Cartas mais vendidas (14/02 - 21/02)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
22/02/2020 10:05 - 36.344 visualizações - 6 comentários

Bom dia a todos. Estou dando sequência às análise financeiras que prometi a todos. Eu recebi muitos feedbacks de vocês e fiz algumas mudanças em relação a primeira análise que foi feita.

Eu gostaria de continuar recebendo o feedback de vocês para chegarmos juntos ao modelo perfeito para que eu consiga trazer a informação do jeito que vocês querem/gostariam de receber, combinado?!

 

Uma observação importante a se fazer antes de começar: Não é porque a carta está no ranking das cartas Standard mais vendidas que ela está lá por jogar Standard. As vendas podem ter sido motivadas por algo específico no formato Pioneer, Modern, Legacy ou outro formato. Passarei para vocês a minha visão/opinião, pois qualquer comentário sobre isso é totalmente especulativo. Caso você tenha uma opinião contrária sinta-se a vontade para escrever um comentário e debateremos sobre.

 

STANDARD

 

 

Cartas Comuns:
Augurio do Mar
Olhos de Sentinela
Cavaleiro de Rochabeira // Carga do Pedregulho
Bencao de Carametra
Sede de Significado

 

Mais uma vez Augurio do Mar no topo do ranking das cartas comuns mais vendidas, parece que augurio vem se confirmando cada vez mais como a nova cantrip do Standard preferida dos jogadores. Posto que já foi ocupado por Ponderar e Preordenar, hoje pertence a esse encantamento.


Comparando ao ranking da semana passada, temos duas novidades: Cavaleiro de Rochabeira // Carga do Pedregulho e Sede de Significado. Uma clara influência do campeonado mundial de semana passada.

 

Cartas Incomuns:
Anax, Temperado na Forja
Tudo que Reluz
O Nascimento de Meletis
Luz Banidora
Alseide da Dadiva da Vida 

 

Anax, Luz Banidora e O Nascimento de Meletis são staples do standard atual e continuam vendendo muito bem. Tudo que Reluz e Alseide da Dadiva da Vida é uma clara influência do BW Auras que foi popularizado por Ken Yukuhiro mas que já passou "meme deck" para o competitivo, inclusive vencendo o ultimo challenge Pioneer do Magic Online.

 

Cartas Raras:
Arconte da Graca do Sol
Elspeth Derrota a Morte
Estilhacar o Ceu
Intervencao de Tassa
Templo da Iluminacao 

 

O UW control foi o deck que consagrou o brasileiro Paulo Vitor Campeâo Mundial recentemente e os jogadores parecem ter aderido em peso a sua escolha de baralho, as cartas da combinação branca e azul dominaram completamente o ranking das raras standard mais vendidas.

 

Cartas Míticas:
Ladrao dos Ricos
Uro, Tita da Ira da Natureza
Croxa, Tita da Fome da Morte
Brasolamina
Heliode, Coroa de Sol

 

O Mono Red caiu mais uma vez nas "graças do povo", não apenas Ladrão dos Ricos apareceu no topo como Brasolamina também é a nova integrante do time das míticas mais vendidas do Standard.


O que achei mais interessante no Ranking das cartas standard dessa semana foi a presença massiva de cartas que realmente entraram nesse ranking por causa do formato padrão, e é claro uma influência clara em algumas cartas por conta do campeonato mundial.

 

 ● PIONEER

 

 

Cartas Comuns:
Choque
Irromper
Corredor de Lava Ghitu
Piromante Viashino
Amarras Ocultas

 

Um mar vermelho invadiu o Pioneer? Se não forsse por Amarras Ocultas que joga no Deck Lotus Breach quase temos um Top 5 de apenas uma cor aqui. Se está pensando em jogar Pioneer na sua loja local melhor se preparar contra o Mono Red!


Cartas Incomuns:
Regato Ipnu
Degredar
Derrota de Chandra
Constritora Sinuosa
Arauto do Nebelgast   

 

Um top 5 bem variado mas me chama a antenção uma carta como Regato Ipnu no topo, sim ela joga no provável melhor deck do formato, no entanto as listas utilizam apenas 1 cópia e mesmo assim ela foi a carta incomun mais vendida do Pioneer. 

 

Cartas Raras:
Especialidade de Kari Zev
Regioes Agrestes de Llanowar
Marechal de Benalia
Rishkar, Renegado de Peema
Kari Zev, Incursora das Aeronaus

 

Constritora nas incomuns mais vendidas, e Rishkar e Regioes agrestes de LLanowar nas raras, parece que o deck de marcadores vem fazendo bastante sucesso entre os jogadores. De resto um Top 5 mais uma vez bem variado mostrando o quanto Pioneer é um formato "aberto".

 

Cartas Míticas:
Gideon das Provas
Inversor da Verdade
Ishkanah, Viuva-do-cemiterio
Historia de Benalia
Emrakul, o Fim Prometido

 

O odiado Inversor da Verdade pode ter pedido o trono mas a carta que agora o ocupa, Gideon das Provas, é uma resposta direta ao domínio de Inversor da Verdade no Pioneer.


Destacar também as cartas do Sultai com boas vendas: Ishkanah, Viuva-do-cemiterio e Emrakul, o Fim Prometido. Assim como no Standard o Ranking das mais vendidas Pioneer muito bem representado por cartas que realmente jogam no competitivo do formato.

 

 ● MODERN

 

     

Cartas Comuns:
Defile
Caminho Tortuoso
Ilha da Neve
Efemerar
Ensinamentos Misticos

 

Diferente do Standard e Pioneer, vemos aqui no Modern um clara influência de outro formato, no caso o Pauper. Eu ate analisei uma quantidade bem maior que cinco cartas e é impressionante como o Pauper domina completamente as vendas nesse formato.

 

Cartas Incomuns:
Comedor de Podridao
Ratos da Cripta
Flickerwisp
Tribute Mage
Talisma da Hierarquia



Cartas que jogam no Pauper, Legacy e Commander, desde que o Pioneer "nasceu" cada vez menos o Modern impulsiona a venda de alguma carta.


Cartas Raras:
Aria de Chamas
Ardil de Kaya
Vampiro Cordial
Amuleto do Arquimago
Mirrodin Sitiada

 

Confesso que pesquisei carta por carta dessas cinco para ter certeza que elas realmente não jogavam Modern, Amuleto do Arquimago eu até achei em uma lista ou outra mas ainda assim não acho que é por isso que ela vendeu bem, Commander e Forfun dominaram completamente a venda das cartas Modern.

 

Cartas Míticas:
Urza, Grao-lorde Artifice
Capitao-patrulheiro de Eos
Kess, Maga Dissidente
Mox de Tantalita
Griselbrand   

 

Finalmente o Modern aparece nas vendas, Urza é e tem sido a um tempo uma das cartas mais importantes do formato. Capitao-patrulheiro de Eos tem jogado cada vez mais modern também e aparece na segunda colocação, o restante das cartas foram vendidas muito mais por Commander e Legacy.


Me chamou a atenção no Modern a falta de cartas que realmente jogam o formato entre as mais vendidas, o que é um tanto quanto preocupante já que estamos a menos de um mês do Grand Prix, Modern!

 

 ● COMMANDER

 

 

Cartas Comuns:
Vastidao Morfoterrena
Torre de Comando
Bussola Estelar
Cultivar
Terras em Desenvolvimento

 

Entre as comuns mais vendidas do Commander percebemos a importância de uma boa base de mana para os seus decks. Entre terrenos e cartas que fixam a mana o Top 5 das comuns mais vendidaas é dominado por esse aspecto do jogo.

 

Cartas Incomuns:
Anel Solar
Paisagem Infinita
Templo do Falso Deus
Riacho Vivido
Sorte Inesperada

 

Mais uma vez a presença de muitos terrenos e cartas que aceleram o jogo, no entando a primeira carta sem esse foco aparece Sorte Inesperada. Uma carta que é banida do Legacy e do VINTAGE consegue vez a luz do dia no Commander.

 

Cartas Raras:
Pomar Exotico
Dwynen, Daen de Folha D'Ouro
Shielded by Faith
Talrand, Invocador Celeste
Sigil of the Empty Throne 

 

Nas cartas raras as primeiras lendas começam a aparecer mas ainda assim um terreno lídera o Ranking como a carta rara mais vendida do Commander.

 

Cartas Míticas:
Hidra Onivora
Tita de Sol
Jace Beleren
Jarad, Senhor Lich dos Golgari
Aminatou, a Forjadora de Destinos

 

Por mais que a Hidra seja uma grande carta para o formato eu confesso que fiquei surpreso de ver ela em primeiro lugar, vocês não?
 

Ao contrário do que muitos disseram nos comentários da útlima analíse financeira, eu respeito muito o Commander e tenho total consciência da importância do formato para não só a comunidade como também acredito que o Magic só existe até hoje porque alguém inventou o Commander.

 

 ● LEGACY


*As cartas legacy não representam muitas vendas, então eu não vi sentido em fazer 4 rankings diferente do Legacy e reuni as cartas mais vendidas em um ranking só.

 

 

Tempestade Cerebral
Karakas
Suplica aos Anjos
Espadas em Arados
Enlightened Tutor

 

Apesar de aparecer apenas na quinta colocação Enlightened Tutor merece destaque aqui, um dos decks que os jogadores Legacy mais estão tentando quebrar ultimamente é exatamente o "Jeskai Underworld Breach". As outras quatro não me deixam exatamente surpresos, talvez a Karakas por seu valor alto e ainda assim muito comercializada.
 

 - Considerações finais: 

● Os torneios competitivos continuam influenciando muito a venda das cartas Standard/Pioneer;
● As vendas de carta Modern são completamente dominadas por outros formatos;
● Commander e Pauper são os formatos que mais vendem carta;
● Eu achei que a lista não mudou tanto em quinze dias então irei postar essa análise mensalmente.

 

É isso então jogadores. Mês que vem voltamos com a próxima análise financeira!

Cards Store - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Cards of Paradise - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Epic Game - Patrocinador Oficial LigaMagic Bolts
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 22/02/2020 17:46

Vcs são lerdinhos hein bicho! Isso aqui é uma análise financeira, não é análise de game state não.
A divisão por formatos se refere apenas à legalidade da carta e não a jogabilidade.

(Quote)
- 22/02/2020 17:37
Eu preferia ter essa análise na frequência quinzenal mesmo. Mensal fica muito distante de uma pra outra.
(Quote)
- 22/02/2020 17:20


Exatamente, jogador de modern só vai adquirir a carta recém lançada que encaixe no deck, pois o deck ele já tem

(Quote)
- 22/02/2020 17:14

Gostei da análise. 'em hibernação' é de fato um termo apropriado pra definir o formato. E espero que em breve essa 'hibernação' passe... O formato precisa voltar a impulsionar torneios e desafogar os estoques de lojas.

(Quote)
- 22/02/2020 13:54
Realmente o Modern no momento é um formato em "hibernação". Não está morto, mas também não está ativo. Impressiona saber como Pauper vende bem. Geralmente existe muito preconceito com o pauper. Commander já faz algum tempo que é sucesso de vendas. A Wizards já percebeu isso e produziu muito material para o formato para esse ano. Standard sempre tem boas vendas até porque a essência do formato é a entrada de novas cartas. E Pioneer é o novo bebê da casa roubando toda a atenção.
Últimos artigos de Juliano Gennari
Mecânicas de Ikoria: Terra de Colossos
Anúncio oficial da Wizards sobre as novas mecânicas.
4.274 views
Mecânicas de Ikoria: Terra de Colossos
Anúncio oficial da Wizards sobre as novas mecânicas.
4.274 views
Há 1 dia — Por Juliano Gennari
Cartas mais vendidas (13/03 - 20/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
14.662 views
Cartas mais vendidas (13/03 - 20/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
14.662 views
Há 13 dias — Por Juliano Gennari
Sobre Diretrizes e Acomodações de eventos
Nota oficial da Wizards of the Coast sobre o COVID-19.
5.343 views
Sobre Diretrizes e Acomodações de eventos
Nota oficial da Wizards of the Coast sobre o COVID-19.
5.343 views
Há 22 dias — Por Juliano Gennari
Atualização: Banidas e Restritas - 09/03/2020
Banidas e Restritas - 09/03/2020
15.317 views
Atualização: Banidas e Restritas - 09/03/2020
Banidas e Restritas - 09/03/2020
15.317 views
Há 25 dias — Por Juliano Gennari
Cartas mais vendidas (28/02 - 06/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
26.613 views
Cartas mais vendidas (28/02 - 06/03)
Uma análise financeira sobre as cartas mais vendidas por formato
26.613 views
Há 27 dias — Por Juliano Gennari