboard (15)
3  Golpe Desdenhoso  0,05
4  Rajada de Éter  6,28
1  Retorno à Natureza  0,05
3  Disputa Mística  6,75
2  Fera Apaixonada // Desejo do Coração  2,67
2  Cerátopo-camaleão   6,28

 

Quatro Agente da Traicao já é uma evolução pensando em termos de metagame, tanto para interagir com a mirror e outras bombas indestrutíveis poderosas de Theros, como pela própria sinergia forte com a Tassa, Habitante das Profundezas . No mais, a versão acima joga para os pontos fortes da Deusa, maximizando o kit elemental e com alguns Herbivoro Arboreo para Nissa, Abaladora do Mundo rápidas.


Para encaixar todos esses slots, ela abre mão das "mágicas X", sacrificando um pouco de versatilidade e de resiliência ao hate em prol de investir no plano principal com o máximo de eficiência, o que pode acabar custando em algumas partidas onde o Agente da Traicao não seja tão relevante quanto o ganho de vida e clock rápido da Krasis Hidroide (aggro, principalmente) ou o potencial de fechar o jogo do nada com o Pioneiros do Arrasamento Final (decks como Sacrifice com Familiar do Caldeirao cheio de chump blocks).

 

Simic Ramp Questing
6613 visualizações
30/01/2020
R$ 1.735,11
R$ 2.354,46
R$ 3.396,48
6613 visualizações
30/01/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (18)
2  Herbívoro Arbóreo 0,25
1  Caloteiro Descarado // Pequeno Furto    //   69,21
4  Krasis Hidroide   46,75
3  Uro, Titã da Ira da Natureza   174,47
2  Fera das Demandas   57,54
4  Cavaleiro dos Espinhos    29,75
1  Agente da Traição   12,46
1  Pioneiros do Arrasamento Final    0,71
Planeswalkers (4)
4  Nissa, Abaladora do Mundo   35,91
Mágicas (6)
4  Espiral de Crescimento  0,15
2  Final de Devastação   49,50
Encantamentos (4)
4  Refúgio do Salgueiro dos Lobos  0,09
Terrenos (28)
2  Castelo de Vantreza6,75
4  Charco da Procriação58,45
12  Floresta0,00
4  Ilha0,00
1  Passagem Fabulosa39,69
4  Templo do Mistério5,75
1  Zona de Explosão20,00
60 cards total

Sideboard (15)
3  Rajada de Éter  6,28
3  Brontodonte Destruidor   0,40
1  Caloteiro Descarado // Pequeno Furto    //   69,21
4  Disputa Mística  6,75
2  Fera Apaixonada // Desejo do Coração  2,67
2  Cerátopo-camaleão   6,28

 

A lista acima é do grinder de Magic Online e Arena yoman5, e com ela subi mais de 1000 posições no Ranking Mítico semana passada, investindo mais na abordagem de cortar totalmente os elementais +  Tassa, Habitante das Profundezas , e focando mais no aspecto ramp e na qualidade individual das cartas. Refugio do Salgueiro dos Lobos é uma ótima forma de acelerar mana contornando remoções, ao contrário do às vezes vulnerável Druida Foleo, e permite ramps bem fortes quando combinado da Nissa, Abaladora do Mundo ou facilitando "dobrar" a jogada nos turnos iniciais, sendo um ramp que "custa uma mana" quando você consegue encantar um terreno desvirado e já utilizá-lo.


Sem a necessidade de ter uma quantidade alta de elementais, alguns cards genericamente bons como Fera das Demandas e Caloteiro Descarado // Pequeno Furto  ajudam a contornar situações diversas, principalmente imprimindo mais velocidade ao deck na hora de agredir e tentar fechar as partidas rapidamente.

 

Simic Food Ramp
6594 visualizações
30/01/2020
R$ 1.594,85
R$ 2.158,31
R$ 3.043,74
6594 visualizações
30/01/2020
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
CMC
Comprar Deck
Criaturas (19)
4  Ganso Dourado 11,89
4  Krasis Hidroide   46,75
3  Uro, Titã da Ira da Natureza   174,47
2  Fera das Demandas   57,54
4  Cavaleiro dos Espinhos    29,75
1  Agente da Traição   12,46
1  Pioneiros do Arrasamento Final    0,71
Planeswalkers (4)
4  Nissa, Abaladora do Mundo   35,91
Mágicas (6)
4  Espiral de Crescimento  0,15
2  Final de Devastação   49,50
Encantamentos (4)
4  Refúgio do Salgueiro dos Lobos  0,09
Terrenos (27)
2  Castelo de Vantreza6,75
4  Charco da Procriação58,45
12  Floresta0,00
4  Ilha0,00
4  Templo do Mistério5,75
1  Zona de Explosão20,00
60 cards total

Sideboard (15)
2  Golpe Desdenhoso  0,05
3  Rajada de Éter  6,28
3  Brontodonte Destruidor   0,40
3  Disputa Mística  6,75
2  Cerátopo-camaleão   6,28
2  Lobo Mau   1,39

 

Para fechar, uma versão baseada em Comida, com Ganso Dourado e Lobo Mau pelas sinergias da mecânica. Podemos não mais ter Oko, Ladrao de Coroas, mas a aceleração provida pelo Ganso facilita a clássica Nissa, Abaladora do Mundo na 3, e o deck não tem tanta necessidade de continuar curvando depois de fazer a primeira jogada forte - isso gera janelas para depois repor a comida com a própria ativação.


O apelo dessa lista, além da Nissa, Abaladora do Mundo turno 3, é melhorar o jogo contra os decks Aggros. A combinação de Comida, Uro, Tita da Ira da Natureza e Lobo Mau acaba sendo extremamente efetiva em estabilizar e controlar a mesa dos decks de bichinhos, especialmente com Mono Red e Mono White voltando a jogar bem no metagame. 


Algumas listas de Simic contam até com o Lobo Mau no Main Deck ao invés da Fera das Demandas, melhorando ainda mais esse tipo de partida.


Independente da versão escolhida, os pontos fortes do Simic Ramp são similares, e a estratégia é extremamente competitiva e um ótimo "porto seguro" para quem acabou ficando um pouco perdido com a entrada da nova coleção no Standard.


E quanto a vocês, leitores, qual a opinião de vocês em relação ao Simic Ramp? Qual das versões gostam mais? Fariam alguma outra mudança pensando em atacar o metagame? Deixem suas opiniões nos comentários!


Abraços e até a próxima!

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Matheus Akio Yanagiura ( sandoiche_13)
Matheus Akio Yanagiura, mais conhecido como Sandoiche, começou a jogar em 2003, em Flagelo. Está sempre na vida do grind dos torneios, com destaque para o título do CLM 10 Modern, o maior realizado até então, e o Top 16 no Grand Prix São Paulo 2018. É um entusiasta do Magic competitivo e totalmente dedicado à produção de conteúdo referente ao jogo, publicando artigos periodicamente desde 2012, colaborando para o Blog da LigaMagic desde 2015 e atualmente produz vídeos em seu canal no YouTube Sandoiche's Grind e streama ao vivo regularmente na Twitch.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 04/02/2020 18:18
Muito legal o artigo. Parabéns? Poderia tentar incluir um tutorial de sideboard pro Simic Ramp também? Jogo de ramp e tenho muita dificuldade em selecionar o que subir ou descer.
(Quote)
- 03/02/2020 12:48
Pensei que iria aparecer algum monogreen com a Nissa.
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