Load or Cast
Players Tour Bélgica e Nagoya
Tudo que rolou nos primeiros Players Tour da temporada
03/02/2020 18:05 - 5.243 visualizações - 7 comentários
Load or Cast

Esse final de semana foi dada a largada para temporada profissional de Magic: The Gathering em 2020. As ações aconteceram em Bruxelas(Bélgica) e Nagoya(Japão) e o formato foi: Draft de Theros Além da Morte e Pioneer.

 

O Novo torneio chamado Players Tour, um torneio que foi criado para ser a competição entre o Grand Prix e o Pro Tour(agora chamado Players Tour Finals), trouxe muitas emoções durante todo o final de semana e o mais importante, grandes jogos de Magic!

 

Nessa nova programação iria ser muito díficil acompanhar os dois torneios do final de semana, pois na Bélgica começaria as cinco da manhã no nosso horário e no Japão as dez da noite, então eu montei um plano: Iria acordar as 4 da manhã na sexta, assistir todo primeiro dia da Bélgica, dormir assim que acabasse e acordar as 9 da noite para acompanhar o do Japão que quando acabasse estaria pra começar o da Bélgica e por ae vai... já deu pra entender né, o final de semana seria agitado!

 

 

  • PLAYERS TOUR BRUXELAS
 
O dia começou com o Draft de Theros e ficou bem claro que os jogadores profissionais tinham um clara preferência pela cor preta no Draft além de tentar não se envolver no branco ou estratégia agressivas, apesar da parte do draft não ser muito interessante para muitos, eu particularmente assisto os drafts de jogadores desse nível com um enorme entusiasmo. Principalmente no segundo dia com o draft do nosso querido brasileiro Paulo Vitor Damo da Rosa sendo acompanhado ao vivo pela cobertura, foi muito emocionante escolha após escolha torcer para que ele terminasse com um bom deck e claro aprender ao vivo a arte de draftar com um mestre do jogo.

Eu conversei com o Paulão sobre algumas escolhas no draft dele, ele disse que não gosta exatamente do vermelho no entanto a cor estava muito aberta e ele tinha uma rara excelente, ele demorou tempo demais para escolher sua segunda cor e o vermelho continuava vindo, então ele terminou de Mono Red mesmo. Paulo foi muito gentil e me enviou uma foto de seu Deck que parece ter confirmado que ele estava certo em não gostar do vermelho, pois ele amargou um resultado de 1-2 com esse deck.



A parte Pioneer certamente era a mais esperada do final de semana, a dúvida sobre o deck de Inverter of Truth pairava na cabeça de muitos jogadores. Será que o Mono Black, Mono Red e 5color confirmariam seu favoritismo? O combo Walking Ballista+Heliod, Sun-Crowned seria muito opressor para o formato? Eram algumas das perguntas que esperavam ser respondidas.
 
Deixando um pouco de lado a porção draft do torneio, esses foram os melhores decks Pioneer em Bruxelas:

 
Juntando o desempenho de cada jogador no Draft tivemos números bem diferentes no Top 8, que trouxe 7 arquétipos diferentes entre 8 jogadores que disputariam o título em Bruxelas:
 
 
Joel Larsson - Sultai Delirium
Paulo Vitor Damo da Rosa - Niv To Light
Valerio Luminati - Bant Spirits
Zhang Zhiyang - Mono Black Aggro
Brent Vos - Lotus Breach
Piotr Glogowski - Dimir Inverter
Juan Jose Rodriguez - Mono Red
Mattia Rizzi - Bant Spirits

 
 
Com sete arquétipos diferentes e muitos grandes jogadores no Top8 o mata-mata estava montado!
 
Destaque absoluto para o brasileiro Paulo Vitor que emplacou nada menos do que o TERCEIRO TOP 8 seguido em torneios de alto nível, confirmando mais ainda o seu favoritimos para o Mundial que acontece em duas semanas no Hawai.
 
Destaque também para Piotr Glogowski, o Kanister, que fez toda sua preparação ao vivo em seu canal da Twitch além de ter postado seu deck antes mesmo do prazo final para os decks do Players Tour serem enviados, Kanister mostrou que além de um grande jogador também está pronto para inovar a maneira como abordamos o Magic competitivo, e cada vez mais Kanister vem colecionando fãs pelo mundo inteiro.
 
Os jogos do Top8 foram muito emocionantes e de um nível absurdo de gameplay, destaque da minha parte vai para o game 3 do jogo entre Kanister e Valerio Luminati:

 
Mas quem tiver oportunidade deveria assistir todos os jogos que podem ser visto no canal oficial da Wizards, clicando AQUI.
 

 
Infelizmente Paulo caiu para o Kanister no Top4 que encontrou Joel Larsson na final, o sueco que estava sumido dos holofotes depois de vencer um Pro Tour em 2015 surpreendeu a todos ao derrotar Glogowski na final e garantir a taça do primeiro Players Tour de 2020, para vocês terem idéia do quanto Kanister era favorito nessa final, olhem um tweet que Martin Juza fez antes do jogo começar:
 
 
É Mick Jagger que fala não? Brincadeiras a parte, parabéms a Joel Larsson um grande e merecido campeão!
 
 
  • PLAYERS TOUR NAGOYA
 
Quando muitos brasileiros já estavam indo dormir ou se preparar para a balada de sexta a noite, eu estava acordando para acompanhar mais um dos grandes eventos do final de semana, começando pelo Draft mais uma vez, os Asiáticos que sempre foram conhecidos por inovar no Magic, não me decepcionaram.
 
 Se na europa tivemos um clara preferência pela cor Preta, e aversão pela cor branca, em Nagoya o branco era abraçado com vontade, dêem uma olhada em um dos decks de Kenta Harane:
 

 

Já no Pioneer, não importa muito como você olhar os números, é impossível não notar o desempenho fenomenal do deck de Inverter of Truth, 19% no dia 1, que se transformou em 29% no dia 2, além de cinco cópias no Top8, é inegável Dimir Inverter foi o deck do torneio.


Mas não posso deixar de destacar o deck que Ken Yukuhiro trouxe para o torneio, o japonês que parece não parar de surpreender a todos nós, atacou mais uma vez:

 


Um Top 8 que conseguiu ter um nível ainda maior que o de Bruxelas trouxe nada menos do que essas feras para a disputa:




Confiram os decks do Top 8:


Shintaro Ishimura – Devotion Inverter
Yuta Takahashi – Blue Black Inverter
Ken Yukuhiro – Sram Auras
Shota Yasooka – Blue Black Inverter
Kenta Harane – Bant Spirits
Akira Asahara – Blue Black Inverter
Lee Shi Tian – Blue Black Inverter
Dmitriy Butakov – Mono-Black Vampires

 

O nível dos jogadores do Top8 era tão absurdo que bons jogos não poderiam faltar, destaque para grande batalha que aconteceu no Top 8 entre Shoota Yasooka e Kenta harane. Mas claro destaque absoluto para o show a parte que Ken Yukuhiro deu com seu deck e por muito pouco não se tornou o campeão, pois foi Kenta Harane que com muita habilidade conseguiu vencer Ken por 2x1 na grande final. Parabéns Kenta Harane.

 

 

Acho que é inegável que o grande deck do final de semana foi o Dimir Inverter, mas de qualquer maneira o formato Pioneer vem se provando ter sido uma grande decisão da Wizards, tivemos jogos maravilhosos de se assistir durante todo o final de semana e assim como Pioneer o draft de Theros Além da Morte tem se mostrado um grande formato também.


É isso galera, em um presente onde os Grand Prix não parecem mais Grand Prix os Ptqs não parecem mais Ptqs, tivemos um "pro tour" que não parece mais um pro tour, mas sinceramente? Eu gostei. E vocês?




 

 
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 09/02/2020 19:45
legal, em ambos top 8 só 1 deck de combo do Heliod com a balista, acho q nenhum dos 2 roda.
(Quote)
- 04/02/2020 18:47
Vampires no top 8 que lindo!
(Quote)
- 04/02/2020 01:08
Que fase essa do pçs me surpreendi ao ver ganhando do mono ref agora esse deck do yukuhiro realmente surpreendeu a todos no mais ótimo artigo
(Quote)
- 03/02/2020 22:42
Juza mandou malzaço em parabenizar antes do jogo acabar
Além de errar o resultado e ficar feio, mostra um cubismo bizarro
(Quote)
- 03/02/2020 20:34
japoneses gostam de combo, por isso inventaram yugirola
Últimos artigos de Juliano Gennari
Secret Lair: Extra Life
Detalhes sobre a parceria da Wizards que já doou mais de 3 milhões de dólares para caridade
5.712 views
Secret Lair: Extra Life
Detalhes sobre a parceria da Wizards que já doou mais de 3 milhões de dólares para caridade
5.712 views
Há 7 dias — Por Juliano Gennari
Atualização: Banidas e Restritas - 13/10/2021
Banimentos, suspensões e rebalanceamento no Histórico.
9.959 views
Atualização: Banidas e Restritas - 13/10/2021
Banimentos, suspensões e rebalanceamento no Histórico.
9.959 views
Há 14 dias — Por Juliano Gennari
Resumo: Campeonato Mundial XXVII
Tudo que rolou no Campeonato Mundial de Magic: The Gathering
6.049 views
Resumo: Campeonato Mundial XXVII
Tudo que rolou no Campeonato Mundial de Magic: The Gathering
6.049 views
Há 16 dias — Por Juliano Gennari
Decklists do Campeonato Mundial
Confiram os decks que os 16 jogadores estão trazendo para essa grande batalha
23.733 views
Decklists do Campeonato Mundial
Confiram os decks que os 16 jogadores estão trazendo para essa grande batalha
23.733 views
Há 22 dias — Por Juliano Gennari
As Estrelas do Show
Conheça um pouco mais sobre os 16 jogadores que irão disputar o Campeonato Mundial de Magic
4.112 views
As Estrelas do Show
Conheça um pouco mais sobre os 16 jogadores que irão disputar o Campeonato Mundial de Magic
4.112 views
Há 22 dias — Por Juliano Gennari